Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

07/11/2013 – Campinas (SP) registra segundo caso de Febre Maculosa
Resumo: Foi confirmado nesta quinta-feira (07/11) o segundo caso de Febre Maculosa este ano em Campinas (SP). O caso foi confirmado pelo laboratório de análises do Instituto Adolfo Lutz, o qual havia sido detectado ainda no mês de setembro. Desta vez, a vítima foi uma professora de 38 anos, que dá aulas na rede municipal de ensino de Jardim São Domingos, na Zona Sul da cidade, em um educandário situado às margens de uma lagoa onde circulam capivaras. O animal é hospedeiro do carrapato-estrela, transmissor da doença. No local funciona, também, uma creche e um posto de saúde. Em 2012, Campinas registrou cinco casos de Febre Maculosa, incluindo três mortes. Já em 2013, o município totaliza dois casos, sendo que o primeiro resultou em óbito.
07/11/2013 – Centro-Oeste do Sudão enfrenta surto de Febre Amarela
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Sudão notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito de um surto de Febre Amarela no estado de Kordofan Ocidental, no Centro-Oeste do país. Até o momento, pelo menos 20 casos da doença foram detectados nas localidades de El-Reif El-Shargi e Lagawa. A partir destas notificações, mais de 10 amostras já testaram positivo para o agravo, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Pública. De acordo com parecer da OMS, os 20 casos suspeitos foram identificados entre 03 de outubro e 02 de Novembro, sendo que 07 resultaram em morte, perfazendo uma taxa de 35% de letalidade. Além disso, a região abriga diversos acampamentos de trabalhadores itinerantes das lavouras de “goma arábica”, uma resina natural extraída de acácias, bastante utilizada na indústria alimentícia africana, asiática e do Oriente Médio.
08/11/2013 – Supertufão Haiyan mata três pessoas e deixa rastro de destruição nas Filipinas
Resumo: Na região central das Filipinas, pelo menos três pessoas morreram e outras 125 mil abandonaram suas casas após a passagem do supertufão Haiyan. Segundo as autoridades locais, a tempestade já pode ser considerada a mais forte do ano e provavelmente a mais potente da história, que atinge o arquipélago, com rajadas de vento de até 275 km/h. Nesta sexta-feira (08/11) o ciclone se encontrava sobre a ilha de Samar, 600 km a sudeste de Manila, depois de chegar em terra na cidade costeira de Guiuan, um porto pesqueiro com 40 mil moradores, onde os danos podem ter sido catastróficos, segundo informou o meteorologista norte-americano Jeff Masters. Duas pessoas morreram eletrocutadas ao entrar em contato com a rede elétrica derrubada pelos fortes ventos. Outra pessoa morreu golpeada por um poste, arrancado pela força do tufão. Os dados são do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres filipino.
08/11/2013 – Casos de Sarampo dobram em apenas duas semanas no sul de País de Gales
Resumo: As cidades de Neath e Swansea, no sul de País de Gales, relataram um aumento de duas vezes em relação ao número de casos de Sarampo, num intervalo de apenas duas semanas. Frente a isto, a Agência de Saúde Pública Galesa (PHW) renovou seu apelo à população para que os pais e responsáveis procurem vacinar suas crianças, a fim de evitar a propagação da doença. Desde o início de outubro, as duas cidades já reuniram 36 casos confirmados da doença, sendo a maioria entre estudantes de quatro unidades da Abertawe Bro Morgannwg University Health Board. Tais casos foram identificados menos de quatro meses após às autoridades de saúde terem declarado o fim da epidemia da doença, que durante oito meses atingiu o sul do país, gerando um saldo de 1.219 notificações.
08/11/2013 – Prainha (PA) registra segundo foco de Raiva Bovina
Resumo: Nos últimos sete meses, dois focos de Raiva Bovina foram registrados no município de Prainha, no oeste do Pará. No final do mês de outubro, um segundo foco foi encontrado dentro de uma fazenda na comunidade de Santa Maria do Uruará, na margem direita do município. Na ocasião, cerca de 40 animais da propriedade morreram. Um primeiro foco já havia sido identificado em junho deste ano, na comunidade de Cupim, na margem esquerda do município. O diagnóstico de Raiva foi feito após a realização de um exame com a medula de um animal que aparentava sintomas da doença. De acordo com o veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ) em Prainha, Marlisson Davis, a agência deverá se reunir com os produtores rurais da região para orientá-los sobre as maneiras de prevenir a contaminação. “O mais difícil é conscientizar o produtor para que ele não manuseie o animal, para ele mesmo não se contaminar, pois a Raiva é transmissível para humanos”, destacou.
08/11/2013 – Vigilância Sanitária investiga casos de Conjuntivite em Joinville (SC)
Resumo: Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Joinville, no nordeste de Santa Catarina, informou que está investigando o aumento do número de casos de Conjuntivite no município. Segundo o órgão, entre julho e novembro deste ano, foram registrados 208 atendimentos em virtude do agravo, nos postos de saúde da cidade. Além disso, a maioria dos pacientes atendidos era procedente do bairro Pirabeiraba, considerado o epicentro do “suposto” surto. Conforme apontou o órgão, que ainda não admitiu a existência do mesmo (surto), os locais em que foi registrado maior número de casos no distrito de Pirabeiraba são escolas, restaurantes e empresas. Eles têm em comum, os ambientes compartilhados por grande número de pessoas, conforme destacou a gerente de Vigilância em Saúde, Jeane Regina Vieira.
08/11/2013 – Bauru (SP) registra 20º caso de LV em 2013
Resumo: Na última quinta-feira (07/11), as autoridades de saúde de Bauru (SP) confirmaram o 20º caso de Leishmaniose Visceral (LV) em 2013. Desta vez, a vítima foi um homem de 53 anos, morador de Parque Real, que recebeu tratamento no Hospital Estadual. Até agora, uma pessoas morreu em decorrência da doença. Em 2012, o município totalizou 35 casos, com três óbitos, sendo dois com sintomas iniciados em 2011, e um com início em 2012. Frente a isto, a Secretaria Municipal de Saúde lançou um alerta à população diante dos cuidados para prevenir a LV, sobretudo nos próximos meses, cujo calor e umidade facilitam a proliferação do mosquito palha, transmissor da doença.
08/11/2013 – Pernambuco já totaliza 104 casos de Sarampo
Resumo: Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco ocupa hoje o topo do ranking de infecções por Sarampo entre os estados da federação. Desde março deste ano, foram registrados 104 casos, contra apenas uma única ocorrência no ano passado. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a última confirmação ocorreu em setembro. O órgão informou que ainda que todos os casos confirmados no Estado não são autóctones – tipo de contaminação considerada erradicada no Brasil -, sendo, portanto, casos importados e secundários. O surto teria sido provocado pelo genótipo D8, sorotipo viral que circula em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China.
08/11/2013 – Ministério da Saúde alerta para ataques de animais peçonhentos
Resumo: Na última quarta-feira (06/11), o Ministério da Saúde lançou um alerta diante do risco de acidentes envolvendo animais peçonhentos nesta época do ano. Entre novembro de 2012 e março de 2013, tempo de chuvas na maior parte do Brasil, foram assinalados 71.217 ataques e 144 mortes. Em relação ao mesmo período anterior (novembro de 2011 a março de 2012), houve uma elevação de, aproximadamente, 6% no número de ataques, e de 9% no número de falecimentos. Neste intervalo, foram notificados 67.197 ataques e 132 mortes. Em 2012, foram informados 143.658 ocorrências e 273 óbitos. Os escorpiões respondem pela maior ocorrência desses incidentes no País, sendo quase metade dos registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). No ano passado, foram 65.008 acidentes com escorpiões, isto é, 45% do total. Já as serpentes foram responsáveis por 20% das agressões, seguidas pelas abelhas (7%), lagartas (3%) e demais animais peçonhentos. Em 2013, informações parciais mostram um total de 99,5 mil notificações entre janeiro e setembro.
08/11/2013 – Região de Astrakhan registra 64 casos de Sarampo em apenas dois meses (Rússia)
Resumo: Em apenas dois meses, pelo menos 64 casos de Sarampo foram relatados em Astrakhan, região russa localizada na margem setentrional do Mar Cáspio. “Até o momento, são 15 pessoas internadas no hospital de doenças infecciosas. Entre eles, estão oito crianças e sete adultos”, informou um representante do Departamento Regional de Saúde. Três dias após a detecção dos primeiros casos no distrito de Volga, cerca de 1.200 pessoas já foram imunizadas. Além de Volga, o distrito de Volodarsky também tem preocupado as autoridades de saúde. Em setembro, um surto da doença já havia sido registrado em uma Escola Médica da Região. Na ocasião, pelo menos 26 alunos foram acometidos, sendo o caso índice um aluno procedente do Daguestão. No entanto, o governo local afirmou que ainda não é possível determinar se há conexão entre os dois surtos.
08/11/2013 – CCZ de Presidente Prudente (SP) promove coleta de sangue canino para controle da LV
Resumo: No sábado (09/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente, no sudoeste paulista, organizou um plantão de coleta de amostras de sangue de cães de moradores das vilas Formosa e Industrial, como parte das ações de controle da Leishmaniose Visceral (LV). De acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, foi possível colher aproximadamente 200 amostras a partir das visitas que os agentes fizeram durante a semana. O representante lembra que o evento marca o encerramento do trabalho das equipes nos bairros próximos ao local onde foi constatado um caso positivo de Leishmaniose Visceral Canina (LVC). “Caso o munícipe não leve o cão ao plantão, irá receber a notificação e no prazo de 30 dias terá de trazer o animal ao CCZ ou o resultado do exame. Caso ele não realize nenhum procedimento, receberá a multa equivalente a 180 UFMs [Unidades Fiscais do Município], o que resulta em R$ 477,84”, acrescentou Soares.
