Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

12/09/2013 – Estudo aponta sucesso da vacina contra Meningite A durante utilização em larga escala
Resumo: De acordo com recente estudo publicado no periódico britânico The Lancet, uma nova vacina contra Meningite A tem alcançado excelente resultado durante sua utilização em larga escala. O estudo avaliou a eficácia do imunobiológico após sua utilização em campanhas de vacinação em vários países africanos. Assim, nenhum caso novo foi observado em uma população de 1,8 milhão de indivíduos imunizados com a MenAfriVac®, em 2011, em três regiões do Chade, revelou o trabalho. Considerando todos os tipos de Meningite, os novos casos registrados na temporada 2012 caíram em três regiões, chegando a 2,5 a cada 100 mil habitantes, contra 43,6 casos a cada 100 mil nas demais regiões do Chade não cobertas pela vacinação em massa.
12/09/2013 – Casos de Chikungunya se espalham pela Oceania provocando temor nas autoridades de saúde
Resumo: Na Oceania, autoridades de saúde manifestaram preocupação diante da propagação dos casos de Chikungunya em diversas ilhas da região. Em Nova Caledônia, possessão francesa localizada próximo à costa leste da Austrália, uma mulher de 40 anos testou positivo para a doença. Para o governo local, a confirmação do caso contrariou a expectativa dos especialistas de que o vírus havia temporariamente desaparecido do arquipélago. Já em Papua Nova-Guiné, a população tem enfrentado uma grande epidemia da doença. Desde que o vírus foi detectado no país, em junho do ano passado, inúmeros casos se espalharam por diversas províncias, tais como: New Ireland, Morobe, Eastern Highlands, West New Britain, Madang, Chimbu, National Capital District, Jiwaka e Manus. Nesta semana, técnicos da OMS promoveram um curso de capacitação em gestão clínica para profissionais de saúde que atuam nas regiões mais atingidas pelo agravo, segundo informou William Adu-Krow, representante da entidade em Papua Nova-Guiné.
12/09/2013 – MS oficializa vacinação de gestantes contra Coqueluche
Resumo: Na última quinta-feira (12/09), o Ministério da Saúde oficializou a decisão de incluir na Rede Pública a vacina contra a Coqueluche para gestantes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) e prevê a disponibilização do imunobiológico a partir de 2014. Através da vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular) para gestantes, o governo busca imunizar, indiretamente, aos bebês. Dados oficiais indicam que 70% dos casos de Coqueluche em 2011 ocorreram em crianças menores de um ano e 92%, em crianças de até sete meses. Em 2011, o País registrou 55 mortes pela doença – todas entre crianças menores de seis meses de idade.
12/09/2013 – Evento discute Plano de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Resumo: No último dia 11/09, a Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Alagoas (DIVISAM) apresentou seu Plano Integrado de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos no auditório do Maceió Mar Hotel, aos coordenadores de Vigilância Epidemiológica Sanitária e Ambiental da 1ª, 5ª e 6ª regiões de saúde. O evento também contou com a participação de representantes de órgãos parceiros que atuam na área de agrotóxicos, como a Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (EMATER), do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). De 2010 a 2012, dos 6.499 casos notificados de intoxicação, 539 foram ocasionados por agrotóxicos agrícolas, domésticos, de saúde pública, raticidas e produtos veterinários – o que corresponde a 8,2% dos casos – , segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, nos últimos três anos, as notificações por raticidas lideraram com 214 casos, em seguida aparecendo as por agrotóxicos agrícolas, com 195 ocorrências. As intoxicações por derivados agrícolas representaram 38% das ocorrências no estudo.
13/09/2013 – Casos de Febre Maculosa preocupam autoridades de saúde no noroeste do Espírito Santo
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Colatina, no noroeste do Espírito Santo, informou que, juntamente com a Direção Regional da Secretaria Estadual de Saúde, estará intensificando nos próximos dias as ações de prevenção e controle da Febre Maculosa na região. Segundo dados da vigilância epidemiológica do município, de agosto do ano passado até setembro deste ano, foram detectados 16 casos, incluindo dois óbitos. Entendendo que esse não é um problema unicamente do município, a Superintendência Regional está formulando um projeto de ações preventivas, de informações, capacitação para médicos, profissionais de saúde e conscientização da população sobre os riscos da doença. A ação será realizada através de panfletagem e abordagem direta aos moradores de Colatina e de outros 18 municípios do noroeste do estado.
13/09/2013 – Paraguai já soma 232 mortes por Dengue neste ano
Resumo: No Paraguai, pelo menos 232 pessoas morreram vítimas de Dengue, entre janeiro e agosto deste ano. Os dados constam no último Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (13/09), pelo Ministério da Saúde do país. Segundo o relatório, dos 150 mil casos notificados no país, pelo menos 130 mil receberam diagnóstico confirmatório. A epidemia de Dengue que afeta o Paraguai é a pior registrada no país: em 2012 houve 70 mortes de um total de 30.823 casos confirmados.
13/09/2013 – Autoridades de saúde investigam surto de Legionelose entre jardineiros na Escócia
Resumo: Na última sexta-feria (13/09), as autoridades de saúde escocesas anunciaram que estão investigando um surto de Legionelose entre jardineiros de uma escola localizada nos arredores de Edinburgh. Na ocasião, quatro funcionários da Cargilfield Preparatory School desenvolveram quadro infeccioso provocado pela bactéria Legionella longbeachae. Destes, dois permanecem internados em estado grave na UTI de um hospital local. “Estamos trabalhando em parceria com especialistas para rastrear a origem da infecção”, informou Richard Othieno, consultor de saúde da NHS Lothian. Até o momento, a principal suspeita é a de contaminação dos sistemas de água da instituição.
14/09/2013 – Norte das Filipinas registra mais de 200 casos de Chikungunya
Resumo: Em Ilocos Sur, província situada no norte das Filipinas, mais de 200 moradores já foram diagnosticados com Chikungunya neste ano. Segundo Edgar Rante, diretor municipal de saúde de Burgos – capital da província -, o órgão já solicitou ajuda do Departamento Regional de Saúde (DOH) para realizar as estratégias de prevenção e controle da doença. A ocorrência de muitos casos da doença nestas regiões está associada às precárias condições sanitárias, as quais favorecem a proliferação do mosquito vetor da doença.
14/09/2013 – Alerta para Coqueluche no Texas (EUA)
Resumo: Em Loredo, condado localizado no estado norte-americano do Texas, pelo menos 17 casos de Coqueluche foram confirmado desde o início do ano. Em todo o estado, o número de ocorrências já chega a 2.160. Diante deste quadro, o diretor do Departamento Estadual de Saúde, Hector Gonzalez, emitiu uma série de recomendações à população para ajudar a reduzir a transmissão da doença. Além disso, o órgão disponibilizou um telefone gratuito para que a população possa esclarecer dúvidas sobre o agravo.
15/09/2013 – Surto de diarreia atinge província moçambicana de Zambézia
Resumo: Em Zambézia, província localizada na Região Central de Moçambique, um surto diarreico provocou a morte de cinco pessoas nesta semana. Apesar da garantia, por parte das autoridades de saúde provinciais, de que a situação está controlada, instâncias locais reforçaram, junto à população, a necessidade de medidas de prevenção adequadas. “Que cada família, cada indivíduo, continue com essas medidas de prevenção, porque não podemos esperar a ocorrência de casos e nossa família para tomarmos essas medidas preventivas”, declarou Horca Naera, diretora de Saúde e Atenção Social de Alto Molócue, em Zambézia. Nas últimas semanas, mais de 200 casos de diarreia aguda foram registrados na província.
15/09/2013 – Vigilância Ambiental vacina 40,3 mil cães e gatos contra Raiva no DF
Resumo: No Distrito Federal, a campanha de vacinação contra Raiva destinada a cães e gatos fechou o primeiro dia, da etapa urbana, com 40.312 animais imunizados, segundo balanço divulgado no último domingo (15/09) pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. A ação irá se repetir nos dias 21 e 28 de setembro. “O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho de rotina”, afirmou a médica veterinária Cleide Santana, chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos. “Em 2013, tivemos dois casos confirmados, um de bovino e outro de morcego. A única e última vez em que tivemos um caso humano foi em 1979”, explicou a representante.
15/09/2013 – Norte do México registra mais duas mortes por Rickettsiose
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde mexicano confirmou mais duas mortes por Rickttsiose no estado de Coahuila – extremo norte do país. Com estas, subiu para 07 o total de óbitos pela doença este ano, no estado. Apenas na última semana, foram detectados mais três casos em Coahuila, elevando para 37 os casos confirmados no estado em 2013. De acordo com o órgão, os casos foram distribuídos entre os seguintes municípios: Saltillo (21 casos) – capital do estado -, Parras de la Fuente (07 casos), Ramos Arizpe (03 casos), Acuña (02 casos), San Pedro de las Colônias (02 casos), Múzquiz (01 caso) e Francis I (01 caso). Além destes, o Ministério da Saúde ainda aguarda o laudo dos exames de um menino de 11 anos, morto com suspeita da doença no início do mês.
16/09/2013 – FAO alerta sobre ameaça dos vírus da Gripe Aviária
Resumo: Nesta segunda-feira (16/09), a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) fez um alerta à comunidade internacional acerca da ameaça dos vírus da Gripe Aviária H7N9 e H5N1, tendo em vista a chegada do período de maior transmissão em muitos países. “Devemos manter uma vigilância constante”, disse o diretor do departamento de Veterinária da FAO, Juan Lubroth, em reunião conjunta com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Na ocasião, representantes das instituições enfatizaram a necessidade de continuar a trabalhar, especialmente no monitoramento contínuo, ao longo de todo o sistema de produção e comercialização e no desenvolvimento de planos de contingência e de mecanismos de compensação.
