Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

09/10/2013 – Sarampo volta a preocupar autoridades de saúde em Songo (Angola)
Resumo: Os casos de Sarampo voltaram a assolar o município de Songo – província de Uíge, no norte de Angola, o que deixou em alerta as autoridades de saúde locais. Somente em setembro, pelo menos 71 casos foram registrados na localidade, segundo informou o chefe do Departamento de Saúde Pública e Controle de Grandes Endemias, Bayá Bernardo Teca. Em resposta, uma ampla ação de bloqueio vacinal está sendo realizada nos bairros mais atingidos. Além disso, o responsável pelo departamento fez um apelo à população para que sejam tomadas medidas de proteção individual a fim de evitar a propagação do surto.
09/10/2013 – Vigilância Epidemiológica confirma surto de Catapora em Pedro Gomes (MS)
Resumo: No município de Pedro Gomes, no norte do Mato Grosso do Sul, a Vigilância Epidemiológica confirmou a ocorrência de um surto de Catapora. Até o momento, 39 casos já foram notificados junto ao órgão. Somente na Creche Central, pelo menos 33 das 60 crianças matriculadas foram diagnosticadas com a doença. Segundo informações da própria Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos casos tem ocorrido em crianças na faixa etária de 2 a 4 anos. A secretaria orienta ainda, principalmente os centros de educação infantil, que tomem medidas preventivas orientando os responsáveis pelas crianças infectadas no sentido de que as mesmas não entrem em contato com a população em geral, sobretudo gestantes, além de informem os órgãos competentes acerca de novos casos da doença, para que sejam realizadas medidas de controle.
09/10/2013 – Encefalite Viral mata 15 crianças em Uttar Pradesh (Índia)
Resumo: Nos últimos dias, pelo menos 15 crianças morreram vítimas de Encefalite Viral em Uttar Pradesh, estado localizado no norte da Índia. Neste ano, foram registradas 358 ocorrências no estado. Mais de 6.500 crianças morreram de Encefalite Viral na região, desde que o primeiro caso foi descrito em 1978. Em geral, a doença tem seu pico de incidência durante a estação das monções em Gorakhpur – leste de Uttar Pradesh - e distritos adjacentes, região considerada como o epicentro do surto, sendo mais comum em crianças. As informações são da agência de notícias Press Trust.
09/10/2013 – MS de Camarões conclui ação de bloqueio vacinal após confirmação de dois casos de Febre Amarela
Resumo: No último dia 08/10, o Ministério da Saúde de Camarões publicou um relatório acerca da ação de bloqueio vacinal realizada em 13 distritos do país, após a confirmação de dois casos de Febre Amarela. A campanha foi realizada entre os dias 27/08 e 01/09, com uma cobertura de 94% da população-alvo – cerca de 663.900 moradores. Ambos os casos ocorreram em abril deste ano, na região litorânea do país. O caso índice envolveu uma mulher de 43 anos, moradora do distrito de Ndom, que iniciou os sintomas no dia 15/03. A confirmação laboratorial foi realizada pelo Instituto Pasteur de Camarões e, retestada e reconfirmada pelo Instituto Pasteur unidade Dakar, no Senegal – laboratório de referência da OMS na África.
09/10/2013 – Criança de 06 anos é diagnosticada com Escarlatina em Indiana (EUA)
Resumo: Em Bloomington, condado localizado no estado norte-americano de Indiana, uma criança de 06 anos foi diagnosticada com Escarlatina, segundo informou o Departamento de Saúde local. O menino é aluno da Marlin Elementary School, onde outras crianças também estão sendo monitoradas em face à doença. De acordo com a diretorado educandário, Srª West Brow, as atividades foram temporariamente suspensas para que a instituição passe por um processo de limpeza e desinfecção massiva.
10/10/2013 – Irã já totaliza 214 casos de Cólera
Resumo: Neste ano, o Irã já registrou 214 casos de Cólera, segundo informou Mohammad Nabavi, funcionário do Centro de Controle de Agravos do Ministério da Saúde e Educação Médica. Em entrevista à agência de notícias Fars, Nabavi acrescentou que a doença atingiu 175 afegãos, 38 iranianos e um paquistanês no País. Deste total, seis pacientes morreram por complicações do agravo, complementou o funcionário, lembrando que todos eram imigrantes ilegais. No último dia 25/09, um alerta sanitário foi disparado pelo governo, após constatação de que a doença já havia se espalhado para pelo menos 10 províncias. No ano passado, o País registrou um total de 15 casos.
10/10/2013 – República Dominicana tem cinco mortes por Dengue em menos de uma semana
Resumo: Em menos de uma semana, cinco pessoas morreram vítimas de Dengue na República Dominicana. Com estas, o país já totaliza 85 mortes em 2013. Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, nos primeiros nove meses do ano, foram registrados 11.343 casos da doença, sendo 239 considerados graves. Além disso, pelo menos 10 das 32 províncias do país, incluindo a capital Santo Domingo, decretaram estado de alerta máximo para a doença.
10/10/2013 – Surto de Varicela atinge quatro cidades do Noroeste do Paraná
Resumo: No Noroeste do Paraná, pelo menos quatro municípios estão enfrentando surto de Varicela – Querência do Norte, São Carlos do Ivaí, Paranavaí e Tamboara. Embora o total de casos em cada município ainda não tenha sido divulgado, autoridades de saúde locais já falam 46 ocorrências somente em Querência. Segundo a Coordenadora Regional de Imunização, Samira Silva, existe uma grande preocupação em relação à situação, uma vez que se trata de uma doença altamente contagiosa. Além disso, as atenções são maiores no caso de gestantes, pois a doença pode deixar sequelas para o bebê, acrescentou.
10/10/2013 – Costa do Marfim já totaliza 15 mortes por Raiva este ano
Resumo: Na Costa do Marfim, 15 pessoas morreram vítimas de Raiva de janeiro a setembro deste ano. Segundo o Dr. Joseph Benie, do Instituto Nacional de Saúde Pública, este tem sido um dos principais problemas de saúde pública do país. Em celebração ao Dia Mundial de Combate à Raiva, o professor Emmanuel Bissagnene, especialista em doenças infecciosas e membro do instituto, aproveitou para alertar a população quanto à importância da vacinação em caso de agressões por animais capazes de transmitir a doença, tais como cães, morcegos e gatos.
11/10/2013 – Surto de Cólera atinge população no noroeste da Nigéria
Resumo: Nas últimas semanas, surto de Cólera vem atingindo a população em Zamfara, estado situado no noroeste da Nigéria. Até o momento, duas pessoas morreram e mais 130 permanecem hospitalizadas na região. Segundo Alhaji Dandare Dakko, vice-presidente do governo local, a maioria das notificações ocorreram nas localidades de Rini e Bakura, cuja área é considerada o epicentro do surto. No vilarejo de Rini, ao menos 102 moradores foram diagnosticados com a doença, assim como 32 alunos da Government Science Secondary School, em Bakura, complementou Dakko. Ele acrescentou ainda que diversos esforços estão sendo engendrados para controlar a situação na região, sobretudo, com a apoio de organizações não-governamentais, como o grupo de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).
11/10/2013 – Centro de Proteção à Saúde confirma 2º caso de Cólera em Hong Kong
Resumo: Na sexta-feira (11/10), o Centro de Proteção à Saúde (CHP, sigla em inglês) de Hong Kong confirmou o segundo caso de Cólera em seu território. Neste caso, a vítima foi um homem de 32 anos, filho da primeira paciente diagnosticada com a doença este ano, o qual permanece internado no Princess Margaret Hospital (PMH) desde o último dia 09/10, portanto, dois dias após iniciar o quadro de Diarreia Aguda. O primeiro caso envolveu uma mulher de 54 anos, que também segue internada no PMH. No ano passado, as autoridades de saúde de Hong Kong já haviam registrado dois casos de Cólera na região, no caso, ambos importados.
11/10/2013 – Homem quase perde a perna após ser picado por aranha venenosa na Inglaterra
Resumo: Em Essex, condado localizado no sudeste da Inglaterra, um decorador de 39 anos quase perdeu a perna após ser picado por uma aranha venenosa. Após passar por uma longa cirurgia para retirada mecânica do veneno, o rapaz terá que reaprender a andar, segundo informou a agência de notícias Daily Mail. Ao participar da reforma de uma escola, ele encontrou um ninho de aranhas venenosa, cuja espécie não foi divulgada, e, na tentativa de removê-lo, uma delas consegui picá-lo. Conforme ressaltou a matéria, este foi apenas um dos inúmeros casos de agressão por aranhas venenosas notificados este ano em todo o país. Em época de frio, muitos aracnídeos preparam seus ninhos em diversos lugares fechados buscando melhor proteção às baixas temperaturas.
11/10/2013 – Surto de gastroenterite por Vibrio vulnificus mata 10 pessoas na Flórida (EUA)
Resumo: Recentemente, pelo menos 10 pessoas morreram após contrair a bactéria Vibrio vulnificus na Flórida (EUA), segundo informou o Departamento Estadual de Saúde. Neste ano, 32 pessoas já foram infectadas pela bactéria, que vive em ambientes de água salgada. As mortes mais recentes são de um homem de cerca de 50 anos, residente no condado de Lee, que faleceu em setembro após se banhar nas águas do Golfo do México; e um turista de cerca de 60 anos, que faleceu em julho após frequentar o mesmo local. Esta bactéria, que penetra no corpo através de um ferimento, costuma afetar especialmente idosos e pessoas com problemas imunológicos. Os sintomas mais comuns são vômitos, diarreia e dores abdominais. O condado de Lee costuma registrar uma média anual de cinco casos.
