Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

22/07/2013 – Sarampo mata quatro crianças em acampamento de refugiados no Centro-Leste do Sudão
Resumo: Ao longo da semana, quatro crianças morreram vítimas de Sarampo em um acampamento de refugiados em El Salam – província de Darfur do Sul, Centro-Leste do país. Em entrevista à rádio Dabanga, o inspetor de saúde local Sheikh Mahjoub Adam Tabaldiya atribuiu as mortes às péssimas condições de higiene e saúde do acampamento, incluindo a escassez de alimentos e a falta de medicamentos. Segundo o gestor, outro fator agravante tem sido o período de chuvas intensas que atinge o local, o qual tem favorecido a proliferação de vetores e a aglomeração ainda maior de pessoas.
22/07/2013 – Casos de Encefalite Japonesa se espalham em distrito no nordeste da Índia
Resumo: Nesta semana, o Departamento de Saúde de Kokrajhar, no nordeste da Índia, anunciou que vai intensificar o monitoramento e vigilância dos casos de Encefalite Japonesa em virtude do crescimento da doença no município. Para tal, uma ampla campanha informativa e de conscientização foi lançada visando ampliar a adesão da população às estratégias de prevenção e controle da doença. Na semana passada, uma menina de 11 anos se tornou a mais nova vítima, a qual segue internada em estado grave em um hospital em Guwahati. Na mesma semana, outro caso foi relatado em Gossaigaon e, em junho, outros dois casos haviam sido detectados. Segundo Amal Mushahary - agente de Vigilância em Saúde de Kokrajhar -, dos 13 casos identificados no ano passado, 07 apresentaram teste positivo para a doença. Além disso, o distrito totalizou três óbitos em 2012.
22/07/2013 – Jovem de 18 anos morre vítima de Meningite C em Salvador (BA)
Resumo: Nesta segunda-feira (22/07), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) confirmou a morte de um jovem de 18 anos em decorrência de Meningite C. A vítima era moradora de Mutuípe, no Centro Sul do Estado, e estava internada desde o último sábado (20/07) no Hospital Couto Maia, em Monte Serrat - Salvador. Neste ano, a SESAB contabilizou 446 casos de Meningite em todo o Estado, incluindo 33 óbitos. Destes, 17 foram provocados pela doença meningocócica. Em 2012, foram 586 casos com 46 mortes, sendo 21 delas pela doença meningocócica.
22/07/2013 – Surto de Meningite entre homossexuais masculinos preocupa autoridades de saúde em NY (EUA)
Resumo: O crescente número de casos de Meningite entre homossexuais masculinos, verificado nos últimos três anos, tem preocupado as autoridades de saúde em Nova Yorque (NY), nos Estados Unidos. Desde 2010, o Departamento Estadual de Saúde já registrou 22 notificações, incluindo 07 fatais. De acordo com especialistas do Departamento de Saúde e Higiene Mental de NY e da Faculdade de Medicina Weil Cornell, não resta dúvidas de que há em NY um surto mortal de Meningite Bacteriana entre homens que mantém relações sexuais com outros homens. Por outro lado, dos 12 homens que desenvolveram a doença e também eram portadores do HIV, cinco morreram. Recentemente, alguns bares e clubes da cidade aderiram ativamente à campanha de prevenção da doença, oferecendo a vacina aos seus frequentadores.
22/07/2013 – Epidemia de Cólera se espalha por diversas localidades de Burundi
Resumo: Nos últimos dez meses, uma epidemia de Cólera vem se espalhando por diversas regiões de Burundi, conforme divulgado na agência de notícias AFP. Segundo as autoridades de saúde locais, esta é a pior epidemia da doença enfrentada pelo país africano ao longo de sua história. Desde outubro do ano passado, mais de mil habitantes foram diagnosticados com a doença em diversas localidades do país. Além disso, 17 casos resultaram em óbito. Ainda segundo a agência, a maioria dos casos tem sido relatada na capital Bujumbura, considerada o epicentro da epidemia.
23/07/2013 – Surto de Diarreia Aguda já matou 54 pessoas no Nordeste do país
Resumo: Pelo menos 54 pessoas morreram com quadro de Diarreia Aguda este ano no Nordeste. Deste total, 48 mortes ocorreram em Alagoas e 06 no Sertão Pernambucano. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU), divulgado no último domingo (21/07), um total de 77.727 casos da doença foram registrados neste ano em 25 cidades do Estado. Conforme o texto, os municípios mais atingidos são os situados na região do Agreste e Sertão de Alagoas, porém casos também foram registrados na região da Zona da Mata Norte e no litoral norte. Já em Pernambuco, os números da Secretaria Estadual de Saúde mostram que houve um aumento de 48,6% nos casos de Diarreia Aguda este ano, em relação ao mesmo período de 2012. No período de janeiro a julho, foram registrados 130.219 casos da doença neste ano, comparado aos 87.596 do ano passado.
23/07/2013 – Detectado surto de Malária no norte da Colômbia (Cartagena)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde colombianas identificaram um surto de Malária no município de Cartagena, no norte do país. Pelo menos quatro casos foram confirmados no decorrer da semana, o gerou um alerta sanitário na região. Segundo Manotas Tomas Rodriguez, diretor do Departamento de Saúde de Cartagena, há quatro anos o município não registrava casos autóctones do agravo. Em resposta, as autoridades de saúde deram início às estratégias de prevenção e controle da doença, dentre as quais: busca ativa de moradores sintomáticos, controle larval na região, capacitação dos profissionais de saúde locais e conscientização da comunidade.
25/07/2013 – Relatório aponta mais de 2,8 mil casos de Hantavirose na Alemanha em 2012
Resumo: Um levantamento publicado nesta semana na revista científica alemã Deutsches-Arzteblatt International mostrou que, em 2012, foram registrados 2.824 casos de Hantavirose na Alemanha. Segundo o estudo, surtos da doença são frequentes no país, sobretudo a cada dois ou três anos. Tais ocorrências são registradas especialmente nas regiões sudoeste e oeste, onde prevalece a espécie Puumala vírus, transmitidos por “ratazanas brancas”. No norte e leste do país, infecções por Hantavírus são causadas principalmente pelo vírus Dobrava-Belgrad, os quais são transmitidos por roedores listrados que habitam os campos abertos.
25/07/2013 – Piracicaba (SP) confirma 2ª morte por Febre Maculosa deste ano
Resumo: Na manhã desta quinta-feira (25/07), a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, no interior paulista, confirmou a 2ª morte por Febre Maculosa este ano, no município. Desta vez, a vítima foi uma jovem de 23 anos, cuja morte, ocorrida no dia 21/06, ainda estava sob investigação. O primeiro caso fatal envolveu um homem de 73 anos, que costumava frequentar as margens do Rio Piracicaba para pescar. “Este ano, a Vigilância Epidemiológica recebeu 24 notificações da doença, sendo que 17 foram descartadas, cinco estão em investigação e duas deram positivo e evoluíram a óbito”, afirmou, em nota, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
26/07/2013 – CDC investiga mortes por Hepatite E em campo de refugiados no Sudão do Sul
Resumo: Nesta semana, o CDC norte-americano (Centers for Disease Control and Prevention) divulgou um relatório acerca da investigação de casos fatais de Hepatite E em um campo de refugiados na região do Alto Nilo, no Sudão do Sul. No início do mês, duas gestantes e uma criança vieram a falecer no campo de refugiados de Jamam, em decorrência do agravo. Na localidade, a mortalidade pela doença vem crescendo desde o ano passado. Entre 27 de julho e 03 de agosto de 2012, três adultos já haviam sido diagnosticados com a doença, dos quais dois chegaram a falecer.
26/07/2013 – Desastres Naturais: Furacão Dorian é detectado no litoral sudoeste de Cabo Verde
Resumo: Na última quarta-feira (24/07), o Centro Nacional de Monitoramento de Ciclones (NHC, sigla em inglês), nos Estados Unidos, emitiu um alerta geral após identificar a formação de uma tempestade tropical no Oceano Atlântico, mais precisamente no litoral sudoeste de Cabo Verde. Batizado de Furacão Dorian, a tempestade pode apresentar ventos de até 80 km por hora e vem se movendo vertiginosamente em direção ao noroeste. Desde o início de junho, esta é a quarta tempestade tropical detectada no mundo pelo NHC.
26/07/2013 – Desastres Naturais: Furacão Dorian é detectado no litoral sudoeste de Cabo Verde
Resumo: Na última quarta-feira (24/07), o Centro Nacional de Monitoramento de Ciclones (NHC, sigla em inglês), nos Estados Unidos, emitiu um alerta geral após identificar a formação de uma tempestade tropical no Oceano Atlântico, mais precisamente no litoral sudoeste de Cabo Verde. Batizado de Furacão Dorian, a tempestade pode apresentar ventos de até 80 km por hora e vem se movendo vertiginosamente em direção ao noroeste. Desde o início de junho, esta é a quarta tempestade tropical detectada no mundo pelo NHC.
