Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

17/01/2013 – Número de casos de Meningite no Ceará tem aumento de 82% nos últimos cinco anos
Resumo: Nos últimos cinco anos, o número de casos de Meningite no Ceará subiu 82%. Em 2007, haviam sido registrados 46 casos, contra os 84 documentados no ano passado. Dentre o total de notificações registradas em 2012, cerca de 67% (57 casos) estavam concentrados na Capital e 33% (27) no Interior. Mesmo diante do aumento do número de casos, é possível observar uma redução na letalidade – foram 18 óbitos em 2012 e 20 em 2011. De acordo com Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a doença tende a ser letal quando não tratada precocemente. “A pessoa tem 48 horas para começar o tratamento, se passar disso, o quadro pode se agravar”, alertou.
17/01/2013 – RJ amplia capacitação profissional para combate à Dengue
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que irá capacitar 65 profissionais de saúde para reforçar o atendimento a pacientes com suspeita de Dengue no noroeste do Estado. Desde o início do ano, foram registrados 11 casos da doença na região. Em todo o Estado, foram notificados 592 casos suspeitos entre os dias 1º e 12 de janeiro, sem registro de mortes. Em comunicado, a secretaria informou que as aulas de capacitação começaram nesta sexta-feira (18/01), no município de Italva, escolhido em face ao recente aumento do número de casos. O objetivo é agilizar o diagnóstico, implementar o tratamento precoce e evitar o ocorrência de mortes pela doença. O governo do RJ informou que 5.913 profissionais foram capacitados em todo o Estado nos últimos dois anos.
17/01/2013 – Estado revela alta prevalência de Enfermidade de Chagas no nordeste da Colômbia (Santander)
Resumo: Na Colômbia, um inquérito sorológico realizado no município de Mogotes – Departamento de Santander – atentou para a elevada prevalência do Mal de Chagas no nordeste do país. Ao testar 50 mulheres em três províncias do município – García Rovira, Comurena e Guanentá -, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) verificaram que 25 destas eram portadoras da doença. Segundo o diretor do Hospital Municipal de Mogotes, Nelson Chaparro Castellanos, enquanto a prevalência da doença no país é de 0,3%, no município, este valor alcança até 1,7%. Castellanos afirmou ainda que a elevada prevalência da doença é um dos principais fatores responsáveis pela redução da expectativa de vida no município – cerca de 62 anos, em contraste com o restante do país – aproximadamente 78 anos. Estima-se que pelo menos 500 mogotanos sejam portadores da doença, segundo projeções do INS. Até agora, quatro pessoas morreram vítimas da doença em 2013.
17/01/2013 – Autoridades de saúde chilenas confirmam primeiro caso de Hantavirose do ano em Araucania
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde chilenas confirmaram o primeiro caso de Hantavirose do ano na região de Araucania – porção central do país. Trata-se de um homem de 43 anos, morador do município de Puren, cujo diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Austral do Chile. Equipes de Vigilância Epidemiológica e do Controle de Zoonoses, ligadas ao Departamento Nacional de Saúde, estão vistoriando os possíveis locais onde aconteceu o contágio. Autoridades locais alertaram a população quanto a adoção de medidas preventivas, tendo em vista a possibilidade de aparecerem novos casos.
17/01/2013 – Winnipeg registra primeiro caso de Raiva Animal após 7 anos (Canadá)
Resumo: Autoridades de saúde de Winnipeg – cidade localizada no sul do Canadá, província de Manitoba – estão incentivando proprietários de animais de estimação a vacinar seus cães e gatos, após o registro do primeiro caso de Raiva Animal na cidade, desde 2006. O caso foi confirmado em um cão labrador que teria sido atacado por um grupo de gambás no início do mês. Cerca de 45 clínicas veterinárias oferecem a vacina em Winnipeg.
17/01/2013 – Relatório do CDC confirma agregados de casos de Influenza em três escolas chinesas (Pequim)
Resumo: Segundo informações do CDC chinês (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, sigla em inglês), foram registrados agregados de casos de Influenza em três escolas secundárias de Pequim, no período de 1º a 13 de janeiro deste ano. De acordo com o relatório, os estabelecimentos de ensino estão situados em dois distritos da capital: Chaoyang e Haidian. Ainda conforme o texto, após a suspensão temporárias das aulas e o tratamento dos indivíduos sintomáticos, a situação voltou ao normal. Além disso, a cepa viral H3N2 foi a mais prevalente nos três eventos. O CDC chinês informou que vai propor a criação de um sistema de monitoramento de Influenza nas instituições de ensino de Pequim, tendo em vista a magnitude do problema.
17/01/2013 – Paraná já registrou 41 casos de acidentes com abelhas em 2013
Resumo: Comumente, o número de acidentes com animais peçonhentos cresce com a chegada do verão. Em relação aos acidentes envolvendo abelhas, autoridades de saúde paranaenses já registraram 41 casos em todo o estado, desde o início do ano. A única morte documentada em 2013 foi a de um homem de 56 anos em Londrina, que levou pelo menos 3 mil picadas do inseto na tarde da última quarta-feira (16/01). No ano passado, o estado contabilizou 432 casos somente nos três meses de verão (janeiro, fevereiro e março), o que representa 37% do total de ocorrências registradas ao longo de todo o ano – 1.144 notificações. Segundo a bióloga especialista em abelhas, Solange Malkoski, o principal problema são as abelhas africanizadas que estão se alojando nos centros urbanos em busca de locais seguros para suas colmeias. “O ataque é o mecanismo de defesa do inseto, pois ajuda a proteger o restante da colmeia, afugentando possíveis predadores do raio de localização da colônia”, afirmou.
17/01/2013 – Singapura já registra 342 casos de Dengue neste ano
Resumo: Neste início de ano, a Agência Nacional do Meio Ambiente de Singapura tem observado um aumento substancial no número de casos de Dengue. Até o último dia 12/01, haviam sido registradas 342 ocorrências. Segundo representantes da agência, o presente aumento pode estar associado ao aumento na circulação do sorotipo viral DEN-1, cuja maioria da população é mais vulnerável. Contudo, DEN-2 ainda é o sorotipo o predominante no país. Em resposta, a agência anunciou um pacote de medidas para intensificar as estratégias de vigilância e monitoramento dos casos, além das ações de controle vetorial.
18/01/2013 – Registrados mais de 24,6 mil casos de Malária no distrito urbano de Kilamba Kiaxi (Angola)
Resumo: Em Luanda – capital da Angola, autoridades de saúde registraram 24.644 casos de Malária no distrito urbano de Kilamba Kiaxi, somente no ano passado. Embora ainda elevado, este número é menor bem menor que os 52.992 casos registrados no ano anterior. Segundo o chefe do Departamento de Saúde local, Ilírio Augusto, a Malária é a principal doença recorrente na região.
18/01/2013 – Estudo aponta os impactos das doenças tropicais na economia dos países pobres
Resumo: Um estudo publicado no final do mês passado, na revista científica PloS Biology, revelou que a renda per capita dos países pobres praticamente dobraria se não fosse pelos impactos ocasionados pelas doenças tropicais. O levantamento concluiu que o desempenho econômico dos países subdesenvolvidos é condicionado, em parte, pela alta carga de doenças que, por sua vez, é potencializada pela redução da biodiversidade. Como exemplo, se um país como a Indonésia perdesse 15% de sua biodiversidade, a carga de doenças tropicais se elevaria em até 30%, conforme sugeriu o estudo. Ao comentar o trabalho, Tanya Araújo Jorge, professora do Centro Brasileiro de Pesquisas de Doenças do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que estes resultados dão respaldo a ideia de que as condições de saúde influenciam diretamente o desenvolvimento econômico de uma nação e que a biodiversidade ajuda os países em desenvolvimento a reduzir as perdas econômicas ocasionadas pelas doenças transmitidas por vetores e parasitas (ETVP, sigla em espanhol).
18/01/2013 – Confirmado 7º caso de gastroenterite por E. coli O 157 em Nova Brunswick (Canadá)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde canadenses confirmaram o sétimo caso de gastroenterite pela E. coli O 157 em Nova Brunswick – sudeste do país. De acordo com Eilish Cleary, diretor médico do Departamento de Saúde de Nova Brunswick, todos os casos de infecção pela cepa potencialmente mortal da bactéria parecem estar ligados à contaminação de alface picada distribuída para a rede de restaurantes KFC® e Taco Bell®, pela empresa de alimentos Fresh Point Inc®. Paralelamente, a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (ACIA) emitiu um alerta à população atentando para a possibilidade de novas ocorrências: “Casos adicionais da doença podem ser identificados e ligados ao foco no futuro”.
18/01/2013 – Bairros são fiscalizados após casos de LV Canina em Araraquara-SP
Resumo: Na última sexta-feira (18/01), dois bairros de Araraquara-SP passaram por fiscalização após o registro de dois casos de Leishmaniose Visceral em cães, na cidade. Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente percorreram as ruas dos bairros Morumbi e Jardim Del Rey, cujos alvos foram terrenos e lugares que possam servir como criadouro do mosquito palha, transmissor da doença. A vistoria foi realizada em uma área de 500 metros no entorno do local onde os animais morreram. Em uma cachoeira, fezes foram encontradas e em outro ponto foram encontradas frutas em decomposição. O inseto se reproduz em meio à matéria orgânica e em criadouros de animais.