12/10/2013 – MSP argentino confirma novo caso de LV em Posadas (Argentina)
Resumo: Na sexta-feira (11/10), o Ministério da Saúde Pública (MSP) argentino confirmou mais um caso de Leishmaniose Visceral (LV) em Posadas, município localizado na província de Misiones – extremo norte do país. Desta vez, a vítima foi um homem de 46 anos, que há aproximadamente 08 meses desenvolveu quadro de febre, plaquetopenia, hepatomegalia e esplenomegalia. Ele permanece internado com quadro de saúde estável no Hospital Ramón Madariaga.
13/10/2013 – Goiânia (GO) registra 7ª morte por Gripe A H1N1 neste ano
Resumo: Neste domingo (13/10), a Secretaria de Saúde de Goiânia confirmou a 7ª morte do ano por causa do vírus Influenza A H1N1. A vítima foi um representante comercial de 57 anos, o qual faleceu quatro dias após ser internado com sintomas de Gripe, em 27 de setembro. Neste ano, “quase todos os casos de óbito eram de pessoas não vacinadas e que faziam parte do grupo de risco. Eles ou tinham uma doença crônica, ou mais de 60 anos”, afirmou a diretora de Vigilância e Saúde do município, Flúvia Amorim. Em comparação com o ano passado, o número de óbitos mais que dobrou. Em 2011, o município somou três mortes.
15/10/2013 – Idoso é internado após picada de escorpião-amarelo em Araçatuba (SP)
Resumo: Na segunda-feira (14/10), um homem de 74 anos foi internado na Santa Casa de Araçatuba, no interior paulista, após ter sido picado por um escorpião-amarelo enquanto capinava o quintal de sua residência. Segundo as autoridades de saúde locais, a vítima recebeu alta após ser medicado e passa bem. Dados da Prefeitura de Araçatuba mostram que foram notificados 65 casos de picada de escorpião até agora em 2013, em comparação com as 156 ocorrências registradas durante todo o ano passado.
15/10/2013 – Estudo sugere que um em cada 2 mil britânicos é portador de proteína ligada a vCJD
Resumo: Um estudo publicado este mês no periódico British Medical Journal revelou que um em cada 2 mil britânicos é portador da proteína ligada à Síndrome da Doença Variante de Creuzfeldt-Jakob (vCJD) – versão humana da patologia conhecida como “Mal da Vaca Louca”. Frente a isto, os pesquisadores pediram às autoridades da Grã-Bretanha que lutem contra os riscos de uma contaminação maior através da transfusão de sangue e dos instrumentos cirúrgicos, uma vez que o estudo mostrou um resultado maior que o das estimativas anteriores. A equipe de pesquisadores liderada por Sebastian Brandner, professor de neuropatologia da University College of London, examinou 32.441 apêndices extirpados em 41 hospitais britânicos e os submeteram a testes para identificação de príons PrP, causadores da doença. Dos resultados, 16 amostras deram positivo, o que na Grã-Bretanha equivale a relação de um habitante em cada 2 mil.
16/10/2013 – Creche catarinense é interditada após aluna de 3 anos ser diagnosticada com Meningite
Resumo: Na quarta-feira (16/10), uma creche de Laguna, município localizado no Sul de Santa Catarina, foi interditada após uma criança de 3 anos ter sido diagnosticada com Meningite. A creche municipal Professora Laureni Vieira de Souza fica no bairro Vila Vitória, em Laguna, e foi fechada por determinação da Secretaria de Educação do município, sob orientação da Vigilância Epidemiológica, e deve retomar as atividades normais a partir da próxima segunda-feira (21/10). Já uma outra aluna do educandário, uma menina de dois anos, também foi internada com suspeita da doença, porém o caso ainda não foi confirmado porque os exames não ficaram prontos. As crianças seguem internadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Laguna.
16/10/2013 – Tufão Wipha atinge a costa oeste do Japão e agrava situação em Fukushima
Resumo: Na manha desta quarta-feira (16/10), o Tufão Wipha atingiu a costa oeste do Japão, nas proximidades de Tóquio, matando 17 pessoas e deixando dezenas de desabrigados. Porém, a tragédia foi muito maior do que as autoridades de saúde poderiam imaginar. Com ventos de até 126 km/h, o Wipha também atingiu a área onde se localiza a usina nuclear de Fukushima, onde, há mais de dois anos, vem ocorrendo vazamento de água contaminada por material radioativo. A usina foi danificada em março de 2011, por ocasião do mais devastador terremoto registrado na história do Japão (9 graus na Escala Richter), o qual foi seguido por um forte tsunami que devastou diversas áreas na costa oeste do país. Desde então, as autoridades japonesas tentam conter a onda de vazamentos nas antigas instalações da usina nuclear.
16/10/2013 – China confirma novo caso de infecção humana pelo vírus Influenza H7N9
Resumo: Nesta quarta-feira (16/10), autoridades de saúde chinesas confirmaram a detecção de um novo caso de infecção humana pelo vírus Influenza H7N9, causador da Gripe Aviária. Na ocasião, a vítima foi um homem de 35 anos, morador de Shaoxing, na província de Zhejiang – leste do país, o qual permanece hospitalizado em estado crítico. Segundo a OMS, até o momento foram confirmados 136 casos no mundo, este ano, incluindo 45 óbitos. Em comunicado, a entidade informou que atualmente três pacientes permanecem hospitalizados e 88 já receberam alta.
17/10/2013 – Governo saudita restringe fiéis em Meca para evitar epidemia de Coronavírus
Resumo: Neste ano, o governo saudita restringiu o número de visitantes durante a grande peregrinação a Meca, com o intuito de reduzir o risco de uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), que já matou 51 pessoas na Arábia Saudita. Considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, a peregrinação recebeu apenas 2 milhões de pessoas este ano, ou seja, quase 40% a menos que no ano passado. A meta foi reduzir o número de visitantes estrangeiros em 20% e em 50% no caso de cidadãos sauditas. Segundo estimativas do governo saudita, no evento deste ano a cidade recebeu 1,4 milhão de peregrinos estrangeiros, oriundos de 188 países. Vale lembrar ainda que a restrição aos fiéis não foi motivada apenas pelo ponto de vista da saúde pública. Em 2004, devido à aglomeração de fiéis, 251 pessoas morreram pisoteadas.
17/10/2013 – Uso abusivo de Tylenol® causa 150 mortes por ano nos EUA
Resumo: Um levantamento feito pela organização norte-americana sem fins lucrativos, Pro Publica, mostrou que, entre 2001 e 2010, cerca de 150 americanos morrem em consequência do uso abusivo do composto químico paracetamol, princípio ativo do medicamento Tylenol®. Segundo a organização, que utilizou como base dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos EUA, essas mortes ocorreram por ingestão acidental de doses maiores do que as recomendadas nas bulas. Ainda segundo a entidade, a diferença entre a dose máxima diária para adultos (4 g) e a quantidade capaz de ocasionar danos ao fígado é pequena, o que facilita a overdose acidental. Outro problema destacado pela organização é que a FDA (agência reguladora de medicamentos nos EUA), demorou muito para incluir na bula advertências importantes sobre o uso da droga, em especial para pessoas que consomem bebidas alcoólicas regularmente ou que tomam outros medicamentos que podem interagir com o paracetamol causando dano ao organismo.
18/10/2013 – Inundações causadas por tufão deixam 18 mortos no Vietnã
Resumo: Pelo menos 18 pessoas morreram em consequência dos fortes ventos e inundações que atingiram o Vietnã na semana passada. Até o momento, três moradores continuam desaparecidos, segundo informou o Comitê Nacional de Busca e Resgate. O Tufão Nari atingiu o país na manhã de terça-feira (15/10), destruindo casas, árvores e provocando apagões. Diante do caos, cerca de 120 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Mais de 87 mil residências foram inundadas e outras 14 mil destruídas. Apenas na província de Quang Nam, pelo menos quatro pessoas morreram após terem sido soterradas, informou a agência de notícias Australian Associated Press.
18/10/2013 – Comunidade terapêutica em Aparecida de Goiânia (GO) enfrenta surto de Gripe A
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia (GO), começou a investigar um surto de Gripe A entre integrantes de uma comunidade terapêutica localizada na região rural do município. O órgão tomou conhecimento do caso a partir de uma denúncia anônima contra a entidade, denominada Centro de Resgate Lapidando Tesouros, que não tem alvará de funcionamento e presta assistência a 99 portadores de dependência química. Destas, três tiveram diagnóstico confirmatório de Gripe A e outros 37 apresentaram sintomas característicos da doença. Com estes três novos registros, subiu para 12 o número de casos de Gripe a registrados este ano no município.
18/10/2013 – Epidemia de Cólera atinge a região central do México
Resumo: Nas últimas semanas, uma epidemia de Cólera vem atingindo a região central do México. Segundo o Ministério da Saúde mexicano, pelo menos 159 casos já foram confirmados em quatro estados do país, incluindo a capital Cidade do México. Além disso, ao menos uma morte foi atribuída à epidemia. Somente no estado de Hidalgo, considerado o epicentro do surto, as autoridades de saúde já contabilizaram 145 confirmações, incluindo a morte de uma mulher de 75 anos. Também foram afetados os estados de San Luis Potosi e Veracruz. De acordo com a ministra da saúde, Mercedes Juan, 08 em cada 10 casos foram tratados com sucesso. Ela acrescentou que outros 3.075 “casos prováveis” foram detectados. Acredita-se que a origem do surto seja o Rio Tecoluco, em Hidalgo, cujas águas apresentaram teste positivo para o vibrião colérico, e que fornece água para os moradores locais, afirmou o chefe da Comissão Nacional da Água do México, David Korenfeld.