26/07/2013 – Vírus da Gripe já matou 81 pessoas em Minas Gerais neste ano
Resumo: Desde o início do ano, pelo menos 81 pessoas morreram vítimas do vírus da Gripe em Minas Gerais. Dentre os subtipos circulantes no Estado, o vírus A H1N1 tem sido o principal vilão da temporada, respondendo por 67 mortes. O vírus A H3 matou cinco pessoas, o Influenza B causou dois óbitos e sete casos ainda não tiveram classificação definida. Somente nos últimos sete dias, os vírus da Gripe provocaram a morte de 25 pessoas em todo o Estado. Dentre o total de casos fatais, a capital Belo Horizonte lidera a lista com nove mortes, seguida por Uberaba, no Triângulo Mineiro, com seis mortes. Pouso Alegre, no sul do Estado, teve cinco vítimas fatais, e Ubá, na Zona da Mata, também registrou cinco óbitos. Até o momento, foram registrados 364 casos de Gripe em Minas Gerais.
26/07/2013 – Sobe para 97 o número de mortes por Dengue em Minas Gerais
Resumo: Em Minas Gerais, subiu para 97 o número de vítimas fatais em decorrência da Dengue, segundo Boletim Epidemiológico divulgado na última sexta-feira (26/07) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, foram contabilizados 238.095 casos da doença em todo o Estado, número que supera o total registrado durante a última epidemia em 2010, quando 194.636 pessoas foram infectadas. Nos últimos 15 dias, mais de 30 mil casos novos foram notificados em Minas Gerais.
26/07/2013 – Cresce incidência de Sarampo nos subúrbios de Moscow (Rússia)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde russas lançaram sanitário um alerta diante do aumento do número de casos de Sarampo nos subúrbios de Moscow. A incidência da doença no primeiro semestre deste ano é 1,4 vezes maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, 95% dos casos relatados não possuíam histórico vacinal contra a doença. Durante o período, foram registrados 136 casos de Sarampo na periferia da capital russa. As localidades mais atingidas são: Mytishchi, Odintsovskom, Balashikhinsky, Istra, Ramenskoye Schelkovskoy, Pushkin, Ljuberetsky, Naro-Fominsk, Litkarino, Khimki, Dolgoprodnom e Chekhov.
26/07/2013 – Vírus do Nilo Ocidental mata três pessoas nos Estados Unidos
Resumo: Neste ano, ao menos três pessoas morreram vítimas da Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental nos Estados Unidos, segundo informações do CDC norte-americano (Centers for Disease Control e Prevention). Além disso, outras 28 pessoas já foram infectadas pelo vírus em todo o país. As ocorreram nos estados de Nevada, Califórnia e Mississippi, onde mais se identificou casos, juntamente com Dakota do Sul – sete ocorrências em cada. No ano passado, uma grave epidemia da doença atingiu o país. No total, foram contabilizadas 140 mortes e mais de 3,5 mil casos, envolvendo 48 dos 50 estados. Na ocasião, cerca de 38% dos casos foram relatados no Texas, sobretudo na área metropolitana de Dallas.
26/07/2013 – CDC divulga boletim epidemiológico acerca dos casos de Pólio na Somália e no Quênia
Resumo: Nesta sexta-feira (26/07), CDC norte-americano (Centers for Disease Control e Prevention) divulgou um boletim epidemiológico acerca dos casos de Poliomielite em duas nações africanas. Na Somália, 72 casos de infecção por poliovírus selvagem foram detectados neste ano – os primeiros desde 2007. Já no Quênia, pelo menos nove ocorrências foram contabilizadas, sendo as primeiras desde julho de 2011. Os dados foram obtidos em parceria com a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Segundo a entidade, a principal preocupação é com possível propagação da doença no acampamento de Dadaab, no Quênia, considerado o maior campo de refugiados do mundo. No local estão abrigadas mais de 500 mil pessoas oriundas das mais diversas partes da Região do Corno Africano, onde, recentemente, houve registro de casos.
26/07/2013 – Moradores de Caruaru (PE) enfrentam surto de diarreia aguda
Resumo: Nos últimos meses, os moradores de Caruaru, no Agreste pernambucano, vêm sofrendo com uma epidemia de diarreia aguda. Em todo o Estado, os números também são alarmantes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram registrados mais de 130 mil casos ao longo do primeiro semestre deste ano. Deste total, seis pessoas morreram em decorrência de complicações do agravo. No mesmo período do ano passado, ocorreram cerca de 87 mil casos.
26/07/2013 – Vigilância Epidemiológica de SC confirma 84 casos de Influenza A H1N1 em 2013
Resumo: No último dia 23/07, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (SC) divulgou a confirmação de 84 casos de Influenza A H1N1 no Estado. Dentre os municípios mais atingidos, Jaraguá do Sul se destaca com 24 ocorrências. Na sequência, aparece Florianópolis com 15 casos, seguido de Joinville e Itajaí com 11 cada. Em relação à mortalidade, o Estado já totaliza 10 mortes. Os municípios envolvidos são: Xanxerê (2), Itajaí (2), Joinville (2), Florianópolis (2) e Concórdia (1) – um dos casos fatais não teve seu município de procedência divulgado. Ainda segundo o boletim, durante o período, foram registrados 1.382 casos de Síndrome Respiratória Aguda em Santa Catarina, incluindo 81 óbitos.
26/07/2013 – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Novo do Parecis (MT) morre com suspeita de Hantavirose
Resumo: Na última quinta-feira (25/07), foi confirmada a morte de José Diogo Dutra, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Novo do Parecis (MT), a 397 km de Cuiabá. A principal suspeita é de que a vítima tenha sido infectada pelo Hantavírus. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o secretario apresentou os primeiro sintomas no início da semana passada e, tão logo, foi internado na UTI do Centro Hospitalar do Município. Após complicações em seu estado de saúde, a vítima precisou ser transferida para o Hospital de Clínicas de Tangará da Serra, a 242 km da capital, onde permaneceu internado por cinco dias. “Será feito um exame agora que deve demorar cerca de 30 dias para confirmar se a morte ocorreu devido ao vírus”, afirmou o administrador do hospital, Francisco Amarantes.
26/07/2013 – Esquilo detectado com Peste Negra provoca interdição de parque em Los Angeles (EUA)
Resumo: Na semana passada, um esquilo afetado por Peste Negra provocou a interdição de um parque nacional em Los Angeles, cidade localizada no oeste dos Estados Unidos. Segundo a agência de notícias BBC, exames laboratoriais confirmaram a infecção do roedor pela bactéria Yersinia pestis, causadora da doença. Áreas específicas da Floresta Nacional de Los Angeles foram interditadas pelas autoridades e evacuadas para a limpeza de locais afetados. Até o momento, não há qualquer evidência de que pessoas tenham sido contaminadas. Conhecida como Peste Bubônica, a doença dizimou um terço da população na Europa durante a Idade Média.
27/07/2013 – Governo nigeriano fortalecerá ações de combate à Cólera no sudoeste do país
Resumo: Nesta semana, o governo nigeriano anunciou que irá fortalecer as ações de combate à epidemia de Cólera que atinge o estado de Ogun, no sudoeste do país. Segundo o comissário de saúde local, Jide Idris, ao menos uma pessoa morreu em decorrência da doença na localidade de Abeokuta. De acordo com o gestor, a situação é crítica na região que se estende de Abeokuta do Norte a Abeokuta do Sul, considerada o epicentro da epidemia. Em entrevista à Agência de Notícias da Nigéria, Idris afirmou que os moradores locais não devem ficar apreensivos com a doença, porém devem se manter em alerta. “Houve um súbito aumento nos casos de gastroenterite em algumas comunidades de Abeokuta, observado pela primeira vez na sexta-feira 05 de julho”, informou Idris ao ser perguntado sobre o total de notificações verificado no estado.
27/07/2013 – Dengue já atingiu 40 mil pessoas na América Central somente este ano
Resumo: Um surto de Dengue já provocou a morte de 29 pessoas na América Central este ano, segundo informou a agência de notícias EFE. Até o momento, mais de 40 mil pessoas já foram infectadas na Região. O país com mais mortes registradas foi Honduras (15), seguido por Guatemala (06), Costa Rica (03) e El Salvador (01). Em Honduras, uma campanha de três dias para erradicar larvas do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), encerrada na última sexta-feira (26/07), mobilizou diversos segmentos sociais do país, incluindo as forças armadas.
28/07/2013 – CDC norte-americano anuncia mais dois casos confirmados de H3N2v no nordeste do país
Resumo: Um relatório divulgado nesta semana pelo CDC norte-americano (Centers for Disease Control e Prevention) atestou a confirmação de mais dois casos de infecção humana pelo vírus Influenza A H3N2v – variante que comumente infecta suínos. Desta vez as vítimas foram identificadas no nordeste do país, nos estados de Indiana e Ohio. Com estes, chega a 14 o número de casos confirmados da doença no país, sendo 13 somente em Indiana. Segundo a entidade, não houve registro de hospitalização ou mortes. Embora a transmissão entre humanos tenha sido comprovada, vale destacar que todos os casos referiram contato prévio com suínos na semana anterior ao início da doença. Em 2012, o País totalizou 309 casos de infecção humana pelo H3N2v, sendo 138 (45%) em Indiana e 107 (35%) em Ohio.
