Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

20/10/2011 – Leishmaniose Visceral: Mato Grosso do Sul
Resumo: O Mato Grosso do Sul já registrou 206 casos de leishmaniose visceral este ano. Destes, 60% são somente em Campo Grande. A doença ainda provocou a morte de 06 pacientes. Mas, o controle de zoonozes da SES esclarece que os números não indicam uma epidemia e que estão dentro do índice para considerar o nível de contaminação estável no Estado.
20/10/2011 – Febre Amarela: Paraná
Resumo: A vacinação contra a febre amarela está sendo intensificada pela Prefeitura de São José dos Pinhais no Paraná. As ações, que aconteciam deste maio na zona rural, foram agora estendidas para a zona urbana. A intensificação da vacinação foi solicitada pela Secretaria Estadual de Saúde em virtude de um caso de febre amarela humana na cidade de Rio Grande da Serra, no estado de São Paulo.
20/10/2011 – Exposição a Lixo Hospitalar: Pernambuco
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco inicia hoje um inquérito epidemiológico com os trabalhadores dos depósitos que tiveram contato direto com os resíduos hospitalares importados de hospitais do exterior. O objetivo é obter informações sobre os funcionários que tiveram contato com os resíduos hospitalares, as formas de manuseio das peças, as precauções tomadas e se algum deles apresentou problema de saúde após o contato. Caso necessário, os profissionais de saúde farão coletas sanguíneas nos trabalhadores e ainda exames de swab nasal e sub-ungueal, ambos para detectar a existência de bactérias.
20/10/2011 – Doença Priônica: Pará
Resumo: O Ministério da Saúde informou que não existe registro da doença da “Vaca Louca” no Brasil. De acordo com o órgão, há no país a ocorrência da Doença de Creutzefeldt-Jakob. O Mal da Vaca Louca é uma variável desta doença e há algumas semelhanças de sintomas, como o comprometimento do sistema neurológico do paciente. Sobre o caso do engenheiro agrônomo paraense, a assessoria do MS informou que uma das formas de contrair a Doença da Vaca Louca é pela ingestão de carne bovina, porém, não há registro de bovinos contaminados no Brasil. O país também não importa carne da Europa, de onde se originou a doença, e nem derivados sanguíneos provenientes da Inglaterra. Para detectar se o engenheiro está acometido da Doença de Creutzefeldt-Jakob, será necessário encaminhar o material de exame para o laboratório da Universidade de São Paulo, um dos poucos laboratórios que fazem o exame da doença. No período de 1980 a 1999, ocorreram 105 óbitos no Brasil atribuídos a DCJ. Não existem relatos sobre a ocorrência de casos ou óbitos da forma variante da DCJ (o Mal da Vaca Louca) no país. Hoje, a Adepará vai emitir nota técnica informando sobre os cuidados que a agência está tomando em relação a prevenções de doenças que envolvam o rebanho bovino paraense, o maior do País. Isso porque, caso fosse confirmado que o caso se refere à Doença da Vaca Louca, ou uma síndrome semelhante, o impacto na economia paraense seria devastador.
20/10/2011 – Meningite: Rio de Janeiro
Resumo: Desde o início do ano, 57 óbitos foram provocados pela meningite no Estado do Rio. Ao todo foram registrados oficialmente 262 casos de meningite meningocócica, contra 299 casos no mesmo período do ano passado. Segundo o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado, por enquanto não há epidemia e nada indica que vá ocorrer. O contágio é mais comum no período entre agosto e outubro, devido ao clima.
21/10/2011 – Poliomielite: China
Resumo: A China vacinou cerca de 3,89 milhões de crianças contra a pólio neste mês em uma região no oeste, levando a porcentagem de população vacinada para 60% depois de que uma epidemia em agosto que deixou 01 morte e 17 pessoas doentes.
21/10/2011 – Meningite: Minas Gerais
Resumo: O Secretário de Saúde de Minas Gerais confirmou na manhã desta quinta-feira a existência de um surto localizado de meningite na cidade de Ouro Branco, região central do Estado. Nas últimas semanas, mais 03 pessoas foram diagnosticadas com a doença, número igual à soma de todos os casos registrados nos três últimos anos. Neste ano, a cidade já registrou 07 casos confirmados, 15 em investigação e 03 óbitos. Segundo o secretário, não há claramente uma situação de epidemia instalada na região, mas sim de um surto localizado. Foi identificada a necessidade de fazer um bloqueio vacinal na cidade, onde todos os moradores de Ouro Branco que tiverem entre 4 a 30 anos serão vacinados contra a doença.
17/10/2011 – Sarampo: Espanha
Resumo: O Sarampo voltou a ser registrado em crianças em idade escolar em Madri. Até agora este ano, a Comunidade de Madrid registrou 399 casos suspeitos, dos quais 360 foram confirmados. No ano anterior, 31 casos foram confirmados, de um total de 50 notificados. Segundo o Centro Nacional de Epidemiologia isto significa um aumentou de pelo menos 12 vezes em um ano.
17/10/2011 – Sarampo: Equador
Resumo: Surto de sarampo no Equador já acumulou 99 casos confirmados. A maioria (93) dos casos é residente da província de Tungurahua na região centro-andina. Em comunicado, o Ministério disse que durante as últimas 24 horas, não houve relatos de casos confirmados. A maioria dos casos são menores de 5 anos de idade. O caso índice, detectado no final de setembro de 2011, pertencia à comunidade indígena de Chico Illahua, 120 km ao sul de Quito e o genótipo africano do vírus foi isolado. Um total de 1,2 milhões doses de vacina já foram entregues, e na próxima semana, uma campanha nacional de vacinação será lançada.