20/01/2013 – Mulher de 38 anos é diagnosticada com Botulismo em Araraquara-SP
Resumo: Em Araraquara-SP, uma mulher de 38 anos foi diagnosticada com Botulismo e segue internada em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, também no município. Investigações preliminares ainda não concluíram que tipo de alimento provocou a contaminação. Os principais sintomas da doença incluem visão dupla e embaçada, fotofobia, queda palpebral, tonturas, boca seca, constipação intestinal e dificuldade em deglutir e urinar. O mais grave dos sintomas é a paralisia dos músculos respiratórios, que na maioria das vezes é fatal. Em 15 anos, foram registrados 22 casos em todo o Estado de São Paulo, os quais resultaram em cinco óbitos.
20/01/2013 – Autoridades de saúde peruanas confirmam primeira morte por Febre Amarela neste ano no país
Resumo: Nesta semana, a Direção Regional de Saúde de Ayacucho (Diresa) confirmou a primeira morte por Febre Amarela neste ano no Peru. A vítima é um adolescente de 16 anos, morador da cidade de Coronel Portillo, localizada no Vale do Apurimac, Ene e Mantaro (Vraem) – província de Huanta de Ayacucho, sudoeste do país. Desde o início do mês passado, a região vem enfrentando um surto da doença. Em comunicado, autoridades de saúde locais estão solicitando aos viajantes que pretendem ingressar no Vraem que tomem a vacina contra a Febre Amarela, pelo menos 10 dias antes da viagem.
20/01/2013 – Tailândia registra mais de 70 mil casos de Dengue no ano passado
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde da Tailândia, foram registrados mais de 70 mil casos de Dengue no ano passado. Em comunicado, a ministra da saúde Pradit Sintavanarong afirmou que a situação tende a ser mais grave neste ano, sobretudo, com a chegada do período de chuvas. Dados do Departamento de Controle de Doenças documentaram 74.250 casos da doença, incluindo 79 mortes, ao longo do ano passado. A maior incidência foi verificada na região central, totalizando 30.562 notificações, com destaque para Bangcoc, com 9.569 ocorrências.
20/01/2013 – Poliovírus circulante no Paquistão é isolado em amostras de esgoto no Cairo (Egito)
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias egípcias revelaram ter isolado o Poliovírus em duas amostras de esgoto analisadas na cidade do Cairo. Ao mesmo tempo, exames biomoleculares demonstraram tratar-se de uma cepa viral recentemente identificada em Sukkur, cidade localizada no sudeste do Paquistão. Em resposta, as autoridades de saúde paquistanesas determinaram a obrigatoriedade da apresentação da caderneta vacinal atualizada contra a doença nos aeroportos, à todas as crianças menores de 05 anos que estiverem deixando o país. No Egito, apesar de o país ser considerado livre Pólio desde 2004, autoridades locais determinaram a vacinação imediata de todas as crianças menores de 05 anos, nas áreas onde as amostras de esgoto foram encontradas. O Paquistão é um dos três países do mundo onde a doença é endêmica – Nigéria e Afeganistão completam a lista. Em 2011, foram documentados 198 casos no país, maior valor registrado por nação nos últimos dez anos, segundo a OMS.
21/01/2013 – Crise econômica leva OMS a cortar programas e demitir funcionários
Resumo: De fato, a Organização Mundial de Saúde (OMS) - a maior agência de saúde do mundo, também tem sentido os reflexos da crise econômica mundial. Diante da atual conjuntura, a agência se vê obrigada a instaurar um amplo pacote de austeridade que inclui o fim de programas de financiamento para o combate de determinadas doenças, a demissão de quase mil funcionários, a inutilização de 2,5 mil impressoras e até o corte de verba para voos em classe executiva. Ao final de 2012, o buraco nas contas da entidade bateu recorde, com falta de US$ 547 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) para financiar seu orçamento anual de US$ 3,4 bilhões. Nos últimos dois anos, houve um corte de 20% na verba dos programas de combate a doenças crônicas e de 10% na liberação de recursos para programas nacionais de malária e de tuberculose. Nestes últimos 20 anos, a OMS se posicionou como ator central na definição de políticas de saúde no mundo.
21/01/2013 – Prefeitura de Campo Grande-MS decreta situação de emergência devido à epidemia de Dengue
Resumo: Nesta segunda-feira (21/01), a prefeitura de Campo Grande-MS decretou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de Dengue que atinge o município. Até o momento, foram registrados 9.320 casos na cidade. Em entrevista à Agência Brasil, o prefeito Alcides Bernal garantiu que a preocupação é máxima pela situação - “Os números mostram que essa epidemia é a maior de todos os tempos”. Bernal aproveitou para explicar o que representa a situação de emergência – “O decreto traz consigo a possibilidade de fazer a contratação de agentes de saúde sem concurso, por exemplo. Temos muitas áreas descobertas e queremos contratar 160 agentes de controle de endemias. Segundo o prefeito, uma das primeiras ações adotadas pela prefeitura foi ampliar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde – das 7h às 24h, inclusive aos sábados e domingos.
21/01/2013 – Surto de Antraz atinge o norte da Namíbia
Resumo: Em Oshakati, região localizada no norte da Namíbia, um surto de Antraz tem sido alvo de preocupação por parte das autoridades de saúde. Até agora, duas pessoas morreram vítimas da doença, segundo informações da Direção Regional de Saúde de Oshakati. Milhares de animais morreram ou foram sacrificados na região por causa da doença. Apesar das inúmeras advertências emitidas pelas autoridades de saúde locais à população, ainda é comum o consumo das carcaças bovinas infectadas nas diversas aldeias da região, em detrimento à fome. Estima-se que mais de 3 mil pessoas estejam em situação de alto risco para a doença na região.
21/01/2013 – Autoridades de saúde de Brasília temem aumento dos casos de Hepatite A no verão
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde demonstraram preocupação frente ao possível aumento do número de casos de Hepatite A com a chegada do verão, em Brasília. Aproximadamente 200 casos foram registrados em 2012, principalmente nesta época do ano. No último Boletim Epidemiológico, a capital ficou em 9º lugar no ranking das cidades com maior incidência para a doença. Segundo o infectologista Jaime Rocha, do laboratório “Exame”, o verão costuma ser a estação de maior contágio para a Hepatite A e que a vacinação é ainda mais indicada neste período do ano.
21/01/2013 – Trinta e oito crianças são internadas no norte do Chade após serem vacinadas contra a Meningite
Resumo: Ao menos 38 crianças foram hospitalizadas após receber a vacina contra a Meningite em Gouro - município localizado no norte do Chade, próximo à fronteira com a Líbia -, durante uma campanha do governo. De acordo com o ministro da saúde, Mamouth Naor N’Gawara, as crianças sintomáticas foram internadas em dois hospitais na capital e em Ndjamena, exceto sete delas em estado grave – que cursaram com crise convulsiva - que foram transferidas para um instituto de referência na Tunísia, para serem submetidas a exames mais precisos e tratamento especializado. Ainda segundo o ministro, surtos de Meningite são frequentes em países pobres que fazem parte do Sahel Africano – região situada entre o Deserto do Saara e as terras mais férteis ao sul (veja no segundo link abaixo). “Durante os últimos 15 anos, o Chade registrou mais de 50 mil casos de Meningite, incluindo mais de 5 mil mortes”, afirmou N’Gawara.
21/01/2013 – OMS atenta para a queda de 71% na mortalidade global por Sarampo na última década
Resumo: Um relatório publicado nesta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS) atentou para a queda de 71% verificada na taxa de mortalidade global por Sarampo na última década. Entre 2000 e 2011, o total de mortes no mundo associadas à doença caiu de 542 mil para 158 mil, alertou a entidade. Em relação ao mesmo período, a incidência da doença sofreu queda de 58%, variando de 853 mil para 355 mil notificações. Em geral, a cobertura estimada para a primeira dose da vacina aumentou de 72% em 2000 para 84% em 2011. Já o número de países que oferecem a segunda dose da vacina à população, através do calendário básico de rotina, subiu de 97 em 2000 para 141 em 2011. Apesar do progresso alcançado durante a última década, algumas populações ainda permanecem vulneráveis. Estima-se que 20 milhões de crianças no mundo sequer haviam recebido a primeira dose da vacina em 2011. Mais da metade destas crianças vivem em países como: República Democrática do Congo (800 mil), Etiópia (1 milhão), Índia (6,7 milhões), Nigéria (1,7 milhões), e Paquistão (900 mil).
22/01/2013 – Uberaba registra primeira morte por Dengue do ano em Minas Gerais
Resumo: Na tarde desta segunda-feira (21/01), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba – a 447 km de Belo Horizonte, confirmou a primeira morte por Dengue do ano no estado de Minas Gerais. A vítima foi um homem de 48 anos que morreu no último dia 14 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O caso foi confirmado a partir de amostras de sangue da vítima, as quais haviam sido encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias – laboratório de referência do governo do Estado de Minas Gerais. De acordo com Fahim Sawan, secretário de saúde de Uberaba, foram notificados 518 casos da doença somente nas primeiras três semanas do ano. Os dados do “Levantamento do Rápido Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira)”, divulgados no dia 16 deste mês, revelaram que a cidade tem 5,3% de infestação do mosquito. O número é considerado de alto risco, já que o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 1,9%.