28/07/2013 – Estudo norte-americano sugere relação entre atividade petrolífera e atividade sísmica
Resumo: Em um recente estudo publicado na revista científica Science, pesquisadores norte-americanos apontaram para uma associação direta entre atividade petrolífera e atividade sísmica. A injeção de água residual proveniente da produção de óleo e gás em poços profundos é conhecida pelos cientistas há anos como causadora de terremotos. Todavia, pesquisadores do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, descobriram agora que a passagem de ondas sísmicas de terremotos bem maiores e distantes foi o que desencadeou alguns desses eventos ao longo da história. No estudo, Nicholas J. Van der Elst e seus colaboradores demonstraram uma relação entre terremotos ocorridos próximos a poços de injeção dos estados do Colorado, Oklahoma e Texas, nos Estados Unidos, e terremotos distantes de magnitude 8 ou superior, incluindo os que atingiram o Chile em 2010 e o Japão em 2011.
29/07/2013 – Vírus da Dengue já matou 78 pessoas este ano na Tailândia
Resumo: Desde o início do ano, 78 pessoas morreram vítimas de Dengue na Tailândia, segundo informações do Ministério da Saúde Pública do país. Até agora, foram registrados 81.763 casos da doença em todo o país. Ainda segundo o órgão, a maioria dos casos foi registrada no norte da província de Chiang Mai – noroeste do país. Apenas na semana passada, pelo menos 6.284 habitantes foram infectados pelo vírus na província. Em resposta, uma ampla campanha educativa está sendo lançada com o intuito de eliminar criadouros do mosquito transmissor. No auge da estação chuvosa, que se estende de maio a setembro, ao menos 16 províncias estão em situação de alerta sanitário para a doença.
29/07/2013 – Mortalidade por vírus H1N1 em SP já é quatro vezes maior que no ano passado
Resumo: Em São Paulo (SP), o total de mortes provocadas pelo vírus Influenza A H1N1 neste ano já é quatro vezes maior do que a mortalidade verificada ao longo de todo o ano passado. Até o último dia 18/07, 327 pessoas haviam morrido em decorrência do agravo, contra as 73 mortes registradas em 2012. Em 2011, foram cinco mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento o país já soma 466 óbitos por causa da doença. Entre junho e meados de julho deste ano, o número de mortes em SP saltou de 259 para 327, enquanto o número de casos confirmados atingiu um total de 1.623.
29/07/2013 – Vietnã já registrou mais de 25,3 mil casos de Dengue neste ano
Resumo: Mais de 25.300 casos de Dengue foram registrados no Vietnã, nos primeiros sete meses do ano. Além disso, 16 pessoas morreram em todo o país em consequência da doença. Somente na província central de Phu Yen, três pessoas morreram por complicações da Dengue. Segundo informações do Departamento de Saúde da local, mais de 70 focos foram detectados na província que, desde o início do ano, já totaliza 1.653 casos. Tendo em vista a gravidade da situação, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de uma verba de 900 milhões de dongs vietnamitas (moeda local), o equivalente a 43,2 mil dólares, para financiar projetos destinados à prevenção e controle da doença.
30/07/2013 – FAO defende proibição de pesticidas após morte de crianças na Índia
Resumo: Nesta terça-feira (30/07), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês) se posicionou a favor da retirada rápida de pesticidas altamente perigosos dos mercados mundiais. A recomendação foi divulgada duas semanas após a morte de 23 crianças na Índia, devido à ingestão de alimentos contaminados por estes produtos. As mortes ocorreram em uma escola no estado Bihar, nordeste do país, onde fora servido aos alunos uma refeição composta por arroz e batata ao curry contaminados por monocrotofós, um pesticida considerado altamente perigoso pela FAO e pela OMS. “A experiência em muitos países em desenvolvimento mostra que a distribuição e uso desses produtos altamente tóxicos muitas vezes representam um risco grave à saúde humana e ao meio ambiente”, afirmou a entidade em comunicado.
30/07/2013 – ANVISA aprova criação de centro de emergência em Vigilância Sanitária (eVisa)
Resumo: Nesta terça-feira (30/07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a criação de um centro para gerenciar informações de emergências na área, chamado eVisa. O órgão terá como atribuições detectar, monitorar e disseminar informações sobre situações de emergência em Vigilância Sanitária. O funcionamento ocorrerá 24 horas por dia, integrando ações de área técnica da agência para responder a diversas demandas urgentes que venham a ser identificadas.
30/07/2013 – Casos de Antraz Animal se espalham pelo no Norte da Tanzânia
Resumo: Recentemente, diversos casos de Antraz em animais foram detectados no norte da Tanzânia. De acordo com o Centro de Veterinária Zonal (ZVC) de Urusha, pelo menos sete casos foram detectados nas últimas semanas. Paralelamente, um caso foi detectado em uma propriedade rural em Kilimanjaro. Na região, a incidência da doença vem crescendo nos últimos seis anos. Em 2012, quatro ocorrências foram contabilizadas na região. Em resposta, autoridades de saúde locais anunciaram estão trabalhando para garantir a imunização dos animais em propriedades mais vulneráveis. Somente em Arusha, neste ano, foram vacinados 4.612 bovinos, 4.501 caprinos, 3.221 ovinos e 1.279 suínos.
30/07/2013 – Casos de diarreia continuam subindo e Alagoas registra a 50ª morte este ano
Resumo: O número de casos de diarreia aguda continua subindo em Alagoas e, nesta semana, o Estado registrou sua 50ª morte por causa do agravo. Ao todo, de 1º de janeiro até agora, foram contabilizados 80.320 casos de diarreia, sendo a maioria a partir de 19 de maio. Atualmente, 25 dos 102 municípios alagoanos enfrentam uma grave epidemia da doença, segundo nota da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). De acordo com o último boletim epidemiológico da SESAU, o quantitativo de casos verificados nos seis primeiros meses de 2013 é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 45.633 casos.
01/08/2013 – Cuba registra 09 mortes por intoxicação com metanol
Resumo: Em Havana, 09 pessoas morreram com quadro de intoxicação por metanol (ou álcool metílico), comercializado ilegalmente na capital cubana. Nesta quinta-feira (01/08), foram confirmadas as últimas duas mortes por conta do agravo, segundo informou a Direção Provincial de Saúde de Havana. Ainda segundo o órgão, 59 pessoas foram hospitalizadas desde o início do surto, sendo a maioria moradora do município de Lisa. O metanol ou “álcool de madeira”, como é popularmente conhecido na ilha, é uma substância usada geralmente como reativo em laboratórios e centros de pesquisa e, uma vez ingerido, é extremamente tóxico para o organismo humano.
01/08/2013 – Nepal suspende venda de frango após detectar vírus H5N1 em granjas do país
Resumo: Nesta semana, o governo do Nepal anunciou a suspensão da venda de frango por uma semana após detectar a presença do vírus Influenza A H5N1 em várias granjas da periferia de Katmandu – Região Central do país. “Tomamos essa decisão para salvar tanto as vidas humanas quanto a indústria”, afirmou Bolraj Acharya, diretor do Departamento de Saúde Animal de Katmandu. Desde o início do surto de Gripe Aviária, há duas semanas, funcionários da saúde abateram 220 mil frangos e destruíram mais de 400 mil ovos em 30 fazendas afetadas. Segundo dados da OMS, o vírus H5N1 já matou 377 pessoas em todo o mundo, desde 2003 até o início de julho deste ano.
02/08/2013 – Paraíba soma 106 notificações de Sarampo neste ano
Resumo: Nos primeiro sete meses do ano, 106 casos de Sarampo foram notificados na Paraíba, segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB). De acordo com a gerente de vigilância do Estado, Talita Tavares, os registros ocorreram entre maio e o final de julho. Ainda segundo a gestora, João Pessoa é o município com maior incidência (95 notificações e dois casos confirmados), seguido de Bayeux (04 notificações e, até o momento, nenhum caso confirmado).
02/08/2013 – Meningite Meningocócica já matou cinco pessoas este ano no Ceará
Resumo: Nos primeiros sete meses do ano, cinco pessoas morreram vítimas de Meningite Meningocócica no Ceará, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Apesar da redução na taxa de mortalidade em relação ao ano passado, a letalidade da doença permaneceu praticamente a mesma. Enquanto em 2012 essa taxa chegou a 20,9%, neste ano, a redução alcançou apenas 20,8%. Das cinco mortes registradas, três ocorreram no interior e duas na capital. Durante o período, o Estado totalizou 24 casos, sendo 13 na capital e 11 no interior. Ao longo de todo o ano passado, houve 84 casos, incluindo 18 óbitos.
02/08/2013 – Mortalidade Infantil no País cai 76% em 30 anos
Resumo: Entre 1980 e 2010, a Mortalidade Infantil no País caiu 76%, segundo dados divulgados nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na prática, significa dizer que 16,7 crianças com menos de 1 ano morrem para cada 1.000 nascidos vivos, sendo que em 1980 esse número chegava a 69. Enquanto em Santa Catarina – Estado que apresenta a menor taxa – há 9,2 mortes entre menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, em Alagoas – o Estado com a pior taxa – são registradas 30,2 mortes, ou seja, número quase 70% mais alto.