16/09/2013 – Áustria inaugura biblioteca europeia de mostras biológicas
Resumo: Nesta segunda-feira (16/09), o governo austríaco inaugurou o que promete ser uma das mais importantes bibliotecas europeias de mostras biológicas, a Infraestrutura de Biobancos e Recursos Biomoleculares para a Pesquisa (BBMRI). Sediada em Graz, no sul do país, a biblioteca tem por objetivo facilitar o acesso de pesquisadores europeus aos bancos de dados de mostras biológicas, como sangue, soro, plasma e urina, as quais permitem a realização de estudos sobre doenças, visando o desenvolvimento de novos diagnósticos e terapias. “Começamos com a participação dos biobancos europeus, o que representa 20 milhões de amostras”, indicou um dos chefes do projeto, Kurt Zatloukal. O objetivo da BBMRI é melhorar a cooperação e o trabalho comum das instituições que participam no projeto, patrocinado pela União Europeia e apoiado pelo European Strategy Forum on Research Infrastructures (ESFRI).
16/09/2013 – Governo peruano suspende repasse de merenda escolar após surtos de gastroenterite no sul do país
Resumo: Em Abancay, província localizada ano sul do Peru – Região de Apurimac, autoridades de saúde suspenderam o fornecimento da merenda escolar após a detecção de surtos de gastroenterite entre alunos de mais de três escolas de dois distritos – Abancay e Curahuasi. No total, 24 alunos dos ensinos pré-escolar e primário desenvolveram quadro de dor abdominal, vômitos e diarreia. Paralelamente, o governo anunciou a criação dos Comitês de Alimentação Escolar (CAE) para investigar a origem da contaminação, além de identificar pontos de fragilidade no processo de fornecimento e distribuição dos alimentos. Conforme nota divulgada pela equipe técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Warma Qali -, contratos com fornecedores e prestadores de serviço poderão ser revistos, e até mesmo cancelados, ao longo do processo de investigação.
17/09/2013 – Ranking classifica Brasil como 14° maior produtor mundial de pesquisas científicas
Resumo: Segundo relatório publicado esta semana pela empresa Thomson Reuters, o Brasil está em 14° lugar no ranking mundial de países produtores de pesquisas científicas. No total, os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos no ano passado, o equivalente a 2,2% de toda a produção mundial em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu 10 posições nesse ranking. A China conquistou o primeiro lugar neste levantamento, seguida por Estados Unidos, Japão e Europa. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
18/09/2013 – Estudo sinaliza para inundações e terremotos como o maior perigo às cidades
Resumo: Dentre os desastres naturais, as inundações e os terremotos são os que representam o maior risco para os habitantes de todo o mundo, segundo um estudo realizado pela seguradora suíça Swiss Re. Publicado na última quarta-feira (18/09), o estudo mostra que 308 milhões de pessoas poderiam ser afetadas por grandes inundações, em decorrência do aumento dos níveis de água nos rios. Cerca de 280 milhões de habitantes também poderiam ser atingidos por terremotos severos. O trabalho abrangeu 616 centros urbanos do globo, avaliando os riscos ligados à cinco tipos de catástrofes naturais. O trabalho concluiu ainda que as cidades da Ásia são as mais vulneráveis do mundo. Atualmente, 1,7 bilhão de pessoas vivem em centros urbanos, o que representa um quarto da população global. Em 2050, cerca de 6,3 bilhões de pessoas poderão viver nas cidades.
19/09/2013 – Furacão e tempestade tropical deixam 21 mortos no México
Resumo: Pelo menos 97 pessoas morreram, e outras milhares ficaram desabrigadas, após a passagem do furacão Ingrid e da tempestade tropical Manuel pelo México. Desde a semana passada, diversas áreas do país têm sofrido com as fortes chuvas e inundações, as quais destruíram estradas e pontes e provocaram deslizamentos de terra que soterraram casas e moradores. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, uma área de baixa pressão localizada sobre o sul do Golfo do México, região produtora de petróleo, tem 60% de chance de se tornar um ciclone tropical durante as próximas 48 horas, podendo causar chuvas torrenciais em áreas já inundadas no sul e leste do território mexicano. Cerca de 60 pessoas ainda estão desaparecidas após um deslizamento de terra em Atoyac, município localizado nos arredores de Acapulco – Estado de Guerrero -, segundo informou o presidente do país, Enrique Peña Nieto. No local, 288 pessoas foram resgatadas.
19/09/2013 – Casos de Pólio se espalham pelo Corno da África
Resumo: Nos últimos meses, um surto de Poliomielite vem se espalhando entre países da região conhecida como “Corno da África”. Somente na semana passada, mais 07 casos novos de infecção por Poliovírus selvagem 1 (PVS-1) foram detectados na região, sendo 06 na Somália e 01 no Quênia. Com estes, subiu para 185 o total de casos da doença registrados este ano na região, sendo 169 na Somália (70% das notificações), 15 no Quênia e 01 na Etiópia. Quanto aos países onde a doença ainda é endêmica – Nigéria, Paquistão e Afeganistão – houve uma redução de 40% neste ano em relação ao percentual verificado durante todo o ano passado. Em 2012, foram registrados 122, 58 e 37 casos na Nigéria, no Paquistão e no Afeganistão, respectivamente. Já em 2013, o balanço parcial totaliza 47, 28 e 04 casos na Nigéria, no Paquistão e no Afeganistão, respectivamente.
20/09/2013 – Leishmaniose Visceral já matou 07 pessoas este ano em Fortaleza (CE)
Resumo: Desde o início do ano, 110 pessoas foram diagnosticadas com Leishmaniose Visceral em Fortaleza, das quais 07 sucumbiram ao agravo, segundo informações da Coordenadoria de Combate à Doença da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o médico veterinário e coordenador do programa, Arturo Carvalho, neste mesmo período, 4,1 mil cães foram infectados, o que representa um aumento de 152% em relação a incidência verificada no mesmo período de 2012, quando ocorreram 1.618 casos. Entre os bairros que merecem atenção redobrada por parte da SMS estão Barra do Ceará, com 06 casos neste ano, e uma média anual de 11 casos confirmados, e Messejana, com média de 08 ocorrências anuais.
20/09/2013 – São Tomé e Príncipe investe US$ 500 mil no combate à Malária
Resumo: Nesta semana, o governo de São Tomé e Príncipe anunciou um investimento de US$ 500 mil em um novo inseticida para auxiliar no combate à Malária. A verba foi repassada pelo Fundo das Nações Unidas destinado à luta contra a doença. O novo produto será utilizado na próxima fase de pulverização intradomiciliar, já em curso no arquipélago. Segundo Horodes Rompão, diretor do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, o Estado santomente gasta, em média, US$ 395 no tratamento de cada indivíduo infectado. Por isso, as autoridades sanitárias estão elaborando uma legislação para multar em 400 euros os cidadãos que recusarem a cooperar com pulverização intradomiciliar.
20/09/2013 – Jaipur já totaliza 13 mortes por Scrub typhus a partir de julho (Índia)
Resumo: Em Jaipur, capital da província indiana de Rajasthan, pelo menos 13 pessoas morreram vítimas de Scrub typhus – um tipo de Rickettsiose conhecida como Tifo das Moitas –, desde julho deste ano. Em 2013, 169 casos da doença foram confirmados na cidade. Segundo o Drº Ramam Sharma, diretor do Hospital Sawai Man Singh - onde a maioria das vítimas está sendo tratada -, tanto a incidência quanto a mortalidade da doença aumentaram com a recente chegada da estação chuvosa. O Scrub typhus é causada por bactérias do gênero Rickettsia tsutsugamushi, sendo transmitida por ácaros. Após um período de incubação de 6 a 20 dias, os sintomas incluem febre, cefaleia, gastroenterite, dor muscular, tosse e inflamação da membrana mucosa do estômago e intestino. Lesões cutâneas também podem estar presentes.
20/09/2013 – Surto de Cólera atinge escolas municipais de Mariel (Cuba)
Resumo: Em Mariel, município localizado na província cubana de Artemisa – noroeste do país -, autoridades de saúde estão investigando a ocorrência de casos de Cólera entre escolas municipais. Até o momento, pelo menos 18 alunos foram diagnosticados com a doença na aldeia de Zayas. No início do mês, o governo local já havia solicitado uma reunião de emergência com trabalhadores do controle de vetores, a qual foi realizada na Policlínica Cabañas. Naquele momento, o município já contabilizava 14 casos confirmados da doença. As aulas permanecem temporariamente suspensas nas escolas onde houve registro de casos.
20/09/2013 – SESAPI confirma 04 mortes por Influenza A H1N1 em Teresina (PI)
Resumo: Neste ano, foram registradas 04 mortes em decorrência do vírus Influenza A H1N1 em Teresina (PI), segundo informou a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), Telma Evangelista. O último relato de caso fatal na capital envolveu “um homem de aproximadamente 50 anos, que teria feito uma viagem ao Sul do Estado, onde pode ter adquirido a doença”, conforme descreveu a diretora. “A situação está sob controle, não temos epidemia nenhuma. A população pode ficar tranquila, porque o padrão dessa doença é acontecer mesmo durante o ano inteiro em casos isolados”, explicou a gestora.
20/09/2013 – Dourados-MS registra 1ª morte por Leishmaniose
Resumo: Na última quinta-feira (19/09), a Secretaria de Saúde de Dourados (MS) confirmou a primeira morte por Leishmaniose no município. A vítima era um homem de 61 anos, falecido no último dia 10/09, o qual estava internado desde o dia 20 de agosto, com passagem por pelo menos três hospitais da região. Durante as internações, o paciente relatou quatro de apatia, cansaço e perda de peso (cerca de 14 quilos) nos últimos seis meses. Referiu-se ainda dispneia progressiva nos últimos 15 dias, seguido de hemoptise, febre e sudorese noturna. Ele morava sozinho e passava a maior parte do tempo fora da cidade. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-MS).
20/09/2013 – Ribeirão Bonito elimina casos de Varicela após disponibilizar vacina na rede pública de saúde
Resumo: De janeiro a agosto deste ano, não houve registro de caso de Varicela no município de Ribeirão Bonito, no interior paulista, segundo boletim epidemiológico divulgado no último dia 12/09, pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde janeiro do ano passado, a vacina contra a doença está disponível nos quatro postos de saúde do município. A iniciativa fez com que os casos caíssem de 33, em 2011, para 18, em 2012. De fato, o último registro ocorreu em julho do ano passado. Conforme destacou o órgão, o investimento na prevenção gerou economia para os cofres públicos. Logo, cada dose de vacina custa R$ 80 e por ano nascem, em média, 150 crianças no município, o que resulta em um custo de R% 12 mil com a vacinação. De acordo com a secretaria, caso a criança adoeça e tenha complicações, como a pneumonia, o gasto semanal com internação pode chegar a R$ 500.