08/11/2013 – Espanha detecta caso importado do nCoV (MERS)
Resumo: Na última semana, as autoridades de saúde espanholas detectaram um caso importado de infecção humana pelo Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio). A vítima foi uma marroquina de 61 anos que morava em Madrid e havia regressado em outubro de uma viagem à Arábia Saudita. Ela permanece internada desde o dia 1º de novembro num hospital da capital e seu quadro de saúde é considerado estável, conforme publicou o diário espanhol El País. Segundo o Ministério da Saúde espanhol, a meta agora é identificar e acompanhar todos aqueles que tiveram contato com a vítima. Desde que o vírus foi detectado pela primeira vez, no Verão passado e na Arábia Saudita, foram registrados 160 casos, incluindo 64 mortes.
08/11/2013 – Estudo descreve surto de Botulismo por ferimentos em usuários de drogas injetáveis na Noruega
Resumo: A edição deste mês da revista científica européia Eurosurveillance traz um importante estudo sobre o Botulismo por ferimentos no cenário atual. Nele, pesquisadores suecos e noruegueses descrevam um surto ocorrido entre outubro e novembro deste ano, envolvendo usuários de drogas injetáveis na Noruega. Durante as investigações, quatro casos foram confirmados e outros dois mantiveram forte suspeita da doença. Em virtude da ampla rede de distribuição que compõe o tráfico internacional de heroína – provável fonte do surto, profissionais de saúde e autoridades públicas ao redor do mundo devem intensificar a vigilância frente a este grupos de risco, à fim de conter o avanço da doença.
08/11/2013 – Casos de Sífilis Congênita crescem 33,43% no RJ em 11 anos
Resumo: Nos últimos 11 anos, os casos de Sífilis Congênita cresceram 33,43% no Estado do RJ, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). A doença tem sido uma realidade cada vez mais preocupante nas maternidades da rede pública. Enquanto que no ano 2000 haviam sido registrados 1.585 casos no RJ, em 2011 este valor atingiu a casa dos 2.115 registros. Todavia, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ vem preparando uma série de ações juntamente com os municípios para ampliar a notificação da doença e melhorar a qualificação do pré-natal na rede pública de saúde do Estado. Dentre estas ações, destacam-se: a qualificação dos profissionais de saúde que atuam na atenção ao pré-natal, a pactuação com gestores municipais de saúde do conjunto de metas e estratégias a serem realizadas para controle da doença (na gestante e na criança), e o cofinanciamento de equipes de saúde em algumas regiões.
09/11/2013 – Gurupi (TO) registra mais dois casos humanos de LV
Resumo: Nesta semana, as autoridades de saúde de Gurupi, no sul do Tocantins, registraram mais dois casos de Leishmaniose Visceral (LV). O primeiro envolveu um homem de 45 anos, que adoeceu há três semanas, e é irmão de um ex-policial de 51 anos, morto em setembro por consequência da doença. Já o segundo vitimou um detento do Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, o qual permanece internado no Hospital Regional de Gurupi. Com estes, o município já soma 08 casos. Entre setembro e outubro deste ano, foram realizados cerca de dois mil testes em animais, dos quais 280 deram positivo. Desde o início do ano, mais de 400 cães tiveram que ser sacrificados no município. Já na capital Palmas, desde o início do ano, foram notificados 800 casos de LV em cães, e 15 pessoas apresentaram sintomas da doença. Já em Araguaína, no norte do estado, foram cerca de 90 pessoas infectadas e nenhum registro de morte.
09/11/2013 – Uruguai suspende “Jogos Nacionais da Juventude” após provável surto de infecção por Estreptococo beta-hemolítico
Resumo: Neste sábado (09/11), o subsecretário do Ministério do Turismo e Esportes do Uruguai anunciou a suspensão dos “Jogos Nacionais da Juventude” após a detecção de um provável surto de infecção por Estreptococos beta-hemolítico. Na ocasião, pelo menos 79 atletas de várias delegações foram diagnosticados com a doença Os sintomas encontrados incluem: febre, dor de garganta e vômitos. Ao menos três adolescentes foram hospitalizados na noite de sexta-feira (08/11), sendo dois destes com histórico de convulsão e um com quadro de crise asmática agravada pelos sintomas. Realizado em Montevidéu, o evento reuni cerca de 2 mil jovens entre 15 e 21 anos das mais diversas partes do país. Segundo Ernesto Irureta, chefe do Departamento Nacional de Desportes, providências já estão sendo tomadas para conter o surto e identificar a natureza do patógeno.
09/11/2013 – Campinas (SP) detecta mais três morcegos infectados pelo vírus da Raiva
Resumo: A confirmação de mais três morcegos infectados pelo vírus da Raiva nas regiões Sul e Norte de Campinas (SP) deixou em alerta o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA). Além de implementar as ações de orientação e bloqueio vacinal nas regiões, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ainda acompanham o estado de saúde dos cães de uma residência em Jardim São Bent, uma vez que existe a suspeita de que os animais tenham tido contato com os morcegos infectados. Desde o início do ano, foram encontrados cerca de 10 morcegos com o vírus da Raiva. A partir das áreas de maior risco de transmissão, técnicos da secretaria irão fazer um levantamento da população de animais domésticos e procurar informações sobre a última vacina contra a Raiva recebida pelo animal. “Com esses dados, é possível estimar a população canina e felina da área, a cobertura vacinal e avaliar o risco de ocorrência de casos de Raiva Canina e Felina no local”, afirmou a médica veterinária e coordenadora de Zoonoses, Andréa Von Zuben. Os produtores rurais e fazendeiros também estão sendo convocados a vacinar seus animais. O evento já está sendo tratado como epidemia rural.
10/11/2013 – Paquistão tem mais um caso fatal de CCHF
Resumo: No último final de semana, o Ministério da Saúde do Paquistão confirmou o terceiro caso fatal de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês) na província de Punjab. Segundo o órgão, o óbito aconteceu na última quinta-feira (07/11) e envolveu um morador de Lahore. Especialmente comum no sul da Ásia, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
11/11/2013 – Vigilância Sanitária de Porto Alegre (RS) alerta para o risco de Leptospirose após enxurrada
Resumo: A Vigilância Sanitária de Porto Alegre (RS) lançou diante do possível aparecimento de casos de Leptospirose após a enxurrada da última segunda-feira (11/11). Segundo o órgão, o problema é maior nas vilas da cidade, que sofrem com a invasão da água misturada com o esgoto. Até o começo de novembro, pelo menos 32 casos haviam sido confirmados na capital. Destes, um resultou em óbito. Já no ano passado, foram 31 ocorrências. Conforme apontou a médica veterinária Sônia Thiesen, responsável pela Vigilância Epidemiológica da capital, as regiões sem tratamento de esgoto são mais vulneráveis. “Durante as enchentes, a urina dos animais, presentes em esgotos e bueiros, começa a se misturar em todas as águas. A bactéria consegue penetrar pela pele quando ela fica muito tempo molhada. O ideal é evitar qualquer contato com água e lama”, explicou.
11/11/2013 – Doenças infecciosas causam 1.272 mortes na China em outubro
Resumo: Em outubro, pelo menos 1.272 pessoas morreram na China vítimas de doenças infecciosas, segundo comunicado da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar. Durante o período, 549.135 pessoas foram acometidas por doenças infecciosas em todo o país. Destas, 285.020 ocorrências foram classificadas na Categoria B. Entre elas, Hepatites, Tuberculose, Sífilis, Disenteria Bacilar e Gonorreia representaram 95% dos casos. No total, foram 05 casos de Cólera, sem registro de óbito. Dentre três agravos enquadrados na Classe C (HFMD, Diarreia Aguda e Caxumba), foram contabilizados 10 óbitos.
11/11/2013 – Arábia Saudita confirma primeiro caso de infecção pelo nCoV (MERS) em camelo
Resumo: Nesta segunda-feira (11/11), o governo da Arábia Saudita confirmou o primeiro caso de infecção pelo Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), envolvendo um camelo. Segundo o Ministério da Saúde, o animal pertencia a uma pessoa também infectada. Após a confirmação laboratorial, o órgão tem trabalhado em parceria com o Ministério da Agricultura e com laboratórios para isolar o vírus e comparar sua estrutura genética com a do caso humano. “Se o vírus detectado no camelo for idêntico ao de seu dono será um fato científico inédito no mundo e um caminho para identificar a fonte do vírus”, destacou o Ministério da Saúde, em nota. Em agosto, já havia sido identificada a presença de anticorpos do vírus MERS, ou de um vírus muito similar, em dromedários. Até agora, ao menos 64 mortes foram atribuídas à nova cepa viral.
11/11/2013 – Proporção de casos de Doença de Chagas preocupa autoridades de saúde na Espanha
Resumo: Recentemente, autoridades de saúde espanholas manifestaram preocupação diante da elevada proporção de casos de Doença de Chagas no país. Atualmente, mais de 1,8 mil pacientes estão sendo acompanhados nos 94 centros de referência para a doença espalhados por todo o território, segundo informou a diretora do Hospital Geral de Valência, Magdalena Garcia. A OMS estima que, atualmente, entre 60 mil e 100 mil europeus sejam portadores do agravo. Destes, apenas 6% já foram diagnosticados, conforme projeções da entidade.