21/10/2011 – Febre Maculosa: São Paulo
Resumo: Estudante internada com suspeita de febre maculosa, se confirmado, será o terceiro caso da doença em 2011, em Ribeirão Preto. Foram registrados dois casos da doença no começo do ano, com um óbito. O campus da universidade em Ribeirão Preto tem alguns pontos de infestação do carrapato-estrela, transmissor da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica os dois casos anteriores não tinham nenhuma relação com as infestações de carrapatos do parque Maurílio Biagi e recentemente a infestação da USP.
21/10/2011 – LLVO vírus: Espanha
Resumo: Novo Ebolavirus foi encontrado na Espanha. Esta é a primeira detecção conhecida de tal vírus fora da África Sub-Saariana e das Filipinas. A identificação do vírus foi feita em uma espécie de morcego (Miniopterus schreibersii) durante uma investigação de epizootia no sul da Europa. O novo patógeno foi nomeado Lloviu vírus (LLOV) em homenagem a região em que o morcego foi encontrado (Cueva del Lloviu).
22/10/2011 – Sarampo: EUA
Resumo: O maior surto de sarampo nos EUA nos últimos 15 anos, até agora afetou 214 crianças. O surto é provavelmente impulsionado por viajantes que retornam do exterior e por um excesso de crianças não vacinadas no país.
22/10/2011 – Malária: Grécia
Resumo: Entre Maio e Setembro de 2011, 20 casos de infecção por Plasmodium vivax foram relatados em cidadãos gregos, sem história de viagem. A grande maioria dos casos foi registrada em uma área agrícola delimita da Evrotas e Lakonia.
22/10/2011 – Hantavírus: Chile
Resumo: Chile registra um aumento do número de casos de infecção por hantavírus nacionalmente. Atualmente, existem 50 casos registrados, um valor superior à média dos últimos 5 anos, que é de 32 casos.
23/10/2011 – Peste Suína Africana: Rússia
Resumo: Na recente Conferência Mundial de Carne de Porco foram levantadas preocupações a respeito da peste suína africana, primeiro descoberta na Geórgia, e agora se disseminada para a Rússia. Há temores de que a doença, que tem tido surtos notificados na região de Rostov, pode se espalhar para a Ucrânia e além, como outros países da Europa.
23/10/2011 – Raiva: Bolívia
Resumo: De acordo com dados oficias, a Bolívia registrou 208 casos confirmados de raiva canina, o que equivale a 60% de aumento em relação a 2010. Os departamentos com maior número de vítimas são Cochabamba (39%), Santa Cruz (35%) e Chuquisaca (11%).
23/10/2011- Influenza H1N1: Bolívia
Resumo: O Serviço de Saúde de Tarija na Bolívia decidiu declarar um alerta de saúde devido ao aumento dos casos de gripe H1N1. Até dia 21/10, havia 22 casos confirmados e 100 suspeitos na localidade.
24/10/2011 - Meningite: Santa Catarina
Resumo: Foi confirmado neste fim de semana o sexto caso de meningite viral entre os alunos de uma escola em Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina. As aulas, que seriam retomadas nesta segunda-feira, estão temporariamente suspensas. A doença já é considerada surto no município.
24/10/2011 – Doença de Chagas: Pará
Resumo: Um surto de Doença de Chagas vem preocupando as autoridades de Belém, capital do Pará. Do início do ano até agora, 36 casos da doença foram registrados, 22 apenas em outubro. O número de casos registrados em Belém em 2011 é 80% superior ao número registrado em todo o ano de 2010. Duas pessoas já morreram na capital paraense neste ano e, segundo a Secretaria de Estado, entre 80% e 90% das contaminações ocorreram por meio de açaí contaminado pelo protozoário Trypanosoma cruzi. No Maranhão, que também está em alerta contra a doença, foram notificados 23 casos em todo o estado durante esse ano.
08/10/2011 – Chikungunya: Indonésia
Resumo: Pelo menos 94 pessoas, entre adultos e crianças menores de 5 anos, ficaram doentes durante um surto de chikungunya na Indonésia. Os casos estão localizados na região de Java Central, e autoridades preveem que o número chegará a centenas de pessoas em um futuro próximo.
17/10/2011 – Sarampo: São Paulo
Resumo: Uma criança de 5 anos da zona oeste de São Paulo, pode ser a 4ª vítima do sarampo neste ano na cidade. O Centro de Vigilância Epidemiológica da região realizou o bloqueio vacinal em todos os estudantes para evitar a disseminação da doença. Outros 03 casos são todos bebês com menos de 1 ano. Eles foram registrados no bairro do Butantã, também na zona oeste. O município de São Paulo atingiu, em campanha recente, 97% da cobertura vacinal contra o sarampo.
25/10/2011 – Epizootia: Angola
Resumo: Pelo menos 400 cabeças de gado bovino morreram durante o mês em curso na província do Cunene, Angola, devido a algumas doenças oportunistas, como carbúnculo hemático e dermatite, que afetam atualmente o gado na região.
25/10/2011 – Filovírus: Espanha
Resumo: Cientistas descobrem o primeiro vírus do tipo filovírus nativo da Europa, expandindo assim a distribuição geográfica natural dos filovírus. Os filovírus, que incluem o Ebola e Marburg, e atacam os primatas humanos e não humanos, são geralmente encontrados no Leste da África e nas Filipinas. O novo patógeno, similar ao Ebola, foi chamado de vírus Lloviu (LLOV). Ele foi encontrado em morcegos no nordeste da Espanha, causando a morte dos animais. Epizootias foram registradas em 2002 na França, Espanha e Portugal, mas só agora foi possível rastrear suas causas em cavernas nas regiões de Astúrias e Cantabria. Os filovírus normalmente não deixam os morcegos doentes, mas a equipe de pesquisadores detectou o vírus Lloviu apenas em morcegos que tinham morrido e cujos tecidos mostravam sinais de uma resposta imune. Outros 1.300 morcegos saudáveis não apresentavam o Lloviu. Os morcegos têm um papel importante na polinização das plantas, espalhando sementes e controlando populações de insetos. Com isto, patógenos que atacam as populações de morcegos podem ter consequências importantes tanto ecológicas quanto indiretamente para a saúde do homem, que pode passar a ser mais atacado por insetos.