02/08/2013 – Surto de Cólera em penitenciária cubana deixa um saldo de três mortes
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde cubanas confirmaram a morte de mais dois detentos vítimas de Cólera. Com estes, subiu para três o número de vítimas fatais em uma penitenciária de Granma, província localizada no sul da ilha. Popularmente conhecida como “Las Mangas”, a unidade já registrou mais de 30 casos da doença envolvendo detentos. Em resposta, os prisioneiros iniciaram uma “greve de fome” para protestar contra a situação, e chamar a atenção das autoridades. A violência imposta na represália por parte dos agentes, que resultou na morte de dois presos, provocou revolta por parte da opinião pública local.
02/08/2013 – Cai o número de municípios alagoanos em situação de epidemia para diarreia
Resumo: Nas últimas quatro semanas, houve uma queda (de 25 para 16) no número de municípios alagoanos em situação de epidemia para diarreia, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Núcleo Estadual de Vigilância a Agravos de Veiculação Hídrica e Alimentar (NVAVHA). Apesar da perspectiva de melhora, o secretário estadual de saúde, Jorge Villas Bôas, reforçou, durante entrevista coletiva, que a população deve continuar com as ações preventivas, a exemplo do uso de hipoclorito de sódio. De acordo com o gestor, a redução no número de casos de diarreia teve início a partir da semana epidemiológica 24. Isso porque, na semana 23 foram notificados 7.890 casos, passando para 7.085 na semana 24, e para 6.093 na semana 25; 4.785 na semana 26; 3.625 na semana 27; 2.498 na semana 28 e, finalmente, 2.108 na semana 29.
02/08/2013 – Registrada primeira morte por Gripe B em Sorocaba (SP)
Resumo: Na última quinta-feira (01/08), a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, no interior paulista, confirmou a primeira morte do ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza B. A vítima faleceu no dia 21 de julho e não teve seus dados divulgados. Além deste, outros dois casos de SRAG por vírus Influenza B foram confirmados pelo órgão. No entanto, as vítimas já estão recuperadas. Do início do ano até o último dia 27/07, foram notificados 283 casos de internação por SRAG no município. Destes, 47 (21,5%) foram classificados como SRAG por vírus Influenza, sendo 38 pelo sorotipo A/H1N1 e 09 pelo tipo B. Durante o período, ocorreram 10 óbitos por Influenza A/H1N1 em Sorocaba.
02/08/2013 – Sobe para 10 o número de casos de Legionelose detectados em Renfrew (Escócia)
Resumo: Com a confirmação de mais duas ocorrências, subiu para 10 o número de casos de Legionelose detectados na região de Renfrew, nos arredores de Glasgow - Escócia. Todavia, nenhum óbito foi registrado, segundo informou o conselho de saúde britânico NHS Greater Glasgow and Clyde. Em resposta, uma equipe técnica do conselho foi criada para monitorar e discutir a situação do agravo na localidade. Até o momento, a principal suspeita é a de contaminação das torres de arrefecimento da cidade. No ano passado, um grave surto da doença atingiu a região de Edinburgo deixando um saldo de 04 mortos e pelo menos 45 pessoas hospitalizadas.
02/08/2013 – Autoridades de saúde canadenses confirmam mais um caso de Sarampo em Halton
Resumo: No final do mês passado, autoridades de saúde canadenses confirmaram mais um caso de Sarampo na localidade de Halton, em Ontário – sul do país. A vítima não teve seus dados divulgados, porém um alerta sanitário foi lançado à medida que a mesma frequentou diversos locais de aglomeração pouco antes de adoecer. Com este, a região já totaliza seis casos apenas neste ano, sendo a maioria residente no bairro Burlington, e apenas um em Oakville. Para tentar controlar a situação, autoridades de saúde estão convocando os moradores locais a se vacinar contra o Sarampo.
02/08/2013 – Jovem de 29 anos é a primeira vítima fatal do vírus Influenza B este ano em Campinas (SP)
Resumo: Um jovem de 29 anos se tornou a primeira vítima fatal do vírus Influenza B este ano em Campinas – a 93 km de São Paulo. Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o rapaz não tinha histórico de doença pulmonar e não havia tomado a vacina por não pertencer a qualquer grupo de risco. O óbito ocorreu no último dia 12/07, porém o laudo dos exames laboratoriais só foi divulgado nesta semana. Já o número de mortes causadas pelo vírus Influenza A/H1N1 subiu para 11 no município. A última vítima foi um homem de 62 anos, previamente vacinado, que apresentava doença pulmonar e hepática. Ao todo, foram registrados 56 casos de H1N1 este ano em Campinas.
03/08/2013 – Mulher e filho de famoso empresário são internados com Coqueluche no RJ
Resumo: No último dia 24/07, a mulher e o filho, de apenas dois meses, do empresário Eike Batista foram internados com quadro de infecção respiratória aguda na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Porém, neste fim de semana, foi divulgado o diagnóstico de Coqueluche em ambas as vítimas. Segundo o Ministério da Saúde, crianças menores de um ano constituem o principal grupo acometido. Em 2012, foram registrados quase 3.000 casos em todo o País, incluindo 74 mortes. De acordo com o pediatra Renato Kfouri, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), os principais transmissores são os adultos mais próximos do bebê, como pais, irmãos, avós e principalmente as mães.
03/08/2013 – Aumento dos casos de Malária e óbitos maternos preocupam autoridades de saúde no sudoeste de Gana
Resumo: Neste fim de semana, autoridades de saúde ganesas demonstraram preocupação em relação ao aumento dos casos de Malária e óbitos maternos na região metropolitana de Kumasi, no sudoeste do país. De acordo com o diretor regional de saúde de Kamasi, Akwasi Yeboah-Awudze, foram registrados 172.538 casos de Malária desde o início do ano, em comparação às 155.734 ocorrências referentes ao mesmo período do ano passado. Em relação aos óbitos maternos, foram contabilizadas 73 mortes neste ano, sendo oito a mais do que em 2012.
03/08/2013 – Vírus Influenza já matou 12 pessoas este ano no Ceará
Resumo: Neste ano, pelo menos 12 pessoas morreram vítimas do vírus Influenza no Ceará, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). No total, 381 casos foram notificados, sendo 111 (29,2%) confirmados. Destes, 55 necessitaram de hospitalização. A maior incidência ocorreu na capital Fortaleza, a qual responde por 74,8% (285) dos casos. Além da capital, foram confirmados casos em residentes de Acarape, Aurora, Baturité, Boa Viagem, Horizonte, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Milhã, Pindoretama, Senador Pompeu e Quixeramobim.
03/08/2013 – Exame descarta Hantavirose como causa da morte de secretário de Campo Novo do Parecis (MT)
Resumo: Nesta semana, exames laboratoriais descartaram a Hantavirose como causa da morte do secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Novo do Parecis (MT), a 397 km de Cuiabá. O óbito ocorreu no último dia 25/07, em Tangará da Serra, onde o gestor estava internado. Ainda estão sendo aguardados dois exames: um para saber se a causa da morte foi Dengue ou Influenza A H1N1. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o teste rápido de Dengue foi realizado, sendo obtido um resultado negativo.
03/08/2013 – Cresce a incidência de H1N1 em diversos estados indianos
Resumo: Recentemente, diversos estados indianos relataram aumento no número de casos de Influenza A H1N1. Segundo nota divulgada pelo ministro da saúde, Kiran Walia, os estados mais atingidos este ano são: Delhi (1.507 casos e 16 óbitos), Gujarat (1.031 casos e 196 óbitos), Haryana (448 casos e 41 mortes), Punjab (183 casos e 42 mortes) e Rajasthan (852 casos e 163 mortes). “Estamos preocupados com a situação e colocando em prática algumas medidas para garantir o controle da doença. Todos os hospitais da cidade estão cumprindo a risca o protocolo de H1N1, incluindo a garantia de leitos de isolamento respiratório (...) o governo também está tentando assegurar o abastecimento suficiente e disponibilidade do Tamiflu® em todas as unidades de saúde”, explicou o ministro.
03/08/2013 – Surto de Ciclosporíase atinge mais de 400 pessoas em 16 estados norte-americanos
Resumo: Nos Estados Unidos, um surto de Ciclosporíase já afetou mais de 400 pessoas em 16 estados, segundo informações da FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla o comércio de medicamentos e alimentos no país. Na última sexta-feira (02/08) o órgão anunciou que os casos detectados nos estados de Iowa e Nebraska estão relacionados com uma mistura de salada que é servida nos restaurantes Red Lobster e Olive Garden, fornecida por uma fazenda mexicana. “Não está claro se os casos notificados de outros estados são parte do mesmo surto. A investigação sobre o aumento dos casos de Ciclosporíase em outros estados continua. A doença é causada por protozoários da espécie Cyclospora cayetanensis, capaz de ocasionar quadros agraves de diarreia aguda.
05/08/2013 – Leite produzido na Nova Zelândia gera temor quanto ao risco de Botulismo
Resumo: Neste fim de semana, uma empresa neozelandesa produtora de leite lançou um alerta mundial diante dos possíveis casos de Botulismo associados ao consumo do produto. Na ocasião, a Fonterra confirmou a contaminação, pelo Clostridium botulinum, de três lotes de soro de leite utilizados na fabricação de laticínios destinados a bebês e atletas. Automaticamente, três países suspenderam a venda e importação destes produtos: China, Rússia e Arábia Saudita. Além disso, o grupo francês Danone, que tem entre seus fornecedores a Fonterra, retirou de alguns países da Ásia vários lotes de leite em pó de suas marcas locais Dumex e Karicare.