11/11/2013 – Epidemia de Chikungunya aflige população no leste da ilha de Java (Indonésia)
Resumo: Na Indonésia, uma Epidemia de Chikungunya vem afligindo a população no leste da ilha de Java. Segundo às autoridades de saúde locais, centenas de casos já foram descritos nas últimas semanas. Somente na aldeia de Sudimoroharjo – distrito de Nganjuk, cerca de 75 por cento dos moradores já foram infectados pelo vírus, conforme levantamento do Dr. Bagus Sodikin, diretor do Centro de Saúde Wilangan, que atende a população local. Para Sodikin, a doença se espalhou muito com a chegada do período de chuvas, o que foi favorável a proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor.
12/11/2013 – Cólera matou 09 pessoas em Angola na última semana
Resumo: Entre os dias 04/11 e 10/11, pelo menos 09 pessoas morreram vítimas de Cólera em Angola. Durante o período, foram registrados cerca de 400 casos, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Direção Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Saúde. Desde dezembro de 2012, quando a epidemia começou no país, foram registrados 4.182 casos, incluindo 144 óbitos. Até agora, os municípios mais atingidos foram: Cahama (284 casos e 08 óbitos), Curoca (29 casos) e Ombandja (26 casos) na província de Cunene; e de Lugango (36 casos) e Chibia (18 casos e um óbito), na província de Huíla.
12/11/2013 – Cabo Verde registra 10 casos de Malária em apenas dois dias
Resumo: Em Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, autoridades de saúde manifestaram temor após o registro de 10 casos de Malária em apenas dois dias. Até agora, o município já soma 18 ocorrências. Segundo o delegado de Saúde da cidade, Domingos Teixeira, este número pode aumentar ainda mais nos próximos dias. “Até agora, não houve nenhum óbito e o único caso grave de Paludismo está internado no Hospital Dr. Agostinho Neto”, informou o gestor. Além disso, Teixeira confirmou a existência de um caso importado da costa-oeste africana, porém ainda não foi possível estabelecer uma relação deste com os demais casos (autóctones). “Vamos fazer, ainda hoje, um trabalho muito forte de limpeza e pulverização nas zonas de Fondão e Cobom, apelando às pessoas, em todos os bairros, a estarem alertas e contribuírem para a diminuição da proliferação do mosquito em suas comunidades”, sublinhou o delegado. A ação inclui ainda a desinfecção dos bairros do Fontão, Cobom, Castelão, Fazenda, Safende e Eugénio Lima, onde se concentra a totalidade dos casos.
12/11/2013 – Passagem do supertufão Haiyan deixa cerca de 10 mil mortos nas Filipinas
Resumo: Pelo menos 10 mil pessoas morreram após a passagem do supertufão Haiyan pelo arquipélago das Filipinas. Além disso, outras 660 mil ficaram desabrigadas. Segundo estimativa da ONU, o país precisará de US$ 301 milhões em ajuda humanitária. O dinheiro será empregado ao longo de seis meses, afirmou Jens Laerke, porta-voz do escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários. “Acabamos de lançar um plano de ação centrado em alimentação, saúde, saneamento, alojamento, retirada de escombros e proteção dos mais vulneráveis”, explicou Valerie Amos, chefe de operações humanitárias da ONU. Já a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) arrecadou mais de US$ 1 milhão de seus próprios recursos para ajudar o arquipélago devastado. Todavia, este montante ainda está bem abaixo do valor estimado para garantir a segurança alimentar e os meios de subsistência. “Será necessário um montante inicial de US$ 24 milhões para ações de emergência e reconstrução, incluindo a reconstrução de instalações de armazenamento e de irrigação, e apoio às comunidades de pescadores”, afirmou a agência, em nota.
12/11/2013 – Departamento da Agricultura norte-americano apreende lotes de salada após surto de gastroenterite por E. coli
Resumo: Nesta semana, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos determinou o recolhimento de 28 toneladas de salada pronta, fornecida pela empresa Glass Onion Catering Company, após a identificação de um surto de gastroenterite por E. coli. O produto havia sido distribuído entre os dias 23/09 e 06/11, à quatro estados do país: Califórnia, Arizona, Nevada e Washington. Desde então, pelo menos 22 pessoas desenvolveram quadro de intoxicação alimentar associado ao produto, na Califórnia. As investigação estão sendo conduzidas pelo CDC (Center for Disease Control), e ainda não apontaram qual foi o item da salada que estava contaminado. Além destas providências, lotes de sanduíches embalados fornecidos pela mesma empresa também estão sendo apreendidos.
13/11/2013 – Kuwait confirma primeiro caso de infecção humana por nCoV (MERS)
Resumo: Nesta quarta-feira (13/11), o Ministério da Saúde do Kuwait confirmou o primeiro caso de infecção humana pelo Novo Coronavírus (nCoV), também conhecido como MERS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), no país. Em comunicado divulgado à agência de notícias estatal Kuna, o órgão informou que a vítima é um homem de 47 anos, hipertenso e diabético, que foi internado, em estado crítico, com quadro Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), no Hospital de Doenças Infecciosas da capital. No entanto, o Ministério da Saúde afirmou que ainda não é possível afirmar se o caso é ou não importado. A partir desta ocorrência, o Kuwait se tornou o quinto país do Oriente Médio a confirmar a presença do patógeno em seu território. Segundo a OMS, até o último dia 11/11, haviam sido confirmados 153 casos de MERS em todo o mundo. Destes, 64 resultaram em morte, sendo a maioria na Arábia Saudita. Além disso, duas mortes foram relatadas no Qatar e uma em Omã.
14/11/2013 – MSP paraguaio já registra 80 casos de LV em humanos
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde Pública (MSP) paraguaio, por intermédio da Diretoria de Vigilância em Saúde, confirmou o registro de 80 casos de Leishmaniose Visceral (LV) em humanos, neste ano. Logo, houve um aumento no número de diagnósticos da doença em comparação com o ano passado, quando foram notificados 65 casos. Já em 2011, haviam sido 100 ocorrências. Ainda segundo a nota, tais notificações estão distribuídas entre as seguintes localidades: Cordillera, Central, San Pedro, Amambay, Paraguarí, Itapúa e Misiones. De acordo com o Dr. Miguel Castagnino, diretor do Centro Nacional Anti-rábico (CNA) – órgão que cuida do controle da LV, dentre outros agravos, no país -, equipes de saúde já estão realizando busca ativa de casos nas áreas de alto risco.
14/11/2013 – Pesquisadores de Taiwan alertam para novo tipo de gripe aviária (A/H6N1)
Resumo: Pesquisadores de Taiwan defendem que se faça uma vigilância firme sobre uma nova cepa da gripe aviária a infectar humanos, a A/H6N1, muito presente em criadouros de aves. A cepa foi identificada em uma jovem de 20 anos e apresenta uma virulência relativamente fraca, mas os pesquisadores apontam para o risco de 'recombinação' com outros vírus, o que pode torná-la perigosa. A jovem infectada, do centro de Taiwan, foi internada com sintomas de gripe e falta de ar em maio de 2013. Ela reagiu bem ao tratamento com Tamiflu. Ela não viajou ao estrangeiro nos três meses precedentes à infecção e nem manteve contato com aves de granja ou selvagens. A origem da infecção permanece desconhecida.
17/11/2013 – Dez mortes por febre amarela no Sudão
Resumo: Entre 03 de Outubro e 13 de Novembro, 36 casos de suspeita de febre amarela foram registrados no Oeste e Sul Kordofan. Dez pessoas morreram. Pelo menos dez localidades são afetadas pela doença. A campanha de vacinação em pequena escala começou na capital do Kordofan do Sul, Kadugli, bem como em Elreef Alshargi, Lagawa e Keilak, visando vacinar 100.000 pessoas. De acordo com o relatório da OMS, os novos casos foram registrados nas localidades de Talodi, Abu Gibaiha, Habila, Ghadir, Kadugli, Altadamon e Elreef Alshargi nas áreas controladas pelo governo do Kordofan do Sul, e Lagawa, Kailak e Almuglad em West Kordofan.
17/11/2013 – Com 242 mortos, Paraguai atravessa pior epidemia de dengue de sua história
Resumo: O Paraguai atravessa a pior epidemia de dengue da sua história, com 242 mortos neste ano, um número que pode disparar nos próximos meses de calor, por isso que o Governo procura com uma campanha de fumigação e prevenção alertar a sociedade civil. É preocupante também a próxima chegada do verão, em 21 de dezembro, e o possível desembarque no país do sorotipo 4 da dengue, que juntaria forças com o 2, o mais grave e que ocasionou quase todas as mortes de 2013. Entre as fatores que explicam esse brutal aumento (172 falecimentos a mais do que os registradas em 2012), os especialistas citam a circulação simultânea desses sorotipos, os desajustes imunológicos nas pessoas com anteriores quadros de dengue e a automedicação dos afetados.
18/11/2013 – Epidemia de cólera em Angola provoca mais 19 mortes
Resumo: A epidemia de cólera em Angola, iniciada há cerca de um ano, provocou 19 mortes na última semana, indica um boletim do Ministério da Saúde. No boletim, emitido pela Direção Nacional de Saúde Pública, refere-se que na semana de 11 a 17 deste mês foram registadas 19 mortes por cólera, uma subida de mais dez em relação à semana anterior, em 391 casos registados da epidemia, que afeta Angola desde dezembro de 2012. A taxa de letalidade é de 4,8%. As mortes foram registadas na província do Cunene, nos municípios do Curoca (159 casos e nove óbitos), da Cahama (133 casos e sete óbitos) e de Ombandja (99 casos e três óbitos).