20/09/2013 – SMS de Bauru (SP) confirma mais um casos de LVA
Resumo: No último dia 18/09, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bauru, no interior paulista, através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou mais um caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) na cidade. Trata-se de um menino de 05 anos, morador do Parque Jaraguá, e que foi tratado no Hospital Estadual de Bauru. Com este, o município já totaliza 18 casos de LVA em 2013. Em 2012, foram 35 casos da doença, incluindo três mortes - duas com sintomas iniciados em 2011 e uma em 2012. Frente a isto, a SMS alerta para os cuidados a serem tomados que podem ajudar a prevenir a LVA, principalmente nos próximos meses que apresentam clima mais quente e úmido, propício para a proliferação do mosquito palha (flebótomo), transmissor da doença.
20/09/2013 – Surto de Sarampo atinge município no norte de Angola
Resumo: Desde o início de junho, o município de Cambundi-Catembo, no norte de Angola, vem enfrentando um surto de Sarampo. Até o momento, 25 casos já foram confirmados, o que vem preocupando as autoridades de saúde não apenas no município, mas em toda a província de Malanje. Para mudar a situação, as autoridades sanitárias locais prometeram intensificar as ações de imunização, segundo informou o chefe do Departamento de Saúde de Cambundi-Catembo, Gonçalvez Amacuri. “Na região há certas áreas em que temos problemas com o Sarampo e, portanto, intensificaremos a vacinação de rotina”, afirmou.
20/09/2013 – MG já totaliza 134 mortes por Gripe neste ano
Resumo: Na última sexta-feira (20/09), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou um Boletim Epidemiológico atestando 134 mortes por Gripe este ano, no Estado. De acordo com os dados levantados, 547 pessoas já foram infectadas pelo vírus Influenza em 2013. Além disso, a capital Belo Horizonte lidera a lista dos municípios com mais mortes pelo agravo, sendo 17 até agora. Por outro lado, dentre o total de mortes registradas no Estado, 109 foram provocadas pelo vírus A H1N1, 04 causadas pelo Influenza B, 07 pelo Influenza A H3 sazonal e 14 pelo vírus Influenza não classificado.
20/09/2013 – ISP chileno confirmam mais dois casos de Meningite por sorotipo W-135
Resumo: No último fim de semana, o Instituto de Saúde Pública (ISP) chileno confirmou mais dois casos de Meningite por sorotipo W-135, ambos envolvendo crianças menores de um ano. A primeira vítima é uma crianças de 08 meses que está internada na região metropolitana de Santiago, e inicialmente havia apresentado um quadro de artrite séptica em um dos tornozelos. O segundo caso é uma crianças de seis meses natural da Região de Bio Bio, que desenvolveu um quadro de maior gravidade em relação ao primeiro. Desde o começo do ano, o País já contabilizou 61 casos da doença, ou seja, um a mais do que o total registrado durante todo o ano passado. Tendo em vista a magnitude do problema, o governo reafirmou que continuará mantendo a vacinação gratuita para crianças menores de cinco anos.
20/09/2013 – Ministério da Saúde libera R$ 11,280 milhões para programas de desnutrição infantil
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 11,280 milhões para investir em programas de combate à desnutrição infantil. A verba será destinada aos municípios participantes da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil. Foram contemplados os municípios dos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Segundo a Portaria publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.), os recursos são distribuídos de acordo com a avaliação das metas pactuadas para este ano.
20/09/2013 – Camboja registra mais de 25 mil casos de Malária nos primeiros oito meses do ano
Resumo: Nos primeiro oito meses do ano, o Ministério da Saúde do Camboja registrou 25.050 casos de Malária em todo o país. Destas, 06 ocorrências resultaram em óbito. Apesar da incidência ainda se manter elevada no país, houve uma queda de 49% em relação ao percentual de casos verificado no mesmo período do ano passado, quando o país somou 45.553 notificações. Além disso, o ano de 2012 fechou com 45 mortes em decorrência do agravo, sendo 31 nos primeiros oito meses do ano. No ano passado, mais de um milhão de redes mosquiteiras foram distribuídas às populações mais vulneráveis do país. Em 2012, o País registrou 48.810 casos de Malária.
20/09/2013 – Pernambuco registra 14 mortes por Meningite Meningocócica em 2013
Resumo: Desde o início do ano até o último dia 18/09, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco registrou 14 mortes por Meningite Meningocócica no Estado. Além disso, dos 98 casos notificados neste ano junto ao órgão, 79 foram confirmados. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 20 notificações e 12 confirmações. Já o ano de 2012 fechou com um registro total de 130 casos, sendo 111 confirmados e 22 mortes. O caso fatal mais recente envolveu um menino de nove anos no município de Jaboatão dos Guararapes – Região Metropolitana do Recife. Este foi o terceiro óbito registro este ano no município.
21/09/2013 – Sarampo mata 40 crianças no noroeste da Nigéria
Resumo: Neste ano, pelo menos 40 crianças morreram vítimas de Sarampo em Kaduna, estado localizado no noroeste da Nigéria. De acordo com as autoridades de saúde locais, ao menos 23 áreas do Estado estão enfrentando uma grave epidemia da doença. Desde o início do ano, o Estado já soma mais de 1.000 casos, segundo informou Sufyan Babale, secretário executivo da Agência de Cuidados Primários de Saúde de Kaduna. Nos últimos seis meses, mais de 4 mil casos de Sarampo foram detectados entre os Estados do norte da Nigéria. Em resposta à epidemia, uma campanha de vacinação em massa será realizada entre os dias 05 e 09 de outubro na região.
21/09/2013 – Quatorze crianças são internadas com quadro de intoxicação alimentar em Iraí de Minas (MG)
Resumo: Em Iraí de Minas, no Triângulo Mineiro – Região do Alto Parnaíba -, pelo menos 14 crianças com idades entre um e três anos, alunas de uma creche municipal, desenvolveram quadro de intoxicação alimentar ao longo da última semana. As crianças, que estavam no Hospital Municipal da cidade, foram transferidas para uma instituição particular de Monte Carmelo, a 41 quilômetros de distância de Iraí de Minas. Nesta segunda-feira (23/09), uma equipe da Vigilância Sanitária foi enviada para verificar a qualidade da água da creche.
21/09/2013 – Surto de Salmonelose já soma um óbito e seis infectados em Hopkins (EUA)
Resumo: Em Hopkins, um dos 120 condados do estado norte-americano de Kentucky, autoridades de saúde estão investigando um surto de Salmonelose que já resultou na morte de uma pessoa. Além dessa, outras seis foram diagnosticadas com a doença, das quais quatro ainda permanecem hospitalizadas. Funcionários do Departamento de Saúde de Hopkins afirmaram que ainda não é possível determinar a origem da contaminação. Porém, com base em sua experiência nas investigações de surtos de Salmonelose, o órgão tem trabalhado principalmente com duas hipóteses: uma que considera a contaminação de um determinado alimento e outra relacionada à manipulação de animais.
22/09/2013 – Tufão Usagi mata 20 pessoas no sul da China
Resumo: Pelo menos 20 pessoas morreram após a passagem do Tufão Usagi pela província chinesa de Guandong – sul do país, segundo informou a agência de notícias estatal CCTV. A cidade mais castigada foi Shawei, onde ventos violentos acompanhados de chuvas torrenciais destruíram casas e plantações. Em busca de segurança, mais de 80 mil pessoas foram para a vizinha província de Fujian, após um alerta emitido pelo Centro Nacional de Meteorologia da China. Segundo o governo chinês, esta já pode ser considerada a mais poderosa tempestade tropical do ano.
23/09/2013 – Surto de gastroenterite por E. coli O157:H7 já soma 21 casos no Canadá
Resumo: Nesta semana, a Agência de Saúde Pública do Canadá confirmou mais 07 casos de gastroenterite por E. coli O157:H7 associados ao consumo de lotes de queijo contaminados – queijo tipo Gouda da marca Gort®. Com estes, subiu para 21 o total de ocorrências desde que o evento foi detectado no país. Pelo menos uma pessoa morreu em decorrência do surto. As províncias envolvidas foram: Colúmbia Britânica (09 casos), Alberta (09 casos), Saskatchewan (01 caso), Manitoba (01 caso) e Quebec (01 caso).
23/09/2013 – Tornado mata duas e fere mais de 60 pessoas no interior paulista
Resumo: Em Taquarituba, município do interior paulista, duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas após a passagem de um tornado na tarde deste domingo (22/09). Segundo informações da Polícia Militar, um esquema especial foi montado no hospital da cidade para atender as vítimas, inclusive com o auxílio de médicos da região. O Corpo de Bombeiros não soube informar para onde as pessoas desalojadas serão encaminhadas, nem quantas moradias foram destruídas. De acordo com a Somar Meteorologia, o temporal que atingiu a região foi resultado de uma frente fria que veio do Sul do país, trazendo nuvens carregadas à região. Já o prefeito, Miderson Janello Milléo, informou que duas áreas foram afetadas: uma urbana, com 150 moradias, e o parque industrial.
23/09/2013 – Mortes por LV em Mato Grosso do Sul superam os registros de 2012
Resumo: Em Mato Grosso do Sul, o número de mortes por Leishmaniose Visceral (LV), verificado desde o início do ano até o último dia 22 de agosto, já superou o total do ano passado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do, ao longo de 2012, foram confirmados 330 casos no Estado, incluindo 20 mortes. Até o dia 22 do mês passado, das 154 pessoas diagnosticadas com a doença, 23 morreram. O caso fatal mais recente ocorreu em Dourados, no fim de semana, e envolveu um homem de 61 anos. Este foi o primeiro óbito do ano ocorrido na cidade, em consequência da doença.
24/09/2013 – Autoridades de saúde investigam surto de intoxicação alimentar em Alpinópolis (MG)
Resumo: Em Alpinópolis, município localizado no sul de Minas Gerais, autoridades de saúde estão investigando um surto de intoxicação alimentar. Desde o início da semana, mais de 120 pessoas deram entrada em unidades de saúde locais com sintomas de gastroenterite, depois de consumir sanduíches com maionese caseira em uma tradicional lanchonete da cidade. A procura por atendimento cresceu vertiginosamente no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, por conta do evento. Já a lanchonete foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal, que recolheu várias amostras de alimentos no local para análise.