22/01/2013 – Municípios do noroeste fluminense intensificam ações contra a Dengue
Resumo: Na última terça-feira (22/01), prefeitos dos municípios do noroeste fluminense se reuniram com o secretário estadual de saúde, Sérgio Cortes, e equipes de Vigilância em Saúde do governo estadual, com o objetivo de intensificar as ações de combate a Dengue na região. Neste ano, a região tem apresentado elevado número de casos, assim como a Baixada Fluminense. Durante o encontro, foi avaliado o trabalho realizado nos centros de Hidratação de Pacientes com Dengue montados em Itaperuna, Miracema, Aperibé, Italva, Santo Antônio de Pádua e Cambuci. Além disso, foram analisadas as estratégias de controle de focos do mosquito transmissor da doença pelos agentes de endemia municipais. Acima de tudo, a discussão teve como foco o cenário epidemiológico da doença no Estado e na região.
23/01/2013 – Medicamentos contra a Tuberculose são retirados de circulação na Angola
Resumo: Nesta semana, o Serviço de Inspeção Geral de Saúde angolano (equivalente à Vigilância Sanitária) emitiu uma circular proibindo a distribuição, comercialização e consumo dos medicamentos Etambutol 400 mg e Isoniazida 150 mg no país, utilizados para o tratamento da Tuberculose Pulmonar. Com validade até março de 2015, os medicamentos foram produzidos pelo laboratório indiano Pharmilink, cuja fórmula apresentou alterações em suas propriedades físico-químicas. Os lotes do produto adulterado já estão sendo recolhidos das farmácias.
23/01/2013 – Letalidade por Hantavírus no Chile atinge 40% em janeiro
Resumo: Segundo relatório divulgado pela Unidade de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, a letalidade por Hantavirose no Chile alcançou até 40% em janeiro. Nas primeiras quatro semanas do ano, foram confirmados 5 casos em todo o país, sendo 2 deles fatais. Porém, as estatísticas oficiais indicam que há menos pessoas afetada em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido detectados 6 casos. Dentre 5 os casos confirmados em 2012, dois pertencem a Região de Bíobío. Projeções do próprio ministério sugerem uma média de 6 a 10 casos por mês, entre janeiro e março.
23/01/2013 – Mortes por LVA triplicam em Fortaleza-CE
Resumo: Em Fortaleza-CE, o número de mortes por Leishmaniose Visceral Americana mais que triplicou nos últimos dois anos. Foram 19 mortes em 2012, contra 06 em 2011. Porém, em relação ao total de casos notificados, houve uma melhora entre os dois anos considerados, variando de 241 ocorrências para 148. As informações são do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, e revelam ainda que, em dez anos, a maior incidência da doença ocorreu em 2010, com 262 casos registrados na Capital, resultando na morte de 11 pessoas.
24/01/2013 – Laboratórios de pesquisa nos EUA anunciam que deixarão de usar chimpanzés em seus experimentos
Resumo: Nesta semana, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) informaram que acatarão as recomendações do Instituto de Medicina (IOM, sigla em inglês – Institute of Medicine), que desaprova o uso de chimpanzés em pesquisas clínicas. Através de um documento oficial publicado em seu site na internet, os NIH, agências de pesquisas médicas do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, anunciaram que não financiarão mais nenhum novo projeto de pesquisa que utilize primatas. Recentemente, especialistas independentes consultados pelo IOM haviam concluído que a maioria das experiências científicas realizadas com estes animais não eram indispensáveis e deveriam ser estritamente limitadas.
24/01/2013 – Sudeste da Índia registrou 51 casos de Malária no mês passado
Resumo: Em Andhra Pradesh, estado localizado no sudeste da Índia, pelo menos 51 casos de Malária foram registrados no mês passado. Em 2011, apenas cinco casos haviam sido documentados em todo o estado. Até agora, ao menos 13 casos da doença foram detectados neste ano. Nesta semana, representantes da sociedade protestaram contra a passividade das autoridades de saúde locais diante da elevada incidência da doença. No ano passado, o governo local havia organizado várias campanhas de combate a doença, sobretudo, durante a temporada das monções. A Malária está entre os cinco principais agravos mortais que anualmente afetam os indianos e, apesar das diversas medidas tomadas pelo governo central, ainda continua sendo uma ameaça.
24/01/2013 – Mais de 280 mil aves são abatidas em Jalisco após surto de Influenza (México)
Resumo: Em Encarnación Diaz, município localizado no estado mexicano de Jalisco, pelo menos 280 frangos foram abatidos em duas granjas após a confirmação de um surto de Influenza Aviária. O Ministério da Agricultura informou que o surto foi controlado após a ação do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar. No ano passado, um surto semelhante ocorreu na área rural de Los Altos.
24/01/2013 – Sarampo matou seis e infectou mais de 23 mil pessoas na França nos últimos cinco anos
Resumo: Dados do Instituto de Vigilância Sanitária (InVS) da França revelam que o Sarampo matou seis e infectou mais de 23 mil pessoas no país, entre 1º de janeiro de 2008 e 16 de janeiro de 2013. Além disso, todos os seis óbitos ocorreram durante a epidemia de 2011, quando foram notificados 14.966 casos. Em 2012, um total de 859 casos foram relatados, incluindo três casos de encefalite e 32 de pneumonia grave associados à doença. Como país membro-europeu da Organização Mundial de Saúde, o governo francês assumiu o compromisso de eliminar o Sarampo e a Rubéola Congênita.
24/01/2013 – Sesau apresenta plano de contingência de Desastres Naturais (Alagoas)
Resumo: Na última quarta-feira (23/01), a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) lançou seu plano de contingência de Desastres Naturais. Na ocasião, coordenadores da organização de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteira - MSF” se reuniram com gestores da Sesau com o objetivo de mapear as potencialidades e fragilidades do Estado no enfrentamento das Catástrofes Naturais. Durante a reunião, a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha, salientou que as catástrofes possíveis de acontecer em Alagoas estão relacionadas ao problema da seca ou das enchentes. Por outro lado, representantes do MSF estão percorrendo os Estados brasileiros para conhecer a tipologia dos desastres de cada região e analisar as ações locais de solução e prevenção dos problemas para traçar um diagnóstico do plano de contingência de desastres do país.
24/01/2013 – México registra 119 mortes por Câncer Cérvico-Uterino e 20 por Influenza A H1N1 em Oaxaca
Resumo: Em Oaxaca, estado localizado no sul do México, autoridades de saúde revelaram que, no ano passado, foram registradas 119 mortes por Câncer de Cólo de Útero e 20 por Influenza A H1N1. De acordo com o relatório divulgado, durante o período, foram realizados 59.817 exames citológicos, 600 biópsias e 39.955 diagnósticos de infecção por Vírus do Papiloma Humano (HPV). Quanto à Gripe A H1N1, foram detectados 455 casos ao longo do ano passado, incluindo as 20 mortes. Até agora, foram notificados 19 casos suspeitos da doença, neste mês.
24/01/2013 – Autoridades indianas confirmam segundo óbito por Dengue no estado de Maharashtra
Resumo: Em Maharashtra, estado localizado na Região Centro-Oeste da Índia, autoridades de saúde confirmaram a ocorrência do segundo óbito por Dengue. Trata-se de uma homem de 33 anos de idade, morador do distrito de Kharadi, o qual faleceu de Síndrome de Choque do Dengue (SCD) no último dia 17. A primeira vítima fatal no estado havia sido uma mulher de 29 anos, falecida no dia 16/01 também de SCD. Ambos os casos foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Virologia. Até agora, o estado soma 32 casos.
25/01/2013 – Vinte e oito pessoas permanecem internadas após surto de Cólera em Havana (Cuba)
Resumo: Ao menos 28 pessoas ainda permanecem internadas em Havana devido ao surto de Cólera detectado nas últimas semanas, na capital cubana. De acordo com Manuel Santin, Diretor Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública (MINSAP), as ações de combate à doença foram intensificadas no mês de janeiro para evitar a propagação do surto na capital. Ao todo, 51 pessoas foram acometidas pela doença em diversos municípios de Havana. Em agosto do ano passado, um surto da doença já havia atingido o leste da ilha, deixando um saldo de 417 casos e 03 mortes.
25/01/2013 – Apenas 4% das crianças no mundo recebem todas as vacinas recomendadas pela OMS
Resumo: Um levantamento realizado pela “Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI)” revelou que apenas 4% das crianças no mundo receberam as 11 vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o Fórum Econômico Mundial - realizado em Davos, na Suíça -, o chefe executivo da GAVI, Seth Berkley, afirmou que a entidade calcula uma elevação na cobertura vacinal infantil para até 10% até 2015. As 11 vacinas recomendadas pela OMS são contra: Hepatite B; Rotavírus; Difteria; Tétano; Coqueluche; Haemophilus influenzae tipo B (Hib); doenças pneumocócicas; Poliomielite; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Tuberculose e; Varicela. A GAVI financia a distribuição de nove destes imunobiológicos em vários países do mundo, além de colaborar com aconselhamento na formatação das estratégias e programas de vacinação contra a Poliomielite.
25/01/2013 – Cientistas anunciam retomada das pesquisas com vírus híbrido da Gripe Aviária
Resumo: Nesta semana, cientistas anunciaram que irão retomar as pesquisas utilizando vírus híbrido da Gripe Aviária (H5N1). Os trabalhos haviam sido suspensos há um ano para acalmar temores suscitados entre a comunidade científica e setores da sociedade quanto à segurança do processo de manipulação do vírus. A decisão foi anunciada em uma carta assinada por 40 renomados cientistas, publicada nas revistas científicas Science e Nature. A moratória havia sido decretada depois que cientistas norte-americanos e holandeses desenvolveram uma mutação do vírus da Gripe Aviária que poderia ser transmitida facilmente entre mamíferos. A pesquisa ocorrerá só em países que deram sinal verde e definiram regras.