18/10/2013 – Menino de um ano morre vítima de Catapora em Catanduva (SP)
Resumo: Na tarde do último dia 15/10, a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva, no interior paulista, confirmou a morte de um menino de um ano vítima de Catapora. Segundo a família, que mora no município vizinho de Santa Fé do Sul, a criança apresentou sinais da doença duas semanas antes de ser internada em um hospital de Catanduva, onde faleceu por falência múltiplas dos órgãos associada à complicações da infecção viral.
18/10/2013 – Chapecó (SC) registra 578 casos de diarreia em 21 dias
Resumo: Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Chapecó, no sudoeste de Santa Catarina, fez uma alerta à população diante do aumento expressivo no número de casos de diarreia aguda verificado no município. Em apenas 21 dias, pelo menos 578 moradores foram atendidos nas diversas unidades de saúde com quadro de gastroenterite. Além disso, a maioria das notificações envolveram crianças. Segundo estimativa da Vigilância Epidemiológica, houve um aumento de 153% durante o período. De acordo com o médico da saúde da família, Luiz Vargas, os pais devem observar “se há presença de sangue, pus ou muco tipo clara de ovo na diarreia da criança”.
18/10/2013 – China confirma 2º caso de infecção humana por vírus H7N9 em outubro
Resumo: Nesta quarta-feira (23/10), as autoridades de saúde chinesas confirmaram o 2º caso de infecção humana pelo vírus H7N9, causador da Gripe Aviária, em outubro. Desta vez, a vítima foi um fazendeiro de 67 anos, morador do município de Jiaxing, na província de Zheijang – leste do país, segundo informou a agência de notícias Xinhua. Até agora, pelo menos 45 pessoas morreram em consequência dessa cepa da Gripe Aviária, cuja infecção em humanos era desconhecida até a detecção dos primeiros casos neste ano. Além disso, as autoridades chinesas relataram 136 casos confirmados em laboratório.
18/10/2013 – Intoxicação alimentar por sushi contaminado atinge 194 pessoas no norte do México
Resumo: Em Sonora, estado localizado no norte do México, pelo menos 194 pessoas desenvolveram quadro de Intoxicação Alimentar após consumir lotes de sushi supostamente contaminados, comercializados pela cadeia de restaurantes Que Roll. Segundo Sergio Olvera Alba, diretor do Departamento de Epidemiologia do Ministério da Saúde, o número de infectados aumento de 71 para 194 desde o final da última semana. “Ainda esperamos ter os resultados das análises das amostras humanas e de alimentos, no entanto, os resultados preliminares apontam para Salmonella como causadora do surto”, afirmou.
18/10/2013 – Estudo aponta Níger como o país que mais avançou no combate à mortalidade infantil
Resumo: Um estudo realizado pela ONG Save The Children, divulgado nesta quarta-feira (23/10), apontou o Níger como o país que alcançou os maiores progressos no mundo no combate à mortalidade infantil desde 1990. No país, o número de mortes em menores de cinco anos caiu de 326 para cada mil em 1990 para 114 para cada mil em 2012. Boa parte deste sucesso pode ser explicado pela melhor distribuição de renda no país. Apesar de ser uma das nações mais pobres do mundo, o país criou programas nutricionais e acesso gratuito a cuidados médicos para gestantes e crianças. Além disso, dentre as nações que mais avançaram neste combate, estão: Libéria, Ruanda, Madagascar, Índia, China, Egito, Tanzânia e Moçambique. O relatório analisa como 75 países, que informam sobre quase todas as mortes materno-infantis, avançam em direção ao Objetivo do Milênio da ONU, na questão da mortalidade infantil.
18/10/2013 – Sul da China já totaliza mais de 30 mil casos de HFMD
Resumo: Em Guangxi, província localizada no sul da China, mais de 30 mil casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) foram registrados nos nove primeiros meses do ano. Segundo o Departamento de Saúde local, a província já contabiliza 37.431 notificações neste ano, sendo a maioria em crianças. Somente nos últimos dois meses, mais de 20 mil casos foram registrados. Além disso, pelo menos uma morte foi atribuída à doença. Apesar de a incidência da doença se manter elevada, houve uma redução significativa na proporção de casos graves em relação aos anos anteriores. As informações são da agência de notícias China Morning Post Nanning.
21/10/2013 – Casos de Peste Suína Africana crescem na Rússia em outubro
Resumo: Durante este mês de outubro, as autoridades veterinárias russas relataram pelo menos 13 focos de Peste Suína Africana em suínos e javalis espalhados por várias regiões do país. Segundo o relatório da Rosselhoznadzor para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um total de 392 porcos foram classificados como susceptíveis a doença, dos quais 92 casos foram notificados. Destes total, 81 animais foram encontrados mortos. Outros 83 suínos foram abatidos. No caso dos javalis, 54 foram classificados como susceptíveis a doença. Destes, foram confirmados 10 casos, sendo que 08 foram encontrados mortos e os outros 02 foram abatidos. Além disso, o maior número de focos ainda é registrada na parte europeia da Rússia. Por outro lado, o relatório aponta o ano de 2013 como recorde em termos de propagação da doença no país.
21/10/2013 – Surto de Varicela atinge mais de 20 crianças no norte do Peru
Resumo: No início da semana, autoridades de saúde peruanas iniciaram a investigação de um surto de Varicela envolvendo mais de 20 crianças menores de 5 anos na favela Ciudad de Dios (Cidade de Deus), que fica localizada no bairro El Porvenir, em Trujillo – norte do país. Segundo o gerente regional de Vigilância em Saúde, Henry Rebaza Iparraguire, uma equipe composta por enfermeiros e médicos foi enviada à comunidade para realizar medidas de prevenção e controle da doença.
21/10/2013 – ANVISA define cepas de vírus da vacina de Gripe do próximo ano
Resumo: Nesta segunda-feira (21/10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU) definindo como serão as vacinas de Gripe que serão usadas no Brasil em 2014. As vacinas influenza trivalentes, que começam a ser usadas no Brasil a partir de fevereiro de 2014 deverão conter três tipos de cepas de vírus combinadas: uma similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1)pdm09; uma similar ao vírus influenza A/Texas/50/2012 (H3N2); e uma Influenza B/Massachusetts/2/2012. Já as vacinas influenza quadrivalentes deverão conter os três vírus descritos anteriormente e um similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008. A composição da vacina contra a Gripe é atualizada a cada ano, conforme os vírus circulantes, para garantir maior eficácia do produto. A resolução está atende à recomendação da OMS para o Hemisfério Sul.
21/10/2013 – Epidemia de Cólera faz 50 vítimas fatais no nordeste da Nigéria
Resumo: Nas últimas semanas, pelo menos 50 pessoas morreram vítimas de Cólera em Zamfara, estado localizado no nordeste da Nigéria. Segundo as autoridades de saúde locais, os casos começaram a surgir depois que moradores consumiram água proveniente de poços e riachos em virtude de uma prolongada interrupção do abastecimento de água potável. As informações são da agência de notícias AFP Kabiru Janyau.
21/10/2013 – Camboja já registra mais de 29,6 mil casos de Malária
Resumo: De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 29.631 casos de Malária no Camboja, segundo informações do Centro Nacional de Controle de Malária, do Ministério da Saúde. Apesar do número elevado, houve uma queda de 46 por cento em relação aos 54.464 casos em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação à mortalidade da doença nos dois períodos, houve uma redução de 35 para 07 óbitos. Conforme ressaltou o porta-voz do ministério, Dr. Char Chuor Meng, o país está empenhado em reduzir a zero as mortes por Malária até 2025. No ano passado, o país somou 45 mortes.
21/10/2013 – Provável surto de Pólio atinge província no nordeste da Síria
Resumo: Nesta semana, a OMS anunciou a detecção de um provável surto de Poliomielite na província de Deir Ezzor, localizada no nordeste da Síria. Até agora, pelo menos 22 pessoas desenvolveram sintomas de paralisia flácida aguda característica da doença, segundo informou Oliver Rosenbawer, da Iniciativa para Erradicação Global da Pólio. “Ainda precisamos da confirmação laboratorial, mas tudo indica que se trata da doença”, que há 14 anos foi erradicada no país. De acordo com o representante, a atual guerra civil tem impossibilitado a concretização dos programas de vacinação em diversas regiões do país. No início do ano, um levantamento da OMS concluiu que pelo menos 35% dos hospitais do país tinham sido danificados ou completamente destruídos pelos conflitos armados.
21/10/2013 – OMS confirma semelhança entre cepas de vibrião colérico circulantes no Caribe e no México
Resumo: Nesta segunda-feira (21/10), a Organização Mundial de Saúde publicou uma nota confirmando a semelhança entre as cepas de vibrião colérico circulantes em alguns países do Caribe e no México. Segundo a entidade, cientistas identificaram que as cepas obtidas a partir de pacientes oriundos do México apresentaram perfil genético com similaridade em torno de 95% em relação à que atualmente circula em três países caribenhos - Cuba, Haiti e República Dominicana. Além disso, a atual cepa mexicana difere amplamente daquela que circulou durante o último período de grande incidência no país, entre 1991 e 2001.
22/10/2013 – ISP chileno comemora saldo positivo após um ano disponibilizando a vacina contra Meningite W-135
Resumo: Nesta terça-feira (22/10), o Instituto de Saúde Pública (ISP) chileno comemorou o balanço positivo após um ano de disponibilidade da vacina contra Meningite W-135 na rede pública. Em 2012, dos 60 casos graves registrados no país, 28 ocorreram em menores de 05 anos. Já neste ano, apenas dois casos graves foram notificados nesta faixa etária. Segundo o Dr. Osvaldo Iribarren, representante do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação realizada em novembro do ano passado foi fundamental para o controle da doença em diversas regiões do país. No total, 1.145.000 foram vacinadas em todo o país.