26/10/2011 – Doença de Chagas: Pará
Resumo: Só este ano, foram notificados 85 casos de Doença de Chagas em todo o estado do Pará, 36 dos quais em Belém. Dez pessoas já morreram. O Instituto Evandro Chagas afirma que o Pará vive uma epidemia de Doença de Chagas. Os casos aparecem com mais frequência a partir da terceira semana de agosto e vão até a segunda semana de dezembro, com maior incidência entre os meses de setembro e outubro. Nestes meses chove muito pouco, venta muito, e ocorrem muitas queimadas, fatos que contribuem para a dispersão dos barbeiros do seu ambiente silvestre para próximo do homem. E coincide também com o pico da safra do açaí, o alimento mais importante na transmissão. A gravidade dos casos, segundo o Instituto, é resultado de uma cepa do Trypanosoma cruzi altamente virulenta detectada 2006.
26/10/2011 – Meningite: Ouro Branco / MG
Resumo: Registrado mais 01 caso de meningite em Ouro Branco, na região central de Minas, após a confirmação do surto da doença na cidade. Dos casos já confirmados em Ouro Branco, 05 são trabalhadores que moram no alojamento da Paranasa. De janeiro até este mês, foram confirmados 11 casos de meningite em Ouro Branco. Por causa do surto da doença, a população de Ouro Branco está sendo vacinada.
26/10/2011 – Listariose: EUA
Resumo: O número de óbitos nos Estados Unidos por listeriose após a ingestão de melões contaminados com a bactéria subiu para 28 enquanto outras 133 pessoas estão doentes.
26/10/2011 – Doença Priônica: Pará
Resumo: Descartado Mal da Vaca Louca em engenheiro florestal da Emater no Pará. Segundo autoridades sanitárias, a vigilância epidemiológica da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), no Brasil e no Estado do Pará, obedece às exigências internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal. Não há registro de casos de EEB em animais no estado do Pará e ainda durante a investigação do caso não houve relato de viagens do paciente a países de risco para EEB.
26/10/2011 – Influenza Aviária: Indonésia
Resumo: Autoridades sanitárias da indonésia anunciaram 02 óbitos por influenza H5N1 em crianças em idade escolar na Indonésia. Os casos tiveram contato com aves doentes. Dos 181 casos de influenza aviária na Indonésia 149 foram fatais.
25/10/2011 Encefalite japonesa na Índia
Resumo: Duas crianças apresentaram teste positivo para a encefalite japonesa (JE) em Delhi na Índia, tendo o número de casos desta doença mortal transmitidas por mosquitos chegado a 7 na cidade. De acordo com a Corporação Municipal de Delhi um dos dois novos casos é uma criança "indígena", indicando que "o vírus está se multiplicando na cidade".O primeiro caso de encefalite japonesa foi relatado na cidade, em 21 de setembro [2011].O Ministério da Sáude propos aumentar a vigilância, para verificar mais casos, colocá-los em tratamento imediato e tomar todas as medidas de controle do vetor.
28/10/2011 - Antraz humano na Rússia
Resumo: Foi notificado um caso suspeito de Antraz humano em Novosibirsk na Rússia. As autoridades sanitárias relataram que na sexta-feira dia 28 de outubro uma mulher foi hospitalizada com suspeita de antraz e está estável. Como a mesma trabalha em uma lanchonete é possível que sejam encontrados outros casos. A confirmação laboratorial estará disponível em 10 dias. Antrax tem sido esporadicamente relatado na Rússia.
30/10/2011 - Produtos de peixe com Botulismo no Canadá
Resumo: A Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA) está alertando o público para não consumir produtos de peixe a vácuo, refrigerados, pronto para o consumo, da indústria Food Mannarich porque estes produtos podem estar contaminados com toxinas de Clostridium botulinum, bactéria que pode causar o botulismo. A orientação é desprezar todos os produtos produzidos antes desta data até e incluindo 16 de dezembro de 2011.
24/10/2011 – Vírus Semelhante ao Ebola na Espanha
Resumo: Parece que o vírus Ebola é responsável pela morte de milhares de morcegos no norte da Espanha. Uma equipe internacional de cientistas descobriu, após analisar os tecidos de diferentes órgãos de 34 morcegos encontrados mortos em cavernas da Espanha, um novo patógeno, o Lloviu vírus, que pertence à mesma família do Ebola e Marburg, dois dos membros mais temidos da família filovírus, microorganismo mortal para os humanos e os macacos.
25/10/2011 – Doença de Chagas Aguda em Belém
Resumo: A Secretaria de Saúde de Belém identificou um surto do mal de Chagas na cidade neste ano de 2011. A principal suspeita de transmissão da doença recai sobre a contaminação da fruta mais consumida no Pará. Já são 41 casos confirmados em Belém. Mais da metade, só em outubro. O número é quase três vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2010. No estado, 85 pessoas ficaram doentes este ano de 2011, destes 10 morreram.