24/09/2013 – Governo libera R$ 287 milhões para 643 Unidades Básicas de Saúde
Resumo: Nesta semana, o governo federal anunciou a liberação de R$ 287,11 milhões para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). A portaria que prevê o investimento foi publicada nesta terça-feira (24/09) no Diário Oficial da União (D.O.U.). O repasse faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e será destinado a construção de 643 Unidades Básicas de Saúde em 273 municípios de 24 Estados – Acre, Amapá e Distrito Federal não foram contemplados. Há dois meses o Ministério da Saúde já havia anunciado um investimento de R$ 419 milhões para a construção de 805 postos de saúde em 171 municípios.
25/09/2013 – Cresce o número de acidentes com escorpiões em Fortaleza (CE)
Resumo: A cada ano, cresce o número de acidentes com escorpiões em Fortaleza (CE). Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram notificados 1.567 casos, o que representa um aumento de 8,3% em relação a igual período do ano passado. Ao todo, foram registrados 2.170 acidentes em 2012. A estimativa é que, para este ano, o número seja ainda maior. Os dados são do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), que justifica o aumento do número de vítimas das picadas como fruto do crescimento populacional do animal.
25/09/2013 – Cerca de 40 mil animais já foram imunizados contra a Raiva em São Luís (MA)
Resumo: Até agora, cerca de 40 mil animais já foram vacinados contra a Raiva em São Luís do Maranhão. Até o final de novembro, época prevista para o término da campanha, espera-se alcançar a meta pactuada de pelo menos 90 mil animais imunizados. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), João Batista Pires, a população está colaborando de forma bastante satisfatória com a imunização, abrindo suas portas e recebendo as equipes. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), durante mais de 20 anos não houve registro de casos de Raiva em humanos na região metropolitana de São Luís. No ano passado, foram 55 casos em cães. Já em 2013, a secretaria já totaliza 08 casos de Raiva Canina na Grande São Luís. “Essa diminuição de casos já é reflexo do trabalho contínuo que realizamos desde o começo do ano”, ressaltou o coordenador.
25/09/2013 – IDARON intensifica ações de prevenção a Raiva na Região do Cone Sul (Rondônia)
Resumo: Nesta semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) anunciou que irá intensificar as ações de prevenção e controle da Raiva na Região do Cone Sul. O órgão está em alerta após a confirmação da morte de dois animais por Raiva no município de São Francisco do Guaporé (RO). Segundo o supervisor regional da agência do município, Rogério Santos Ambrósio, um equino e um bovino foram contaminados e mortos pela doença. “Os dois animais eram de propriedades diferentes, mas vizinhas. Nós já notificamos todas as propriedades num raio de 12 quilômetros, para que os produtores façam a vacinação”, explicou Ambrósio.
25/09/2013 – Circulação do vírus H7N3 faz governo mexicano instituir quarentena em granjas avícolas de Aguascalientes e Tlaxcala
Resumo: Na última quinta-feira (19/09), a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA) mexicana determinou a instauração de quarentena em granjas avícolas de dois municípios da Região Central do país – Aguascalientes e Tlaxcala. A decisão foi tomada após ter sido comprovada a circulação do vírus Influenza A H7N3, causador da Gripe Aviária, em propriedades locais. Segundo Enrique Sanchez Cruz, diretor-chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade (SENASICA), a detecção do vírus surpreendeu a entidade, uma vez que, neste ano, foi feito um grande investimento para imunizar criações contra a doença em diversas regiões do país. Somente neste ano, foram aplicadas mais de 350 milhões de doses de vacina em propriedades de Jalisco, Guanajuato, Puebla, Aguascalientes e Tlaxcala. Além disso, cerca de 638 mil propriedades foram inspecionadas e mais de 558 mil amostras laboratoriais foram processadas em vários municípios mexicanos.
25/09/2013 – Morte de menina por Varicela deixa em alerta as autoridades de saúde em Maracaí (SP)
Resumo: A morte de uma menina de quatro anos, na madrugada desta quarta-feira (25/09), por complicações de Varicela, deixou em alerta as autoridades de saúde em Maracaí, no sudoeste paulista. De acordo com informações de familiares, a criança apresentava sintomas da doença há seis dias e morreu no momento em que aguardava uma transferência no Hospital Regional de Assis (SP). Atualmente, a cidade enfrenta um surto da doença, segundo declarou o chefe da Vigilância Epidemiológica de Maracaí. Somente em uma creche da cidade, pelo menos 21 crianças estão afastadas por conta da doença. Com base em um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, até julho de 2013 foram registrados 612 surtos do agravo, com 2.230 casos e quatro mortes. No ano passado, a secretaria contabilizou 3 mil surtos, com 18.934 casos com 26 óbitos.
25/09/2013 – Incidência de Sarampo na Turquia aumenta 20 vezes em relação a 2012
Resumo: Segundo dados da Associação Médica Turca (TTB, sigla em turco), o número de casos de Sarampo aumentou 20 vezes no país em relação ao percentual verificado no ano passado. Enquanto que no primeiro semestre de 2012 a Turquia registrou 349 casos de Sarampo, neste ano, este total já atingia a impressionante marca de mais de 6 mil casos no final de junho, segundo informou o ministro da Saúde, Mehmet Müezzinoğlu. Conforme destacou a TTB, houve um crescimento expressivo na incidência da doença particularmente nas províncias do sul, onde cada vez mais vem sendo observada a chegada de imigrantes sírios, motivados pela guerra civil no país. Porém, o Instituto de Saúde Pública turco rebateu a declaração de que esta tenha sido a principal causa do surto no país. “A origem do surto não foi a chegada do povo sírio, mas sim a própria Europa, que atualmente enfrenta uma grave epidemia da doença”, declarou o vice-presidente do órgão, Mehmet Ali Torunoğlu.
25/09/2013 – Mulher de 40 anos morre vítima de Leishmaniose no norte de MG
Resumo: No último dia 21/09, uma mulher de 40 anos morreu vítima de Leishmaniose Visceral em Capitão Enéas, município localizado no norte de Minas Gerais. De acordo com parentes, ela permaneceu internada por 37 dias antes de falecer. “Ela não apresentou nenhum sintoma que evidenciasse alguma doença. Sempre teve boa saúde e só percebemos quando ela passou mal e tivemos que interna-la às pressas”, declarou o filho da vítima. Em nota, a Prefeitura informou que a Secretaria de Saúde está investigando as circunstâncias da morte. Além disso, o órgão destacou que os trabalhos de limpeza e pulverização dos locais favoráveis à proliferação do mosquito vetor (flebótomo) estão sendo realizados desde 2013.
25/09/2013 – San Rafael notifica três casos graves de Botulismo (Argentina)
Resumo: Em San Rafael, município situado no oeste da Argentina, autoridades de saúde notificaram junto ao Ministério da Saúde a ocorrência de três casos graves de Botulismo. As vítimas foram duas irmãs, uma de 61 e outra de 64 anos, e a tia delas, de 84 anos, as quais permanecem internadas em coma induzido na UTI do Hospital Espanhol San Rafael. Segundo as investigações, a contaminação ocorreu mediante o consumo de uma conserva caseira durante um jantar na casa de uma das vítimas, na localidade de Cuadro Benegas. Em entrevista a uma rádio local, o Dr. Valentine Files, chefe da Terapia Intensiva do San Rafael, informou que os alimentos consumidos pelas pacientes foram pimentão, berinjela e carne em conserva. Ainda segundo Valentine, nos últimos anos, o San Rafael tem sido referência para tratamento dos casos de Botulismo que surgem na província – Província de Mendoza. De 2003 a 2012, pelo menos 98 pessoas deram entrada na instituição com quadro da doença.
25/09/2013 – Feira de Santana (BA) já soma 180 casos de Varicela
Resumo: No município de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador (BA), a Vigilância Epidemiológica confirmou o registro de 180 casos de Varicela neste ano. Somente no mês de agosto, foram registradas 50 ocorrências. Para combater a doença, a partir desta terça-feira (01/10), a vacina contra Varicela será distribuída gratuitamente nos postos de saúde do município para crianças com idades entre quinze meses e um ano e onze meses. Antes, a vacina era oferecida apenas na rede particular, em duas doses, com o custo de R$ 140 cada.
26/09/2013 – Caminhoneiro morre com suspeita de Hantavirose no sudoeste de MT
Resumo: Na quarta-feira (25/09), um caminhoneiro de 49 anos morreu com suspeita de Hantavirose em Tangará da Serra, município localizado no sudoeste de Mato Grosso – a 242 km de Cuiabá. Segundo familiares, a vítima passou mal pela primeira vez há menos de 15 dias e, assim que procurou atendimento em uma unidade pública de saúde, foi transferido para a UTI de um hospital particular. Desde então, seu estado de saúde piorou. A Vigilância Epidemiológica do município já recebeu o laudo oficial atestando as causas da morte como complicações por Hantavirose – pneumonia associada à falência múltipla dos órgãos. Para a esposa da vítima, é provável que o caminhoneiro tenha sido infectado durante o trabalho, já que ele atuava no transporte de grãos. “Fico imaginando sobre quantas pessoas estão trabalhando nesses campos, fazendas, fazendo o mesmo serviço dele. Muitos pegam essa doença e continuam sem saber”, ponderou.
26/09/2013 – Técnicos das 24ª e 30ª DIRES participam de curso sobre controle de escorpiões no sul da BA
Resumo: No sul da Bahia, técnicos das 24ª e 30ª Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), com sede em Caetité e Guanambi, participaram de uma capacitação em manejo e controle de escorpiões. O curso foi ministrado entre os dias 17 e 20 do mês passado, e teve como público-alvo os coordenadores de Vigilância Epidemiológica e agentes de endemias. A atividade foi promovida pelo Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE), em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (LACEN). A iniciativa teve por objetivo fortalecer as ações de manejo ambiental para controle de escorpiões, levando à redução do número de acidentes e, consequentemente, de sua morbi-mortalidade. Segundo Jucelino Nery, técnico do CIAVE, e coordenador do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos no estado da Bahia, vem sendo verificado um aumento significativo de casos nos últimos anos em todo o país, sendo a Bahia o segundo estado no ranking de ocorrências, com taxa de letalidade (0,2%) acima da média nacional. De acordo com o CIAVE, o estado registrou 9.170 acidentes com escorpiões em 2012. A região de Caetité, por sua vez, liderou a lista de notificações do agravo no estado, com 1.328 ocorrências no ano passado, ou seja, o equivalente a 14,5% das notificações.