18/11/2013 – OMS confirma dois novos casos de infecção pelo coronavírus em Kuwait
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje dois novos casos de infecção pelo coronavírus, causador da denominada síndrome respiratória aguda, no Kuwait, trazendo o total de casos em todo o mundo para 157. Ambos os casos referem-se a homens adultos, um de 47 anos que apresentou sintomas no dia 30 de outubro e foi hospitalizado no dia 7 de novembro, e outro de 52, que adoeceu no dia 07 de novembro e foi hospitalizado no dia 10. Ambos os pacientes estão em estado crítico. Entre os 157 infecções por coronavírus detectados em todo o mundo, 66 terminaram em morte.
19/11/2013 – Aumento dos casos de coqueluche em San Diego
Resumo: A Agência de Saúde e Serviços Humanos de San Diego relataram mais seis casos de coqueluche em escolas de San Diego, elevando o total para 232 infecções até agora em 2013, superando o ano passado, aparentemente. De acordo com os dados da unidade de saúde, em 2012 houve 165 casos desta doença, as idades mais comuns são entre 10 e 18 anos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que os bebês recebam a vacina nos primeiros seis meses, e uma dose de reforço quando são pré-adolescentes e adultos. A vacina está disponível em farmácias, através de médicos e clínicas privadas da comunidade para aqueles sem seguro de saúde. Os sintomas mais comuns da doença são tosse grave e nariz a pingar durante uma a duas semanas, além de febre.
19/11/2013 – Mapa da dengue no Brasil aponta 157 municípios em situação de risco e 525 em alerta
Resumo: Novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), apresentado nesta terça-feira (19). O levantamento, elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, foi realizado entre 1º outubro e 08 de novembro deste ano em 1.315 cidades e tem como objetivo identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. O ministro Alexandre Padilha chamou a atenção para a redução dos óbitos em comparação com anos anteriores, que apresentaram, inclusive, números inferiores de notificações. Ele lembrou que esta queda é resultado do esforço do Ministério da Saúde e dos gestores locais em reforçar a assistência ao paciente com dengue.
19/11/2013 – Casos de chikungunya em ascensão na India
Resumo: De acordo com os últimos dados divulgados pelo departamento de saúde, a cidade de Ahmedabad registrou um aumento de mais de 350 nos casos de chikungunya de setembro de 2013 a 16 de novembro de 2013 em relação a setembro-novembro de 2012. Menos de 50% dos casos de malária foram registrados no mesmo período. Em comparação com 24 casos a partir de setembro-novembro de 2012, 369 casos de chikungunya foram relatados a partir de setembro a 16 de novembro de 2013. Como muitos como 1.131 casos de dengue foram registrados nos meses de setembro-16 de novembro de 2013 em comparação com 1.765 casos em setembro-novembro de 2012. A cidade viu uma queda nos casos de malária. Tal como muitos como 330 casos de malária foram registrados na cidade até 16 de novembro, neste mês em comparação com 966 casos, em novembro de 2012.
20/11/2013 – Vigilância Sanitária do Paraná investiga caso de contaminação de nutrição parenteral
Resumo: A Vigilância Sanitária suspendeu as atividades da empresa Nutro Soluções, de Curitiba, até a conclusão das investigações sobre uma possível contaminação de nutrição parenteral fornecida pela empresa para hospitais da capital, interior do Paraná e para os estados de São Paulo e Santa Catarina. Em Curitiba, 45 pacientes internados receberam a alimentação. Destes, 15 apresentaram algum tipo de sintoma. Seis casos de morte – 3 em Curitiba e 3 em outras cidades do Paraná - estão sendo apurados para verificar se há relação com a nutrição administrada aos pacientes. A investigação, realizada em conjunto pelas secretarias municipal e estadual da Saúde, começou na última quinta-feira dia 14 de novembro de 2013, depois da comunicação sobre a suspeita de contaminação feita pela empresa e por hospitais que receberam o produto.
20/11/2013 – Nova morte por catapora alerta para surto da doença em Sorriso
Resumo: Mais uma criança morreu vítima de complicações de catapora ou varicela em Sorriso, cidade do Norte de Mato Grosso. Desta vez uma menina de 3 anos, moradora do Bairro Bela Vista. Ela era estudante da mesma unidade escolar que era frequentada por outra vítima fatal da doença. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica admite que Sorriso, como outras cidades passa sim por um surto da doença. A paciente deu entrada no Hospital Regional na quinta-feira, 14, com catapora, apresentando um alto grau de infecção e baixa imunidade. A assessoria do hospital informou que os antibióticos já não estariam mais fazendo efeito, o que levou a menina a óbito por choque anafilático.
21/11/2013 – Barioche tem uma morte confirmada por hantavirus
Resumo: O hantavírus causou a morte de uma mulher na última sexta-feira. Os resultados das análises realizadas nas amostras enviadas para o Instituto de Buenos Aires Malbrán não deixam dúvidas sobre a causa da lamentável morte. O vírus foi contraído na colônia suíça, perto do Lago Moreno na semi área urbana, muito visitado por moradores e turistas durante o verão. Nenhum dos parentes da vítima apresentaram queixas como febre ou dificuldades respiratórias até o momento.
21/11/2013 – Poliovírus em Camarões
Resumo: O poliovírus (WPV1) tem-se confirmado em Camarões, o primeiro do poliovírus selvagem no país desde 2009. Poliovírus foi isolado de dois casos agudos de paralisia flácida da Região Oeste. Os pacientes desenvolveram paralisia em 01 de Outubro e 19 de Outubro de 2013. O seqüenciamento genético indica que esses vírus estão ligados ao poliovírus selvagem no Chade, detectado em 2011. Um plano de resposta de emergência ao surto está sendo finalizado, incluindo pelo menos três dias nacionais de imunização, o primeiro dos quais foi realizado em 25-27 de outubro de 2013. Dias subnacionais de imunização serão implementados em dezembro de 2013, seguido de dois dias nacionais de imunização subseqüentes em janeiro e fevereiro de 2014. A resposta em países vizinhos país está sendo planejado, notadamente no Chade e República Centro- Africano.
21/11/2013 – México registra 17 mortes por rickettsia no ano
Resumo: As mortes que ocorreram na Baja Califórnia (México) por causa de Rickettsioses em 2013 adicionaram o maior valor desde que a doença foi detectada na capital do estado, é ainda maior do que em 2009, quando diagnosticada pela primeira vez, segundo dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Epidemiologia, na medida em que este ano houve 17 mortes por esta doença, do que os nove que foram registrados em 2009, doze em 2010, oito em 2011 e 15 em 2012. O total de casos confirmados em 2009 foram 284 e 132 mil em 2010, 127 em 2011 e 85 em 2012 e até a semana 46 de 2013, contava 89.
21/11/2013 – ANVISA suspende produto suspeito de provocar infecções no PR e em MG
Resumo: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu, de forma preventiva na noite desta quinta-feira (21), a venda e o uso de um lote de um produto suspeito de ter provocado infecções em pacientes internados em hospitais de Minas Gerais e do Paraná. O lote do medicamento gluconato de cálcio a 10% foi utilizado em soluções parenterais nessas instituições. Esse tipo de solução é destinada à nutrição de pacientes que não podem se alimentar por via oral. Também de forma preventiva, as vigilâncias sanitárias dos estados de Minas Gerais e Paraná interditaram outras três empresas que fazem a manipulação desse produto. A ANVISA informa que está coordenando a investigação dos surtos infecciosos nos dois estados. No Paraná, foram 20 casos de infecção em cinco hospitais de Curitiba, de acordo com informações da vigilância sanitária local. Já em Minas Gerais, foram 16 casos semelhantes.
21/11/2013 – Chumbinho intoxica 511 e mata 29 pessoas na Bahia somente em 2013
Resumo: Apesar da polêmica em torno da distribuição e proibição da venda do chumbinho, a substância continua sendo comercializada clandestinamente na cidade é já resultou na morte de 29 pessoas na Bahia este ano, segundo informou o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave),órgão vinculado a Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB). Dos casos de óbitos, 11 foram registrados em Salvador. De janeiro a novembro deste ano a Bahia registrou 511 casos de intoxicação com raticidas clandestinos, destes, 381 foram provocados pelo chumbinho. Entre as cidades do estado com maior incidência de casos registrados de morte e internamento estão: Vitória da Conquista e Ilhéus. Tentativa de suicídio, homicídio e envenenamento de crianças que ingerem a substância acidentalmente são as principais causas de óbito no estado.
22/11/2013 – Secretaria de Saúde do Recife inicia campanha de vacina contra o sarampo
Resumo: A Secretaria de Saúde do Recife inicia na próxima segunda-feira (25/11) a vacinação contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A vacina começará a ser aplicada nos 15.650 alunos das 71 instituições do ensino fundamental I (53 creches e 18 Cmeis) da rede municipal já na segunda-feira. O Dia D da campanha será no sábado (30/11), das 8h às 17h. Nesse dia, a Secretaria de Saúde estará com 205 postos de vacinação, sendo 165 fixos e 36 volantes. Para que a meta de vacinar 92 mil crianças seja alcançada, a campanha será mantida até o dia 6 de dezembro. Recife já tem 19 casos da doença confirmados neste ano e está entre os municípios prioritários listados pelo Ministério da Saúde, juntamente com Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana. Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.