29/10/2011 – Sarampo na Europa
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com o aumento de casos de sarampo na Europa. Anteriormente a OMS proclamou o objetivo de acabar com sarampo até 2015. Entretanto, a estatística deste ano de 2011 é pouco auspiciosa – 26 mil casos de sarampo foram registrados em 40 países europeus. Em 09 casos a doença levou à morte. O maior número de casos foi registrado na França – 14 mil casos. As autoridades do país começaram uma campanha de informação sobre os benefícios da vacinação.
31/10/2011 – Coqueluche na Bahia
Resumo: No município de Feira de Santana (Bahia) 51 pessoas foram acometidas pela coqueluche, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde que registram casos até o dia 24 de outubro. São 178 notificações da doença em 2011, mas na maioria dos casos as suspeitas não foram confirmadas. No ano de 2010, apenas 08 suspeitas foram notificadas, mas não houve confirmação. Apesar do aumento significativo nos registros, a Secretaria da Saúde do Estado não acredita se tratar de um surto da enfermidade e garante que a situação está controlada.
01/11/2011 – Botulismo em Azeitonas da Finlândia
Resumo: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do mercado de unidades de azeitona orgânica com amêndoas, da marca Bio Gaudiano. A entidade foi alertada pelo Departamento de Alimentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Sistema de Alerta de Alimentos da Comunidade Europeia sobre 02 casos de botulismo na Finlândia decorrentes do consumo da azeitona. Os dois órgãos internacionais também orientaram para retirada do produto do mercado em outros países. Até julho deste ano de 2011, o Brasil importou somente 150 potes do produto, com validade até junho de 2012, distribuídos em seis Estados (Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Mas, até o momento, não foi registrado nenhum caso de botulismo no País decorrente do consumo destas azeitonas.
01/11/2011 – Meningite no Rio de Janeiro
Resumo: Em todo o estado do Rio de Janeiro já foram registrados, até 14 de outubro, 59 mortes causadas por meningite. Ao todo, são 275 casos confirmados da doença, registrados no ano de 2011. Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Otávio Chieppe, não há evidências de surto ou epidemia no Rio de Janeiro. “As ações para evitar o aumento de casos estão sendo realizadas oportunamente. Todos os casos estão sendo notificados pelos municípios e estamos acompanhando todas as ações realizadas por eles, orientando-os quando necessário”, disse o superintendente.
02/11/2011 – Influenza Aviária no Egito
Resumo: Foi confirmado no Egito mais um caso em humano de Influenza Aviária (H5N1) que teve início dos sintomas em 27/09/2011. A investigação sobre a origem da infecção revelou que o caso teve contato com aves na vizinhança. Dos 152 casos confirmados até o momento em 2011 no Egito, 52 foram fatais.
02/11/2011 – Meningite em Minas Gerais
Resumo: O surto de meningite C em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, foi totalmente controlado, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o órgão, nove casos da doença foram confirmados na cidade no mês de outubro, e os pacientes já recebem alta hospitalar. Do total, um caso evoluiu para óbito. Sete dos casos confirmados foram diagnosticados entre operários do alojamento de uma construtora, o que causou grande apreensão entre os trabalhadores.
04/11/2011 – Casos de Coqueluche no Uruguai
Resumo: As autoridades sanitárias iniciaram no Uruguai uma campanha de vacinação contra coqueluche, após um aumento de casos e a morte de 07 bebês. A campanha visa as mulheres grávidas que estão no terceiro trimestre de gravidez, mães e pais de crianças menores de seis meses e profissionais de saúde que cuidam de crianças na mesma faixa etária. Os casos graves foram relatados em crianças entre três e quatro meses, o grupo etário mais vulnerável à doença e que ainda não estavam protegidos pela vacina. Até agora, em 2011, foram registrados cerca de 70 casos de coqueluche, o que são quase o dobro dos registrados em 2010.
04/11/2011 – Tularemia em humanos na Austrália
Resumo: Foram confirmados, na última sexta (dia 04/11), 02 casos de tularemia em humanos numa região nunca antes encontrada no hemisfério sul da Tasmânia (Austrália). Os casos foram mordidos e arranhados por gambás doentes, no oeste da Tasmânia e já se recuperaram. As pessoas foram advertidas a evitar manipulação de animais selvagens e a procurar atendimento médico se forem arranhadas ou mordidas.
05/11/2011 – Febre Tifóide no Zimbabwe
Resumo: Foram confirmados 02 casos no dia 04/11/2011 de febre tifóide em Harare (Zimbabwe). Pelo menos 21 pessoas foram internadas, enquanto 54 outros estão sob observação após a confirmação do surto de febre tifóide. Tais doenças como a febre tifóide ou cólera não acontecem na cidade por isso os casos configuram um surto.
05/11/2011 – Diminuição de casos de Meningite no Piauí
Resumo: As ações de prevenção contra a meningite têm surtido efeito em Teresina (Piauí). Até outubro de 2011, foram registrados apenas 143 casos, contra 251 registrados no ano de 2010, incluindo casos de meningite viral, bacteriana e a pneumocócica, o que caracteriza uma redução de 57%. Em janeiro deste ano, um surto de meningite num povoado na zona rural de Teresina, que vitimou 46 pessoas, deixou a população de toda a Teresina assustada e a Fundação Municipal de Saúde em alerta.
05/11/2011 – Vacinação após surto de Meningite em SP
Resumo: A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo divulgou balanço parcial na tarde deste sábado (dia 05/11) da vacinação contra meningite realizada no bairro Vila Brandina, em Campinas, devido à ocorrência de surto pela doença. Cerca de 1,6 mil vacinas foram aplicadas no bloqueio vacinal. A expectativa era de que fossem aplicadas ao longo do dia 2,5 mil doses de vacina. O agentes de saúde percorreram 800 casas na Vila Brandina para vacinar moradores entre 2 e 29 anos. No caso de crianças com menos de 2 anos foi verificado antes a vacina já foi aplicada.