22/10/2013 – População da Tailândia sofre com a pior epidemia de Dengue dos últimos 20 anos
Resumo: Segundo Sopon Mekthon, diretor-geral do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, atualmente o país enfrenta a pior epidemia de Dengue dos últimos 20 anos. Até agora, o Ministério da Saúde já contabilizou 135.344 casos, incluindo 126 mortes. Somente no mês de junho, foram registrados cerca de 7,5 mil casos por semana. No entanto, houve um redução importante na taxa de incidência semanal da doença, que atualmente varia em torno de 2 mil casos. Em resposta a situação, centros de operação e monitoramento foram organizados em todos os distritos do país.
23/10/2013 – Crato (CE) já soma sete casos de LV
Resumo: Entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados sete casos de Leishmaniose Visceral (LV) em Crato, município do interior cearense. Dentre o total, há registro de pelo menos um óbito ocorrido no mês passado, na localidade de São Miguel. De fato, o avanço no número de casos em relação ao ano passado, quando foram registradas apenas duas ocorrências, tem sido alvo de preocupação por parte das autoridades de saúde locais. Segundo Antônio Soares, técnico da Vigilância Epidemiológica do município, diversas ações foram iniciadas para tentar impedir a propagação da doença. “Iniciamos, a partir do levantamento, uma varredura nas áreas onde houve confirmação de casos. Armadilhas foram instaladas para captura do mosquito transmissor e fizemos, também, solicitação para que os departamentos de Zoonoses e Endemias realizassem ações de pulverização de inseticida nos locais apontados e, ainda, o recolhimento dos animais abandonados”, afirmou.
23/10/2013 – Varicela faz mais de 1,2 mil vítimas na capital e MS já teve 38 surtos neste ano
Resumo: Neste ano, a Varicela vem se destacando como um dos principais problemas de saúde pública que atingem a população sul-mato-grossense. Até agora, o Estado já registrou 38 surtos e 2.593 casos. Somente na capital Campo Grande, pelo menos 1.235 casos foram notificados junto à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). No ano passado, o Estado contabilizou 5.088 casos da doença, dos quais 3.079 foram registrados na capital. Ao todo, foram 46 surtos notificados.
23/10/2013 – Casos graves de Catapora assustam moradores em Atibaia (SP)
Resumo: Nos últimos meses, o aumento dos casos graves de Catapora tem preocupado os moradores do município paulista de Atibaia. Recentemente, diversas crianças necessitaram ser internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município com quadro da doença. Além disso, é cada vez mais crescente o número de escolas do município necessitando de ações de bloqueio vacinal após a confirmação de casos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Atibaia, a cidade já confirmou 56 casos da doença este ano.
23/10/2013 – Surto de gastroenterite por Norovírus atinge comunidade no sudeste do Chile
Resumo: Autoridades de saúde chilenas anunciaram que estão investigando um surto de Norovírus entre moradores da comunidade de Chile Chico, localizada na província de General Carrera, na Região de Aysén – sudeste do país. Segundo o coordenador do serviço de agricultura de Aysén, Pablo Mardones, os primeiros casos foram relatados já no início do mês. Desde então, pelo menos 139 moradores já foram diagnosticados com a doença. Além disso, a taxa de evasão escolar aumentou 40% neste mês, por causa do surto. Até o momento, ainda não foi possível determinar a origem da contaminação, conforme salientou Mardones.
23/10/2013 – Previsão de chegada de tufão faz governo japonês iniciar remoção da população de Izu Oshima
Resumo: Nesta quarta-feira (23/10), as autoridades do Japão começaram a retirar moradores da Ilha de Izu Oshima após a previsão de chegada do tufão “Francisco” para a próxima sexta-feira (25/10). Situada a 100 km ao sul de Tóquio, a ilha foi a mais devastada durante a passagem do poderoso tufão “Wipha”, na semana passada, que resultou em um balanço parcial de 29 mortos e 16 desaparecidos. Nesta temporada, a passagem do novo ciclone representa a 27ª forte tempestade do Pacífico. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tufão “Francisco” se encontrava a cerca de 280 km ao sudeste do arquipélago das ilhas Okinawa (sul do país) na última madrugada, e avançava rumo ao nordeste a uma velocidade de 15 km/h.
24/10/2013 – CDC publica estudo descrevendo nova cepa do vírus da Gripe (H18N11)
Resumo: Nesta semana, pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano publicaram um estudo descrevendo uma nova cepa do vírus da Gripe A – H18N11. Batizado de A/bat/Peru/10 H18N11, o novo sorotipo foi identificado em morcegos no Peru. O trabalho partiu de uma observação envolvendo 114 exemplares de 18 espécies, capturados nas comunidades de Truenococha, Loreto e Santa Maria – no nordeste do país. De acordo com os autores do estudo, a cepa inédita é transmitida principalmente para aves, sendo capaz de infectar outros tipos de animais, incluindo seres humanos.
24/10/2013 – São Luís (MA) já totaliza 25 casos de LV neste ano
Resumo: De janeiro a outubro deste ano, pelo menos 25 pessoas foram diagnosticadas com Leishmaniose Visceral (LV) em São Luís do Maranhão. Todavia, boa parte dos casos confirmados da doença é de pessoas que moram na zona rural. De acordo com dados da Vigilância Municipal Sanitária e Epidemiológica, a quantidade de casos de LV está dentro do esperado, não havendo aumento significativo nos últimos anos. Segundo Raimundo Rodrigues, responsável pelo Controle de Endemias de São Luís, a Vila Esperança e a área de Itaqui-Bacanga destacam-se entre as localidades que têm maior incidência da doença.
24/10/2013 – País atinge metas da ONU no combate à Tuberculose
Resumo: Na quarta-feira (22/10), o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil atingiu as Metas do Milênio da ONU no que diz respeito ao combate à Tuberculose. Porém, em 2012, o país ainda ocupava a 15ª posição dentre a lista de nações com maior número de casos no mundo. Segundo estimativas da OMS, em 1990, cerca de 10 mil brasileiros morriam anualmente por Tuberculose. Já em 2012, este número reduziu para cerca de 4,9 mil. Para cada cem mil brasileiros, a taxa de mortalidade nesse período variou de 7% para 2,5%, o que representa uma das maiores reduções entre as 22 nações com alta incidência da doença.
24/10/2013 – Infestação por escorpiões amarelos preocupa VE em Blumenau (SC)
Resumo: O alto índice de infestação por escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) tem preocupado a Vigilância Epidemiológica (VE) de Blumenau, município localizado no Vale do Itajaí – nordeste de Santa Catarina. Cerca de 100 animais já foram capturados na cidade em menos de um ano. Frente a isto, a VE tem trabalhado em parceria com a Vigilância Sanitária orientar a população quanto à prevenção dos acidentes com estes animais. Os órgãos estão solicitando que quem encontrar um escorpião entre em contato para pedir a captura. Até esta quinta-feira (24/10), nenhum acidente havia sido relatado na cidade. Ainda segundo nota da VE, o município carece de predadores naturais da espécie, como galinhas da angola, lagartos e aves de rapina.
24/10/2013 – Governo de Minas Gerais lança “Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2013/2014”
Resumo: No início do mês, o governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), lançou o “Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2013/2014”, para atuação em caso de desastres naturais durante a temporada de chuvas no Estado, que vai de outubro a abril. O plano visa garantir a união de esforços e delinear as ações de preparação e reposta do Governo do Estado, a fim de reduzir os possíveis danos e dar apoio aos municípios que forem afetados pelas chuvas. Segundo o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luís Carlos Dias Martins, as medidas preventivas são “primordiais” para que haja uma rápida atuação em caso de danos causados por temporais. “Estudar, definir e propor normas, planos e procedimentos que visem à prevenção, socorro e assistência da população são os pilares de uma eficiente ação de defesa civil”, salientou o coronel.
24/10/2013 – Escola em Rio das Ostras (RJ) é fechada após infestação por pillho
Resumo: Em Rio das Ostras, município localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação determinou a suspensão das aulas na Escola Maria Teixeira de Paula, no bairro Trevo, como medida de precaução, após a notificação de que muitos alunos estão com piolho e com muita coceira na cabeça. Alguns pais de estudantes chegaram a falar que são “piolhos de pombos”, já que há uma grande quantidade das aves no telhado do educandário. Logo após a reclamação de muitos pais e responsáveis junto à direção, a Vigilância Sanitária da cidade fez a aplicação de inseticidas nas áreas interna e externa da escola e promoveu a remoção dos pombos. A escola conta com 709 alunos e cerca de 80 funcionários.
24/10/2013 – Curitiba apresenta redução de 28% nos casos de Catapora em adultos
Resumo: Em Curitiba, um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde indicou uma redução de 28% em relação aos casos de Catapora em adultos, entre janeiro e setembro deste ano. Os dados foram comparados com o mesmo período de 2012, quando foram registrados 194 casos, contra os 140 deste ano. Segundo a médica infectologista do Centro de Epidemiologia do Município, Marion Burger, mesmo com o saldo menor, os dados ainda são preocupantes por se tratar de adultos, já que a doença se manifesta normalmente na infância. “Quando atinge os adultos, pode evoluir para complicações maiores como pneumonia, meningites, encefalites, entre outras”. Entre 2007 e 2010, foram notificados uma média de 10 mil casos da doença em crianças na cidade. Destas, 201 precisaram ser hospitalizadas.