23/11/2013 – Camboja tem 33.770 casos de malária em 10 meses
Resumo: Camboja informou 33.770 casos de malária nos primeiros dez meses do ano, uma queda de 43 por cento a partir de 59.670 casos, um ano antes. Um total de oito pacientes morreu durante o período de dez meses, uma queda de 78 por cento a partir de 37 um ano antes, disse Char Meng Chuor, diretor do Centro Nacional de Malária. "Com base nos dados, podemos dizer que o número de mortes por malária não é mais um grande ameaça para o povo cambojano”, disse ele em um comunicado de imprensa. A malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, que é frequentemente encontrado em estações chuvosas e acontece principalmente na floresta e nas províncias montanhosas. No ano passado, o país distribuiu 2,2 milhões de redes mosquiteiras tratadas com inseticida para os grupos de pessoas vulneráveis. Char Meng Chuor disse que o governo está empenhado em parar morte por malária em 2015 e completamente eliminá-lo até 2025. No ano passado, a malária matou 45 pessoas.
24/11/2013 – Detectado 25 casos de triquinose em Córdoba
Resumo: O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde da Província, que afirmou que os pacientes consumiram salame e salsichas compradas em várias lojas da cidade. O Ministério da Saúde da Província, através de seu Departamento de Epidemiologia, disse ontem em comunicado que 25 pessoas foram diagnosticadas com triquinose na cidade. Atualmente não se conseguiu estabelecer a origem da fonte de alimento. Principais recomendações: não utilizar ou permitir o consumo de carnes cruas e enchidos caseiros que não tenham sido previamente inspecionados o processamento, verificarem o rótulo ou etiqueta de fabricação de todos os produtos suínos sendo adquiridos, e as carnes salgadas e defumadas não são suficientes para destruir os parasitas.
24/11/2013 – Arábia Saudita tem nova vítima por coronavírus
Resumo: Uma pessoa infectada com o coronavírus MERS morreu neste domingo na Arábia Saudita, anunciou o ministério da Saúde. Trata-se da 55ª vítima mortal desta doença no país. Até quarta-feira passada, o coronavírus MERS havia sido detectado em 155 pessoas em todo o mundo, principalmente nos países do Golfo, e causado a morte de 64, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O coronavírus pertence à mesma família do vírus responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que provocou quase 800 mortes em todo o mundo em 2003.
25/11/2013 – Cólera no México
Resumo: O Ministério da Saúde do México informou mais quatro casos de infecção com Vibrio cholerae O1 em Ogawa. Destes, três são do estado de Veracruz e um do estado de Hidalgo. Desde o início deste surto em setembro de 2013 até à data, um total de 184 casos confirmados, incluindo uma morte. Destes, 160 casos do estado de Hidalgo, 11 do estado de Veracruz, nove do estado do México, dois são do Distrito Federal, e dois do estado de San Luis Potosi. As autoridades de saúde do México continuam a reforçar a vigilância e para assegurar a disponibilidade e qualidade do atendimento nas unidades médicas. As medidas estão sendo implementadas para garantir o acesso à água potável e saneamento básico a nível da comunidade. As campanhas de sensibilização, particularmente em torno da água potável e do consumo de alimentos estão sendo realizadas nas línguas espanhola e indígena. Os profissionais de saúde nos diferentes níveis do sistema de saúde estão sendo treinados em prevenção e tratamento da doença.
25/11/2013 – Mais de 2 milhões de adolescentes no mundo têm HIV
Resumo: Mais de 2 milhões de adolescentes em todo o mundo vivem com o vírus do HIV e a maioria deles não recebe tratamento adequado, o que levou a mortalidade nesse grupo de população aumentar 50% entre 2005 e 2012. O dado alarmante chama ainda mais atenção quando se compara com a queda generalizada da mortalidade pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV) em 30% em todos os grupos de idade desde 2005, segundo dados divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a aids, em 1º de dezembro, a OMS lançou pela primeira vez um guia com recomendações para prevenir o HIV entre adolescentes e evitar assim novas transmissões do vírus, já que milhões de adolescentes correm o risco de se contaminar. O número de adolescentes soropositivos cresceu 40% de 2001 a 2012, período em que se passou de 1,5 milhão de infectados de 10 a 19 anos a 2,1 milhões, e o número de mortes por HIV entre eles quase triplicou, ao passar de 38 mil em 2001 para 107 mil no ano passado.
26/11/2013 – Morte misteriosa de capivaras em Belo Horizonte
Resumo: A morte de três capivaras na manhã de ontem acende discussão sobre a retirada dos animais da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, a rapidez se justifica por causa de casos suspeitos de febre maculosa na região, além do risco à segurança no trânsito e ameaça aos jardins de Burle Marx. Ainda não se sabe a razão da morte das capivaras. Elas foram encontradas próximas ao meio-fio, na orla da lagoa, perto da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Bairro Braúnas. “Elas estavam com sangue escorrendo pelo nariz, orelha e boca”, conta Hamilton Latorre, funcionário de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Os corpos foram levados para a Fundação Zoo-Botânica (FZB) e passarão por necropsia. A FZB estima em pelo menos 30 dias o prazo para os laudos sobre a causa da morte serem concluídos.
26/11/2013 – Caso de pólio na Síria se extendem Damasco e Aleppo
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira que novos casos de poliomielite foram confirmados em duas áreas da Síria, incluindo áreas perto da capital Damasco e norte da cidade de Aleppo, perto da Turquia. Além dos 15 casos de poliomielite, na província de Deir al-Zor, Síria. O vírus incurável foi confirmada este mês em 13 crianças que sofreram paralisia. OMS espera que a pólio vai se espalhar depois de um declínio nas taxas de imunização devido à guerra civil que existe no país. A poliomielite é endêmica no Paquistão, Afeganistão e Nigéria, apesar de uma campanha de 25 anos para erradicar a doença, que pode causar paralisia em uma criança dentro de horas. Este é o primeiro surto de poliomielite na Síria desde 1999. Mais de 20 milhões de crianças a serem vacinadas, na Síria e nos países vizinhos nos próximos seis meses, de acordo com agências da ONU.
27/11/2013 – Surto de cólera controlado em Cunene (Angola)
Resumo: O surto de cólera na província do Cunene, que já provocou a morte de cerca de cem pessoas este ano, está controlado, segundo garantiu o ministro da Saúde. José Van-Dúnem, falava a imprensa terça-feira, 26/11, no final de uma reunião da comissão para a política social do Conselho de Ministros, lamenta os momentos vividos pela população da província do Cunene, provocados pela estiagem na região, mas garantiu que a situação está controlada. O titular da pasta da saúde adiantou que, o Executivo, no quadro das suas responsabilidades continua a fazer chegar a população todo o apoio necessário. A situação nutricional, embora seja ainda má, está controlada.
27/11/2013 – A febre aftosa ataca o gado nas províncias do norte do Vietnã
Resumo: A doença afetou mais de 1.300 animais domésticos, principalmente bovinos, búfalos e suínos, nas províncias de Ha Tinh, Quang Tri, Thanh Hoa, Nghe An e Quang Nam. O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural instruiu localidades a tomar medidas para prevenir e lidar com a febre aftosa, que reapareceu em cinco províncias centrais do norte. Ha Tinh tem sido os mais atingidos, com cerca de 800 animais desde agosto deste ano. Vice-Presidente do Comitê Popular provincial Le Dinh Son disse que enchentes recentes foram a culpa para a rápida disseminação da doença. Má gestão e resposta lenta à doença por parte das autoridades locais, bem como a falta de conscientização do público também levou ao surto, acrescentou. Na Agricultura Vice-Ministro Le Van Tam disse que o surto em Ha Tinh pode se espalhar para as localidades vizinhas, a menos que fossem tomadas medidas apropriadas para controlá-lo. O vírus pode viajar rapidamente e causar grandes danos, alertou.
28/11/2013 – Estudo adverte sobre risco de casos de dengue durante a Copa de 2014
Resumo: Um estudo publicado na revista "Nature" desta semana recomenda que o governo brasileiro tome medidas capazes de neutralizar o risco de dengue durante a Copa do Mundo de 2014. Como informa a agência AFP, a pesquisa foi feita por Simon Hay, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Segundo a investigação, o risco vinculado ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti será maior em três cidades-sede da competição no nordeste: Fortaleza, Natal e Salvador. "As autoridades brasileiras deveriam implementar medidas para controlar os focos em abril e maio, especialmente nos estados do norte do país, para reduzir a quantidade de mosquitos transmissores da dengue", continuou o especialista. Hay alertou também do risco teórico para os brasileiros da possibilidade de visitantes de fora do país trazerem tipos do vírus contra os quais a população local pode ter baixa imunidade. Em 20 de novembro, o Brasil registrou 573 casos de morte por dengue no ano, contra 292 em 2012 e 472 em 2011.
28/11/2013 – Entidade lança guia de saúde para estrangeiros e brasileiros na Copa
Resumo: Que vacinas o viajante precisa ter para ver um jogo da Copa do Mundo em Manaus em segurança? O torcedor estrangeiro corre risco de pegar sarampo no Brasil? Como o viajante de fora faz para comprar remédios no país? Essas são algumas das questões respondidas pelo "Guia de saúde - viagem e grandes eventos", informativo elaborado com foco na Copa do Mundo que a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações) vai lançar na tarde desta quinta-feira (28), em São Paulo. "Tentamos fazer um material com linguagem acessível para a população, com informações tanto para os brasileiros que vão viajar dentro do país como para quem está vindo para o Brasil, para que saibam quais são os riscos. Muitas vezes, os estrangeiros recebem orientações que não procedem. Tem país obrigando a vacinar contra raiva para vir ao Brasil. Não temos raiva no país", diz Isabella Ballalai, coordenadora médica e científica do guia e presidente da Sbim no Rio de Janeiro. Copa pode criar foco mundial de dengue, afirma sanitarista. Turistas terão orientação para evitar dengue na Copa, diz ministério. O guia, lançado em português, terá versões em inglês e espanhol e poderá ser baixado na página da sociedade. Edições também serão impressas para distribuição. A intenção, afirma Ballalai, não é colocar medo em ninguém, mas evitar que uma eventual doença estrague as férias e a torcida dos viajantes.