06/11/2011 – Casos de Rickettsiose no México
Resumo: No mês de outubro de 2011, 396 casos suspeitos de rickettsia foram registrados no México, destes 10 casos evoluíram para óbito.
07/11/2011 – Morte de Macacos em Cuiabá
Resumo: Uma mortandade de macacos colocou as autoridades de saúde em alerta em Cuiabá. Entre os dias 21 a 28 de outubro de 2011 foram registradas 11 mortes de macacos, no bairro Jardim Aquárius, região sul de Cuiabá. O Ministério da Saúde considera que a partir de uma única morte de macacos, deve-se alertar para a possível ocorrência de casos de febre amarela humana. A morte de macacos em quantidade é considerado um indicativo forte da presença da doença.
07/11/2011 – Surto de Antraz em Uganda
Resumo: Profissionais de saúde comunicaram que 02 pessoas morreram em Sheema (Uganda) após um surto de Antraz. Os dois casos morreram na semana passada (semana de 31 de outubro de 2011) depois que eles mostraram sinais semelhantes aos do antraz. Outras 05 pessoas foram admitidas com sinais da doença. Informam que a contaminação ocorreu pela a ingestão de carne contaminada.
09/11/2011 – Alerta de Febre Amarela em Cuiabá
Resumo: A possibilidade de uma epidemia de Febre Amarela em Cuiabá desencadeou uma série de ações por parte da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. Após a morte de onze macacos no bairro de Aquarius, equipes formadas por 40 profissionais das áreas de vigilância e assistência à saúde estão percorrendo o local vistoriando casas, terrenos baldios e áreas de matas adjacentes à procura de macacos doentes ou mortos, além de realizar busca por pessoas sintomáticas. Até à tarde de terça-feira (08/11) 162 imóveis foram visitados, 650 pessoas entrevistadas e 129 vacinadas. O material coletado dos macacos mortos foi encaminhado para análise no Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará. A previsão é de que os resultados sejam liberados entre 20 e 30 dias.
12/11/2011 – Dengue Tipo 4 em Goiás
Resumo: Foi identificada a entrada do vírus tipo 4 da dengue no Estado de Goiás. O caso, ocorrido no município de Aparecida de Goiânia, foi confirmado pelo Laboratório de Saúde Pública (Lacen) ontem (11/11/2011). Até o momento, o vírus havia sido detectado em apenas 13 Estados em todo o País. Ao todo, 250 mil pessoas que tiveram dengue nos últimos 4 anos podem voltar a ter a doença, o que aumenta o risco de epidemia em Goiás.
15/11/2011 – Casos de Síndrome Hemolítica Urêmica por E. coli O157:H7 na Califórnia
Resumo: O Departamento de Saúde Pública Califórnia notificou que 05 crianças foram infectadas, de Agosto de 2011 até Outubro de 2011, com a mesma cepa de E. coli O157: H7. Entrevistas com as famílias indicam que a única exposição a alimento comum relatado foi leite cru (leite não pasteurizado). Foram hospitalizadas 03 das 05 crianças com a Síndrome Hemolítica Urêmica, uma grave condição que pode levar à insuficiência renal. Não houve mortes.
15/11/2011 – Cólera no Quênia
Resumo: O maior campo de refugiados de Dadaab, no Quénia, poderá ser afetado por uma epidemia de cólera, segundo informou esta terça-feira (14/11/2011) a Organização das Nações Unidas (ONU). Há até o momento 01 morte e pelo menos 60 pessoas foram infetadas pela doença.
15/11/2011 – Óbitos suspeitos de Cólera em Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias registraram a morte de 10 pessoas por suspeita de Cólera na cidade de Malanje na Angola. Foram notificados 142 casos com sintomas de vômitos e diarréia, entre adultos e crianças. Amostras já foram coletas e enviadas à capital Luanda para análise laboratorial e identificação do agente etiológico. Campanhas de sensibilização voltadas para os moradores das comunidades peri-urbanas, sobretudo nas áreas onde há consumo de água de rios e poços, já estão sendo desenvolvidas no local.
16/11/2011 – Escarlatina, Catapora e Coqueluche: aumenta o número de casos em Santos-SP
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Santos informa que ocorreu um aumento considerável no número de casos de Escarlatina, Catapora e Coqueluche no Município, em relação aos anos anteriores. Entre 2008 e 2010 não foram notificados surtos de escarlatina, ao contrário do que já foi detectado em 2011. Por outro lado, foram notificados 71 surtos de Catapora no ano passado. Em 2011, até o momento já foram contabilizados 44 surtos deste agravo. Além disso, foram notificados 05 casos de coqueluche em 2011, contra 04 casos em 2010, o que preocupa as autoridades de saúde, uma vez que não houve registro de casos em 2008 e 2009.
17/11/2011 – Óbito por Hantavirose em Iquitos-Peru
Resumo: Autoridades de Saúde Pública locais confirmaram o terceiro óbito por Hantavirose em Iquitos (Peru) neste ano. Trata-se de um rapaz de 18 anos falecido na última quinta-feira (10/11) no Hospital Regional de Loreto. Os dois primeiros casos ocorreram nos meses de Julho e Agosto, os quais se tratavam de duas mulheres de 29 e 31 anos, respectivamente. Medidas de saneamento direcionadas ao controle de roedores, assim como para orientar à população, já estão sendo tomadas pelo governo local.
17/11/2011 – Surto de Chikumgunya na Índia
Resumo: O governo de Bihar, localizado no leste da Índia, emitiu um alerta após identicar, pela primeira vez no estado, um surto de Chikumgunya. Até o momento, 37 pessoas foram infectadas pelo arbovirus. Medidas voltadas para a detecção e eliminação de criadouros do mosquito transmissor já estão sendo realizadas.