24/10/2013 – Surto de Triquinose acomete 15 pessoas no nordeste do Canadá
Resumo: Um surto de Triquinose deixou em alerta as autoridades de saúde em Nunavik, cidade localizada no noroeste do Canadá – província de Quebec. Desde o início de outubro, ao menos de 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença. No total, duas pessoas necessitaram ser hospitalizadas. Segundo o Dr. Jean-François Proulx, do Departamento de Saúde Pública de Nunavik, a principal suspeita é a de contaminação da carne de Morsa, gênero alimentício bastante consumido na região. A doença é causada por vermes nemátodes do gênero Trichinela, transmitida a partir da ingestão de carne contaminada.
24/10/2013 – Casos de Varicela crescem mais que o dobro em Cantabria (Espanha)
Resumo: Nos dois anos anteriores, os casos de Varicela cresceram mais que o dobro na província espanhola de Cantabria, situada no extremo norte do país. A comparação entre os anos de 2011 e 2012 mostrou um aumento de 1.100 para 2.587 casos, segundo dados do Instituto Cantabro de Estatística (ICANE). Na prática, estes valores representam um aumento na incidência da doença da ordem de 101,76 por cento. Conforme salientou o órgão, outros agravos de notificação também têm preocupado as autoridades de saúde locais. No ano passado, dentre as 16.206 notificações registradas na província, destacam-se os seguintes agravos: Gripe (13.201 casos), Caxumba (214 casos), Tuberculose (46 casos), Legionelose (31 casos), Sífilis (30 casos), Coqueluche (14 casos), Malária (08 casos), Doença Meningocócica (07 casos), Hepatite A (03 casos) e Brucelose (01 caso).
24/10/2013 – Número de acidentes com animais peçonhentos ainda preocupa no Amazonas
Resumo: Nos últimos dois anos, o aumento do número de casos de acidentes com animais peçonhentos tem preocupado as autoridades de saúde no Amazonas. De fato, os casos de acidentes envolvendo animais como serpentes, escorpiões e aranhas, registados até agosto deste ano, representam 94% do total de ocorrências contabilizadas em todo o ano passado, segundo dados da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM). Em 2012, foram 355 pacientes tratados na FMT e, de janeiro a agosto de 2013, o número já chegou a 337 pacientes. Ainda segundo o órgão, a maioria dos casos decorre de picadas por serpentes. Para o pesquisador da fundação, Wuelton Marcelo Monteiro, a conscientização da população quanto às medidas de proteção individual é o principal alvo para reduzir este índice.
24/10/2013 – Governo de Porto Rico confirma Epidemia de Gripe em 30 municípios
Resumo: No último dia 13/10, o governo de Porto Rico confirmou a ocorrência de uma grave Epidemia de Gripe que já atinge 30 municípios da ilha. Segundo a ministra da Saúde, Anna Ríus, mais de 11 mil casos de Gripe foram confirmados no país, sobretudo a partir da primeira quinzena de agosto – Semana Epidemiológica n° 33. Neste contexto, as regiões mais atingidas, além da área metropolitana, são: Caguas, Bayamon, Arecibo, Ponce e Mayagüez. Ainda segundo a ministra, somente no último mês, o País totalizou 14 mortes associadas ao vírus A H1N1. Para tentar reverter a situação, o Ministério da Saúde lançou um alerta convocando à população-alvo a procurar uma unidade de saúde próxima para tomar a vacina.
24/10/2013 – Epidemia de Malária atinge dois estados no sul da Venezuela
Resumo: Pelo menos 58.461 casos de Malária foram registrados este ano em dois estados situados respectivamente no sul e sudeste da Venezuela – Amazonas e Bolívar. No total, o País já somou 59.974 ocorrências apenas nos primeiros nove meses do ano, segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Apenas no período entre 29/09 e 05/10, um total de 857 pessoas foram diagnosticadas com Malária em 24 estados venezuelanos, sendo 97% (831 casos) autóctones e 3% importados (26 casos). Em relação à origem dos casos importados, a maioria das vítimas foi precedente da Guiana (18 casos) e da Colômbia (08 casos). Em 2012, ocorreram 34.152 notificações do agravo em todo o país.
24/10/2013 – México soma 47 mortes por Gripe neste ano
Resumo: Desde o começo do ano, pelo menos 47 morreram em decorrência da Gripe no México. De acordo com o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, o País já soma 2.018 ocorrências da doença em 2013. Na tentativa de conter a progressão do agravo, o Ministério da Saúde (SSA) mexicano lançou uma Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza no último dia 15/10, cujo término está previsto somente para 31 de março do próximo ano. A iniciativa tem como prioridade a proteção dos grupos mais vulneráveis a doença, dentre os quais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Inicialmente, serão disponibilizados 25 milhões de doses da vacina, que protege contra os sorotipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
24/10/2013 – Menina de 12 anos morre após ser picada por escorpião em Pongaí (SP)
Resumo: no último dia 20/10, uma menina de 12 anos morreu após ter sido picada por um escorpião na zona rural de Pongaí, município do interior paulista. Depois de acordar cedo para ajudar sua avó nos afazeres do campo, ela foi picada no pé por um animal que estava dentro do calçado. “Ela veio de encontro comigo dizendo ‘vó, tinha um bicho dentro da bota e mordeu meu pé’. Daí que fui acudir ela e tirei ele, e nunca tinha visto um escorpião desse tamanho”, contou Madalena Aparecida Borges Coalho. A vítima chegou a receber oito ampolas do soro antiescorpiônico em um hospital do município vizinho de Cafelândia – a 40 km de Pongaí. Após piora do quadro, ela foi transferida ainda para o Hospital Estadual de Bauru, onde teve uma parada cardíaca, vindo a falecer cinco horas após o acidente.
24/10/2013 – Surto de Coqueluche atinge reserva indígena no norte do Panamá
Resumo: Recentemente, o Ministério da Saúde do Panamá (MINSA) anunciou que está investigando um surto de Coqueluche em aldeias da reserva indígena de Cricamola, em Kanquintú, no norte do país. Até o momento, pelo menos 08 crianças já foram diagnosticadas com a doença, incluindo dois óbitos. Segundo o líder da aldeia Piedra Roja y Zelote, os casos fatais envolveram uma crianças de 02 e outra de 03 anos. Segundo Nadia Tibibo, chefe do Departamento de Enfermagem de Kanquintú, a população da reserva tem sofrido com a falta de profissionais de saúde e insumos. Ainda segundo a enfermeira, caso de infecção respiratória aguda têm sido relatos nas tribos desde agosto do ano passado.
25/10/2013 – “Cinturão da Meningite na África” já totaliza mais de 1,4 mil mortes neste ano
Resumo: Nesta sexta-feira (25/10), a OMS publicou um relatório acerca dos casos de Meningite registrados a partir da região conhecida como “Cinturão da Meningite na África”. Segundo o informe, somente nas primeiras 39 semanas do ano, foram registrados 16.385 casos nas 19 nações que compõem a região. Destes, pelo menos 1.460 casos resultaram em óbito. Dentre as nações mais atingidas, destaca-se a República Democrática do Congo (RDC), com 48% dos casos – 7.880 ocorrências com 712 mortes. Em seguida, aparece Burkina Faso com 2.409 casos. Além destes, outros países são considerados extremamente vulneráveis a ocorrência de epidemias da doença, tais como: Mali, Níger, Chade, Sudão e Etiópia.
26/10/2013 – MT já soma seis mortes por Hantavirose
Resumo: Neste ano, pelo menos seis pessoas morreram vítimas de Hantavirose no Mato Grosso. Para reduzir o percentual de casos da doença, as autoridades de saúde locais fizeram um alerta a população reforçando as medidas de prevenção e controle frente ao manejo ambiental. Paralelamente, produtores estão sendo orientados quanto à importância da limpeza das sedes das fazendas e armazéns, à fim de evitar a proliferação de roedores que transmitem a doença. Já em Campo Novo do Parecis, no Centro-Oeste do Estado, uma lei municipal aprovada em 2006 obriga os produtores rurais a adotar medidas de prevenção do agravo. (assista ao vídeo da reportagem no link abaixo).
26/10/2013 – Cientistas chineses desenvolvem vacina contra o vírus H7N9
Resumo: No sábado (26/10), pesquisadores chineses anunciaram o sucesso no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Influenza A H7N9, causador da Gripe Aviária. As informações são da agência de notícias estatal Xinhua. Segundo Shu Yuelong, diretor do Chinese National Influenza Center, esta é a primeira vez que uma vacina para combater a Gripe é desenvolvida no país. O projeto foi fruto de uma parceria entre vários institutos nacionais e faculdades de medicina, entre elas as universidades de Zhejiang e de Hong Kong. Desde março deste ano, pelo menos 136 pessoas foram infectadas pelo vírus no país, das quais 45 morreram.
27/10/2013 – Departamento municipal paraguaio enfrenta surto de Raiva Bovina
Resumo: Em Cordillera, departamento municipal localizado no sudoeste do Paraguai, autoridades de saúde estão em alerta diante de um surto de Raiva Bovina. Segundo Alda Ramirez, coordenadora regional do Programa Ampliado de Imunização, em cada um dos quatro distritos - Nueva Colombia, Emboscada, Arroyos y Esteros e Caacupé -, foram relatados ao menos um casos da doença. No ano passado, apenas dois casos haviam sido detectados na regição – um em Juan de Mena e outro em Arroyos e Esteros. Em relação ao atual surto, Ramirez lembrou que, pelo menos 11 pessoas receberam a vacina em virtude da exposição direta aos animais doentes. Estas continuam sendo monitoradas.