05/08/2013 – Surto de diarreia aguda atinge 26 jovens australianos que regressavam da JMJ
Resumo: Na última semana, um grupo de 26 jovens que retornavam para a Austrália, em um voo da companhia aérea Qantas de Santiago a Sydney, depois de passar duas semanas no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foram diagnosticados com quadro de diarreia aguda. Ao chegar ao aeroporto, uma frota de ambulâncias estava de prontidão à espera do grupo para encaminhar os passageiros em estado mais crítico para um hospital da região. Como medida de segurança, os demais passageiros do voo estão sendo monitorados pelo serviço de vigilância epidemiológica local.
05/08/2013 – Governo da Nicarágua anuncia investimento massivo em ações de combate à Leptospirose
Resumo: Nesta semana, o governo da Nicarágua anunciou um investimento de US$ 161 mil para subsidiar ações de combate à Leptospirose. O objetivo principal é a eliminação de roedores em 64% do território nacional, como parte da “VI Jornada Nacional de Desratização”, lançada pelo Ministério da Saúde (MS). “Como objetivo pretendemos aplicar 20,3 mil quilos de Biorat – um investimento equivalente a 4 milhões de Cordobas (moeda local) - em 836 localidades de 120 municípios em todo o país”, segundo informou o diretor de Vigilância em Saúde Pública do MS, Carlos Sáenz. A meta é percorrer pelo menos 616.412 lares. Em 2013, o País já totaliza 100 casos, nenhum destes fatal.
05/08/2013 – Mortes por Dengue aumentam 60% em 15 dias no Ceará
Resumo: Em 15 dias, o número de mortes por Dengue aumentou 60% no Ceará, segundo boletim epidemiológico divulgado no último dia 02/08, pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Conforme o texto, a doença já provocou 16 mortes neste ano, sendo 10 desde o início do ano até o último dia 19/07. Somente na capital Fortaleza foram registrados 4.907 casos. Até meados do mês passado, a maioria dos óbitos havia ocorrido no interior. Já os quatro novos registros fatais, referentes ao último boletim, eram oriundos dos municípios de Varjota, Maracanaú, Maranguape e Palmácia.
05/08/2013 – Prefeitura de Matão (SP) lança campanha de prevenção a LV
Resumo: Nesta segunda-feira (05/08), a Secretaria Municipal de Saúde de Matão, no interior paulista, lançou uma campanha de prevenção contra a Leishmaniose Visceral (LV). O município faz parte da iniciativa estadual “Leishmaniose: mobiliza – ação para prevenção”, que será realizada até o dia 10 dese mês. Ao longo da semana, o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses irá distribuir folhetos explicativos com orientações sobre a doença em todas as unidades publicas de saúde, casas de rações e pet shops. Além disso, veterinários da rede pública entrarão em contato com as clínicas particulares para passar orientações pertinentes. Apesar de nunca ter registrado caso da doença no município, a prefeitura de Matão resolveu participar da campanha uma vez que várias ocorrências já foram registrados em municípios da região.
05/08/2013 – MP promove assinatura de TAC para combater zoonoses em Maceió (AL)
Resumo: Nesta segunda-feira (05/08), a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Maceió (AL) promoveu a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que define medidas de proteção aos animais e combate à proliferação de zoonoses no município. Além do Ministério Público Estadual (MP), participaram da pactuação a Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da OAB e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Dentre as principais disposições, a eutanásia ganha destaque a medida que somente será autorizada nos casos previstos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
06/08/2013 – Governo de Taiwan nega abate de cães e gatos vadios para evitar possível surto de Raiva
Resumo: Nesta segunda-feira (05/08), autoridades de saúde de Taiwan negaram a notícia de que cães e gatos vadios estariam sendo abatidos no país para evitar a propagação da Raiva. Na semana passada, a notícia se espalhou pelo mundo e logo provocou revolta entre grupos de ambientalistas e sociedades protetoras de animais. Desde o início do mês passado, casos em animais foram registrados em diversas localidades rurais. Desde então, 39 mustelídeos (texugos) e um musaranho asiático foram detectados com o vírus, segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses da ilha. Até o momento, nenhum caso da doença foi descrito em humanos. O último registro de infecção pelo vírus da Raiva no país havia ocorrido em 1959.
06/08/2013 – Sistema informatizado de Vigilância Epidemiológica passa a funcionar a partir de outubro na Ilha da Madeira (Portugal)
Resumo: Nesta terça-feira (06/08), a Direção-Geral de Saúde da Ilha da Madeira - arquipélago português localizado próximo à costa oeste da África, anunciou a criação de um sistema informatizado de Vigilância Epidemiológica. O SINAVE (Sistema Nacional de Informação de Vigilância Epidemiológica), como foi batizado, passará a funcionar já a partir de outubro, como uma importante ferramenta de notificação e alerta para doenças e agravos passíveis de transmissão na população. Na prática, o sistema traduz um projeto de integração da vigilância em saúde pública previsto há quatro anos, quando foi aprovada a legislação que institui o SINAVE. Com esta portaria fica criada uma rede de âmbito nacional, envolvendo os serviços operativos de saúde pública, os clínicos, os laboratórios, as autoridades de saúde e outras entidades dos setores público, privado e social, cujos participantes possam contribuir para um sistema de informação nacional de vigilância epidemiológica”, comentou a DGS.
07/08/2013 – Morador de rua morre vítima de Meningite em Mogi das Cruzes (SP)
Resumo: Nesta semana, um morador de rua, que não teve seu nome nem idade divulgados, morreu vítima de Meningite Bacteriana em Mogi das Cruzes, município localizado na região metropolitana da capital paulista. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta é a quarta vítima fatal da doença em 2013. Em nota, a Vigilância Epidemiológica (VE) do município informou que está investigando a possível existência de novos casos, uma vez que a vítima havia recebido abrigo de uma mulher que vive no bairro Novo Horizonte. Baseado em um levantamento realizado pela VE, desde o início do ano, foram registrados 28 casos de Meningite por variados tipos no município. Em 2012, Mogi das Cruzes totalizou 48 notificações da doença, incluindo três mortes.
07/08/2013 – Curitiba (PR) sedia evento nacional sobre Imunização
Resumo: Nesta quarta-feira (07/08), especialistas em imunização oriundos das mais diversas partes do Brasil estarão reunidos na cidade de Curitiba (PR) para participar do evento “Controvérsias em Imunizações”. O objetivo do encontro é discutir situações novas e controversas, onde ainda não há consenso para a indicação de vacinas em situações especiais. Os especialistas aceitaram participar do debate a convite da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Este é um evento anual que representa uma grande oportunidade de discutir questões extraordinárias, que implicam em tomadas de decisão visando à proteção do paciente, mas que estão além do que é determinado como padrão. A partir das conclusões dos especialistas, poderemos sugerir orientações para médicos de todo o país”, afirma Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional.
07/08/2013 – Identificada provável transmissão do vírus H7N9 entre humanos
Resumo: Nesta quarta-feira (07/08), pesquisadores afirmaram ter identificado, pela primeira vez, uma provável transmissão do vírus Influenza H7N9 entre humanos. O caso foi descrito em uma publicação da revista científica British Medical Journal, o qual reportou a infecção de uma mulher de 32 anos que cuidava de seu pai, também infectado. As duas ocorrências foram detectadas na China e ambas resultaram em morte. Até então, não havia qualquer tipo de evidência de transmissão viral de pessoa para pessoa. Até o último dia 30 de junho, foram registrados 133 casos de infecção humana pelo vírus H7N9, sobretudo no leste da China, com 43 mortes.
08/08/2013 – Fiocruz promove campanha contra as Hepatites Virais no RJ
Resumo: Na manhã desta quinta-feira (08/08), o Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) iniciou uma campanha de vacinação contra a Hepatite B. O evento acontece em comemoração ao “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, anualmente lembrado no dia 28 de julho. Além da imunização, o instituto disponibiliza ainda testes rápidos para identificação do vírus e divulgação de métodos de prevenção à doença, com distribuição de panfletos informativos à população. Embora o evento no campus da Fiocruz, em Manguinhos, esteja previsto para terminar nesta sexta-feira (09/08), haverá uma caminhada para conscientização no próximo domingo (11/08), em Copacabana, quando profissionais de saúde continuarão vacinando a população.
09/08/2013 – Vírus da Gripe já mataram 98 pessoas este ano em Minas Gerais
Resumo: Os vírus da Gripe continuam provocando muitas mortes em Minas Gerais. Em apenas uma semana, foram registrados dez óbitos em todo o Estado, saltando de 88 para 98 mortes. O grande vilão continua sendo o vírus A H1N1, o qual foi responsável por 82 casos fatais, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). No total, o Estado já conta com 413 casos. De acordo com os dados, a maior parte das vítimas tem entre 50 e 59 anos, e as cidades mais afetadas são: Belo Horizonte (81 casos e 10 mortes), Uberaba (06 óbitos), Pouso Alegre (05 mortes) e Contagem (05 mortes).