28/11/2013 – China registra terceiro caso H7N9 em novembro
Resumo: Um novo caso de gripe aviária H7N9 humano foi relatado na Província de Zhejiang, leste da China, o quinto na China deste outono, de acordo com autoridades locais de saúde na quinta-feira. O paciente teve teste positivo para o vírus H7N9 na quarta-feira, após procurar atendimento para o tratamento de uma febre. Ele sofreu insuficiência respiratória e choque, e ainda está em estado crítico. Este é o terceiro caso relatado em novembro, após o confirmado em 04 de novembro na província de Zhejiang e outro em 5 de novembro na província de Guangdong, no sul. Em outubro, foram notificados dois novos casos de gripe aviária H7N9 humanos. Não há casos registrados em setembro na região. A China havia relatado 134 casos até o final de agosto, com 45 mortes, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar.
28/11/2013 – Caso de infecção por Vibrio vulnificus em investigação (Hong Kong)
Resumo: O Centro para a Proteção da Saúde (CHP) do Departamento de Saúde de Hong Kong investiga um caso de infecção por Vibrio vulnificus em um homem de 84 anos. Vibrio vulnificus é um tipo de bactéria causadora de fasceíte necrosante. O paciente, com doença crônica, apresentava dor na mão esquerda, inchaço e aumento de calor desde 24 de novembro. Ele está atualmente na Unidade de Terapia Intensiva em estado crítico. Investigações iniciais revelaram que o paciente tinha sofrido uma lesão acidental de seu polegar esquerdo por faca em 24 de novembro e mais tarde no mesmo dia, preparou um peixe em casa para o almoço. Ele não tem histórico de viagem recente. O Vibrio vulnificus é um tipo de bactéria que normalmente vive na água do mar quente, pode causar infecção em pessoas que têm uma ferida aberta exposta a água do mar ou comer frutos do mar contaminados com a bactéria. A infecção da ferida com Vibrio vulnificus pode resultar em fasceíte necrosante, uma infecção bacteriana grave do tecido mole e fáscia (uma bainha de tecido que cobre o músculo). Ela pode levar à destruição do tecido e pode ser fatal.
28/11/2013 – Confirmados três casos de camelos infectados por coronavírus no Qatar
Resumo: As autoridades do Qatar confirmaram três casos de camelos que foram infectados por coronavírus e que estão vinculados a dois casos de pessoas que haviam contraído o vírus e depois se recuperaram. O Conselho Supremo da Saúde do Qatar disse em um comunicado que os três animais faziam parte de um rebanho de quatorze camelos. Segundo a pesquisa, o que ajudou o Instituto Nacional de Saúde Pública e do Centro Médico Erasmus, na Holanda, nenhum dos catorze camelos apresentava sintomas relacionados ao coronavírus no momento de extrair as amostras e nem depois nos dias em que foram colocados em quarentena. Esta é a primeira vez que se detecta a presença do coronavírus em animais no Qatar, disseram as autoridades, depois que ele já havia sido relatado este mês a propagação de um camelo na Arábia Saudita. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram detectados centenas de casos de infecções por coronavírus em todo o mundo, sessenta e oito dos quais resultaram em morte. Os sintomas que os pacientes infectados apresentaram são problemas respiratórios e diarreia, e nos casos mais graves, falência renal ou síndrome de angústia respiratória aguda.
28/11/2013 – SESAP-RN alerta para aumento no número de acidentes com escorpiões
Resumo: No Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) lançou um alerta, na última quarta-feira (27/11), diante do crescente número de acidentes envolvendo escorpiões. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram 1.626 ocorrências. De acordo com o órgão, no período de janeiro de 2010 a agosto deste ano, o Estado já somou mais de 15 mil acidentes com animais peçonhentos. Destes, mais da metade foram causados por escorpiões – cerca de 10 mil. Em seguida, aparecem os acidentes envolvendo abelhas (1.061 casos) e serpentes (1.592 casos). Segundo Amauri Brito, técnico da Subcoordenação de Vigilância Ambiental (SUVAN) e reponsável pelo monitoramento dos animais peçonhentos, os acidentes registrados no Estado acontecem frequentemente com a espécie Tityus stigmurus, conhecida como escorpião amarelo do Nordeste.
28/11/2013 – Menino de 5 anos é internado com suspeita de LV em Alenquer (PA)
Resumo: Na quinta-feira (28/11), um menino de 5 anos foi internado com suspeita de Leishmaniose Visceral (LV) em Alenquer, município localizado no noroeste do Pará. A criança mora com a família na colônia Cuamba. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, foram coletados materiais para exames que são feitos em Belém. Conforme esclareceu o coordenador de Vigilância em Saúde do município, Márcio Monteiro, enquanto esses resultados são aguardados, providências já estão sendo tomadas. “Já mandamos uma equipe para o local para fazer investigação, verificar os cães, se realmente há sinais de que existe esse vetor lá, provocando a doença. Essa criança está sendo assistida pelo município. Fizemos tudo o que é de praxe, coletamos exames para sorologia e só estamos esperando a resposta”. Em 2012, apenas um caso da doença foi registrado no município. Já o caso em questão constiui a segunda ocorrência de 2013, sendo que a primeira teve resultado negativo.
28/11/2013 – Idiofa tem 300 casos de Sarampo em apenas um mês (RDC)
Resumo: Em apenas um mês, pelo menos 300 casos de Sarampo foram registrados em Idiofa, território localizado no Centro-Oeste da República Democrática do Congo (RDC) – província de Bandundun. A informação foi divulgada no último dia 24/11, pelo chefe de saúde da região, Dr. Willy Musantu, durante a reunião dos membros do “Comitê de Luta contra o Sarampo” na região. Para o gestor, a falta de medicamentos tem sido um dos principais desafios para o enfrentamento da doença. “A zona de saúde deu um pequeno lote de medicamentos que traziam no local. Nós tentamos cuidar de pacientes nas áreas mais afetadas, como Bujimbila. Porém, este montante não foi suficiente para cobrir todas as áreas de saúde”, declarou.
28/11/2013 – Terremoto perto de central nuclear iraniana provoca 08 mortes
Resumo: Pelo menos 08 pessoas morreram e 59 ficaram feridas após um Tremor de 5,6 graus – Escala de Richter – ter atingido a província de Bushehr, no sudoeste do Irã. O abalo ocorreu às 17h21 locais (12h51 de Brasília), e seu epicentro foi detectado cerca de 14 km a nordeste da cidade de Borazjan, e a 50 km da Usina Nuclear de Bushehr. Segundo informou o chefe de Gestão de Crise do Irã, Hassan Qadami, o tremor principal foi seguido pouco depois por quarenta réplicas de diferentes intensidades. Do total, 47 pessoas sofreram ferimentos leves e outras 12 estão em estado crítico, detalhou Qadami. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre danos na usina.
28/11/2013 – Relatório do CDC: Alface contaminada provocou surto de gastroenterite por E. coli no Arizona (EUA)
Resumo: Na última terça-feira (26/11), o CDC (Center for Disease Control and Prevention) norte-americano divulgou um relatório concluindo as investigações acerca do surto de gastroenterite por E. Coli registrado entre os dias 18 e 31 de julho deste ano, no estado do Arizona. Segundo o órgão, lotes de alface contaminada foram supostamente responsáveis pela intoxicação alimentar dos 94 clientes de um restaurante de comida mexicana – Fredericos Mexican Food®, localizado em Maricopa (condado). No entanto, não foi possível estabelecer em que fase ocorreu a contaminação do alimento.
30/11/2013 – Elevada incidência de Malária e Dengue preocupa as autoridades de saúde venezuelanas
Resumo: A elevada incidência de casos de Malária e Dengue tem preocupado as autoridades de saúde venezuelanas. De acordo com o Ministério da Saúde, através de seu Boletim Epidemiológico Semanal, pelo menos três estados estão em situação de alerta epidemiológico: Bolívar, Amazonas e Sucre. Somente em Bolívar, foram contabilizados 1.182 casos de Malária. Entre 10/11 e 16/11, foram registrados 1.379 da doença nos 24 estados que compõem o território nacional. Considerando os 10 primeiros meses do ano, o país já totalizou 67.942 ocorrências. Já em relação a Dengue, foram notificados 52.587 casos nos primeiros 11 meses do ano. Destes, cerca de 1% (545) foi do tipo grave.
01/12/2013 – Surto de Pólio acomete 200 crianças e adultos na região do “Corno Africano”
Resumo: Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), um surto de Pólio já afetou 200 crianças e adultos este ano, na região conhecida como “Corno Africano” - nordeste do continente. Além disso, a entidade estima que cerca de um milhão de crianças da região ainda não foram imunizadas. Por outro lado, estudos locais mostram que, embora a epidemia tenha diminuído nos últimos seis meses, o risco de propagação do vírus em países como Somália, Quênia e Etiópia ainda é alto. Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), tais nações terão que desembolsar cerca de US$ 88 milhões para que as campanhas de vacinação sejam estendidas até o final de 2014.