27/10/2013 – MS de Brunei totaliza 12 casos de Encefalite Japonesa em Brunei Darussalam
Resumo: Neste ano, pelo menos 12 pessoas foram diagnosticas com Encefalite Japonesa em Brunei Darussalam, estado soberano localizado no norte de Brunei – ilha de Bornéu. Dentre as localidades com registro da doença, figuram: Belait (09 casos), Tutong (02 casos) e Brunei-Muara (01 caso). Dentre as vítimas, pelo menos 06 já estão recuperadas e já receberam alta médica. Outras duas pessoas seguem internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) locais. Ao menos três casos, procedentes de Belait, foram confirmados por laboratório. Ainda segundo o ministério, até o último dia 17/10, nenhum caso da doença havia sido descrito no sultanato.
28/10/2013 – Pesquisadores descrevem duas cepas inéditas de Leptospira interrogans na Costa Rica
Resumo: Recentemente, pesquisadores ligados ao Departamento de Segurança Social (CCSS) da Costa Rica anunciaram a identificação de duas cepas inéditas da bactéria Leptospira interrogans, causadora da Leptospirose. A identificação ocorreu a partir de amostras de pacientes atendidos no Hospital Ciudad Neily, em Ciudad Neily – sul do país. O trabalho foi publicado em setembro no periódico Journal of Medical Microbiology – volume 62. Segundo o Dr. William Martinez, um dos coordenadores do projeto, a Leptospirose tem sido um dos principais problemas de saúde pública no país. Na Costa Rica, o primeiro caso da doença foi registrado no início da década de 80, na Península de Osa. Em 1988, um importante surto foi detectado na província de Puntarenas. Na ocasião, pelo menos 81 pessoas foram infectadas, incluindo 04 mortes. Desde então, diversos casos têm sido registrados por todo o país, sobretudo na Região do Vale Central, onde grande parte das vítimas é composta por viajantes que costumam passar férias nas regiões montanhosas do entorno.
28/10/2013 – Municípios de Alagoas vão receber verbas para o controle da Doença de Chagas
Resumo: Pelo menos cinco municípios alagoanos tiveram suas propostas selecionadas pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e irão receber recursos para ações de Implantação de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDCh). As propostas aprovadas serão ajustadas em seu valor global respeitando o limite orçamentário disponível e a redução de valor de repasse até o valor máximo de R$ 500 mil. A iniciativa busca melhorar as condições físicas e sanitárias das habitações e peridomicílios (área externa), evitando a colonização de triatomíneos (barbeiro) – inseto transmissor da doença -, e contribuindo para o controle do agravo, por meio da restauração ou reconstrução dos domicílios.
29/10/2013 – Pesquisadores italianos descrevem nova estratégia para possível controle da Malária
Resumo: Nesta semana, pesquisadores italianos da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, e da Universidade de Perugia, na Itália, descobriram uma nova estratégia capaz de auxiliar no controle da Malária. O trabalho descreve uma maneira alternativa de interferir na capacidade da fêmea do mosquito transmissor em produzir ovos. Durante o acasalamento, o mosquito macho transfere à fêmea uma proteína 20E, que interage com uma proteína MISO do sistema reprodutor feminino, constituindo um processo fundamental para a acumulação de lipídios no ovário, o que resulta no aumento da produção de ovos. Frente a isto, o pesquisador Francisco Baldini e seus colaboradores desenvolveram uma substância química capaz de inibir a proteína MISO que, segundo os próprios autores, pode vir a ser utilizada como inseticidas e telas de proteção de domicílios, daqui há alguns anos.
29/10/2013 – Vítimas de ataques de abelhas se espalham pelo país
Resumo: Neste ano, não para de crescer o número de vítimas de ataques de abelhas por todo o país. Em Londrina (PR), pelo menos três pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira (29/10), após terem sido atacadas pelos insetos em uma mata às margens da Estrada do Limoeiro, próximo à antiga balsa do Rio Tibagi – zona rural do município. Já em Brasília, outras duas pessoas foram socorridas depois de receber mais de cem picadas de abelhas no momento em que uma colmeia caiu de um coqueiro próximo. O incidente, que ocorreu na tarde do dia 24/10, resultou no fechamento do comércio em uma quadra inteira na Asa Sul. Porém, o caso mais grave ocorreu na Bahia e resultou na morte de um adolescente de 13 anos, no último dia 28/10. Ainda no dia 23/10, ao tentar subir em uma árvore na orla da Praia da Ribeira – em Salvador, a vítima foi atacada por dezenas de abelhas. O adolescente foi imediatamente internado em estado grave no Hospital Especializado Octávio Mangabeira, em Salvador, mas veio a falecer por complicações respiratórias e hepáticas.
29/10/2013 – Casos de Chikungunya e Malária preocupam autoridades de saúde em Ahmedabad (Índia)
Resumo: Em Ahmedabad, cidade localizada no estado indiano de Gujarat – noroeste do país -, autoridades de saúde fizeram um alerta diante do elevado número de casos de Chikungunya e Malária recentemente detectados. Somente neste mês de outubro, pelo menos 113 pessoas foram diagnosticadas com Febre do Chikungunya na cidade. Em outubro de 2012, foram apenas 14 casos. Já em relação aos casos de Malária, apenas neste mês, a cidade totalizou 439 casos de infecção por Plasmodium vivax e 237 por Plasmodium falciparum, segundo informou o Departamento de Saúde local.
29/10/2013 – Piauí registra 2º caso de Raiva Humana este ano
Resumo: Nesta terça-feira (29/10), a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí confirmou o segundo caso de Raiva Humana este ano, no Estado. Desta vez, a vítima foi um agricultor de 50 anos, morador do município de Pio IX – a 434 km da capital -, o qual havia sido mordido por um sagui há cerca de dois meses, durante uma caçada na zona rural. Atualmente, ele segue internado na UTI do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela e seu quadro é considerado estável. O primeiro caso de Raiva Humana no Piauí havia sido detectado em maio e envolveu um homem de 41 anos, natural de Parnaíba, o qual também foi mordido por sagui.
29/10/2013 – OMS confirma surto de Pólio em província da Síria que enfrenta guerra
Resumo: Nesta terça-feira (29/10), a OMS confirmou a existência de um surto de Poliomielite em Deir al-Zor, província localizada no nordeste da Síria. Segundo a agência, testes laboratoriais confirmaram a presença do vírus da Pólio do tipo 1 em 10 dos 22 casos suspeitos detectados até agora. Conforme informou o porta-voz da entidade, Oliver Rosenbauer, ainda estão sendo aguardados os resultados de outros 12 casos. “É claro que essa é uma doença contagiosa, e com o movimento da população ela pode viajar para outras áreas. Então o risco é alto de que se espalhe pela região”, afirmou. A província é uma das mais devastadas pela guerra civil, que há mais de dois anos e meio vem atingindo o país.
30/10/2013 – Epidemia de Malária faz mais de 800 vítimas fatais no norte de Camarões
Resumo: Cerca de 800 pessoas morreram em decorrência da Epidemia de Malária que atinge o norte de Camarões. Segundo representantes das unidades de saúde locais, a maioria das mortes registradas nas últimas três semanas envolveu crianças e gestantes. Desde que fortes chuvas e inundações atingiram o município de Maroua, considerado o epicentro do surto, mais de 12 mil casos da doença já foram diagnosticados. De acordo com o Ministério da Saúde camaronês, recentemente, mais de 12 mil pessoas no país precisaram ser internadas após desenvolver quadro grave da doença.
30/10/2013 – Registrado primeiro caso de nCoV (MERS) em Omã
Resumo: Nesta quarta-feira (30/10), o governo do Omã anunciou o primeiro caso de infecção humana pelo Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), no país. O paciente, natural de Omã, está hospitalizado com quadro de saúde estável, conforme divulgou a agência de notícias local ONA. Até agora, o vírus já provocou 62 mortes em todo o mundo, segundo estimativa da OMS. Desde que os primeiros casos foram descritos no mundo, há pouco mais de um anos, a vizinha Arábia Saudita vem sendo o principal país mais atingido pela doença, com 124 ocorrências, incluindo 52 mortes.
31/10/2013 – Sudão do Sul inicia vacinação após a morte de 14 crianças com suspeita de Sarampo
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde do sul-sudanesas lançaram uma campanha emergencial de vacinação após a morte de 14 crianças com suspeita de Sarampo no sub-condado de Lotimor - sudeste do país, estado de Eastern Equatoria. As mortes ocorreram na semana passada e todas as vítimas tinham menos de cinco anos, segundo informou o ministro da Saúde, Elijio Omoro Tahir. Durante entrevista nesta terça-feira (29/10), Tahir afirmou que o Ministério da Saúde solicitou ajuda à Missão da ONU no país (UNMISS), a qual já deslocou equipes de saúde para a região. Para Tahir, a prioridade é identificar se realmente se trata de um surto de Sarampo e, paralelamente, conter a propagação do vírus. Embora mais de 440 casos de Sarampo tenham sido notificados este ano no país, estes seriam os primeiros casos do ano em Eastern Equatoria.
31/10/2013 – Mulher de 73 anos morre vítima de Hantavirose no Novo México (EUA)
Resumo: Nesta quinta-feira (31/10), uma mulher de 73 anos se tornou a primeira vítima fatal do Hantavírus no Novo México, estado localizado no sudoeste dos EUA. A vítima era moradora do condado de Santa Fé – norte do estado, e não resistiu a um quadro grave de Síndrome Pulmonar por Hantavirose. Segundo o Departamento de Saúde do Novo México, este foi o segundo caso da doença confirmado este ano no Estado. Paralelamente, foi o primeiro caso fatal de Hantavirose na história do condado. Diante do ocorrido, o secretário de saúde do departamento, Dr. Retta Ward, pediu a população que redobre a atenção em relação às medidas de prevenção e controle no condado.