09/08/2013 – Pesquisa aponta resultados promissores em testes de vacina contra Malária
Resumo: Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (08/08) na revista científica Science revelou resultados promissores em testes de vacina contra Malária. Na ocasião, cientistas norte-americanos conseguiram atenuar e depurar formas do protozoário Plasmodium falciparum, chamados esporozoítos, responsáveis pela doença. Paralelamente, a vacina foi considerada segura e tolerada quando administrada em média de quatro a cinco vezes por via intravenosa, segundo os pesquisadores. A primeira fase dos testes clínicos envolveu mais de 50 adultos. Voluntários receberam a vacina por um ano. No entanto, o trabalho sinaliza para o fato de que novos estudos são necessários para determinar a duração da proteção da vacina, assim como para saber o grau de proteção efetiva contra as demais espécies de Plasmodium capazes de desencadear a doença.
09/08/2013 – FAO alerta para Surto de Pequenos Ruminantes entre países da SADC
Resumo: Nesta semana, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) fez um alerta diante da propagação de Surto de Pequenos Ruminantes entre países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Dentre os países que integram a lista de nações afetadas, estão incluídos: Moçambique, Malawi e Zâmbia. Tendo em vista a dimensão da situação, a FAO anunciou que dará apoio técnico aos Estados membros do bloco regional do continente africano para se evitar a propagação do agravo, que eclodiu no início de 2010 na Tanzânia, onde mais de 23 milhões de cabritos e 03 milhões de ovelhas.
09/08/2013 – Aumento dos casos de Chikungunya deixa em alerta as autoridades de saúde em Ahmedabad (Índia)
Resumo: Em Ahmedabad, cidade localizada no noroeste da Índia, autoridades de saúde lançaram um alerta diante do aumento do número de casos de Chikungunya nos últimos meses. Enquanto no ano passado haviam sido notificados 43 casos da doença, neste ano pelo menos 20 ocorrências foram contabilizadas apenas no mês de julho. Considerando os sete primeiros meses do ano, a cidade já totaliza 39 casos da doença. No entanto, até agora nenhuma morte foi atribuída a doença.
09/08/2013 – Pesquisa aponta possível transmissão do nCoV por dromedários
Resumo: Uma recente pesquisa publicada na revista científica Lancet Infectious Diseases revelou que dromedários podem ser responsáveis por transmitir a humanos o Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio). Testes demonstraram que o vírus, que já matou 46 pessoas no mundo este ano, vem circulando livremente nesses animais. “Descobrimos nos dromedários os anticorpos que acreditamos ser específicos do Coronavírus Mers ou de um vírus muito similar”, afirmou Marion Koopmans, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda. No entanto, o pesquisador lembra que “trata-se de um indício, não de uma prova definitiva”.
09/08/2013 – Comunidades religiosas na Holanda já registram mais de 900 casos de Sarampo
Resumo: Na Holanda, o Instituto Nacional de Saúde Coletiva (RIVM, sigla em holandês) confirmou o registro de 921 casos de Sarampo entre as comunidades religiosas que habitam a região conhecida como “Cinturão Bíblico” holandês. Trata-se de uma região onde predominam comunidades protestantes conservadoras, cujas escolas ortodoxas têm sido os principais locais de circulação viral. Por conta da influência de lideranças religiosas, ocorre ainda uma forte resistência à vacinação por parte destas comunidades, o que amplia substancialmente o risco de acometimento pela doença. Segundo o órgão, o grupo mais atingido compreende crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 12 anos. Apenas na última semana, ao menos 141 casos foram notificados. Além disso, mais de 20 crianças necessitaram ser hospitalizadas.
09/08/2013 – Caruaru (PE) intensifica fiscalização de caminhões-pipa após mais de 12 mil casos de diarreia aguda
Resumo: Nesta semana, o Departamento de Vigilância Sanitária de Caruaru, no Agreste pernambucano, decidiu intensificar a fiscalização dos caminhões-pipa que entram na cidade após registrar mais de 12 mil casos de diarreia aguda. Para garantir a qualidade do abastecimento de água à população, bloqueios permanentes foram realizados em vários pontos de acesso ao município. Segundo o diretor do departamento, Paulo Florêncio, muitos “pipeiros” são flagrados tentando driblar as fiscalizações. “Resolvemos, então, adotar fiscalizações permanentes. Temos três equipes no período da manhã e da tarde percorrendo a cidade de Caruaru e área rural. Assim que veem um carro-pipa, eles abordam o motorista e verificam se o cadastro na Secretaria de Saúde é atualizado, qual a fonte de água, o teor de cloro e a turbidez do líquido”, afirmou.
09/08/2013 – Surto de gastroenterite por Salmonella spp. acomete 83 convidados de uma festa de casamento em Salamanca (Espanha)
Resumo: Na última sexta-feira (09/08), autoridades de saúde espanholas confirmaram a bactéria Salmonella spp. como causadora do surto de gastroenterite entre convidados de uma festa de casamento em Salamanca – noroeste do país. Na ocasião, 83 pessoas desenvolveram quadro de diarreia aguda após participar do evento. Destas, 15 necessitaram de hospitalização. Amostras de peixes servidos na cerimônia foram encaminhadas para análise laboratorial em Majadahonda, na capital.
09/08/2013 – Menino de 01 ano morre vítima de HFMD no Vietnã
Resumo: No último dia 08/08, um menino de 01 ano se tornou a mais nova vítima fatal da HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”). A crianças era moradora do distrito de Mo Cay Nam, província de Ben Tre, e estava internada no Hospital Geral Nguyen Chieu. Até o momento, o Departamento de Saúde da província já registrou mais de 2,2 mil casos desde o início do ano, incluindo três mortes. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhadas por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo Vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
09/08/2013 – CDC confirma segundo caso autóctone de Sarampo em Taiwan
Resumo: No último dia 07/08, o CDC chinês (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) confirmou o segundo caso autóctone de Sarampo em Taiwan. Desta vez, a vítima foi um jovem de 25 anos, sem história prévia de viagem recente, e com histórico de vacinação desconhecido, que começou a desenvolver sintomatologia característica da doença no dia 29 de julho. Segundo Liu Ting-ping, diretor-chefe do CDC chinês, testes laboratoriais confirmaram a presença do vírus. Das 148 pessoas que tiveram contato próximo com o caso, 43 não apresentaram qualquer sintoma da doença. Os demais seguem sendo monitorados, segundo informou o porta-voz da entidade. “Deve-se atentar que ambos os casos deste ano envolveram jovens, como a primeira vítima que tinha 20 anos”, afirmou Liu Yu-Lun, médico do CDC chinês.
09/08/2013 – MP instaura inquérito para investigar surto de diarreia aguda no Sertão de Alagoas
Resumo: Nesta semana, o Ministério Público de Alagoas (MP) instaurou um inquérito para investigar o surto de diarreia aguda que atingiu os municípios de Mata Grande e Inhapi, no Sertão do Estado. No total, quase 60 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. A resolução foi publicada nesta quarta-feira (14/08) no Diário Oficial da União. O objetivo é promover diligências para coletar mais informações, certidões e depoimentos. Depois disso, será aberto um procedimento administrativo. Segundo o MP, serão apurados três tipos de modalidades de abastecimento: Sistemas de Abastecimento de água canalizada, feita através da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), Soluções Alternativas Coletivas (não canalizadas), como é o caso de carros-pipa e chafarizes, e Soluções Alternativas Individuais (não canalizadas), como cacimbas, poços rasos e cisternas.
09/08/2013 – Piauí registra oito surtos e mais de 60 mil casos de diarreia aguda em 2013
Resumo: Em 2013, a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) registrou oito surtos de diarreia aguda em todo o Estado. Metade destes foram registrados somente na capital Teresina, onde apenas 17% da população tem acesso a rede de saneamento básico. Até o momento, mais de 60 mil pessoas deram entrada nas unidades de saúde espalhadas pelo Estado com sintomas do agravo. Diante destas circunstâncias, a diretora de Vigilância e Atenção a Saúde da SESAPI, Telma Evangelista, ressaltou a gravidade da situação: “A população deve tomar conhecimento que as diarreias levam a óbito. Contudo, é preciso que não só a população tome os devidos cuidados para combater a enfermidade, mas também o poder público, já que o problema é causado pela contaminação da água e alimentos”, declarou.
10/08/2013 – Temporais matam 06 pessoas no norte do Japão
Resumo: No último sábado (10/08), um forte temporal foi responsável pela morte de seis pessoas em Semboku, município localizado no norte do Japão – província de Akita. As chuvas torrenciais começaram na sexta-feira (09/08), provocando enchentes e deslizamentos de terra em diversas áreas da cidade. Além disso, o volume recorde de 108 milímetros de chuva por hora provocou a cheia de rios em Akira e na cidade vizinha de Iwate. Equipes de resgate permanecem na localidade a procura de sobreviventes.