26/09/2013 – Departamento de Saúde do Novo México (EUA) registra terceiro caso de Peste Negra
Resumo: No último dia 25/09, o Departamento de Saúde do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, confirmou o terceiro caso de Peste Negra registrado este ano, no Estado. Desta vez, a vítima foi um homem de 52 anos, morador do condado de Santa Fé. Segundo o chefe do Departamento de Saúde, Dr. Retta Ward, equipes de saúde já estão no local onde a vítima morava para realizar as medidas de prevenção e controle ambiental, além da busca por novos casos. “Nós vamos bater de porta em porta informando os moradores sobre os riscos da doença e suas formas de prevenção”, acrescentou o coordenador.
26/09/2013 – Surto de gastroenterite por E. coli O157 atinge condado na costa oeste dos Estados Unidos
Resumo: Desde o último dia 22/09, um surto de gastroenterite por E. coli O157 vem atingindo o condado de Marin – estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Até agora, pelo menos seis pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo cinco confirmados por exames laboratoriais, segundo informou o diretor do Departamento de Saúde Pública do condado, Dr. Matt Willis. No total, quatro vítimas necessitaram de hospitalização. Durante pronunciamento, Willis afirmou que o órgão está trabalhando em parceria com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia para tentar identificar a origem da contaminação. No entanto, o diretor lembra que ainda não foi possível determinar se os casos compartilharam ou não uma fonte comum de infecção.
26/09/2013 – Região Metropolitana de Campinas registra uma morte por Meningite a cada duas semanas
Resumo: De janeiro a julho deste ano, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou, em média, uma morte por Meningite a cada duas semanas. Ao todo, 16 pessoas morreram, em um total de 155 casos notificados. As informações são do DATASUS, base de dados do Ministério da Saúde, que destaca ainda a RMC como a sétima região metropolitana do País com maior número de mortes pelo agravo, empatada com a Baixada Santista e Curitiba. Ainda de acordo com as estatísticas do DATASUS, as cidades recordistas são Campinas, com 85 notificações e 08 mortes; Americana, com 29 ocorrências e 03 mortes; e Valinhos, com 06 casos positivos, sendo 02 fatais. Dos casos graves, que resultaram em morte, seis tinham idade entre 20 e 29 anos; três tinham menos de 1 ano; três da faixa etária de 40 a 59 anos. Uma vítima foi uma criança de 2 anos e a outra um adolescente de 17 anos. Ainda foram registradas duas vítimas fatais com idades entre 60 e 79 anos.
27/09/2013 – Vírus da Raiva mata quatro crianças no Centro-Oeste de Gana
Resumo: Em Ashanti, região situada no Centro-Oeste de Gana, quatro crianças morreram vítimas do vírus da Raiva, neste ano. As vítimas tinham entre 5 e 6 anos de idade. Diante destas ocorrências, o Serviço Nacional de Veterinária emitiu um alerta sanitário defendendo ainda a realização, em caráter emergencial, da vacinação dos animais da região. Segundo o médico veterinário Kofi Quansah-Forson, diretor do órgão, atualmente as pessoas estão mais propensas a morrer por conta do agravo, visto que a última vacinação em massa entre animais da região ocorreu há mais de uma década. No ano passado, 12 pessoas morreram em decorrência da Raiva em Ashanti.
27/09/2013 – Casos de Febre de Lassa se espalham por 23 estados nigerianos
Resumo: Nos últimos cinco anos, os casos de Febre de Lassa se espalharam por 23 estados nigerianos, segundo informou Daniel Asogun, diretor do Instituto de Pesquisa e Controle de Febre de Lassa, localizado em Edo – Centro-Sul do país. Até 2009, apenas seis estados do país haviam relatado casos da doença. Paralelamente, ao menos 93 pessoas morreram por complicações do agravo entre janeiro de 2011 e setembro de 2013. Neste ano, a Nigéria já registra 17 mortes por Febre de Lassa. Com base nas atividades desenvolvidas no instituto, Asogun revelou que a mortalidade pela doença sofreu uma queda de 60% - 80% para 30% - 45% entre 2000 e 2013. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (na Nigéria), cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores.
28/09/2013 – Terremoto mata 515 pessoas no sudoeste do Paquistão
Resumo: Na última terça-feira (24/09), terremoto de magnitude 7,7 graus na Escala Richter atingiu o distrito de Awaran, no sudoeste do Paquistão, matando pelo menos 515 pessoas. Um abalo secundário de magnitude 6,8 atingiu a mesma região no sábado (28/09), derrubando prédios em meio aos esforços de busca e resgate. O novo terremoto se produziu a 14 km de profundidade e foi localizado 96 km ao norte do distrito, conforme constatou o Centro Geofísico dos Estados Unidos (USGS). “Não é uma réplica, e sim um novo terremoto”, declarou Zahid Rafi, diretor do Centro Nacional de Vigilância Sísmica do Paquistão. A área árida é dominada por insurgentes separatistas do Baluquistão, os quais vêm perpetrando ataques contra forças de resgate. Neste fim de semana, por duas vezes atiraram em helicópteros que transportavam militares responsáveis pela resposta ao desastre. O Baluquistão é a província mais pobre do país, apesar de suas importantes minas de ouro, zinco e cobre, além das reservas de gás natural. A província sofre com atos de violência contra a minoria muçulmana xiita e, nos últimos anos, vem sendo palco de vários ataques dos Talibãs, assim como de confrontos entre os rebeldes separatistas do Exército de Libertação do Baluquistão e as forças governamentais.
28/09/2013 – Governo da Ucrânia lança alerta para Raiva após o registro de 03 casos
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde ucraniano emitiu um alerta sanitário para reforçar as medidas de prevenção e controle da Raiva no país. Desde o início do ano, o governo já somou 03 ocorrências do agravo, os quais foram relatados nas cidades de Donetsk, Kharkiv e Kiev. A cada ano, cerca de 120 mil a 140 mil pessoas procuram por atendimento médico na Ucrânia após serem agredidas por animais capazes de transmitir a doença. Segundo relatório publicado pelo Ministério da Saúde, por ocasião do “Dia Mundial de Combate à Raiva” – 28 de Setembro, ao longo dos últimos anos, houve uma mudança no padrão de circulação da doença no território ucraniano. Entre 2006 e 2008, a maioria dos casos se concentrava nas regiões leste e nordeste do país. Já em 2009, observou-se a formação de uma zona de grande circulação viral no noroeste, sobretudo nas cidades de Khmelnytsky, Vinnytsia e Zhytomyr. Por outro lado, entre 2010 e 2012, a doença se expandiu para áreas adjacentes, chegando a Ternpil, Kirovohrad, Cherkasy e Odesa.
28/09/2013 – Sete Lagoas (MG) registrou quase 1,5 mil casos de Diarreia Aguda em Setembro
Resumo: Desde o início do mês, foram registrados pelo menos 1.450 casos de Diarreia Aguda em Sete Lagoas, município localizado na Região Central de Minas Gerais. Em média, são notificados quase 60 casos novos por dia, segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. A maioria dos casos ocorreu entre moradores de seis bairros. De acordo com Bianca Santana Dutra, superintendente de Vigilância em Saúde do município, amostras de pacientes e da água que abastece o município foram coletadas e encaminhadas a um laboratório de referência para determinar a origem do surto.
28/09/2013 – Etiópia registra mais dois casos de Poliomielite
Resumo: No último fim de semana, o governo da Etiópia confirmou a detecção de mais 02 casos de infecção por Poliovírus selvagem 1 (PVS-1), elevando para 03 o total de ocorrências do agravo neste ano. Em meio ao surto da doença que atinge a região conhecida como “Corno Africano”, pelo menos 191 casos já foram confirmados em 2013, segundo levantamento da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, sigla em inglês). A organização informou ainda o registro de cinco casos novos na Somália, país considerado o epicentro do surto. Em relação aos recentes casos identificados na Etiópia, ambos ocorreram na fronteira com a Somália, os quais iniciaram quadro de paralisia flácida a partir de 30 de agosto. Em resposta, a direção da GPEI determinou a instalação de 28 postos permanentes de vacinação ao longo das áreas de fronteira entre os dois países.
29/09/2013 – Macaé (RJ) já totaliza 36 casos de Catapora em 2013
Resumo: De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 36 casos de Catapora em Macaé (RJ), segundo informou o coordenador de Vigilância em Saúde do município, Marcus Kury. Em 2012, a cidade contabilizou 144 ocorrências. A partir desta terça-feira (01/10), crianças com um ano e três meses serão vacinadas contra a doença no município. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será destinada exclusivamente para crianças de 15 meses. “É importante ressaltar que a Catapora não é apenas uma doença em que a criança fica com pintinhas no corpo, ela tem a forma branda, mas também apresenta casos graves com internações e podem levar ao óbito”, alerta Kury.
29/09/2013 – Pais cobram reforma do Programa Qali Warma após casos de intoxicação alimentar em escolas peruanas
Resumo: Nesta semana, pais e responsáveis cobraram do governo peruano uma reforma efetiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Qali Warma, após a ocorrência de surtos de intoxicação alimentar em escolas da Região de Apurimac, no sul do país. Até o último dia 27/09, pelo menos 35 alunos haviam desenvolvido sinais e sintomas da doença após comer na escola. Em resposta, autoridades de saúde suspenderam temporariamente o fornecimento da merenda escolar. Paralelamente, o governo criou Comitês de Alimentação Escolar (CAE) para investigar a origem da contaminação, além de identificar pontos de fragilidade no processo de fornecimento e distribuição dos alimentos.