31/10/2013 – Estudo revela que interdição de mercados na China reduziu 97% dos casos de infecção pelo vírus H7N9
Resumo: Através de um estudo publicado nesta quinta-feira (31/10), na revista médica The Lancet, cientistas de Hong Kong e da China demonstraram que a interdição dos mercados de aves reduziu em 97% o número de casos de infecção humana pelo vírus Influenza A H7N9 – causador da Gripe Aviária - no país. Segundo o coordenador do projeto, o Dr. Benjamin Cowling, da Universidade de Hong Kong, o fechamento desses mercados pode ser considerado “uma intervenção altamente eficaz para prevenir a doença entre humanos e proteger a saúde pública”. Em outubro, dois novos casos humanos da doença foram registrados em Zhejiang, província localizada no leste do país. “Isso causa grande preocupação, porque mostra que o vírus H7N9 continua a circular e agora tem potencial para reemergir em um novo surto de doença humana neste inverno”, alertou Cowling. Cerca de 45 pessoas já morreram por causa do vírus na China, sendo a maioria entre março e abril. Dados da OMS mostram que, até agora, foram confirmados em laboratórios 137 casos no mundo, com uma taxa de mortalidade superior a 30 por cento.
31/10/2013 – Bocavírus humano mata duas crianças no norte da Bolívia
Resumo: Em Santa Rosa de Yacuma, povoado localizado no norte da Bolívia – Estado de Beni, pelo menos duas crianças menores de um ano morreram vítimas de infecção por Bocavírus. A informação foi confirmada na última quinta-feira (31/10), por representantes do próprio Ministério da Saúde. “É a primeira vez que se identifica este agente causador de morte” na Bolívia, alertou o Dr. Rubén Colque, diretor do Departamento de Saúde local. “Está sendo feito neste momento um controle do foco”, que consiste na coleta de amostras de pessoas próximas às vítimas, ressaltou o diretor. O vírus pertence à família Parvoviridae e se manifesta através de uma infecção respiratória aguda, sobretudo em recém-nascidos.
31/10/2013 – Atriz mirim do SBT é internada com Meningite Viral e Varicela em SP
Resumo: A atriz mirim Larissa Manoela, que interpretou a personagem Maria Joaquina na novela Carrossel, do SBT, deixou a UTI de um hospital em SP, na noite da última terça-feira (29/10), onde este internada após desenvolver um quadro grave de Meningite Viral associada à Varicela. Apesar da melhora, a menina continua internada, mas deverá receber alta até o próximo final de semana.
31/10/2013 – IPT fará relatório sobre áreas de risco de inundações e deslizamentos em 16 cidades de SP
Resumo: Na última semana, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) anunciou que irá realizar o mapeamento das áreas de risco de inundações e deslizamentos em 16 cidades de São Paulo. Para tal, serão analisadas informações contidas em mapas, imagens e documentação fotográfica, as quais serão sintetizadas em um relatório técnico. O levantamento faz parte do “Plano Preventivo de Defesa Civil”. Pelo plano, as cidades incluídas no projeto por não terem informações atualizadas sobre riscos de deslizamentos ou inundações, são: Capivari, Cosmópolis, Indaiatuba, Mogi Mirim, Nazaré Paulista, Piracaia, Piracicaba, Rio Claro, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Jaú, Lins, Cachoeira Paulista, Santo Antônio do Pinhal e Bertioga.
31/10/2013 – Península de Yucatán já concentra 79% dos casos de H1N1 no México
Resumo: Na Península de Yucatán, localizada no sul do México, autoridades de saúde lançaram um alerta diante do percentual de casos de Influenza A H1N1. Até o momento, a região responde por 79% dos casos confirmados da doença no país. Assim, das 253 confirmações registradas este ano em todo o país, 203 são provenientes de Yucatán. Na península, a doença se espalhou por três estados: Yucatán (135 casos), Quintana Roo (48 casos) e Campeche (20 casos). Segundo o Departamento de Saúde da região, a situação ainda pode piorar nas próximas semanas, tendo em vista a usual transmissão da doença no período de setembro a novembro.
01/11/2013 – Mato Grosso registra mais de 43,1 mil casos de Dengue em 2013
Resumo: Desde o início do ano, pelo menos 43.159 casos de Dengue foram registrados no Mato Grosso. Dentre os casos, 107 foram associados a manifestações graves da doença. Já em 2012, as notificações no mesmo período foram de 37.111 casos em todo o Estado. Até agora, a Secretaria Estadual de Saúde já totaliza 34 mortes pelo agravo. Outras três mortes pela doença ainda estão sendo investigadas. Nesse período, Sinop foi o município que mais somou casos (8.184), seguido por Cuiabá (3.409) e Rondonópolis (3.157). Ainda segundo o órgão, o quadro epidemiológico atual caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da Dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado.
01/11/2013 – México já soma 176 casos de Cólera
Resumo: A Região Central do México segue enfrentando uma grave Epidemia de Cólera. Desde o início de setembro, o país já somou 176 confirmações da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde mexicano, os estados atingidos foram Hidalgo (157 casos), Cidade do México (09 casos), Veracruz (06 casos), Distrito Federal (02 casos) e San Luis Potosí (02 casos). No entanto, medidas de proteção e controle já estão sendo realizadas nas áreas mais afetadas, incluindo a inspeção de 37.368 domicílios.
01/11/2013 – Surto de Sarampo atinge 25 crianças no norte de Angola
Resumo: Pelo menos 25 crianças foram diagnosticadas com Sarampo em M’banza Congo, município localizado no norte de Angola. Segundo informações da agência de notícias RNA, uma ação de bloqueio vacinal voltada para menores de 14 anos foi realizada na última quinta-feira (31/10), no município. De acordo com o coordenador de Saúde Pública da província, João Nelbarte Brito, quarenta técnicos de saúde foram mobilizados para imunizar mais de cinquenta mil crianças.
01/11/2013 – Tombos (MG) tem mais uma morte suspeita de Febre Maculosa
Resumo: Nesta semana, mais uma morte suspeita de Febre Maculosa foi registrada no município de Tombos, município da Zona da Mata Mineira. O caso envolveu um jovem, natural do município, que não teve sua idade revelada. Este foi o terceiro caso fatal suspeito da doença, este ano, em Tombos, o que assustou a população. Até o momento, não se sabe se o jovem frequentava a região próxima ao Rio Carangola, onde há elevada infestação por carrapatos tipo estrela, transmissor da doença. O último caso fatal da doença havia sido registrado no início do mês passado, quando a vítima foi um pescador de 68 anos.
02/11/2013 – Casos de Coqueluche e Sarampo preocupam autoridades de saúde no oeste do Sudão
Resumo: O elevado número de casos de Coqueluche e Sarampo tem preocupado as autoridades de saúde de Darfur, no oeste do Sudão. Somente na localidade de El Sareif, pelo menos 58 casos de Coqueluche foram detectados nas últimas semanas. Dentre estes, dois resultaram em óbito. Por outro lado, integrantes belgas do grupo de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras disseram que, ao menos quatro casos de Sarampo foram identificados em um dos acampamentos mais povoados da região. Conforme ressaltou a OMS, a superlotação nos campos de refugiados de Darfur tem ampliado consideravelmente a transmissão da doença.
02/10/2013 – Corrientes já totaliza 267 casos de Leishmaniose Visceral Canina (Argentina)
Resumo: Em Corrientes, cidade localizada no norte da Argentina – Província de Corrientes, autoridades de saúde anunciaram um pacote de medidas de prevenção e controle após o registro de 267 casos de Leishmaniose Visceral em cães. Segundo o diretor do Departamento de Saúde da capital, Julian Dindart, o trabalho vai desde a pulverização de larvicidas em peridomicílios, para reduzir o nível de infestação pelo mosquito flebótomo (transmissor da doença), até a distribuição de panfletos informativos para conscientização da população.
03/11/2013 – Ministério da Saúde de Honduras inicia “Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe A H1N1”
Resumo: Nesta segunda-feira (04/11), o Ministério da Saúde de Honduras deu início à “Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe A H1N1”. Ao todo serão mais de 1.500 postos de vacinação espalhados por todo o país. A meta é de que sejam vacinadas 705 mil pessoas inseridas nos grupos de risco até o dia 15 de novembro, data prevista para o término da campanha. Neste ano, o público-alvo será composto pelos seguintes grupos: pessoas com mais de 60 anos e menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e pessoas obesas. Neste ano, o ministério já contabilizou 85 casos de infecção pelo vírus A H1N1, incluindo duas mortes – ambas ocorreram nos últimos 20 dias.
04/11/2013 – Menino de 12 anos morre após ataque de abelhas em Mogi Mirim (SP)
Resumo: Foi enterrado, na tarde desta segunda-feira (04/11), o menino de 12 anos que havia sido atacado por abelhas em uma pedreira de Mogi Mirim (SP). Na tarde deste domingo (03/11), a vítima praticava rapel e estava a 150 metros de altura, quando foi atacado pelo enxame. “Foram mais de mil picadas, tanto nele quanto em mim”, afirmou o pai da vítima, que também estava presente no local. O pai conta que é profissional formado para a prática do esporte radical e que ele e o filho estavam parados no meio do percurso da escalada para escrever o nome deles na pedra. Segundo ele, foi no momento em que usavam um spray de tinta que ocorreu o ataque. O menino foi socorrido ainda com vida e encaminhado a Santa Casa de Mogi, mas depois de algumas horas, ele não resistiu ao quadro de choque anafilático seguido de quatro paradas cardíacas.