10/08/2013 – Israel lança campanha nacional de vacinação contra a Pólio após detectar portadores do vírus
Resumo: Nesta semana, o governo de Israel anunciou que irá lançar uma campanha de vacinação nacional de vacinação contra a Poliomielite nas próximas semanas. A iniciativa ocorre em resposta a detecção de milhares de portadores do vírus no sul do país, conforme informou a ministra israelita da saúde, Yael German. “Temos milhares de portadores, é só uma questão de tempo até que o vírus se espalhe”, sentenciou a ministra. No último dia 05/08, uma campanha de vacinação já havia sido lançada no sul do país, onde recentemente o vírus fora identificado em uma estação de tratamento de esgoto. De acordo com a ministra, o objetivo é impedir a circulação da doença no país, que desde 1988 não registra casos da doença.
10/08/2013 – Chile confirma primeiro caso de Raiva Humana após 17 anos
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde chilenas confirmaram o primeiro caso de Raiva Humana no país após 17 anos sem registro da doença. A vítima, que não teve seu nome e idade revelados, havia sido mordida por um cão suspeito no município de Quilpué, província de Valparaíso – Região Central. O caso foi confirmado através de exames laboratoriais realizados pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, em parceria com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs), em Atlanta. A última evidência do vírus da Raiva no país ocorreu há sete anos, quando um morcego sintomático testou positivo para a doença.
11/08/2013 – Cingapura já registra mais de 500 casos de Chikungunya neste ano
Resumo: Desde o início do ano, foram confirmados mais de 500 casos de Chikungunya em Cingapura. Com isso, houve um aumento considerável na incidência da doença em relação aos anos anteriores No total, foram apenas 60 casos entre 2010 e 2012. Apenas na semana epidemiológica encerrada em 03 de agosto, 21 pessoas foram diagnosticadas com a doença, das quais 16 ocorreram em Bukit Timah – maior complexo urbano-industrial do país.
12/08/2013 – Estado monitora surto de Varicela em Itajaí (SC)
Resumo: A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) revelou que está monitorando os casos de Varicela em todo o Estado motivada pelo surto da doença que atinge o município de Itajaí. Somente no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 244% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo informações da DIVE de Itajaí, no primeiro semestre de 2012, foram confirmados 63 casos de Varicela no município. Neste ano, o número de registros chega a 258. Apesar disso, o órgão informou não ter detectado aumento significativo de casos em outras áreas.
12/08/2013 – SMS de Sertãozinho (SP) faz ação de bloqueio vacinal em creche após óbito suspeito de Meningococcemia
Resumo: No início da semana, a Secretaria Municipal de Sertãozinho, no interior paulista, iniciou uma ação de bloqueio vacinal em uma creche local após a morte de uma criança de 03 anos, com suspeita de Meningococcemia. “O laudo do IML deve chegar entre 30 ou 40 dias, mas a suspeita é de Meningococcemia”, explicou a secretária de saúde, Rita Montenegro. Um Comitê de Investigação de Mortalidade Infantil, composto por membros da vigilância epidemiológica, da Santa Casa, de um hospital particular e de um plano de saúde, vai avaliar desde o atendimento até as condições de residência em que a crianças vivia. O grupo vai apurar ainda se o menino havia tomado a vacina Meningocóccica tipo C, disponível na rede pública de saúde desde o 2° semestre de 2010.
12/08/2013 – Doenças infecciosas causaram 1.426 mortes na China em julho
Resumo: No mês de julho, pelo menos 1.426 pessoas morreram em decorrência de doenças infecciosas na parte continental da China. Os dados foram divulgados pela Comissão Nacional de Saúde e do Planejamento Familiar do país. Durante o período, a Aids foi o agravo mais fatal, respondendo por 991 mortes. Sem segundo lugar, a Tuberculose provocou a morte de 189 pessoas. Já o vírus Influenza A H7N9, causador da Gripe Aviária, foi responsável por 133 ocorrências, incluindo 44 mortes. A parte continental da China registrou um total de 755.623 casos de doenças infecciosas no mês passado. Entre eles, houve 11 de Cólera, sendo um fatal.
12/08/2013 – Surto de Tuberculose atinge penitenciária no MT
Resumo: Recentemente, um surto de Tuberculose Pulmonar foi identificado na Penitenciária Central do Mato Grosso – antigo presídio Pascoal Ramos. No total, 56 detentos foram diagnosticados com a doença. No local, internos emitiram um documento protestando contra a falta de atendimento médico e isolamento dos indivíduos sintomáticos. Segundo o texto, alguns agentes prisionais já apresentaram sintomas da doença. Ao ser questionada, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos evita se posicionar sobre a situação. A assessoria da pasta ainda descartou a possibilidade de haver um surto da doença no local.
12/08/2013 – IBGE inicia coleta de dados para Pesquisa Nacional de Saúde
Resumo: Na manhã desta segunda-feira (12/08), O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou, na sede do Centro do Rio, a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS). A iniciativa visa entender como está a saúde no Brasil, bem como o estilo de vida da população. A pesquisa também tem o objetivo de produzir dados sobre o acesso e utilização dos serviços de saúde no País. Até novembro, cerca de mil entrevistadores visitarão 80 mil domicílios em 1.600 municípios brasileiros. Pela primeira vez os moradores selecionados farão exames de laboratório e pressão. A coleta de dados da PNS começa nesta segunda-feira pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul.
13/08/2013 – Camboja relata mais dois casos humanos de infecção por vírus Influenza A H5N1
Resumo: Nesta terça-feira (13/08), o Ministério da Saúde do Camboja notificou à OMS a detecção de mais dois casos humanos de infecção pelo vírus Influenza A H5N1, causador da Gripe Aviária, no país. Desta vez as vítimas foram um menino de 09 anos, morador da província de Battambang – noroeste do país; e uma menina de 05 anos, que residia na província de Kandai, ao sul. Com estes, o país já totaliza 16 casos da doença neste ano.
13/08/2013 – Vigilância Ambiental alerta para a presença de escorpiões em Joinville (SC)
Resumo: Em Joinville, no norte de Santa Catarina, a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta à população em virtude da infestação de escorpiões em alguns pontos da região central da cidade. Segundo o órgão, estas espécies têm entrado no município através de transportadoras que circulam pelas regiões endêmicas. Por isso, a secretaria está enviando um ofício aos centros de distribuição de produtos localizados em Joinville com orientações e cuidados com o manuseio do material transportado, limpeza dos locais e para notificação em caso de presença destes artrópodes. Desde o início do ano, apenas um acidente com escorpião foi registrado na cidade, no bairro Floresta. A vítima estava realizando o descarregamento de um caminhão com produtos oriundos de Minas Gerais, quando foi picada. Segundo informações da secretaria, ela teria sido encaminhada ao Hospital Municipal São José, onde recebeu o soro antiescorpiônico, e atualmente passa bem.
14/08/2013 – Surto de gastroenterite por E. coli acomete mais de 50 pessoas em West Valley (EUA)
Resumo: Em West Valley, condado localizado no estado norte-americano de Utah, autoridades de saúde detectaram um surto de gastroenterite por E. coli entre clientes de um restaurante de comida mexicana. Pelo menos 52 pessoas referiram quadro de diarreia aguda após ter frequentado o estabelecimento entre os dias 23 e 24 de julho deste ano. No total, 18 pessoas necessitaram ser hospitalizadas. Na ocasião, inspetores de saúde recolheram amostras de alimentos para tentar determinar a origem do surto.
15/08/2013 – Confirmados mais 11 casos de Doença do Sono (Tripanossomíase) no noroeste de Angola
Resumo: Em Kwanza Norte, província localizada no noroeste de Angola, autoridades de saúde identificaram mais 11 casos novos de Doença do Sono (Tripanossomíase). Segundo o diretor do Instituto Nacional de Combate e Controle de Tripanossomíases (ICCT), Francisco António Manuel, os casos foram identificados durante um monitoramento de rotina para o agravo onde foram testadas 61,8 mil amostras de moradores da região. O gestor revelou a identificação de 81 casos suspeitos da doença que deverão ser submetidos a exames complementares para suposta confirmação.
16/08/2013 – Equador já totaliza 15 mortes em decorrência do vírus Influenza A H1N1
Resumo: Neste ano, pelo menos 15 pessoas morreram vítimas da Gripe A H1N1 no Equador, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (16/08) pelo Ministério da Saúde Pública do país. No total, 269 pessoas foram confirmadas com a doença em todo o território nacional. Conforme divulgado pela agência de notícias EFE, ao menos quatro mortes suspeitas da doença ainda estão sendo investigadas, sendo todas na província litorânea de Manabí – oeste do país. Até agora, o maior número de ocorrências fatais tem sido registrado na província andina de Tungurahua.
16/08/2013 – MS de Porto Rico confirma primeira morte por causa do vírus Influenza A H1N1 em 2013
Resumo: Nesta sexta-feira (16/08), o Ministério da Saúde porto-riquenho confirmou a primeira morte do ano no país em decorrência do vírus Influenza A H1N1. A vítima foi um homem de 69 anos, cujo local de residência não foi divulgado. Uma segunda morte possivelmente provocada pelo vírus também está sendo investigada. Desta vez, a vítima foi uma crianças de dois meses de vida em Mayagüez, cidade localizada na costa oeste do país. Durante entrevista coletiva, o secretário do Departamento de Saúde, Francisco Joglar, tranquilizou a população diante da situação: “Não estamos em estado de emergência, epidemia e nem pandemia de Gripe. São casos esporádicos. São lamentáveis estes dois falecimentos, mas isso não significa que a situação esteja pior que nos anos anteriores”, declarou.