29/09/2013 – Pluviômetros ajudam a evitar tragédias no Grande ABC Paulista
Resumo: Nos últimos anos, pluviômetro tem se tornado um importante aliado das defesas civis da região do Grande ABC Paulista. O equipamento é utilizado para medir a quantidade de chuva que cai em um determinado período de tempo, o qual permite antever a ocorrência de enchentes e deslizamentos. Atualmente, as sete cidades que compõem a região contam com 40 dispositivos instalados em áreas suscetíveis a inundações, enchentes, escorregamentos e solapamentos de terra (abertura de buracos no asfalto). Além destes, a região deve ganhar ainda mais 29 aparelhos que estarão em operação durante o próximo período chuvoso. Segundo o geólogo Luiz Antonio Neves Costa, coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, o equipamento é importante porque disponibiliza estatísticas sobre precipitação e suas consequências. “Em São Bernardo, foi graças às leituras que determinamos que o nível máximo de chuva acumulada em 72 horas é de 80 milímetros. A partir daí, entramos em estado de atenção. A Defesa Civil estadual considera 100 milímetros como limite, mas na cidade os equipamentos nos possibilitaram ajustar esse patamar”, afirmou.
30/09/2013 – Divulgado boletim epidemiológico sobre os casos de SRAG em Sorocaba (SP)
Resumo: Com a chegada da primavera, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba (SP) divulgou, na sexta-feira (27/09), um Boletim Epidemiológico acerca dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. Desde o início do ano até o último dia 07/09, foram confirmados 51 casos de SRAG por Influenza na cidade, sendo 38 pelo vírus A H1N1 e 13 pelo vírus B. Durante o período, o município totalizou 11 óbitos por SRAG. Em nota, a secretaria aproveitou para reforçar os cuidados preventivos contra a SRAG e demais doenças de transmissão respiratória, os quais devem ser mantidos durante o ano todo.
30/09/2013 – Vigilância Sanitária de MS alerta sobre casos de intoxicação por medicamentos fabricados no Paraguai
Resumo: Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul fez um alerta diante da ocorrência, no Estado, de casos de intoxicação de crianças pelo uso de medicamentos fabricados no Paraguai. Na última quinta-feira (26/09), o Ministério da Saúde e Bem Estar Social do Paraguai determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, dispensação, prescrição e uso do princípio ativo Bromidrato de Dextrometorfano (Xarope Mento Vick®), produzido pela indústria paraguaia Indufar. O alerta foi emitido em rede nacional e focou a região de fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, onde muitas crianças estariam utilizando este tipo de medicamento e que teriam provocado fortes reações e até a morte de um menino. Em Dourados, sul do Estado, duas crianças procedentes de Ponta Porã foram internadas na UTI de um hospital em estado grave com insuficiência respiratória aguda, cianose e sonolência. No total, cinco crianças foram atingidas em Ponta Porã.
01/10/2013 – Secretaria de Saúde de Hidalgo confirma 44 casos de Cólera (México)
Resumo: Em Hidalgo, estado localizado na Região Central do México, pelo menos 44 casos de Cólera foram confirmados nas últimas semanas. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Pedro Luis Nobre Monterrubio, este número ainda pode subir, já que existem 33 pacientes com suspeita da doença que aguardando resultado de exames, dos quais 10 seguem hospitalizados. Os municípios mais atingidos são Huejutla dos Reis, San Felipe Orizatlán e Jaltocán. “Até 29 de setembro, já haviam sido enviadas ao laboratório 776 amostras de casos suspeitos ou prováveis, dos quais 699 foram negativos. Em contrapartida, o Instituto de Diagnóstico e Referência Epidemiológica confirmou 44 casos, mas 33 ainda seguem em análise”, afirmou o gestor, o qual sinalizou ainda para a possibilidade da doença ter se espalhado para outros estados mexicanos. O último caso de Cólera no País havia sido registrado há 12 anos.
01/10/2013 – Região de São Carlos (SP) concentra 51,1% dos casos de Raiva Bovina do Estado
Resumo: Neste ano, as cidades da Região de São Carlos já concentram 51,1% dos casos de Raiva Bovina registrados no Estado de São Paulo, segundo mapeamento realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado. A cidade de maior incidência é Itirapina, com 12 animais infectados. Em 2013, o Estado já totaliza 127 casos. São Carlos aparece em segundo lugar na Região com 10 ocorrências. Completam ainda a lista regional: Mococa e Corumbataí (06 casos cada); Leme, Aguaí e Tambaú (05 casos cada); Analândia (04 casos cada); São João da Boa Vista (03 casos cada); Araras, Santa Rita do Passa Quatro e Araraquara (02 casos cada) e; Casa Branca, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Ribeirão Bonito e Américo Brasiliense (01 casos cada). Para tentar conter a infestação, a Secretaria de Agricultura fez um mapeamento e identificou mais de quatro mil abrigos de morcegos, a maioria artificiais, como túneis, fábricas e casas abandonadas. Tais locais são visitados pelos agentes de saúde que fazem todo o procedimento necessário para o controle da doença. “Após a captura eles são tratados com uma pasta, solta de novo e dentro têm o hábito de se limpar, ingerem a pasta, que provoca a morte dos morcegos hematófagos”, explicou Paulo Fadil, do Programa de Controle da Raiva no Estado.
02/10/2013 – Testes realizados no LACEN previnem casos de Raiva no Ceará
Resumo: Nos últimos anos, a realização de testes pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN-CE) em animais domésticos e silvestres tem contribuído para a prevenção dos casos de Raiva no município. Das 417 amostras recebidas pelo laboratório este ano, 18 apresentaram resultado positivo para o vírus da Raiva. Destas, duas envolveram cães, procedentes dos municípios de Tamboril e Granja, e as demais foram provenientes de animais silvestres. O material para análise é coletado por veterinários capacitados pela Secretaria Estadual de Saúde, os quais recolhem amostras da medula espinhal de animais transmissores. O resultado das análises realizadas pelo Laboratório de Raiva (LARA) dá suporte às ações de vigilância epidemiológica e de controle de zoonoses.
03/10/2013 – Confirmada segunda morte por Hantavirose em Nova Mutum (MT)
Resumo: Nesta semana, a direção do Hospital Municipal de Tangará da Serra confirmou a segunda morte do ano por Hantavirose em Nova Mutum, município localizado no Centro-Oeste de Mato Grosso. Desta vez, a vítima foi um jovem de 16 anos, morador do distrito de Ranchão, há 50 km de Nova Mutum, o qual foi encaminhado para uma UTI no município vizinho - Tangará da Serra. A confirmação ocorreu menos de 90 dias após o registro da primeira morte na região. Segundo Marinês Uhde, gerente de Vigilância em Saúde do município, além dos óbitos confirmados, outros dois laudos de pessoas que morreram com suspeita de Hantavirose nos últimos 90 dias estão sendo aguardados.
03/10/2013 – OPAS confirma mais de 670 casos de Cólera em Cuba
Resumo: Nesta quinta-feira (03/10), a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) confirmou a ocorrência de 678 casos de Cólera em Cuba, desde que um importante surto começou a atingir a ilha, no início do verão passado, até o último dia 26/09. Baseado em inúmeros relatos de jornalistas independentes e lideranças locais, a organização realizou este levantamento que contradiz a versão das autoridades da ilha, que negam a existência do surto. Segundo o alerta da OPAS, as áreas mais atingidas são Camaguey, Granma – onde o surto começou -, Guantanamo, Havana e Santiago de Cuba. A entidade atentou ainda para o risco de propagação da doença pela América Latina. Recentemente, 46 pessoas foram diagnosticadas com a enfermidade no México, sendo 44 no estado de Hidalgo e 02 no Distrito Federal – Cidade do México. Ainda segundo a OPAS, a cepa encontrada no território mexicano é a mesma que circula em Cuba, no Haiti e na República Dominicana.
03/10/2013 – Onda de ataques de vespas gigantes mata 42 pessoas e deixa outras 1,6 mil feridas na China
Resumo: Nos últimos três meses, uma onda de ataques de vespas gigantes causou a morte de 42 pessoas e deixou outras 1,6 mil feridas em Shaanxi, província localizada no norte da China. Dentre as mais de mil pessoas que sofreram picadas do inseto, pelo menos 206 permanecem hospitalizadas, segundo nota divulgada pela Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar chinesa. A província chinesa mantém ativo o alerta desde o fim de setembro, quando foi verificado um aumento no percentual de mortes pelos ataques em relação ao ano passado. Na China, as agressões por vespas são mais comuns nessa época do ano. Em resposta, médicos foram enviados às regiões mais afetadas, especialmente as rurais, que são de mais difícil acesso, para tratar os pacientes mais críticos, anunciou o órgão. Para as autoridades de saúde locais, dois fatores podem justificar o aumento dos ataques de vespas: as elevadas temperaturas registradas nos últimos dois meses em Shaanxi, que deixaram os insetos mais ativos; e a redução do número de “inimigos naturais” (predadores) destes insetos, como aranhas e pássaros, em consequência das mudanças ecológicas.
03/10/2013 – Defensoria Pública do MT age para combater surto de Tuberculose em presídios
Resumo: No Mato Grosso, defensores públicos que atuam no Núcleo Criminal se reuniram com o Subdefensor Público-Geral, Silvio Jeferson de Santana, para debater a respeito do surto de Tuberculose que vem atingindo as penitenciárias do estado. Segundo relato de alguns defensores, máscaras são distribuídas até mesmo ao júri para evitar a transmissão da doença. Mesmo assim, já há casos confirmados de parentes de presos que contraíram o bacilo. “A gente vive esse risco diariamente. Dos 300 presos no Raio 2, 100 estão contaminados. Hoje existe um risco real de contaminação”, afirmou o defensor Marcos Rondon Silva, lembrando ainda que as visitas na Penitenciária Central do Estado (PCE) – antigo Pascoal Ramos – são diárias.
03/10/2013 – Araraquara (SP) já totaliza 1.357 casos de Varicela
Resumo: Em Araraquara, no interior paulista, o número de casos de Varicela triplicou em relação ao ano passado. De janeiro a setembro de 2013, foram registrados 1.357 casos da doença, contra 484 no mesmo período do ano passado. Desde 2010, a cidade não registrava surto de Varicela. Para controlar a situação, a Secretaria de Saúde (SES) está promovendo a vacinação em massa nas creches do município. Ainda segundo o consolidado da secretaria, o número de adultos infectados tem crescido nos últimos anos. Neste ano, 7% dos doentes tinham mais de 15 anos.