25/01/2013 – Surto de virose causa mortes de crianças indígenas e agrava situação de aldeia no Alto Rio Negro - AM
Resumo: Neste mês, duas crianças indígenas morreram em consequência de um surto de virose que vem atingindo uma aldeia de etnia hupda, no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro – estado do Amazonas. Há informação de que pelo menos outras 13 crianças estão doentes. No último dia 18, funcionários da Associação Saúde Sem Limite enviaram um ofício ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Rio Negro, com base no relato de Jovino Pinoá, agente indígena da aldeia Taracuá-Igarapé, atestando a gravidade da situação. No ofício, o representante afirma que as crianças estão morrendo de vômito e diarreia e pede urgência no envio das equipes de saúde.
25/01/2013 – Agregado de casos suspeitos de Influenza faz hospital geriátrico isolar 12 idosos em Casa Branca-SP
Resumo: Pelo menos 12 idosos estão recebendo tratamento em alas isoladas do Centro de Reabilitação do Cocais, em Casa Branca-SP, após desenvolverem sintomas de Gripe. A principal suspeita é de que seja pelos subtipos H1N1 ou H3N2, porém o laudo dos exames apenas deve ficar pronto em dez dias. No ano passado, cinco idosos morreram no mesmo local, com suspeitas de Influenza H3N2. Dois casos foram confirmados após os óbitos. Atualmente, a instituição abriga cerca de 500 idosos.
26/01/2013 – Surtos de Caxumba são detectados em escolas no noroeste da Espanha
Resumo: Em Vigo, município localizado no noroeste da Espanha, surtos de Caxumba foram detectados em diversas escolas locais, desde meados de novembro do ano passado. Segundo as autoridades de saúde locais, a maioria dos alunos afetados encontram-se na faixa etária de 15 a 19 anos. Enquanto que haviam sido registrados 471 casos da doença nos primeiros dez meses do ano passado, ao menos 378 pessoas contraíram a doença nos últimos 45 dias do ano. Ao comparar os dois períodos, a taxa de incidência saltou de 1,5 para 6,8 casos para cada 100 mil habitantes, na faixa etária de 15 a 19 anos.
26/01/2013 – Nigéria registra mais uma morte por Febre de Lassa
Resumo: Em Lafia, cidade localizada na Região Central da Nigéria, autoridades de saúde confirmaram mais uma morte por Febre de Lassa, ocorrida na semana passada. Além disso, outros dois casos da doença foram confirmados neste ano pelo laboratório do Hospital Especialista Araf Dalhatu (DASH, sigla em inglês). A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (também na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores.
27/01/2013 – Doenças antigas ainda têm transmissão ativa no Ceará
Resumo: Apesar dos inúmeros avanços da Medicina e do ganho de quase 12 anos na expectativa de vida verificado nas últimas três décadas, patologias antigas relacionadas com as condições básicas de higiene ainda são motivos de preocupação no Ceará. Segundo o Ministério da Saúde (MS), agravos considerados como em processo de erradicação, dentre os quais, o Tracoma, a Esquistossomose, a Doenças de Chagas, a Tuberculose, a Hanseníase e a Leishmaniose, continuam a assolar a população cearense. Segundo boletim epidemiológico mais recente emitido pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), em outubro do ano passado, apenas 19 municípios cearenses não tivera notificações de Tuberculose ao longo do ano. Em relação à Hanseníase, foram diagnosticados 2.003 casos novos somente no primeiro semestre do ano passado, alcançando o coeficiente de detecção geral de 23,7 para cada 100 mil habitantes – taxa considerada bastante elevada para o MS. No caso da Leishmaniose Visceral, o número de óbitos triplicou em 2012, passando de 06 em 2011 para 19 no ano seguinte.
28/01/2013 – Surto de Febre do Chikungunya no leste das Filipinas
Resumo: Em Samar, arquipélago localizado no leste das Filipinas, um surto de Chikungunya tem sido registrado desde o início do ano. Até agora, as autoridades de saúde já notificaram mais de 500 casos. Em municípios como Villareal, Daram, Jiabong, Gandara e Catbalogan a situação é considerada crítica, segundo afirmou Antonio Tirazona, representante do Departamento Provincial de Saúde, durante reunião do Comitê Técnico Emergencial de Controle da Doença. Amostras laboratoriais dos casos estão sendo encaminhadas ao Instituto Nacional de Pesquisas em Medicina Tropical (RITM), em Muntinlupa.
28/01/2013 – Estudo revela que uma em cada cinco pessoas foi infectada pelo vírus H1N1 durante a Pandemia de 2009
Resumo: Um estudo publicado nesta semana no jornal “Influenza and Other Respiratory Viruses” revelou que uma em cada cinco pessoas foi infectada pelo vírus Influenza H1N1, ainda que sem manifestar sintomas, durante a Pandemia de 2009. Além disso, o trabalho constatou que entre 20% e 27% das pessoas estudadas foram infectadas em 19 países, durante o primeiro ano de circulação do vírus. Segundo o artigo, as maiores taxas de infecção foram registradas em crianças e jovens - 47% das pessoas com idades entre 05 e 19 anos. Apenas 11% das pessoas com 65 anos ou mais foram afetadas.
29/01/2013 – Sobe para 03 o total de mortes por LVA em Bauru-SP referentes a 2012
Resumo: Nesta terça-feira (29/01), a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) confirmou a terceira morte por Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município, referente a 2012. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os registros de mortes envolveram três homens adultos - um de 50 anos, morador de Parque Bauru, falecido em 16/12; outro de 44 anos, morador de Vila Lemos e; outro de 43 anos, morador de Parque Santa Cândida. Em 2012, Bauru totalizou 34 casos, incluindo os três óbitos – dois com sintomas iniciados em 2011 e um com início de sintomas em 2012. Até o momento, nenhum caso foi registrado em 2013.
29/01/2013 – Hantavirose mata dois operários em uma usina de açúcar no norte de La Paz (Bolívia)
Resumo: Nesta semana, a Hantavirose foi responsável pela morte de dois operários que trabalhavam na construção de uma usina de açúcar no norte de La Paz, na Bolívia. As mortes ocorreram na província de Iturralde, onde a usina San Buenaventura está sendo construída. De acordo com Johny Rada, Chefe Nacional de Epidemiologia, o Ministério da Saúde confirmou mais um caso entre trabalhadores da obra, porém este já se encontra em franca recuperação. O Hantavírus foi identificado pela vez no país em 1996, às margens do Rio Mamoré (em Beni), quando cientistas detectaram um rato infectado. Em 2000, os primeiros 06 casos humanos foram relatados em Tarija e, logo em seguida, os primeiros óbitos em Beni, Cochabamba e Santa Cruz. No ano passado, foram documentados 18 casos, sendo 09 em Tarija, 08 em Santa Cruz e 01 em Beni. Em 2012, a taxa de mortalidade pela doença alcançou 26%, segundo relatório do ministério.
30/01/2013 – Estudo abre nova possibilidade para o controle da Dengue
Resumo: Durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, realizado em setembro do ano passado, foi apresentada uma nova estratégia de pesquisa para o controle da Dengue. O programa intitulado “Eliminar a Dengue: Nosso Desafio” traz um projeto para o Brasil, introduzindo uma nova abordagem que atualmente está sendo testada em três países: Austrália, Vietnã e Indonésia. A proposta inédita tem o objetivo de impedir a transmissão do vírus causador da doença através do mosquito Aedes aegpti, utilizando bactérias do gênero Wolbachia, encontrada naturalmente em insetos. A introdução da bactéria geneticamente modificada no mosquito tecnicamente seria capaz de impedir a transmissão do vírus. Por outro lado, a dispersão de mosquitos portadores da bactéria levaria à reprodução desses espécimes, passando o microrganismo entre as diversas gerações do inseto, o que a longo prazo inviabilizaria a transmissão da doença. O projeto está ainda em sua primeira fase, em laboratório. No entanto, está prevista para 2013 a construção de uma gaiola no campus da Fiocruz para o desenvolvimento de testes intermediários. Além disso, atualmente está sendo discutida a seleção de locais para a soltura dos mosquitos portadores da bactéria modificada, prevista para 2014.
30/01/2013 – FAO alerta sobre risco de novos surtos de Gripe Aviária
Resumo: Nesta semana, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) emitiu um alerta global diante da possibilidade de haver novos surtos de Gripe Aviária (H5N1) como os ocorridos em 2006, a menos que seja reforçado, em todo o mundo, o investimento em vigilância e controle dessa e de outras doenças perigosas de origem animal. Segundo a organização, a manutenção de processos rígidos de vigilância é imprescindível, tendo em vista a existência de “grandes reservatórios” do vírus em alguns países da Ásia e do Oriente Médio, onde a doença já se tornou endêmica. Entre 2003 e 2011, a doença infectou mais de 500 pessoas e provocou a morte de mais de 300, segundo dados da OMS. No mesmo período, a doença matou ou gerou o abate de mais de 400 milhões de aves – sobretudo, frangos e patos domésticos -, causando um prejuízo econômico de cerca de US$ 20 bilhões, conforme estimativas da FAO.