01/12/2013 – Detento morre vítima de Meningite Bacteriana em Linhares (ES)
Resumo: Na manhã da última sexta-feira (29/11), foi confirmada a morte de um detento da Penitenciária de Linhares, na Região Norte do Espírito Santo, que estava internado há dez dias com quadro de Meningite Bacteriana. Diante do risco de propagação da doença, a Secretária de Estado da Justiça (SEJUS) informou que a Vigilância Epidemiológica (VE) já foi acionada e segue investigando o caso. Ainda segundo o órgão, todos os companheiros de cela da vítima já estão sendo acompanhados e foram medicados preventivamente. Desta vez, a vítima foi um jovem de 20 anos, que estava preso há 4 meses na unidade.
01/12/2013 – Reportagem do Fantástico: Vítimas da seca recebem água contaminada em caminhões-pipa
Resumo: Uma reportagem especial do Fantástico, exibida neste domingo (1º), comprovou que, no Nordeste, as vítimas da seca estão recebem água contaminada através de caminhões-pipa. Após dois meses de investigação, foi possível constatar que a água é fornecida a preços abusivos – cerca de R$ 20 mil o tanque - , em tanques em precárias condições de higiene. Além disso, muitos destes tanques eram utilizados, há bem pouco tempo, no transporte de álcool e gasolina, contrariando a lei que defende a incineração de reservatórios deste tipo, após o término de sua vida útil. “Tanque para combustível jamais pode ser usado para armazenar ou transportar água. Sempre vai causar problema de saúde. Inacreditável a cor da água”, afirmou Anthony Wong, toxicologista da Faculdade de Medicina da USP. Conforme classificou a edição do programa, este constitui um verdadeiro “crime contra a saúde de brasileiros carentes”.
02/12/2013 – Academia de ginástica é interditada na Ilha do Governador (RJ) após surto de Hepatite A
Resumo: Nesta segunda-feira (02/12), uma academia de ginástica foi interditada na Ilha do Governador, na Zona Norte do RJ, após a detecção de um surto de Hepatite A. Na ocasião, pelo menos 26 frequentadores contraíram a doença. O estabelecimento, que não teve seu nome divulgado, foi alvo de uma operação realizada em conjunto por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Delegacia de Proteção ao Consumidor (DECON), da Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) e da Vigilância Sanitária (VISA). Amostras de água foram coletadas e enviadas para análise. A empresa que abastece a academia através de caminhões-pipa também está sendo investigada.
02/12/2013 – Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada em Caruru (PE)
Resumo: Nesta segunda-feira (02/12), a Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste Pernambucano, decidiu prorrogar até a próxima sexta-feira (06/12), a campanha de vacinação contra o Sarampo. A decisão foi tomada em virtude de o município ter atingido apenas 50% da meta estabelecida no início da campanha. O público-alvo é formado por crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Desde abril, o governo já confirmou 113 casos da doença no estado. Já em 2012, apenas um caso havia sido registrado.
02/12/2013 – Temporais no fim de semana provocam 135 desmoronamentos e deixam 02 mortos em Havana (Cuba)
Resumo: Pelo menos 135 desmoronamentos foram registrados durante os temporais que atingiram a capital cubana – Havana – neste fim de semana. “Até o momento, ocorreram135 demoronamentos, dos quais 117 parciais e 18 totais”, conforme revelou Juan Montalvo, vice-presidente do Conselho de Administração da cidade, em entrevista ao jornal Trabajadores. Ainda segundo o gestor, ao menos 1.546 moradores tiveram que abandonar suas casas, o que corresponde a 417 núcleos familiares. Segundo a imprensa local, também foram reportados danos na província vizinha de Artemisa, porém não foram divulgadas cifras acerca das consequências humanas e materiais.
02/12/2013 – Lotes de azeitona preta são recolhidos na Itália após caso de Botulismo
Resumo: Nesta semana, o governo italiano determinou o recolhimento de lotes de azeitona preta da marca Bel Colle®, distribuídas em todo o país, após a confirmação de um caso de Botulismo. O produto é vendido em embalagens a vácuo contendo 400 gramas, cujo prazo de vencimento está previsto para o próximo dia 25/12. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a análise do produto revelou a presença de toxina botulínica. As amostras haviam sido encaminhadas ao Laboratório de Zooprofilaxia da Lombardia e Emilia Romagna, em Bolonha. A vítima, que não teve sua identidade revelada, segue internada em estado grave, desde o dia 26/11, no Hospital Morgagni-Pierantoni, em Forlì.
03/12/2013 – Novartis usará tecnologia pioneira em vacina contra Meningite B
Resumo: Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 804 milhões para o grupo farmacêutico Novartis Biociência. O recurso será destinado à construção de uma fábrica de biotecnologia em Jaboatão dos Guararapes (PE), voltada para a produção de três tipos de proteínas utilizadas na formulação de uma vacina inovadora contra a Meningite B – a Bexsero. Portanto, esta poderá ser a primeira vacina no mundo contra a Meningite B a ser produzida a partir de uma tecnologia pioneira denominada “vacinologia reversa”, a qual tem como base a utilização de informações genéticas. Do total da verba, cerca de R$ 4 milhões serão aplicados em projetos sociais que beneficiem a comunidade local. A previsão é de que a fábrica entre em funcionamento em 2018.
03/12/2013 – ENSP abre inscrições para o curso de “Especialização em Saúde Pública”
Resumo: Estão abertas até o dia 02 de Fevereiro de 2014, as inscrições para o curso de “Especialização em Saúde Pública” da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), considerado o mais tradicional da instituição. Com carga horária total de 690 horas, o curso tem como objetivo “introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Além disso, a especialização visa apresentar e refletir conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública e capacitar o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas”. As aulas serão ministradas as segundas e terças-feiras, em horário integral. Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma SIGA. O processo seletivo é composto por uma prova escrita de caráter eliminatório, a ser realizada no dia 16 de fevereiro, e de uma entrevista com análise de currículo, de caráter classificatório, previstas o período de 17 a 20 de março. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Maiores informações poderão se obtidas através do site da instituição, no link abaixo.
03/12/2013 – Hong Kong registra primeiro caso de infecção humana pelo vírus H7N9
Resumo: Nesta terça-feira (03/12), foi confirmado o primeiro caso de infecção humana pelo vírus H7N9 em Hong Kong. Segundo as autoridades de saúde locais, a vítima é um trabalhador doméstico indonésio de 36 anos, o qual supostamente teria sido infectado durante sua estadia na cidade de Shenzhen, no sul da China. Ao todo, 17 pessoas que tiveram contato com a vítima foram colocadas em quarentena. O homem infectado segue internado em estado crítico em um hospital de Hong Kong.
03/12/2013 – Posadas registra mais um caso de LV (Argentina)
Resumo: Nesta terça-feira (03/12), o Ministério da Saúde da Argentina confirmou mais um caso de Leishmaniose Visceral (LV) em Posadas, cidade localizada no extremo norte do país. Desta vez, a vítima foi um homem de 40 anos, que há cerca de dois meses cursou com quadro febril acompanhado de mal-estar, aumento do baço e fígado. Atualmente, ele segue internado no Hospital Pedro Baliña. Este foi o quarto casos da doença registrado este ano na província de Misiones, e o segundo em Posadas. O primeiro havia sido confirmado em 1º de junho, o qual envolveu uma mulher de 40 anos, procedente da cidade de Bonpland, que até pouco tempo estava internada no Hospital Madariaga.
03/12/2013 – Surtos de Meningite Bacteriana atingem universidades norte-americanas
Resumo: As autoridades de saúde norte-americanas estão investigando surtos de Meningite Bacteriana em duas universidades do país. Na Universidade de Princeton, em Nova Jersey, pelo menos 08 estudantes já contraíram a doença. Já na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, outros quatro alunos também testaram positivo para o agravo. Em virtude destas ocorrências, diversos eventos festivos foram suspensos neste fim de semana para que fosse providenciada a limpeza e desinfecção das dependências do campus. Em nota, a Rede de Vigilância em Saúde das Escolas informou que a situação está sendo monitorada de perto, uma vez que os dois eventos tem um agente etiológico incomum, um representante do “sorogrupo B”, cuja vacina contra o qual ainda não foi aprovada no país.
03/12/2013 – Surto de Febre Amarela atinge 12 localidades em 02 estados do Sudão
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Sudão notificou a OMS acerca de um surto de Febre Amarela que vem atingindo 12 localidades em 02 estados do país – Kordofan do Sul e Kordofan Ocidental. Entre 03 de outubro e 24 novembro, pelo menos 44 casos suspeitos da doença foram notificados, sendo 14 fatais. Investigações preliminares revelaram que os primeiros casos suspeitos foram relatados em trabalhadores temporários provenientes do leste do país, que haviam se instalado próximo às áreas de cultivo de goma arábica - resina natural extraída de acácias, bastante utilizada na indústria alimentícia africana, asiática e do Oriente Médio - em Kordofan Ocidental. No ano passado, um importante surto da doença resultou num saldo 849 casos suspeitos e 171 mortes na região de Darfur.