03/10/2013 – Ataque de abelhas deixa 15 pessoas feridas em Limeira (SP)
Resumo: Na tarde do último dia 03/10, um ataque de abelhas deixou pelo menos 15 feridos na quadra poliesportiva do Centro Comunitário do Jardim Ouro Verde, em Limeira (SP). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os insetos avançaram na quadra e em casas vizinhas durante a realização de uma atividade no local. O SAMU e o Corpo de Bombeiros informaram que tiveram dificuldades em socorrer as vítimas por causa da enorme quantidade de abelhas. Na ocasião, a Defesa Civil também foi acionada. Todas as vítimas do ataque foram encaminhadas para a Santa Casa de Limeira.
03/10/2013 – Departamento de Saúde confirma o 18° caso de Sarampo em Queensland (Austrália)
Resumo: Na última terça-feira (01/10), o Departamento Estadual de Saúde de Queensland, no nordeste da Austrália, confirmou o 18° caso de Sarampo neste ano. Segundo o Dr. Heidi Carroll, médico sanitarista do departamento, o caso mais recente envolveu um morador da cidade de Ipswich, no sudeste do estado. Este foi o 8° caso da doença registrado em Ipswich este ano.
03/10/2013 – IPEC/FIOCRUZ abre inscrição para o “Curso de Extensão em Vigilância Epidemiológica da Esporotricose”
Resumo: Estão abertas, entre 1° de outubro e 15 de novembro, as inscrições para a segunda edição do Curso de Extensão em Vigilância Epidemiológica da Esporotricose, oferecido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/FIOCRUZ). Conforme definição do edital, o curso tem por objetivo capacitar profissionais dos serviços de saúde no atendimento aos pacientes acometidos por Esporotricose, além de contribuir para a formação profissional com visão integral e ampliada no processo saúde/doença, comprometidos com o atendimento humanizado na atenção à saúde em infectologia. A atividade será oferecida aos profissionais de saúde de nível superior que atuam na rede pública de saúde, no âmbito da vigilância epidemiológica, da dermatologia sanitária e do controle de zoonoses. Serão oferecidas 50 vagas. O curso tem carga horária total de 8 horas e será realizado no dia 04 de dezembro deste ano, no auditório da Vice-Direção de Ensino do IPEC. (acesse o edital do curso através do segundo link abaixo)
03/10/2013 – Sul de MG já registrou mais de 2,6 mil casos de Catapora neste ano
Resumo: Pelo menos 2,6 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus da Catapora no Sul de Minas, segundo dados da Divisão Regional de Saúde. Neste ano, o Estado já soma cerca de 15 mil casos da doença. Para as autoridades de saúde locais, a preocupação aumenta nesta época do ano, quando a incidência da doença é mais comum, principalmente em crianças. Somente no município de Varginha, foram 27 casos no mês de julho. No mês seguinte, as notificações subiram para 79 e em setembro, somaram 207 ocorrências. Uma das formas de prevenção da Catapora é a vacina, cuja dose custa em média R$ 150 na rede particular e, desde setembro, passou a ser oferecida na rede pública de saúde para crianças de 1 ano e 3 meses.
03/10/2013 – Leptospirose já matou três pessoas este ano na PB
Resumo: Desde 2008, a Leptospirose já matou 24 pessoas na Paraíba. Durante o período, o Estado já confirmou 92 casos, ou seja, 26% das pessoas contaminadas não resistiram à doença. João Pessoa é a campeã de registros, com 48 ocorrências, sendo 15 fatais. Em 2013, 13 paraibanos foram diagnosticados com a doença, sendo 09 na capital, 02 em Bayeux e 02 em Campina Grande. Destes, três morreram – todos na capital. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB). Por causa dessa realidade, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) do município iniciou um monitoramento das áreas com infestação de roedores e, no início do mês, realizou a desratização no bairro Bessa, um dos mais atingidos.
04/10/2013 – ISP aragonês investiga surto de LV entre bebês no nordeste da Espanha
Resumo: Em Santa Isabel, município localizado no nordeste da Espanha – província de Zaragoza, pelo menos dois bebês foram diagnosticados com Leishmaniose Visceral (LV). Segundo o Instituto de Saúde Pública (ISP) de Aragão, as investigações seguem em andamento e as crianças já receberam tratamento adequado para a doença. De fato, a LV é considerada endêmica na Região de Aragão. No período de 2003 a 2012, foram notificados 56 casos da doença na região, sendo 62,5% das ocorrências na província de Zaragoza – média anual de 5,6 casos. Neste ano, além do surto envolvendo crianças menores, foram notificados mais sete casos. Para controlar a situação, o ISP lançou uma série de recomendações à população voltadas para proteção individual e manejo do ambiente.
04/10/2013 – Surto de Sarampo atinge universidade no sudoeste da Rússia
Resumo: Ao longo da última semana, pelo menos 27 estudantes da Universidade Estadual de Astrakhan (ASU), no sudoeste da Rússia, foram diagnosticados com Sarampo. A notícia foi divulgada na sexta-feira (04/10) pelo vice-ministro da Saúde, Svetlana Smirnova, que aproveitou ainda para destacar a realização de um conjunto de medidas de prevenção e controle da doença no local. Na ocasião, mais de 5,2 mil pessoas, dentre os quais, cerca de 3 mil estudantes, foram imunizados contra o Sarampo. No início de setembro, um estudante oriundo da República do Daguestão já havia sido diagnosticado com a doença na universidade.
04/10/2013 – Hong Kong enfrenta epidemia de HFMD
Resumo: Nos primeiros nove meses do ano, houve um aumento drástico no número de casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em Hong Kong, em relação ao ano passado. Até o momento, mais de 4,2 mil casos já foram notificados na cidade. Enquanto em 2012, as autoridades de saúde registraram 2.216 casos, ao final de 2011 a cidade já somava 1.370 ocorrências. Para o presidente da Academia de Medicina de Hong Kong, Dr. Donald Li Kwok-Tung, o grande número de surtos pode estar relacionado ao clima úmido e a baixa imunidade geral da população. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhada por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
05/10/2013 – Morte por Febre Maculosa deixa população em alerta em Tombos (MG)
Resumo: A morte de um homem de 68 anos por Febre Maculosa deixou a população em alerta no município de Tombos, no sudeste de Minas Gerais – Zona da Mata. Após o caso, a Prefeitura resolveu instalar duas placas de advertência sobre a suspeita de infestação por carrapatos do tipo estrela (transmissor da doença) nas margens do rio Carangola, onde a vítima costumava pescar. O laudo definitivo dos exames ainda está sendo aguardado, o qual será emitido pela Fundação Ezequiel Dias (FUNDE). Nos últimos seis anos, foram confirmados 66 casos em Minas.
05/10/2013 – Vacinação Assistida contra Febre Aftosa é iniciada em áreas de risco de Rondônia
Resumo: No sábado (05/10), técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) iniciaram a vacinação contra a Febre Aftosa nas áreas de risco do município. É a chamada Vacinação Assistida, que ocorre em propriedades próximas a lixões, divisa com outros estados e áreas de fronteira. A meta é imunizar pelo menos 5% das 12 milhões de cabeças de gado que compõem o atual rebanho do Estado. A iniciativa é uma prévia da campanha contra a Febre Aftosa, que se inicia no dia 15 deste mês.
05/10/2013 – Secretaria de Saúde de Crissiumal monitora 12 casos suspeitos de Sarampo e Rubéola
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Crissiumal, no noroeste de Santa Catarina, anunciou que está investigando 12 casos suspeitos de Sarampo e Rubéola em alunos de escolas infantis do município. O órgão informou ainda que, assim que tomou conhecimento dos casos, promoveu medidas de prevenção e controle da doença, incluindo o encaminhamento de amostras laboratoriais das vítimas ao Laboratório Central do Estado (LACEN). No entanto, os resultados ainda não ficaram prontos. Paralelamente, ações de bloqueio vacinal foram realizadas nos educandários envolvidos.
06/10/2013 – Impacto das mudanças climáticas na saúde da população preocupa governo brasileiro
Resumo: Nos últimos anos, o governo brasileiro vem demonstrando cada vez mais preocupação em relação aos impactos das mudanças climáticas na saúde da população. O que já havia sido alvo de discussão durante a primeira versão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, em 2008, ganhou destaque ainda maior em junho deste ano, com o lançamento do Plano Setorial de Saúde para Mitigação e Adaptação para a Mudança do Clima. De acordo com o governo, espera-se que as mudanças no clima tenham impactos diretos (como no caso dos desastres naturais), indiretos (devido à mudança na qualidade da água, do ar e dos alimentos) e também por meio de perturbações econômicas. “A questão é como preparar o sistema de saúde para esses eventos. Dentro do sistema que já existe, temos que começar a prepará-lo para isso. Pelo que os relatórios apontam, haverá chuvas muito fortes e secas muito fortes no país”, afirmou o secretário nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MME), Carlos Klink. Dentre as preocupações do governo, estão o aumento na incidência de doenças transmitidas por vetores, como Dengue, Malária, Febre Amarela e Leishmaniose; e por água e alimentos contaminados, como Diarreia Aguda, Leptospirose e Toxoplasmose.
07/10/2013 – Surto de gastroenterite atinge participantes de um casamento no norte da Malásia
Resumo: Em Tanjung Dawai, cidade localizada no norte da Malásia, autoridades de saúde estão investigando um surto de gastroenterite entre participantes de uma festa de casamento. Na ocasião, mais de 280 convidados, incluindo familiares da noiva, desenvolveram quadro de intoxicação alimentar aguda. Destas, quatro pessoas morreram por complicações do agravo. Segundo o secretario Estadual de Saúde, Dr. Ismail Abu Taat, exames laboratoriais apontaram a presença de Salmonella spp. em pratos à base de frango, servidos durante o evento. Além disso, o prato teria sido montado na véspera do casamento, e servido somente na tarde do dia seguinte, por volta das 16 horas.