30/01/2013 – Surto de Sarampo se espalha pelo norte da Namíbia
Resumo: Em Oshikoto, região situada no norte da Namíbia, um surto de Sarampo tem se espalhado entre aldeias locais deixando em alerta as autoridades públicas de saúde. Até agora, mais de 30 casos já foram confirmados. Os casos estão distribuídos entre as aldeias de Omadhiya, Ohadiwa, Onamunkulo, Onalulago, Onaame e Onamulunga. Segundo Peter Angala, diretor de saúde da região, uma campanha de vacinação está sendo programada para as próximas semanas, cujo objetivo de imunizar a população na faixa etária de 06 meses a 35 anos. Equipes de saúde que já estavam na região investigando um surto de Antraz – mais de 20 casos confirmados, incluindo duas mortes, sobretudo em Oniipa – receberam o acréscimo de novos integrantes para atuar também em uma frente contra o Sarampo.
30/01/2013 – Norte do Zimbábue registra mais de 3 mil casos de Febre Tifoide
Resumo: No início da semana, o Departamento de Saúde de Harare – capital do Zimbábue – divulgou o registro de mais de 3 mil casos de Febre Tifoide, no período compreendido entre o início de janeiro e o final de novembro do ano passado. Segundo Stanley Mungofa, diretor geral de saúde de Harare, o distrito de Glen View continua o epicentro do surto, com 1.413 casos notificados e 34 confirmados – cinco pessoas morreram no local. Até o final da estação de chuvas, em abril, equipes multidisciplinares estarão de prontidão realizando atividades como: monitoramento da qualidade da água, organização de campanhas de promoção da saúde e ampliação das condições de saneamento básico e de higiene da população.
30/01/2013 – Ministério da Saúde de Uganda investiga possível surto de Malária no Centro-Oeste do país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Uganda enviou uma junta de epidemiologistas para investigar o possível surto de Malária que vem atingindo o distrito de Mubende – Região Centro-Oeste do país. De acordo com Asuman Lukwago, secretário permanente de saúde do governo, a investigação foi redirecionada após a confirmação de três casos da doença. Ainda segundo o gestor, as hipóteses de infecção por Ébola e por Vírus de Marburg já estão descartadas. Além disso, ele ressaltou que a rápida disseminação da doença é resultado das fortes chuvas e consequentes inundações que atingiram a região nas últimas semanas. A doença eclodiu no início do mês e deixou um saldo de 05 mortes e mais de 30 doentes.
30/01/2013 – Sespa confirma caso de H1N1 em menina de 04 anos egressa dos EUA
Resumo: Nesta quarta-feira (30/01), a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) confirmou um caso de infecção pelo Vírus Influenza A H1N1, desta vez envolvendo uma menina de 04 anos. De acordo com a Sespa, a crianças estava passando férias com a família nos EUA entre os dias 31/12 e 20/01, onde pode ter sido exposta ao vírus. Apesar de ter necessitado de internação em uma UTI, a menina apresentou melhora e recebeu alta no último dia 25. Em 2012, foram registrados 04 casos de H1N1 no estado, além de 170 notificações de problemas ligados a síndromes respiratórias agudas, segundo dados da própria secretaria.
31/01/2013 – Atentado terrorista mata dois vacinadores no noroeste do Paquistão
Resumo: Na última quinta-feira, dois trabalhadores de saúde que trabalhavam na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foram mortos durante um atentado à bomba em uma zona tribal afastada no noroeste do Paquistão. O artefato, de fabricação caseira, estava escondido em uma estrada da zona tribal de Kurram, na fronteira com o Afeganistão. O ataque ocorreu dois dias após outro incidente, também no noroeste, ter culminado na morte de um policial que fazia a escolta de um grupo de vacinadores. A investida desta quinta eleva para 18 o número de trabalhadores da campanha de vacinação contra a pólio mortos no país, nos últimos dois meses – nove deles no noroeste e outros nove em Karachi, megalópole ao sul.
31/01/2013 – USP cria centro de pesquisas e prevenção de Desastres Naturais
Resumo: Nesta quinta-feira (31/01), o reitor da USP, João Grandino Rodas, assinou um convênio com representantes do governo paulista e do Ministério da Integração Nacional para a criação de um Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Naturais – o chamado Ceped. De acordo com o reitor, o orçamento mínimo é de R$ 3 milhões. O objetivo principal é integrar pesquisadores da USP que trabalhem com prevenção e redução de danos por Catástrofes Naturais, além de formular mapeamentos de áreas de risco e novos estudos sobre abrigos temporários, manejo de recursos para vítimas, resíduos decorrentes dos desastres e potenciais novas ameaças, tanto no estado quanto em outras regiões do país.
31/01/2013 – Fiocruz envia vacinas contra a Febre Amarela para combater epidemia no Sudão
Resumo: Nesta semana, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz anunciou o envio de 2,2 milhões de doses de vacina contra a Febre Amarela para ajudar no combate à epidemia da doença em Darfur, no Sudão. O país está sofrendo o pior surto da doença das últimas décadas, onde foram registrados mais de 840 casos em 35 localidades, incluindo 171 mortes. Para reverter o quadro, a OMS iniciou uma campanha de vacinação nas regiões mais críticas. Mais de 1,1 milhão de pessoas já foram vacinadas, o que representa 93% da população alvo no sul, oeste e centro de Darfur. Segundo recomendação da organização, uma terceira etapa de vacinação deverá acontecer para evitar o alastramento da doença.
31/01/2013 – CCZ registra três casos de LVA em Corumbá-MS
Resumo: Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Mato Grosso do Sul anunciou o registro de três casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) em Corumbá, município localizado no noroeste do estado. Todos os casos foram registrados no mês passado e já estão sendo tratados. No ano passado, o número de ocorrências da doença chegou a 06 – com 05 curados e 01 que ainda permanece em tratamento. Equipes de saúde já estão nos bairros onde as vítimas residiam para efetuar as estratégias de controle da doença. No Brasil, as estratégias de combate à doença atualmente baseiam-se na detecção precoce e tratamento oportuno dos casos humanos, no combate ao vetor e na eliminação dos cães portadores do patógeno, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
31/01/2013 – Surto de Hepatite A no noroeste do Acre
Resumo: Detectado na última semana, um surto de Hepatite A afetou mais de 30 pessoas no bairro Corcovado, em Tarauacá, município localizado no noroeste do Acre. Pelo menos 15 casos já foram confirmados. Embora os moradores da região afirmem que o problema é decorrente da água consumida, representantes do DEPASA (Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento) descartam essa possibilidade, tendo em vista uma recente análise laboratorial atestando a segurança e qualidade da mesma. “Temos um poço de 92 metros no bairro e existem dados documentados pelo LACEN que indica a boa qualidade da água para consumo humano. Vamos averiguar se existe algum problema que está relacionado ao DEPASA”, afirmou Tadeu Moreira, chefe do departamento.
31/01/2013 – Nova cepa causou mais da metade dos surtos de Norovírus nos Estados Unidos
Resumo: Um levantamento realizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) norte-americano revelou que mais da metade dos surtos de Norovírus registrados nos últimos quatro meses foram ocasionados pela nova cepa GII.4 Sydney. Segundo o relatório, o novo sorotipo viral foi detectado em pelo menos 141 dos 266 surtos documentados neste período. A nova cepa foi identificada pela primeira vez em Sydney, na Austrália, em março de 2012 e, rapidamente, foi se difundindo por diversos países. O levantamento faz parte de um estudo publicado no último dia 24/01, na revista científica CDC Morbidity and Mortality Weekly Report. Estima-se que, a cada ano, mais de 21 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus, resultando em mais de 800 óbitos.
31/01/2013 – Desastres Naturais: inundação deixam 80 mortos e mais de 143 mil desabrigados em Moçambique
Resumo: Segundo estatísticas oficiais, mais de 80 pessoas morreram – 55 desde meados de janeiro - e outras 143 ficam desabrigadas após as fortes chuvas e inundações nas regiões norte e central de Moçambique. Três dias de chuvas intensas causaram já nesta semana 04 mortes na província de Zambézia, no centro, e outras tantas em Nampula, ao norte, conforme divulgou a agência de notícias local. Esta é a pior cheia registrada no país desde 2000, quando as fortes chuvas foram responsáveis pela morte de mais de 600 pessoas. Nesta segunda-feira (04/02), o governo norte-americano anunciou o envio de mais de 1,7 milhões de dólares para assistência aos desabrigados, o qual será repassado através do Programa Mundial de Alimentação.
31/01/2013 – Mortes por Hantavirose e Leptospirose deixa autoridades de saúde em alerta no Paraná
Resumo: Nos últimos dois meses, a ocorrência de três casos e duas mortes por Hantavirose e uma morte por Leptospirose no município de Irati (PR) deixou em alerta as autoridades de saúde paranaenses. Segundo Gisélia Rúbio, chefe da Divisão de Zoonoses e Intoxicação da Secretaria de Saúde, as últimas mortes ocorreram em virtude do diagnóstico tardio da doença. Nesta semana, 75 profissionais de saúde foram capacitados para o diagnóstico e manejo clínico de pacientes com suspeita das duas doenças. “Queremos que o profissional de saúde esteja preparado para identificar casos de Hantavirose ou Leptospirose mais precocemente, possibilitando um tratamento adequado para cada quadro clínico”, afirmou. Na região de Irati, a Hantavirose já é considerada endêmica. Desde 1992, quando o primeiro caso foi registrado no Paraná, foram contabilizadas 42 ocorrências, incluindo 13 mortes.
31/01/2013 – Centro-Oeste da Argélia registra 87 casos de Sarampo em um mês
Resumo: Em janeiro, pelo menos 87 casos de Sarampo foram registrados em Adrar, província localizada no Centro-Oeste da Argélia. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (28/01) pelo chefe do Departamento Estadual de Saúde e Medicina Preventiva. Uma campanha de vacinação emergencial está sendo implementada nas áreas mais acometidas, incluindo Bordj Badji Mokhtar, cidade considerada o epicentro do surto, onde foram registrados 72 casos. As amostras dos casos suspeitos estão sendo encaminhadas ao Instituto Pasteur, na capital Argel.