16/08/2013 – Ministério da Saúde anuncia campanha para atualizar vacinação infantil pelo país
Resumo: Nesta quinta-feira (15/08), o Ministério da Saúde anunciou que vai realizar uma ampla campanha neste mês de atualização da caderneta vacinal da criança em todo o País. A iniciativa ocorre entre os dias 24 e 30 de agosto, segundo informou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa. O objetivo é disponibilizar as vacinas incluídas no calendário básico de vacinação infantil para ampliar a cobertura vacinal de grande parte deste grupo – crianças menores de 5 anos, conforme salientou o secretário. A previsão do Ministério da Saúde é atingir um público-alvo de 14 milhões de crianças. O “Dia D” da campanha ocorrerá em 24 de agosto, quando todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. Serão cerca de 35 mil postos de vacinação perfazendo um total de 350 mil profissionais envolvidos no evento.
16/08/2013 – Mortes por Gripe sobem para 109 neste ano em Minas Gerais
Resumo: Neste ano, pelo menos 109 pessoas morreram vítimas de Gripe em Minas Gerais. Destas, 89 estão associadas ao vírus A H1N1. Apenas na última semana, 11 mortes foram registradas em todo o Estado. De acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (16/08) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a maioria das vítimas tem idade entre 50 e 59 anos. Além disso, Belo Horizonte continua sendo a cidade com o maior número de óbitos, sendo 10 no total. Em seguida, aparece Contagem, na Região Metropolitana, com 07 mortes; e Uberaba, no Triângulo Mineiro, com 06 mortes.
16/08/2013 – Confirmado terceiro caso de Hantavirose em Saskatchewan (Canadá)
Resumo: Em Saskatchewan, província localizada no sul do Canadá, autoridades de saúde confirmaram o terceiro caso de Hantavirose neste ano. Desta vez, a vítima foi um morador de Saskatoon, maior cidade da província, cujo nome e idade não foram divulgados. Na tentativa de prevenir a ocorrência de novos casos, autoridades de saúde estão alertando a população no sentido de eliminar condições favoráveis à proliferação de vetores (roedores) da doença. O fortalecimento das estratégias de monitoramento para detecção precoce de indivíduos sintomáticos tem sido outro ponto defendido pelos órgãos de Vigilância em Saúde locais.
16/08/2013 – Sobe para 26 o número de casos de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental na Grécia
Resumo: Apenas na semana passada, nove casos novos de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental foram registrados na Grécia, o que eleva para 26 o total de registros da doença neste ano. Por outro lado, o que mais têm preocupado as autoridades de saúde locais é o elevado número de pacientes que desenvolvem complicações neurológicas, número que praticamente duplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Até momento, nenhum óbito foi registrado e pelo menos cinco pacientes permanecem internadas.
16/08/2013 – Proporção dos casos de Febre Maculosa preocupa autoridades de saúde em Illinois (EUA)
Resumo: Em Illinois, estado localizado na Região Centro-Leste dos Estados Unidos, autoridades de saúde manifestaram preocupação diante da elevada proporção de casos de Febre Maculosa, verificada nos últimos anos. Entre 2011 e 2012, o total de casos confirmados da doença saltou de 51 para 151 no estado. De acordo com o Departamento de Saúde local, os bosques e florestas localizados no sul do estado representam as áreas mais críticas para a doença, devido à intensa proliferação de carrapatos-vetores, sobretudo, durante os meses mais quentes – entre abril e setembro. Em 2013, tais áreas já respondem por 28 dos 33 casos registrados em Illinois.
16/08/2013 – Doenças Diarreicas respondem por 90% internação entre imigrantes haitianos no Acre
Resumo: Na pequena Basileia, município localizado no sul do Acre, cerca de 90 por cento das internações entre imigrantes haitianos são motivadas por Doenças Diarreicas, segundo informou Leonice Maria Bronzeado, diretora-geral do Hospital Raimundo Chaar – polo de atendimento na região. Conforme afirmou a gestora, não se sabe ainda o que causa os surtos de diarreia. “Eles podem ser causados pela água ou pela comida temperada, à qual não são acostumados”, especulou Bronzeado. Atualmente, cerca de 480 imigrantes dividem um galpão improvisado com capacidade máxima para 200 pessoas. Desde 2010, quando começaram a chegar os primeiros imigrantes, já passaram pelo Acre mais de 10 mil haitianos.
16/08/2013 – CDC investiga surto de Hepatite A nos EUA associado a sementes de romã importadas da Turquia
Resumo: No último dia 08/08, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano anunciou que está investigando um surto de Hepatite A associado ao consumo de sementes de romã importadas da Turquia. A investigação conta ainda com a parceria dos departamentos de saúde de dez estados norte-americanos. Até o último dia 10/08, haviam sido detectados 158 casos. Análises laboratoriais realizadas pelo CDC em conjunto com a FDA (Food and Drug Administration) identificaram o sorotipo 1b do vírus da Hepatite A como causador do surto. A cepa é comumente encontrada no Oriente Médio e no norte da África, segundo informou o órgão.
16/08/2013 – Epidemia de Cólera atinge vilarejos no noroeste do Afeganistão
Resumo: Nas últimas semanas, uma grave epidemia de Cólera tem atingido diversos vilarejos no noroeste do Afeganistão. Nas aldeias localizadas na região montanhosa, pelo menos 1.492 moradores já foram diagnosticados com a doença, que matou um jovem e deixou outros 100 hospitalizados em estado grave. Segundo Abdul Marouf Rasekh, porta-voz do governo local, um verdadeiro “cordão sanitário” foi instituído na cidade de Badakhshan após a detecção dos primeiros casos, há três dias. Ainda segundo o representante, a principal suspeita é a de contaminação da água que abastece a região. O acesso à água potável é historicamente um problema de saúde nas regiões remotas do país, que tem uma das mais baixas expectativas de vida do mundo – em torno de 50 anos. De acordo com a Agência Norte-Americana para Desenvolvimento Internacional, apenas 12 por cento dos afegãos que vivem em áreas rurais têm acesso à água potável.
16/08/2013 – Autoridades de saúde confirmam mais três casos de Rickettsiose no noroeste da Índia (“Tifo das Moitas”)
Resumo: Autoridades Sanitárias indianas confirmaram a ocorrência de três casos da Rickettiose conhecida como “Tifo das Moitas”, causada pela bactéria Rickettsia tsutsugamushi, a qual é transmitida ao homem por ácaros encontrados em florestas. Os casos foram registrados entre os dias 5 e 11 de agosto, na região florestal de Sawai Man Singh, em Jaipur – estado de Rajasthan, noroeste do país. No ano passado, pelo menos 140 pessoas foram diagnosticas com a doença em todo o país. Destas, 14 morreram por complicações do agravo.
16/08/2013 – Casos de Síndrome Hemolítico-Urêmica preocupam autoridades de saúde em Puglia (Itália)
Resumo: Em Puglia, região localizada no sul da Itália – “calcanhar da bota”, autoridades de saúde manifestaram preocupação diante do aumento dos casos de Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU). Somente entre os dias 1º e 14 de agosto, oito crianças e um adulto foram diagnosticados com a doença. No país, o sistema de vigilância do agravo é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde (ISS), e pela Sociedade Italiana de Nefrologia Pediátrica (SINP), os quais já sinalizaram para o incremento nos casos de SHU entre populações no sul do país. Amostras de dois pacientes encaminhadas ao Laboratório Nacional de Referência para Diarreia Aguda, do ISS, permitiram constatar a presença da bactéria Escherichia coli verotoxigênica (VTEC) sorotipo O26. Os demais casos ainda aguardam resultado dos exames.
16/08/2013 – Ministério da Saúde de Uganda investiga provável surto de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Uganda anunciou que está investigando um provável surto de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo no distrito de Agago, no norte do país. Até o momento, apenas um caso foi confirmado envolvendo um agricultor na aldeia de Baroma, o qual foi internado no último dia 10/08, no Hospital Kalongo, com quadro de febre alta, fraqueza, dores musculares e sangramento em mucosas. A vítima permanece hospitalizada. Além deste, três mortes suspeitas estão sendo investigadas. Segundo o ministério, equipes de saúde já estão no local para implementar as ações de prevenção e controle da doença, além da detecção de novos casos. Endêmica na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
17/08/2013 – Guiné-Bissau já totaliza mais de 700 casos de Cólera
Resumo: Desde o início do ano, mais de 700 casos de Cólera foram registrados no Guiné-Bissau, segundo informou Nicolau Almeida, Ministro da Saúde. Apenas na parte sul de Tombali, considerada a região mais pobre do país, pelo menos 225 casos foram notificados, sendo 21 deles fatais, a partir do final de julho. No ano passado, o país enfrentou uma grave epidemia da doença, perfazendo um total 3.359 casos. De acordo com levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os países africanos mais atingidos pela doença neste ano foram: Guiné-Bissau (742 casos), Níger (416 casos) e Serra Leoa (368 casos).
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930