04/11/2013 – Surto de gastroenterite por E. coli O157 atinge população infantil em Nashville (EUA)
Resumo: Em Nashville, condado localizado no estado norte-americano do Tennessee, pelo menos 08 crianças desenvolveram quadro de diarreia aguda ocasionado pela bactéria Escherichia coli O157. Segundo comunicado emitido pelo Departamento de Saúde do Tennessee (TDH), as crianças foram infectadas após consumir determinados lotes de leite não-pasteurizado. “Algumas pessoas consomem leite cru porque acreditam que é mais saudável do que o leite pasteurizado, o que coloca em risco sua saúde e a de outras pessoas”, afirmou John Dreyzehner, coordenador do TDH. “O leite cru é 150 vezes mais propensos a causar um doença de origem alimentar do que o leite pasteurizado, o que pode ser fatal para algumas pessoas, especialmente os jovens”, acrescentou Dreyzehner.
04/11/2013 – Sobe para 22 o número de casos de H5N1 no Camboja
Resumo: No início da semana, o Ministério da Saúde do Camboja confirmou 22º caso de infecção humana pelo vírus Influenza A H5N1, causador da Influenza Aviária. Desta vez, a vítima é procedente de uma aldeia nos arredores da capital Phnom Penh, conforme revelaram as autoridades de saúde. De acordo com Sonny Krishnan, porta-voz da OMS no Camboja, uma força-tarefa foi constituída em caráter de urgência para investigar a transmissão da doença entre humanos e o elevado número de aves mortas na região. Paralelamente, campanhas de conscientização pró higiene pessoal foram reforçadas junto à população.
04/11/2013 – Vigilância Sanitária apresenta estratégia de monitoramento da água dos carros-pipa em Sergipe
Resumo: No final do mês passado, a Vigilância Sanitária de Sergipe apresentou seu trabalho de monitoramento da qualidade da água distribuída por carros-pipa aos municípios do interior sergipano. Considerada exitosa, a estratégia foi apresentada aos gestores e técnicos do Brasil e de outros países da América Latina, durante o “5º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres”, promovido pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Na ocasião, a Vigilância Sanitária lembrou que a “seca” é considerada um desastre natural e os carros-pipa são instrumentos importantes utilizados para o enfrentamento da estiagem, portanto, necessitam de controle rigoroso. Desse modo, o órgão foi convidado a participar do evento pelos indicadores sanitários que mostram Sergipe como o único estado, entre os demais assolados pela seca, a não registrar mortes por diarreia este ano. Em Sergipe, 590.855 pessoas de 35 municípios bebem água que chega por meio dos carros-pipa. Assim, o controle vai desde a inspeção do veículo (condições de limpeza e conservação) até o resultado da análise do material coletado nas fontes de abastecimento e cisternas. Além disso, a avaliação da água distribuída leva em conta aspectos como potabilidade, turbidez, quantidade de cloro e presença de coliformes.
05/11/2013 – Raiva no Piauí: SESPI alerta para os riscos em criação de animais silvestres
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) está intensificando suas ações de conscientização da população quando aos riscos de transmissão da Raiva a partir da criação de animais silvestres. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental da SESAPI, até o momento, três casos foram registrados no estado, sendo todos transmitidos pela mesma espécie, o sagui. A vítima mais recente foi um agricultor de 50 anos, morador do município de Pio IX – a 434 km da capital -, o qual havia sido mordido por um animal há cerca de dois meses. De acordo com uma nota divulgada pela SESAPI, ele segue internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Natan Portela, em Teresina. Ultimamente, as agressões por saguis têm preocupado as autoridades piauienses, no entanto, o alerta vale também para os acidentes envolvendo morcegos. No Brasil existem 167 espécies de morcegos catalogadas, das quais 41 foram identificadas com o vírus da Raiva, sendo que 37 delas (90%) em áreas urbanas.
05/11/2013 – Casos de Tuberculose dobram nos presídios e penitenciárias mato-grossenses
Resumo: O número de casos de Tuberculose continua crescendo nos presídios e penitenciárias mato-grossenses. Somente na Penitenciária Central (PCE), a maior do estado – sediada em Cuiabá, foram registradas 147 ocorrências de janeiro a outubro deste ano. Além disso, metade destas ocorrências (71) foi confirmada nos meses de agosto e setembro. Faltando dois meses para encerrar o ano, a PCE já totaliza quase o dobro das notificações de 2012 (79 casos). A estimativa das autoridades de saúde é de que, apenas nesta instituição carcerária, 7,71% dos 2.050 detentos estejam infectados, o que ultrapassa em muito índice máximo considerado aceitável pela OMS, de 3%.
05/11/2013 – Rio Branco (AC) registra 50 casos de Catapora em apenas uma semana
Resumo: Pelo menos 50 casos de Catapora foram registrados na última semana de outubro, em Rio Branco (AC). Apesar de elevado, este número ainda pode ser considerado dentro da faixa de normalidade para está época do ano, segundo explicou o enfermeiro Ericksson Castro, representante da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). “Comparado aos anos anteriores, eles estão dentro da normalidade, mas claro que nós sabemos que há muitas pessoas que adoecem e não procuram as unidades de saúde ou quando nós temos conhecimento dos casos já se passaram muitos dias e a gente não tem muita ação a fazer”, afirmou.
06/11/2013 – Jundiaí (SP) faz ação bloqueio em bairro onde foi encontrado morcego com Raiva
Resumo: Nesta semana, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Jundiaí (SP) iniciaram uma ação de bloqueio contra a Raiva na região de Jardim Caçula, onde um morcego infectado foi encontrado. Os agentes estão percorrendo a localidade de porta em porta para orientar a população e identificar cães e gatos que não foram vacinados durante a última campanha contra a doença. Por outro lado, “como os morcegos vivem em colônia variando de 20 a 100 indivíduos. Há uma chance real, pequena, mas real de existirem alguns indivíduos infectados na mesma colônia”, alertou Luís Gustavo Nascimento, médico veterinário do CCZ. Segundo registros oficiais, o último caso de Raiva em cães e gatos registrado em Jundiaí foi em 1981.
06/11/2013 – Cólera faz mais uma vítima fatal no sudoeste da Nigéria
Resumo: Nesta segunda-feira (04/11), as autoridades de saúde nigerianas confirmaram mais um caso fatal de Cólera em Lagos, no sudoeste do país. A vítima, que não teve seu nome nem idade revelados, fora apenas identificada como uma moradora de Yaba, que havia contraído a doença após consumir uma salada típica da região, popularmente conhecida como “Abasha”. Desde que o surto foi identificado, há duas semanas, pelo menos quatro pessoas morreram por causa da doença em Lagos. Para o Comissário de Saúde da cidade, o apoio da população, mediante garantia da higiene pessoal e do saneamento básico, é fundamental para conseguir evitar a propagação da doença.
06/11/2013 – Morre agricultor que estava internado com suspeita de Raiva no Piauí
Resumo: Morreu na madrugada desta quarta-feira (06/11) o agricultor que estava internado com suspeita de Raiva no Hospital Natan Portela, no Piauí. A vítima era moradora do município de Pio IX – a 434 km da capital, e havia sido mordida, há dois meses, por um sagui. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Telma Evangelista, os exames realizados no hospital foram inconclusivos, mas o diagnóstico diferencial descartou doenças semelhantes. “Os exames clínicos e os aspectos epidemiológicos apontam para a Raiva”, salientou a diretora. Telma acrescentou que o corpo do agricultor foi encaminhado para necrópsia para a confirmação da doença. Se positivo, este será o segundo caso de Raiva Humana registrado no Piauí em 2013.
06/11/2013 – OPAS lança alerta para HPS na América Latina
Resumo: Nesta semana, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançou um alerta diante do incremento dos casos de Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS, sigla em inglês) na América Latina. Na ocasião, a entidade reforçou a importância dos Estados-Membros prosseguirem com seus esforços para a detecção, investigação, elaboração de relatórios, gestão de processos e tomada de medidas para prevenção e controle das infecções pelo Hantavírus. Nos últimos anos, diversos casos têm sido relatados no continente americano, em países como: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para a entidade, a HPS deve fazer parte dos sistemas de vigilância dos países latino-americanos, abrangendo às avaliações clínica, laboratorial e ambiental dos casos.
07/11/2013 – SP promove evento sobre prevenção de riscos e gestão de catástrofes em serviços de saúde
Resumo: No próximo dia 13/11, o Instituto de Ensino e Pesquisas na Área da Saúde (IEPAS), de São Paulo, promoverá o evento “Catástrofes: Prevenção e Gestão de Riscos para os Prestadores de Serviços de Saúde”. O objetivo do encontro é discutir o modo como os hospitais e as equipes de saúde devem se preparar para atender a eventuais emergências de saúde pública durante os grandes eventos de massa, como a Copa do Mundo da Fifa e as Olimpíadas. “Acidentes de grandes proporções exigem dos estabelecimentos de saúde, principalmente dos hospitais, planos de ação para atender a diversas pessoas feridas ao mesmo tempo. E São Paulo deve receber milhares de turistas para a Copa. A ideia do evento é trazer experiências bem sucedidas e debater as dificuldades na implantação dos planos de ação e contingência, para que medidas preventivas possam ser adotadas”, explicou Yussif Ali Mere Jr., presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP).
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Julho 2025 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031