17/11/2011 – Surto de Meningite em Porto Seguro-BA
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia confirmou a ocorrência de um surto de meningite em Trancoso, no município de Porto Seguro. Na última sexta-feira (11/11) foram registrados quatro óbitos por meningite meningocócica tipo C. Foi constatado que os casos que apresentaram diagnóstico confirmado participaram de uma festa local no dia 18/10. Os primeiros sintomas se manifestaram cerca de três dias depois da festa. Ações de busca ativa e quimioprofilaxia dos contactantes já estão sendo realizadas. Somente este ano, a Bahia já registrou 768 casos confirmados da doença, o que representa um aumento de 60% em relação a todo ano passado.
18/11/2011 – Brucelose bovina nos EUA
Resumo: Foi identificado caso de Brucelose em um touro no rancho de Madison County, Montana (EUA). A fazenda está localizada dentro de uma área de gestão e monitoramento de zoonoses. O touro foi afastado do rebanho e, em seguida foi instituída quarentena na fazenda. Os demais animais do rancho apresentaram resultado negativo para a doença. Depois de passar mais de 30 anos sem registrar caso de Brucelose, o Estado de Montana perdeu seu status de indene a doença quando foram identificados dois casos num período de 24 meses em 2007 e 2008. A Brucelose, também conhecida como Febre de Malta, é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Brucella, transmitida ao homem principalmente por laticínios não pasteurizados.
18/11/2011 – Surto de Botulismo na Escócia
Resumo: Três crianças de uma mesma família foram internadas com suspeita de Botulismo na Escócia, após ingerir molho curry. Duas delas já tiveram diagnóstico laboratorial confirmado. A FSH (Food Standards Agency), órgão que regulamenta a comercialização de produtos alimentícios, já determinou o recolhimento dos frascos de molho, cujos lotes estão contaminados, das prateleiras das lojas.
18/11/2011 – Aumenta a incidência de Botulismo no Sul da Rússia
Resumo: As autoridades de saúde russas estão preocupadas com o aumento do número de casos de Botulismo na região de Volgogrado (Stalingrado), localizada ao sul do país. Durante os primeiros nove meses de 2011 já foram identificados mais de 60 casos, com 7 óbitos. Em 2010 foram confirmados 18 casos da doença, com 4 óbitos. As autoridades referem ainda que todos os casos confirmados estão relacionados ao consumo de produtos de baixa qualidade, sobretudo alimentos caseiros, como: legumes e cogumelos secos ou em conserva, defumados, enlatados ou peixes.
19/11/2011 – Surto de Hepatite A no México
Resumo: O Departamento de Saúde mexicano divulgou a ocorrência de um Surto de Hepatite A em uma escola primária no Estado de Hidalgo, localizado no sudeste do país. Até o momento, seis casos já foram confirmados e 27 crianças permanecem com sintomas sugestivos da doença. Embora as aulas não tenham sido suspensas, medidas de controle sanitário e orientações à população local, sobretudo quanto à necessidade de práticas adequadas de higiene e saneamento básico, já estão sendo realizadas.
22/11/2011 – Surto de Coqueluche em Chicago-EUA
Resumo: O Departamento de Saúde do Condado de McHenry, oeste de Chicago, estado de IIIinois (EUA), está preocupado com o aumento da incidência de Coqueluche na região. Nas últimas cinco semanas, o número de casos cresceu de 8 para 121. Segundo as autoridades de saúde, os 8 primeiros casos foram registrados no dia 14/10. Desde então, foram acometidos tanto crianças menores de 1 ano quanto adultos jovens, envolvendo 13 comunidades e 29 escolas. Para os gestores, a situação pode piorar, sobretudo por conta dos festejos do “Dia de Ação de Graças” (24/11) e Natal, período em que se intensificam o deslocamento e o contato entre os indivíduos, portanto, favorável à disseminação da doença.
22/11/2011 – Hepatite A em Novosibirsk (Rússia)
Resumo: Autoridades municipais de saúde declararam que, até o momento, foram confirmados 56 casos de Hepatite A na cidade de Novosibirsk (Rússia). Aproximadamente 2000 contactantes foram identificados, dos quais 31 são crianças. Foram fornecidas em torno de 2000 doses de vacina contra hepatite A para os habitantes em situação de risco, representando um custo total de 1.425.000 rublos (moeda local), o que equivale à cerca de 46.000 dólares. Ao todo, 1318 contactantes foram vacinados.
23/11/2011 – Óbito por Hantavirose no Chile
Resumo: As autoridades de saúde chilenas registraram, no último dia 16, o quarto óbito por Hantavirose na região de Pitrufquén, na Província de Cautin, a 700 km ao sul da capital Santiago. Trata-se de uma mulher de 32 anos moradora de uma área rural. Os primeiros sintomas se iniciaram no dia 12/11 e a procura pelo atendimento médico ocorreu no dia 15/11, quando foi confirmada a doença a partir de teste rápido. Até o momento, já foram identificados 7 casos da doença na região.
23/11/2011 – OMS anuncia epidemia de diarréia no Nordeste Africano
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a persistencia de uma epidemia de diarreia aguda na região conhecida como “Chifre da África” (Nordeste Africano), que compreende Somália, Etiópia, Djibouti e Eritréia. Os dados divulgados mostram que, neste ano, foram registrados mais de 50 mil casos em Djibouti e na Somália, provocando a morte de mais de 700 pessoas. Segundo a OMS, a seca recorrente, as condições precárias de higiene e a persistência dos conflitos regionais, são apontados como os principais fatores determinantes para a epidemia.