31/01/2013 – São José dos Campos (SP) registra primeira morte do ano por Meningite Meningocócica
Resumo: Na penúltima terça-feira (29/01), a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos (SP) registrou sua primeira morte do ano por Meningite Meningocócica, forma mais grave da doença. A vítima é uma mulher que não teve seu nome e idade divulgados. Porém, familiares e amigos disseram que a mesma deu entrada em um hospital municipal da região ainda na terça-feira (29/01), foi medicada, mas não resistiu. A Secretaria de Saúde informou que já adotou as medidas de controle da doença.
31/01/2013 – Análises laboratoriais confirmam surto de Shigelose no sul da Angola
Resumo: No Sul da Angola, o Diretor de Saúde da Província de Cunene, Eleutério Hivilikua, afirmou que análises laboratoriais comprovaram ser a bactéria Shigella a causadora do surto de gastroenterite recentemente detectado no município de Kahama – a 180 km da capital Ondjiva. Após a detecção dos primeiros casos no início de dezembro, mais de 267 pessoas foram acometidas pela doença, incluindo cinco óbitos.
31/01/2013 – LVA em Fortaleza-CE: MS determinou sacrifício de 2.456 animais infectados em 2012
Resumo: Apesar de o Tribunal Regional Federal da 3ª Região ter autorizado o tratamento da Leishmaniose Visceral Americana em cães em todo o país, o Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza anunciou que vai continuar sacrificando os animais infectados. Ao todo, foram sacrificados 2.456 animais com teste positivo para a doença ao longo do ano passado, todos mediante respaldo e determinação do Ministério da Saúde. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) não quis se pronunciar sobre o caso, uma vez que ainda está avaliando o caso.
01/02/2013 – Governo boliviano confirma duas mortes por Hantavírus
Resumo: Nesta semana, o chefe da Unidade Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia, Johnny Rada, anunciou o registrou de duas mortes por Hantavirose no país. As vítimas, com 19 e 31 anos de idade, eram moradoras do município de San Buenaventura – noroeste do país - e desenvolveram a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavirose. Uma terceira vítima, também moradora de San Buenaventura, teve a doença confirmada neste mês, porém, segue em processo de franca recuperação. As amostras colhidas das vítimas foram encaminhadas ao laboratório do Centro Nacional de Doenças Tropicais (CENETROP, sigla em espanhol).
01/02/2013 – MSF alerta para surto de Hepatite E em campos de refugiados do Sudão do Sul
Resumo: Neste fim de semana, representantes da agência de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteira” emitiram um alerta ao aumento do número de casos de Hepatite E entre refugiados nos campos no Sudão do Sul. Desde junho do ano passado, mais de 3.991 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Além disso, o número de mortos já chega a 88, incluindo 15 gestantes. Apenas no acampamento Batil Maban, um dos maiores da região, mais de 110 mil pessoas tentam sobreviver em meio às condições precárias de saúde e saneamento, egressas das zonas de conflito. “ Suspeitamos que este surto está longe de acabar e muitas pessoas ainda podem morrer”, declarou o médico José Luis Dvorzak, coordenador do MSF em Batil Maban.
01/02/2013 – Janeiro termina com cinco casos de Influenza H5N1 no Camboja
Resumo: Durante o mês passado, o Ministério da Saúde do Camboja notificou junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) a ocorrência de cinco casos de infecção humana pelo vírus Influenza H5N1, o mesmo que causa a doença em aves. Do total, quatro pessoas morreram por complicações da doença. Todas as amostras foram testadas pelos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Pública e pelo Instituto Pasteur de Cambodge. Equipes de Resposta Rápida (TRR, sigla em inglês) foram organizadas pelo ministério para proceder na identificação e tratamento precoce dos contactantes das vítimas.
01/02/2013 – SES-MT alerta para risco de acidentes com animais peçonhentos durante período de chuvas
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta a população frente ao risco de acidentes com animais peçonhentos durante o período de chuvas. De fato, os ataques ocorrem com mais frequência ao longo verão. Com o alagamento do habitat natural desses animais, estes procuram lugares secos, adentrando nas áreas urbanas. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), foram registrados no período de 1º de janeiro a 13 de novembro de 2012, 1.634 casos de ataques de animais peçonhentos, sendo 894 por serpentes, 580 por escorpiões, 112 por aranhas, 35 por abelhas e 13 por lagartas.
01/02/2013 – Raiva matou 15 pessoas no Centro-Oeste de Angola no ano passado
Resumo: No ano passado, ao menos 15 pessoas morreram vítimas da Raiva em Londuimbali, município localizado no Centro-Oeste de Angola. Durante todo o ano, foram registrados mais 500 casos de agressão por cães no município, segundo informou Mendes Pessela, chefe de enfermagem do Hospital Municipal de Londuimbali, em entrevista à agência de notícias Angop. “Neste ano estamos trabalhando na realização de uma campanha de vacinação contra a Raiva em toda a extensão do município e na sensibilização dos criadores de animais de estimação no sentido de estes manterem seus animais presos para evitar o aumento do número de agressões”, ressaltou Pessela. O município é composto por 304 aldeias e tem uma população estimada em 93 mil habitantes. Em 2012, foram vacinados 352 cães e 1.550 felinos em Londuimbali.
02/02/2013 – Surto de gastroenterite entre passageiros de um ônibus em Lima (Peru)
Resumo: Em Lima, no Peru, pelo menos 13 passageiros de um ônibus de viagens interestadual foram internados com quadro de diarreia aguda em um hospital em Peñablanca. Segundo Jorge Diaz, Secretário de Saúde de Lima, análises laboratoriais descartaram a Cólera como causa do surto. Neste momento, a principal suspeita é a de infecção por Salmonella. O veículo já está sendo inspecionado pelas equipes de saúde locais.
02/02/2013 – Mulher de 41 anos morre no Panamá vítima de Hantavirose
Resumo: Uma mulher de 41 anos se tornou a mais nova vítima fatal da Hantavirose no Panamá. Moradora da comunidade rural conhecida como La Trinchera – província de Veraguas – a mulher mantinha em sua propriedade uma extensa área de cultivo e armazenamento de grãos, o que tende a atrair a presença de roedores – transmissores da doença. Este foi o segundo caso registrado neste ano em Veraguas. O primeiro havia sido diagnosticado em um homem morador do distrito de Sona. Desde 2003, foram reportados 34 casos da doença em todo o país, incluindo 04 mortes.
02/02/2013 – Surto de Cólera no leste da RD Congo
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Ruanda emitiu um alerta epidemiológico diante do surto de Cólera que atinge a província de Kivu, no leste da vizinha República Democrática do Congo. De acordo com as autoridades sanitárias congolesas, a maioria dos casos ocorreu entre refugiados nos acampamentos situados em Goma. Ao todo, seis pessoas ainda permanecem hospitalizadas e pelo menos uma morreu vítima da doença. Na última sexta-feira (01/02), o chefe do Departamento Provincial de Saúde em Kivu, Mutete Mundenga, declarou que equipes de saúde do governo e de ajuda humanitária estão no local tentando controlar a situação. “Há alguns casos confirmados e as vítimas estão sendo tratadas no hospital de campo”, afirmou.
03/02/2013 – Governo indiano alerta para elevada mortalidade por Gripe A H1N1 no noroeste do país
Resumo: Em Rajasthan, estado localizado no noroeste da Índia, autoridades de saúde emitiram um alerta sanitário diante da elevada mortalidade pelo vírus Influenza A H1N1. Um levantamento realizado recentemente mostrou que um em cada cinco casos positivos, detectados nos últimos 45 dias, acabou sucumbindo à doença. Entre 13 de dezembro do ano passado e 28 de janeiro deste ano, foram confirmados 378 casos da doença no país, dos quais 70 foram fatais. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na taxa de mortalidade da doença, saltando de 5,87% para 7,58% e depois para 18,51%, entre os períodos de 2009-2010, 2010-2011 e 2011-2012, respectivamente.
03/02/2013 – Hospital em Buenos Aires registra surto de Gripe A (H1N1)
Resumo: Em nota, o Ministério da Saúde argentino confirmou a ocorrência de um surto de Gripe A (H1N1) no Hospital Carmen de Areco, em Buenos Aires. Até o momento, 11 pessoas, entre pacientes e funcionários, foram diagnosticadas com a doença. Pelo menos quatro casos foram confirmados mediante amostras encaminhadas ao Instituto Malbrán. “Neste momento não há circulação viral da doença na Argentina”, afirmou Juan Manzur, Ministro da Saúde. “O primeiro caso entre aqueles que ocorreram no Hospital Carmen de Areco correspondem a um paciente que entrou no país com o vírus oriundo dos Estados Unidos, que tão logo se espalhou pela UTI do hospital”, acrescentou.
05/02/2013 – Microsoft® testa software experimental capaz de prever Desastres Naturais
Resumo: Nesta semana, representantes da Microsoft Research anunciaram, em parceria com a Technion – Instituto de Pesquisa Tecnológica de Israel, o início dos testes com um software experimental capaz de prever a ocorrência de Desastres Naturais. Segundo Eric Horvitz, co-diretor da Microsoft Research, a avaliação leva em consideração manchetes de jornais de diferentes regiões do globo. O sistema mostrou resultados surpreendentes quando usado para analisar dados históricos como, por exemplo, o período de seca na Angola em 2006. Outros testes envolvendo casos de doenças, violência e demais eventos com número significativo de mortes mostrou que o software conseguiu prever entre 70% e 90% dos casos. O novo sistema foi criado com base em um arquivo de 22 anos (1986 - 2007) do jornal The New York Times e reúne dados locais como PIB (Produto Interno Bruto), perfil demográfico e outros semelhantes para construção das previsões.