07/10/2013 – CCZ de Rondonópolis (MT) alerta para risco de LV durante o período de chuvas
Resumo: Com a chegada do período de chuvas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rondonópolis – no sul do Mato Grosso – fez um alerta à população diante do possível aumento do número de casos de Leishmaniose Visceral (LV). Apesar dos casos de LV em 2013 terem reduzido consideravelmente, em relação ao ano passado, a população deve-se manter em alerta, segundo destacou o médico veterinário Marcelo Oliveira, responsável pelo CCZ.”Foram registrados oito casos em 2013, sendo que dois deles ainda são apenas suspeitos. A título de comparação, no ano passado foram 25 infectados. O que demonstra que a situação está mais controlada, mas sem deixar de ser uma preocupação. A Leishmaniose ainda é a zoonose mais preocupante”, alertou Oliveira. Ele lembrou ainda que, em 2013, foram realizados mais de 3 mil exames em cães, dos quais 23% testaram positivo para LV.
07/10/2013 – Ministério da Saúde da Indonésia confirma segunda morte do ano pelo vírus H5N1
Resumo: No início da semana, o Ministério da Saúde da Indonésia confirmou o segundo caso fatal de infecção humana pelo vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária. Desta vez, a vítima foi um rapaz de 28 anos, caminhoneiro e morador de Bekasi, cidade localizada nos arredores de Jakarta - noroeste da ilha de Java. Ele havia iniciado os sintomas no dia 16/09 com febre e dores musculares. Após piora do quadro, precisou ser internado em um hospital privado de Bekasi no dia 20/09, onde veio a falecer no último dia 03/10. A confirmação do caso ocorreu mediante laudo emitido pelo Center for Biomedical and Healthcare Technology Association, laboratório de referência na região. Desde 2005, quando o vírus começou a circular na Indonésia, foram registrados 194 casos de infecção humana pelo H5N1, dos quais 162 resultaram em morte.
07/10/2013 – Ataque a campanha contra a Pólio deixa ao menos 06 mortos no Paquistão
Resumo: Nesta segunda-feira (07/10), pelo menos seis pessoas morreram após a explosão de uma bomba em um centro de saúde nos arredores de Peshawar, cidade localizada no noroeste do Paquistão. Segundo fontes oficiais, os alvos eram equipes de saúde que atuavam na campanha de vacinação contra a Pólio na localidade. Entre os mortos estão quatro policiais que faziam a segurança da unidade e dois civis, um deles voluntário da campanha, segundo informou um agente da polícia de Peshawar, capital da província de Khyber Pakhtunkhwa. Desde dezembro, os atentados contra equipes de vacinação resultaram na morte de 30 pessoas no Paquistão.
07/10/2013 – Estado da Malásia já totaliza mais de 7,3 mil casos de HFMD
Resumo: Desde o início do ano até o último dia 21/09, foram registrados 7.358 casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em Sarawal, um dos dois estados da Malásia situados na ilha de Bornéu. De acordo com dados do Centro de Preparação para Crise e Resposta Rápida (CPRC) do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis, o Estado contabilizou 11.903 casos em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos foram distribuídos entre seguintes distritos: Kuching (1.737 casos), Miri (1.712 casos), Sibu (1.022 casos), Samarahan (550 casos), Sarikei (487 casos), Limbang (387 casos), Bintulu (369 casos), Mukah (346 casos), Kapit (309 casos), Sri Aman (222 casos), e Betong (217 casos). Apesar de a maioria dos casos ainda ocorrer nas áreas urbanas, é possível constatar o aumento do percentual de notificações nas zonas rurais. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhada por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
07/10/2013 – Ataques de escorpiões assustam moradores em Palmital (SP)
Resumo: Moradores do bairro Afonso Negrão, no município de Palmital - Região Sul de São Paulo – estão assustando com os sucessivos ataques de escorpiões. Nesta semana, um grupo de moradores se juntou para cobrar uma atitude do poder público. Eles reclamam do entulho e mato alto no local, que tem atraído estes aracnídeos. Segundo os integrantes do grupo, a situação foi protocolada na Prefeitura há sete meses, mas até agora, nada mudou. Já o Departamento de Meio Ambiente alegou que não tinha conhecimento da situação, já que não recebeu o documento. “Talvez não foi encaminhado para o departamento. Aqui é o Departamento do Meio Ambiente porque todos os pedidos de limpeza de terrenos são atendidos imediatamente. Até porque a Prefeitura exige muito a limpeza desses terrenos”, afirmou Sebastião Clodoaldo de Souza.
08/10/2013 – Vacina contra Malária deverá chegar ao mercado a partir de 2015
Resumo: Nesta terça-feira (08/10), a empresa farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) anunciou que a vacina contra Malária pode chegar ao mercado já em 2015. De acordo com o grupo, tal previsão tem como base o sucesso dos testes clínicos realizados recentemente em crianças africanas. Na ocasião, a vacina conhecida como RTS,S foi capaz de reduzir pela metade os casos de Malaria em crianças entre 5 e 17 meses após receber a primeira dose. O processo de avaliação do imunobiológico contou com a colaboração de várias instituições acadêmicas da África, Europa e Estados Unidos. Diante dos encorajadores avanços alcançados na Fase III dos testes realizados, a GSK informou que pedirá já no próximo ano à Agência Europeia de Remédios (EMA) uma permissão para comercializar a vacina RTS,S. Desde os anos 90, cientistas buscam uma vacina eficaz contra a Malária, mas, com exceção da RTS,S, nenhuma alcançou resultados tão promissores até o momento.
08/10/2013 – Casos de Catapora crescem 248% em Jundiaí (SP)
Resumo: Nos últimos dois anos, o percentual de casos de Catapora cresceu 248% em Jundiaí, município do interior paulista. Considerando o período de janeiro a setembro de 2012 e de 2013, houve uma variação de 195 para 748 casos registrados. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um “surto esperado” de Catapora, já que a mudança do clima, de inverno para a primavera, e o tempo sexo costumam ampliar o potencial de transmissão da doença. Em 2010, foram registrados mais de mil casos de Catapora no município, mas no período até setembro, 2013 continua à frente.
09/10/2013 – Surto de Hepatite A atinge cidade no sudeste da Nova Zelândia
Resumo: Em Ashburton, cidade situada no sudeste da Nova Zelândia, pelo menos 28 moradores foram diagnosticados com Hepatite A nas últimas semanas. Em resposta, o Conselho Distrital de Canterbury – região onde se localiza Ashburton – anunciou a realização de uma campanha de vacinação emergencial voltada para pré-escolares, com o intuito de impedir a propagação da doença que mata um em cada 50 infectados no país. Em entrevista à agência de notícias Morning Report, o Dr. Alistair Humphrey, médico-sanitarista do Departamento de Saúde de Canterbury, afirmou que as investigações apontaram como caso-índice um pré-escolar que recentemente havia passado férias com sua família no exterior, onde provavelmente ocorreu a infecção. No entanto, os locais frequentados pela vítima durante a viagem não foram divulgados.
09/10/2013 – SES-SP alerta para o aumento dos casos de Catapora em crianças na primavera
Resumo: Nesta semana, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) e referência no tratamento de doenças infecciosas para a América Latina, lançou um alerta à população diante do aumento dos casos de Catapora durante a primavera. De acordo com o Centro de Vigilância do Estado (CVE), até julho deste ano, foram confirmados 2.168 casos entre crianças de até 09 anos. Segundo a infectologista do instituto, Yu Ching Lian, após a contaminação, deve-se manter o resguardo em casa, com descanso e higiene adequada. “Crianças sem disfunção imunológica não precisam tomar nenhuma medicação especial. O ideal é lavar as lesões com sabão normal durante o banho, secar, não fazer uso de nenhum tipo de pomada e não fazer curativo”, explicou.
09/10/2013 – Botucatu (SP) registra segundo caso de Raiva em morcego
Resumo: Nesta semana, Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu, no interior paulista, confirmou o segundo caso de Raiva em morcego neste ano. A confirmação foi feita após laudo encaminhado pelo Departamento de Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UNESP, então responsável pela análise. Este segundo caso envolveu um animal encontrado nas proximidades do novo Fórum, no Jardim Riviera, região oeste. Já o primeiro havia sido detectado em julho, quando um morcego foi capturado na sacada de um apartamento em um edifício localizado na região Central da cidade. Ambos se alimentavam de insetos. Todavia, a principal preocupação é que estes animais possam ter tido contato acidental com cães e gatos, propagando o vírus. Somente neste ano, a VAS de Botucatu foi acionada em 145 casos que envolviam resgate de morcegos. “Mas a grande maioria dos morcegos encontrados em Botucatu (37 espécies) é inofensiva ao homem, uma vez que eles se alimentam de frutos, de plantas e pequenos animais, como insetos, peixes e sapos, auxiliando no equilíbrio ecológico. Em um universo de 1.200 espécies, apenas três se alimentam de sangue de aves e mamíferos”, explicou Valdinei Moraes Campanucci Silva, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal de Botucatu.
09/10/2013 – ONU é processada por epidemia de Cólera no Haiti
Resumo: Nesta quarta-feira (09/10), advogados de direitos humanos que representam as vítimas da epidemia de Cólera no Haiti anunciaram a abertura de um processo judicial contra a Organização das Nações Unidas (ONU). A ação foi movida após a entidade declarar, no mês passado, que não tinha a intensão de pagar centenas de milhões de dólares às vítimas da doença no país, onde a epidemia atingiu mais de 650 mil pessoas desde outubro de 2010. Conforme sinalizou o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA, existem fortes indícios de que a doença tenha chegado ao país caribenho a partir de soldados nepaleses a serviço da ONU, após o forte terremoto de 12 de janeiro de 2010.
09/10/2013 – Quinze pessoas são internadas com Antraz no noroeste da Armênia
Resumo: Na primeira semana do mês, pelo menos 15 pessoas foram hospitalizadas com diagnóstico de Antraz em duas províncias no noroeste da Armênia – Lori e Shirak. Segundo comunicado divulgado na página oficial do Ministério da Saúde, os primeiros três casos haviam sido detectados no último dia 04/10, na aldeia de Artagyuh, em Lori. Após uma minuciosa busca ativa, equipes de saúde encontraram mais 08 moradores supostamente infectados. Destes, sete já tiveram testes laboratoriais confirmatórios para a doença. No ano passado, diversos casos de Antraz em animais foram descritos no país, o que ocorreu paralelamente a detecção de 21 casos em humanos.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031