23/11/2011 – Surto de Febre Tifóide no Zimbabwe
Resumo: Um surto de Febre Tifóide envolvendo mais de 200 casos foi registrado no Zimbabwe, sobretudo nas localidades de Dzivarasekwa e Kuwadzana, subúrbios de Harare, capital do país. O Ministério da Saúde e Bem-Estar Infantil do país apontou os poços artesianos rasos como sendo a principal fonte de infecção, uma vez que são altamente contaminados com matéria fecal. À fim de contornar os recorrentes problemas de abastecimento de água nas últimas décadas, ocorreu um aumento significativo no número de perfurações de poços por parte da população local, ampliando a exposição às infecções de transmissão hídrica, como a Febre Tifóide.
24/11/2011 – Surto de Gastroenterite em Transatlântico
Resumo: A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou um surto de gastroenterite em navio que atracou no Rio de Janeiro, na última terça-feira. Oitenta e seis pessoas, entre elas sete tripulantes, apresentaram os sintomas. Embora tenha sido constatado o óbito de uma passageira norteamericana de 61 anos, a causa da morte foi associada à problemas cardiovasculares, conforme divulgou o órgão. Amostras de água e alimentos presentes na embarcação foram enviadas para análise laboratorial.
24/11/2011 – Sarampo em Madri (Espanha): número de casos é seis vezes maior que no ano passado
Resumo: Gestores da Atenção Básica de Madri divulgaram um aumento expressivo no número de casos confirmados de sarampo. Em 2010, foram diagnosticados 51 casos, um pouco acima do que foi registrado em 2009. Em 2011, já foram diagnosticados 335 casos somente nos dez primeiros meses do ano. Para as autoridades de saúde locais, a principal causa para o aumento na incidência da doença está relacionada à redução na cobertura vacinal, sobretudo frente a segunda dose. A cobertura de 95% das crianças na primeira dose, atinge apenas 72% na segunda dose.
26/11/2011 – Leishmaniose Visceral Canina na Argentina
Resumo: Autoridades sanitárias do Distrito de Yapeyú (Argentina) informaram ter registrado 122 casos de Leishmaniose Visceral Canina até o momento. À fim de retardar a progressão da doença, foram realizadas ações de rastreamento e eliminação de vetores, além da busca ativa de animais de estimação sintomáticos. A população local também está sendo orientada quanto às medidas de controle da doença.
26/11/2011 – Surto DTHA em hotel no Reino Unido
Resumo: Um surto de intoxicação alimentar envolvendo 80 pessoas, em um hotel cinco estrelas situado na Grande Manchester (Reino Unido), está sendo investigado por autoridades de saúde local. Após participar de um jantar de caridade no hotel, os convidados referiram ter apresentado tonturas e vômitos. Até o momento, a principal suspeita é de infecção por Compylobacter, sobretudo, mediante à carne servida durante o evento. Uma investigação detalhada a cerca da fonte de infecção e do agente etiológico já está sendo realizada.
27/11/2011 – Surto de H1N1 no Ceará
Resumo: Onze casos de Gripe A (H1N1) foram confirmados e 70 notificados em menos de uma semana na cidade de Pedra Branca, a 262 km de Fortaleza. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os primeiros casos foram notificados entre alunos de uma Escola Estadual Profissionalizante, a qual teve suas aulas suspensas após o ocorrido. Além das medidas de emergencia para controle da doença, a vacina já foi solicitada junto ao Ministério da Saúde, uma vez que não há estoque disponível no Ceará.
29/11/2011 – Doença de Chagas no Pará: Estado concentra 80% dos casos no país
Resumo: Aproximadamente 80% dos casos de Doença de Chagas no Brasil estão concentrados no Pará, conforme apontam pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA). Embora existam muitos casos subnotificados, houve um crescimento significativo na incidência da doença em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até Outubro deste ano, 114 indivíduos foram diagnosticados com a doença no Estado, dos quais 10 evoluiram para óbitos. Estes números ultrapassam os registros em 2010, quando 79 casos foram confirmados, com cinco vítmas fatais e uma taxa de mortalidade em torno de 6%.
29/11/2011 – Polimorfismo em antígeno de grupo sanguíneo afeta suscetibilidade à Malária
Resumo: De acordo com estudo desenvolvido, em parceria, por pesquisadores americanos, britânicos e brasileiros, os receptores conhecidos como antígenos do Grupo Sanguíneo Duffy são fundamentais para que o Plasmodium vivax – um dos principais causadores da Malária no mundo – sejam capazes de invadir os eritrócitos, as células do sangue humano nas quais o parasita se multiplica durante seu ciclo de vida. O Plasmodium vivax é o principal causador da Malária fora da África, afetando especialmente a Ásia e as Américas. Conforme a pesquisa, duas variantes imunológicamente distintas do Grupo Sanguíneo Duffy (A e B), codificadas pelos alelos Fya e Fyb, foram identificadas na população. Para os pesquisadores, os indivíduos cujos eritrócitos expressam a variante Fya apresentam capacidade de ligação 41% a 50% mais baixa em comparação com àqueles que expressam a variante Fyb, portanto, apresentam menor risco de desenvolver Malária por Plasmodium vivax.
29/11/2011 – Surto de gastroenterite em presídio Norte-americano
Resumo: Um surto de DTA (Doença Transmitida por Alimento) foi registrado em um presídio no Estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Cerca de 90% dos 184 presos apresentaram sintomas de cólica, vômitos e diarréia na noite de Domingo (27/11). Os detentos receberam tratamento com reposição hídrica na própria unidade e nenhum caso foi registrado entre os funcionários do presídio. Na ocasião, os alimentos servidos foram: peru, pimenta, broa de milho, macarrão, manteiga, biscoito e suco em pó. As autoridades de saúde informaram que todas as etapas do processo de fornecimento, armazenamento e preparo dos alimentos estão sendo revisadas.