06/02/2013 – Governo revisa meta e prevê país livre da Febre Aftosa em 2015
Resumo: Nesta semana, o Governo Federal anunciou a revisão de suas metas para combate à Febre Aftosa, o que permite prever que o país se torne livre da doença até 2015. Atualmente, dez Estados e a porção norte do Pará ainda fazem parte das chamadas “zonas não livres” da Aftosa. Juntas, as áreas que ainda não são consideradas livres – com ou sem vacinação – respondem 11% do rebanho de bovinos e babulinos do país, cerca de 25 milhões de cabeças. De acordo com o coordenador da projeto, Plínio Lopes, o governo trabalhará em duas frentes. A primeira fase terá caráter estritamente nacional e acontecerá ao longo de 2013. O objetivo é alcançar o reconhecimento da Organização Mundial de Animal (OIE), o que para os estados que hoje são considerados de “médio risco” somente deverá ocorrer em um segundo momento – previsão para até 2014 – concluiu Lopes.
06/02/2013 – Desastres Naturais: Tsnunami atinge Ilhas Salomão e devasta aldeias
Resumo: Ao menos cinco pessoas – quatro idosos e uma criança – morreram nesta quarta-feira (06/02) vítimas de um tsunami que devastou várias aldeias nas Ilhas Salomão – Pacífico Sul. A fortes ondas foram geradas em consequência de um terremoto de 8 graus na escala Richter registrado às 12h12 – hora local (23h12 horário de Brasília), a 5 km de profundidade no mar da província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão. Em 2007, um terremoto de 8,1 graus causou a morte de 52 pessoas no arquipélago formado por cerca de mil ilhas e com uma população de 523 mil pessoas. O arquipélago localiza-se sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.
06/02/2013 – Agentes de saúde eliminam patos após surto de Gripe Aviária na Indonésia
Resumo: Nesta quarta-feira (06/02), autoridades de saúde da Indonésia queimaram várias criações de patos após a detecção de um surto de Gripe Aviária que provocou a morte de mais de mil aves na localidade de Padang Paraman - província de Sumatra Ocidental. Desde 2003, o vírus H5N1, causador da Gripe Aviária, já causou a morte de pelo menos 360 pessoas em todo o mundo, sendo 160 delas na Indonésia, o país mais atingido pela doença.
07/02/2013 – Surto de Febre Tifoide no norte de Zâmbia
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde de Zâmbia confirmaram quatro casos de Febre Tifoide em Mungwi, distrito localizado na província de Kasama – norte do país. No entanto, as primeiras investigações apontaram que uma das vítimas havia estado recentemente na capital Lusaka – sudeste do país. De acordo com Jelita Chinyonga, médica responsável pelo Departamento de Saúde Pública da província, campanhas de incentivo à adoção boas práticas de higiene já vem sendo intensificadas junto à comunidade desde a metade do ano passado. Ainda segundo Chinyonga, a doença tem sido motivo de grande preocupação por parte das autoridades de saúde locais, uma vez que esta não é endêmica na região.
07/02/2013 – ANVISA inspeciona 26 navios de cruzeiro e dá nota máxima para 73% das embarcações
Resumo: Conforme balanço divulgado nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foram inspecionados 26 navios de cruzeiro que atracaram na costa brasileira entre outubro de 2012 e a primeira quinzena de janeiro. A maioria (73%) recebeu nota máxima e três deles foram vistoriados duas vezes, para atender às irregularidades encontradas. Dos 26 navios vistoriados pelos fiscais de saúde, 19 foram classificados no grupo A (abaixo de 250 pontos), 05 no grupo B (entre 250 e 500 pontos), 02 no grupo C (de 500 a 750 pontos) e nenhum no grupo D (acima de 750 pontos). Mesmo o padrão C ainda é considerado satisfatório, com condições sanitárias dentro da média. Até abril, a expectativa é que 46 embarcações passem pela costa brasileira. Tais inspeções são feitas há oito anos nos portos do país, e há três a agência classifica as embarcações de acordo com quatro categorias. A pontuação final é a soma de cada item não cumprido.
07/02/2013 – Dengue no Vietnã: incidência em adultos cresceu 11,2% no sul do país em dois anos
Resumo: Um relatório publicado nesta semana pelo Instituto Pasteur do Vietnã mostrou que, no sul do país, o número de casos de Dengue na faixa etária de 15 a 35 anos cresceu 11,2% nos últimos dois anos. Somente no ano passado, a região sul totalizou 62.039 notificações da doença. Paralelamente, pelo menos 61 mortes registradas no sul foram provocadas pela doença, o que representa um aumento de 3,4% na mortalidade em relação ao ano anterior. Apenas no Hospital Regional de Doenças Tropicais, foram contabilizadas 6.506 internações envolvendo adultos ao longo de 2012, dos quais 511 apresentaram complicações graves, incluindo hemorragia, insuficiência renal e choque.
07/02/2013 – ECDC divulga balanço dos casos de Sarampo e Rubéola na Europa referente ao primeiro semestre de 2012
Resumo: No início do mês, o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, sigla em inglês) divulgou um balanço dos casos de Sarampo e Rubéola registrados no “Velho Continente”, no primeiro semestre do ano passado. O monitoramento do ECDC totalizou o registro de 5.037 casos de Sarampo em 29 países. Entre agosto de 2011 e julho de 2012, apenas cinco países – França, Itália, Romênia, Espanha e Reino Unido – responderam por 91% dos 9.183 casos notificados. Já ao final do primeiro semestre do ano passado, haviam sido registrados 18.297 casos de Rubéola em 26 países. De janeiro de 2011 até agosto de 2012, Polônia e Romênia totalizaram 99% dos 23.023 casos notificados no continente.
08/02/2013 – Bauru (SP) já registra 265 casos de Dengue e uma morte por Leishmaniose
Resumo: A chegada do período de chuvas e a elevada proporção de terrenos baldios e sujos no município de Bauru (SP) tem deixado as autoridades de saúde locais em alerta. Desde o início do ano, foram registrados ao menos 265 casos de Dengue, além de um óbito por Leishmaniose. Segundo Heloísa Lombardi, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, tais doenças poderiam ser evitadas se a manutenção de terrenos e quintais fosse mais responsável. No ano passado, o município registrou 30 casos de Leishmaniose, incluindo três óbitos.
08/02/2013 – Nove mulheres que trabalhavam na campanha de vacinação contra a Pólio são assassinadas no norte da Nigéria
Resumo: Em Kano, cidade localizada no norte da Nigéria, nove mulheres que trabalhavam em uma campanha de vacinação contra a Pólio em dois centros de saúde foram mortas a tiros. Alguns líderes muçulmanos nigerianos já haviam manifestado oposição à vacina, afirmando que a mesma é capaz de causar infertilidade. Autoridades policiais acreditam que os ataques tenham sido perpetrados pelo grupo radical islâmico Boko Haram, cujo nome significa “educação ocidental é proibida”, o qual opera no norte da Nigéria desde 2010. A Nigéria é um dos três países do mundo em que a Pólio ainda é endêmica. Afeganistão e Paquistão completam a lista.
08/02/2013 – Unicef alerta: falta de água potável eleva risco de doenças em crianças na Síria
Resumo: Na última sexta-feira (08/02), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou que as crianças sírias estão sob elevado risco de doenças devido a falta de água potável no país. O país está mergulhado em conflitos armados há quase 02 anos, os quais danificaram as estações de tratamento de água. Apenas 35% da água é tratada no país. Segundo Yussuf Abdel-Jelil, representante do Unicef no país, “a produção local de substâncias químicas necessárias para o tratamento de água praticamente parou em razão dos combates, expondo a população aos perigos da água poluída”. O órgão das Nações Unidas lembrou que metade dos cerca de 4 milhões de afetados pelos combates na Síria são crianças. A entidade anunciou ainda a entrega de produtos destinados a tratar a água consumida para mais de 10 milhões de pessoas, o que representa quase metade da população do país.
08/02/2013 – Ministério da Saúde chileno confirma segunda morte do ano por Meningite W135
Resumo: Na sexta-feira (08/02), o Instituto Nacional de Saúde Pública do Chile, órgão ligado ao Ministério da Saúde, confirmou a segunda morte do ano por Meningite sorotipo W135. Trata-se de uma mulher que não teve seu nome nem idade divulgados. Ao todo, foram confirmados 08 casos da doença neste ano, dos quais 06 ocorreram na Região Metropolitana. Os outros dois casos ocorreram em Atacama e em Bío-Bío.
08/02/2013 – Ministério da Saúde de Honduras anuncia prevalência de mais de 2 mil casos de Leishmaniose Cutânea
Resumo: Na última sexta-feira (08/02), o Ministério da Saúde de Honduras divulgou a existência de mais de 2 mil pacientes com diagnóstico de Leishmaniose sendo tratados no país. Segundo Concepción Zúniga, chefe do Departamento Nacional de Doença de Chagas e Leishmaniose, a maioria dos casos tem sido registrado na regiões do Vale de Choluteca e ao sul de Francisco Morazán, incluindo outras áreas de seca no país. Já a forma muco-cutânea tem sido mais prevalente nas regiões de El Paraíso, Olancho, Yoro, Atlántida, Santa Bárbara, Comayagua e montanha Cortés.