04/12/2013 – Presidente Prudente (SP) registra primeiro caso de LV humana em sua história
Resumo: Nesta semana, a cidade de Presidente Prudente, no interior paulista, registrou o primeiro caso autóctone de Leishmaniose Visceral (LV) ao longo de sua história. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) do município, a vítima foi uma mulher de 41 anos, que recentemente esteve internada durante três semanas para diagnóstico e tratamento da moléstia. “No município temos o vetor da doença [mosquito palha] e registros em cães. Entretanto fazemos serviços de controle da doença”, conforme explicou a coordenadora da VE, Vânia Maria Alves Silva. Neste ano, foram registrados 17 casos da doença em cães na cidade, dos quais 11 são autóctones. Segundo o médico veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, Célio Nereu Soares, na região do bairro em que foi diagnosticada a doença em humanos, existe registros positivos da doença em cães, sendo cinco autóctones e um importado. “Do total, três proprietários entregaram o animal para eutanásia, uma vez que a doneça em cão não tem cura, e o procedimento já foi feito. No entanto, os outros três não querem entregar o animal para a Prefeitura. Esses já receberam o auto de infração, no valor de 300 UFM’s [Unidades Fiscais do Município – o equivalente a R$ 796,41] por recusar a entregar o cachorro com diagnóstico positivo, e mesmo assim não entregaram o cachorro. Agora, como há reincidência, estão sendo multados em 600 UFM’s [R$1.592,82]”, explicou.
04/12/2013 – Epidemia de Chikungunya assusta população em Cingapura
Resumo: Nos últimos meses, uma grave epidemia de Chikungunya vem assustando a população e deixando em alerta as autoridades de saúde de Cingapura. Desde abril, quando começaram a surgir os primeiros casos, ao menos 924 notificações já foram contabilizadas pelos órgãos públicos de saúde. Deste total, pelo menos 881 são considerados autóctones – transmissão local. Apenas na última semana, foram registrados 36 casos novos no país. Segundo a Agência Nacional do Meio Ambiente, a maioria das ocorrências tem sido relatada nas regiões de Sungei Kadut e Bukit Timah. “Essas áreas estão em estreita proximidade com a vegetação exuberante, onde há uma abundância de habitats naturais para o Aedes albopictus (mosquito vetor)”, declarou o porta-voz da agência.
04/12/2013 – Casos de Raiva Bovina deixam região de Ribeirão Preto em alerta
Resumo: Atualmente, um provável surto de Raiva Bovina em Ribeirão Bonito, município do interior paulista, tem deixado em alerta as autoridades de saúde na região de Ribeirão Preto. Nos últimos dez dias, pelo menos 20 animais morreram com suspeita da doença, sendo que um delas já foi confirmada para esta zoonose. Além de Ribeirão Bonito, há registros de Raiva Animal em municípios vizinhos, como Itirapina (14 casos), São Carlos (10 casos) e Descalvado (02 casos) . Por causa da confirmação de casos da doença, a Vigilância Sanitária da cidade está fazendo um trabalho de conscientização junto a população, para que proprietários vacinem seu gado, e para que os trabalhadores rurais também sejam imunizados.
05/12/2013 – Araucanía tem mais dois óbitos por Hantavirose
Resumo: Nesta semana, o Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile confirmou mais duas mortes por Hantavirose na Região de Araucanía - sul do país. Segundo o órgão, as vítimas eram adolescentes e residiam nas áreas rurais de Lonquimay e Melipeuco, respectivamente. A primeira vítima, um jovem de 15 anos, estava internado no Hospital Hernán Henríquez Aravena, em Temuco. Já a segunda, uma menina de 16 anos, esteve internada no Hospital Valdívia, onde foram processadas as amostras laboratoriais de ambos os casos. Em resposta, equipes de saúde já estão percorrendo as localidades para implementar as medidas de prevenção e controle do agravo.
06/12/2013 – Brasil decreta estado de emergência no Piauí por praga de lagarta
Resumo: Nesta sexta-feira (06/12), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decretou “Estado de Emergência Fitosanitária” no Piauí, em virtude dos impactos oriundos de uma praga de lagartas (Helicoverpa armigera) que está afetando principalmente as plantações de milho, soja e algodão. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o que, do ponto de vista legal, dará às autoridades uma maior flexibilidade para adotar medidas necessárias para o extermínio da praga. Dentre as principais medidas, destaca-se a aquisição emergencial, junto a outros países, de inseticidas ainda não autorizados no Brasil. Recentemente, o MAPA já havia decretado “Estado de Emergência Fitosanitária” na zona oeste da Bahia, em Mato Grosso, em Goiás e em Minas Gerais pelo mesmo problemas.
06/12/2013 – Desastres Naturais: Temporal mata 04 pessoas e deixa rastro de destruição no RJ
Resumo: Pelo menos quatro pessoas morreram em consequência da forte chuva que castigou o estado do RJ na noite desta quinta-feira (05/12). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma mulher de 60 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (06/12), após a casa em que estava desabar no bairro Comendador Soares, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Já em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, uma mulher de 45 anos morreu depois de ter seu carro atingido por uma árvore, durante o temporal. Em Jardim Guaratiba, a vítima fatal foi um adolescente de 16 anos, que foi eletrocutado ao encostar em um fio de alta tensão solto pela tempestade. Já em Cabo Frio, um jovem de 18 anos foi atingido por um raio e morreu, enquanto estava em um canavial. De acordo com o chefe executivo do Centro de Operações Rio, Predro Junqueira, o temporal foi causado por duas condições climáticas diferentes: uma frente fria que chegou sobre a cidade, que teve um dia de intenso calor. “Pela informação da Rio Águas, o acumulo de chuva da Tijuca é uma coisa que não ocorria há 10 anos. Desde março a gente não estava em estado de alerta”, explicou. A Tijuca foi o bairro com maior volume de chuva – 109 milímetros.
06/12/2013 – “Plano Nacional de Saneamento Básico” é publicado no Diário Oficial
Resumo: Foi publicada nesta sexta-feira (06/12), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria interministerial que aprova o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), instituído pelo artigo 52 da Lei 11.445/2007. O PLANSAB, com investimentos estimados de R$ 508 bilhões entre 2013 e 2033, prevê metas nacionais e regionalizadas de curto, médio e longo prazos, para a universalização dos serviços de saneamento básico. O plano nacional deve abranger diversas questões, tais como: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais, além de tratar das ações da União relativas ao saneamento nas áreas indígenas, nas reservas extrativistas e nas comunidades quilombolas.
06/02/2011 - Cólera: Nova Iorque
Resumo: Autoridades de saúde de Nova Iorque confirmaram 3 casos de cólera na cidade. Todos eles começaram a sentir-se mal após regressar de um casamento no mês passado na República Dominicana.
07/02/2011 - Cólera: Venezuela
Resumo: Até o momento, foram atendidas 239 pessoas com suspeita de cólera na Venezuela, todas com história de viagem para República Dominicana. Deste grupo, 28 pacientes foram hospitalizados, 58 receberam atenção ambulatória e 153 estão assintomáticos, mas todos receberam o tratamento requerido para atacar a doença.
07/02/2011 - Leptospirose: Teresópolis
Resumo: Secretaria de Saúde de Teresópolis confirmou 5 casos de leptospirose, após temporal que deixou 355 mortos e quase 16.000 desabrigados na cidade.
07/02/2011 - Leptospirose: Nova Friburgo
Resumo: Prefeitura de Nova Friburgo informou a primeira morte por leptospirose após as enchentes. Até o momento, há 170 notificações de casos suspeitos da doença e 40 casos confirmados na cidade.
07/02/2011 - Sarampo: Nova Zelândia
Resumo: Sobe o número de casos de sarampo em Auckland/Nova Zelândia, até o momento são 12 casos suspeitos. Os casos tem relação com o voo Emirates Flight EK434 de origem na Brisbane com destino a Auckland, onde alguns passageiros estavam infectados com a doença.
Novidades
07/02/2011 - Alerta para sarampo: Pensilvânia/EUA
Resumo: Autoridades sanitárias da Pensilvânia investigam um aglomerado de casos suspeitos de sarampo e emitem alerta para população.
08/02/2011 - Opas pede a viajantes que tomem vacinas para visitar Haiti
Resumo: Medida pretende evitar que passageiros internacionais levem doenças para a ilha caribenha, que já sofre com a epidemia de cólera. Suspeitas de sarampo e poliomielite foram notificadas no país.
08/02/2011 - Raiva: Minas Gerais
Resumo: Foi emitido um alerta para os produtores de gado da região de Perdões, no Sul de Minas, após a confirmação da morte de uma vaca por raiva. Desde o ano passado, já são 6 casos confirmados de raiva animal na região.
08/02/2011 - Dengue: Brasil
Resumo: Todos os Estados no Brasil estão em alerta contra a dengue. No total, 16 tem risco de epidemia considerado muito alto: Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Tocantins, todos os Estados do Nordeste, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
08/02/2011 - Leptospirose: Nova Friburgo
Resumo: Prefeitura de Nova Friburgo (RJ) negou morte por leptospirose na cidade. Exames laboratoriais deram negativo para leptospirose e hepatite A. Até o momento, segundo a secretaria, 32 casos de leptospirose foram confirmados e 229 suspeitas estão sob investigação.
07/02/2011 - Influenza Aviária: China
Resumo: Carcaças de patos encontradas na China apresentaram resultados laboratoriais positivos para H5N1.
09/02/2011 - Influenza Aviária: Camboja
Resumo: OMS anuncia o óbito por influenza aviária H5N1 no Camboja. Investigações epidemiológicas apontam que o caso teve contato com aves doentes.
09/02/2011 - Sarampo: Nova Zelândia
Resumo: Autoridades sanitárias da Nova Zelândia alertam passageiros do voo da Pacific Blue proveniente da Austrália sobre a possível exposição ao sarampo, após a detecção da doença em 1 passageiro.
09/02/2011 - Doença não identificada: EUA
Resumo: Passageiros de voo doméstico nos EUA apresentaram sintomas de gripe durante o voo. Alguns casos foram hospitalizados e outros estão em quarentena aguardando investigações epidemiológicas.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Julho 2025 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031