08/02/2013 – Criança de quatro anos morre de Febre Maculosa em Sorocaba-SP
Resumo: Um menino de quatro anos morreu em Sorocaba (SP) – município do interior paulista - vítima de Febre Maculosa. A morte ocorreu no dia 20 de janeiro e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde apenas nesta sexta-feira (08/02). Segundo comunicado da Coordenação de Vigilância Epidemiológica Municipal, a crianças foi infectada em outra cidade, a qual não teve seu nome divulgado. O órgão afirma que em Sorocaba não há registro de casos autóctones de Febre Maculosa há vários anos.
09/02/2013 – Monte Santo de Minas (MG) registra surto de Faringite Estreptocócica e Síndrome Nefrítica de provável causa alimentar
Resumo: Neste fim de semana, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE-SP) divulgou uma nota técnica esclarecendo o surto de doença “misteriosa” detectado em Monte Santo de Minas – município localizado no sul de Minas Gerais -, o qual foi amplamente divulgado pela mídia na semana passada. A nota informa que no final de dezembro de 2012 e janeiro deste ano, foram registrados 05 casos de Faringite Estreptocócica seguido de Síndrome Nefrítica em Monte Santo de Minas e em municípios paulistas vizinhos, cujas vítimas haviam visitado o município mineiro. Em 02 casos foram isolados Streptococcus do sorogrupo C. Todos os casos referiram ter consumido alimentos suspeitos em Monte Santo, em geral, derivados de leite. Análises laboratoriais realizadas em alguns alimentos revelaram a presença de vários tipos de Streptococcus e outros patógenos. Os alimentos analisados, incluem: leite in natura, sorvete, queijo e milkshake.
10/02/2013 – Gripe A H1N1 mata um e infecta mais 11 pescadores marroquinos no Saara Ocidental
Resumo: Em Dajla, região litorânea localizada no sul do Saara Ocidental e administrada pelo Marrocos, um pescador marroquino morreu e outros 11 foram infectados pelo vírus influenza A H1N1. A confirmação foi anunciada na última sexta-feira (08/02), pela Direção Regional de Saúde do Rio Oro-Laguera, órgão ligado ao Ministério da Saúde do Marrocos. Segundo informações preliminares, o marinheiro havia morrido ainda antes de seu barco de pesca atracar no porto de Dajla. Todos os 11 infectados estavam a bordo da embarcação. Equipes de saúde foram enviadas à embarcação para realizar medidas preventivas e iniciar as investigações.
10/02/2013 – MS afirma que LV matou mais que a Dengue em Minas em 11 anos
Resumo: Um levantamento divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde (MS) mostrou que, no período de 2000 a 2001, a Leishmaniose Visceral (LV) matou mais que a Dengue em Minas Gerais. De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAM), do próprio ministério, foram registrados 177 óbitos provocados pela Dengue, comparados aos 445 decorrentes de LV, em Minas Gerais, no período considerado. Em relação ao país, os dados do SINAM contabilizam um total de 2.847 mortes por Dengue e 2.609 por LV. No Brasil, no período entre 2006 e 2010, foram registrados 18.168 casos de LV.
11/02/2013 – Vírus H5N1 deixa duas pessoas em estado crítico na China
Resumo: No sul da China, dois moradores da cidade de Guiyang – um homem de 31 anos e uma mulher de 21 anos – permanecem internados em estado crítico após terem sido infectados pelo vírus Influenza A H5N1, causador da Gripe Aviária. Em comunicado a agência oficial de notícias “Xinhua”, o Ministério da Saúde afirmou o diagnóstico laboratorial foi confirmado neste domingo (10/02). “Estão em condição crítica, e os médicos iniciaram um tratamento de emergência”, declararam as autoridades de saúde do ministério. Guiyang é a segunda cidade mais atingida pelo vírus neste ano, depois que um jovem emigrante situado em Pequim morreu no mês passado vítima da doença.
11/02/2013 – OMS anuncia plano de assistência para tratamento dos casos de LTA na Síria
Resumo: Durante uma conferência em Genebra – Suíça, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou um plano de assistência para auxiliar no tratamento dos casos de Leishmaniose Tegumentar Americana na Síria. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de resposta dos centros de saúde locais através da disponibilização de insumos e medicamentos, abrangendo aproximadamente 165 mil habitantes em situação de risco para a doença no país. Segundo a entidade, pelo menos 955 casos em quatro cidades - incluindo as zonas rurais de Damasco e Homs – foram documentados nos últimos meses. Há quase 02 anos o país vive mergulhado em conflitos armados.
11/02/2013 – Menina de seis anos é diagnosticada com Raiva na Índia
Resumo: Em Magao, cidade litorânea localizada no sudoeste da Índia – estado de Goa, uma menina de seis anos foi diagnosticada com Raiva no último fim de semana. A criança segue internada em uma enfermaria de isolamento do Hospicio Hospital, em Magao. Segundo o superintendente médico do hospital, Dr Nasnodkar, a vítima não foi vacinada após ter sofrido a agressão por um cão provavelmente infectado.
11/02/2013 – Reino Unido confirma mais um caso de SARS por novo Coronavírus
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde britânicas confirmaram mais um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) por um novo tipo de Coronavírus, o mesmo que matou cinco pessoas – três na Arábia Saudita e duas na Jordânia - entre novembro e dezembro do ano passado. O novo caso envolvendo um viajante também procedente do Oriente Médio, mais precisamente do Paquistão, segue internado em estado grave em uma UTI em Manchester – Inglaterra. O Coronavírus é uma família viral capaz de provocar desde simples resfriados até quadros graves (SARS). Durante o ano de 2002, este patógeno foi responsável pela morte quase 800 pessoas em mais de 30 países.
11/02/2013 – Dengue já matou 23 pessoas no Paraguai em 2013
Resumo: Segundo as autoridades de saúde paraguaias, já ocorreram 23 mortes por Dengue somente neste ano. No total, foram registrados 21.367 casos suspeitos da doença em todo o país. Conforme informou a Diretora Geral de Vigilância em Saúde do Ministério, Célia Martínez, foram confirmadas através de análises laboratoriais mais quatro mortes associadas à Dengue, somente no último fim de semana. Segundo a gestora, até sábado passado, ao menos 1.102 pessoas ainda permaneciam hospitalizadas por conta de complicações da doença. Por meio de declarações reproduzidas pela agência pública de notícias IP Paraguai, Célia pediu a população que redobre as tarefas para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, que procria locais com água parada.
12/02/2013 – Sul do México institui “cordão sanitário” contra a Raiva
Resumo: Em Mérida, cidade localizada no sul do México – península de Yucatán, autoridades de saúde instituíram um verdadeiro “cordão sanitário” para impedir a propagação da Raiva, após a confirmação da doença em um cão previamente imunizado. De acordo com o Diretor de Prevenção e Proteção à Saúde dos Serviços Coordenados de Saúde de Yucatán, Rafael Barrera Zoreda, as ações incluem inquérito sorológico em animais vadios e vacinação em massa da população de cães e gatos num raio de três quilômetro de onde a doença teria sido detectada. O cão infectado pertencia a uma família, cujos membros foram vacinados após o diagnóstico do mesmo.
12/02/2013 – Surto de gastroenterite por Vibrio parahaemolyticus associado ao cosumo de mariscos crus atinge região costeira chilena
Resumo: No Chile, autoridades de saúde de três regiões costeiras da província de Osorno relataram casos de gastroenterite por Vibrio parahaemolyticus após o consumo de frutos do mar crus. Ao todo, foram registrados seis casos distribuídos nas regiões de Maicolpué, Bahía Mansa e Costa Sul, as quais fazem parte do setor costeiro de San Juan de la Costa. Autoridades de saúde locais emitiram um alerta sanitário à população, sobretudo aos turistas, para que evitem o consumo de frutos do mar crus na região.
13/02/2013 – Sarampo mata cinco crianças no sudoeste de Uganda
Resumo: Em Hoima, cidade localizada no sudoeste de Uganda, cinco crianças morreram vítimas do Sarampo desde o início do ano. No total, ao menos 141 casos foram notificados nos últimos dois meses. Para Fredrick Byenume, diretor médico do Centro Distrital de Saúde Kaseeta, a principal entrave tem sido a dificuldade de acesso aos serviços de saúde por parte dos moradores das aldeias localizadas distantes do centro da cidade. De fato, a maioria dos casos foram detectados em aldeias como Sayuni, Kabegaramire, Nyairongo, Rwenkobe, Ibahura, Karokarungi, Dongo, Rwengabi e Nyakabaale, distantes 5 a 14 km do centro da cidade.
13/02/2013 – Investigação de morte por Botulismo é encerrada e caso permanece inconclusivo
Resumo: Foi encerrada nesta quarta-feira (13/02), a investigação de um caso fatal suspeito de Botulismo que culminou na morte de uma mulher de 38 anos no último dia 11/02 em Araraquara (SP). Segundo o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), a pesquisa não chegou a nenhum resultado, uma vez que o alimento consumido acabou sendo descartado antes da vítima ter sido diagnosticada. A família da mesma suspeita que o suposto alimento contaminado tenha sido uma torta de frango que somente a vítima comeu. Em 15 anos, foram registrados 22 casos da doença em todo o Estado de São Paulo, incluindo cinco mortes.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031