29/11/2011 – Óbito por Hantavirose no Chile: caso urbano
Resumo: A Secretaria Regional do Ministério da Saúde Metropolitano divulgou nesta terça-feira (29/11) o primeiro óbito por Hantavirose referente a um caso urbano no Chile. Trata-se de um homem de 58 anos, morador da cidade de Melipilla, na área de San Ramon, Mallarauco - região metropolitana da capital Santiago. O óbito ocorreu no dia 23/11 no Hospital Barros Luco. As investigações epidemiológicas estão sendo realizadas no local e um relatório será encaminhado ao Ministério da Saúde nos próximos dias. Até o momento, 85 casos suspeitos foram registrados, porém, apenas um caso foi confirmado.
29/11/2011 – Óbito por Raiva no Equador
Resumo: A Secretaria de Saúde da província de Morona-Santiago, no Equador, confirmou o sexto óbito por raiva somente neste mês. Os seis casos fatais envolveram crianças com história de mordedura por morcego. Além disso, existem mais 8 crianças com sintomas sugestivos de raiva, dentre os quais: febre, cefaléia, sialorréia (elevada produção de saliva), tremores, convulsão. Três crianças estão internadas em estado grave.
30/11/2011 – Surto de Tuberculose em presídio mexicano
Resumo: Um surto de tuberculose atingiu 25 detentos e 2 profissionais de saúde no Centro de Reabilitação Social do Estado de Tabasco, no México. O Departamento de Saúde local divulgou que os detentos estão sendo tratados dentro do próprio presídio, no entanto, em uma ala separada dos demais presos. Medidas preventivas estão sendo tomadas para que a doença não se espalhe entre os mais de 2.500 prisioneiros que se encontram na instituição.
01/12/2011 – Surto de Meningite na Bahia
Resumo: Até 24 de Novembro, mais de 1.600 casos foram notificados e 108 pessoas morreram por conta de Meningite, tanto Meningocócica quanto viral, conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O surto da doença na Costa do Sauípe fez com que a Secretaria Municipal de Saúde promovesse a vacinação de crianças menores de dois anos nas localidades onde há maior risco de contágio.
01/12/2011 – Surto de H1N1 no Ceará: municípios em alerta
Resumo: Após a confirmação de 13 casos de Influenza A (H1N1) em Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza-CE, os municípios de Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim e Acopiara estão sob alerta. Até o momento, 24 casos suspeitos da doença foram notificados no município de Boa Viagem. Até a última quinta-feira (01/12), foram notificados 534 casos suspeitos de H1N1 em Pedra Branca. O Ministério Público solicitou a elaboração de um plano contingencial por parte da Secretaria Municipal de Saúde, sobretudo, referente à disponibilidade de medicamentos, plano de vacinação, acréscimo de leitos, profissionais e veículos, para o caso de uma eventual epidemia.
02/12/2011 – Aumenta o número de casos de Sarampo na Europa
Resumo: De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Europa enfrenta um aumento explosivo no número de casos de Sarampo. Neste ano, foram notificados mais de 26.000 casos e 9 óbitos no “Velho Continente”, o que representa o triplo do que foi notificado no período de 2007. Somente na França já foram notificados 14.000 casos. Além disso, grandes focos da doença foram identificados na Espanha, Romênia, Macedônia e Uzbequistão. Os principais grupos afetados são crianças menores de 5 anos e adultos jovens. Embora as taxas de vacinação sejam consideradas elevadas no continente, ainda não se conseguiu atingir a meta de 95% preconizada pela OMS.
02/12/2011 – Aumenta o número de casos de Influenza na Nicarágua
Resumo: Autoridades públicas de saúde informaram um aumento expressivo de casos de influenza na Nicarágua. De acordo com o Ministério da Saúde Nicaraguense, neste ano, somente no município de Estelí, o número de casos aumentou de 337 para 610, em relação ao ano passado. Segundo o órgão, este aumento pode ser explicado pelas constantes mudanças climáticas nos últimos meses, onde após um período de chuvas, ocorre um padrão climático de manhãs quentes e ensolaradas seguidas de quedas abruptas de temperatura às tardes. Além disso, crianças, gestantes e idosos são os mais afetados pela doença, sobretudo, apresentando como principal complicação as pneumonias.
02/12/2011 – Óbito por intoxicação alimentar na China: Refrigerante contaminado por pesticida
Resumo: Uma criança e um adulto faleceram na cidade de Changchun, no nordeste da China, após consumir um dos refrigerantes mais populares do mundo. Relatório divulgado pelas autoridades públicas de saúde locais revelou a presença de agrotóxico (pesticida) em amostras da bebida. Todavia, dados a respeito dos sinais e sintomas dos indivíduos acometidos, o nome das substâncias encontradas nas amostras da bebida, bem como se a contaminação foi intencional ou não, ainda não foram divulgados.
02/12/2011 – Surto de Hepatite A na Bélgica
Resumo: Três casos de Hepatite A foram confirmados em um colégio católico na Província de Namur, no Centro-Oeste da Bélgica. As primeiras análises laboratoriais confirmam tratar-se de uma contaminação hídrica. Medidas de controle estão sendo implementadas pelas autoridades de saúde locais, sobretudo mediante tratamento da água para consumo no colégio e vacinação dos alunos.
02/12/2011 – Aumenta incidência de Legionelose no Nordeste dos Estados Unidos
Resumo: Autoridades públicas de saúde norte americanas estão preocupadas com o aumento na incidência de Legionelose, sobretudo, no nordeste do país. A Doença do Legionário (Legionelose) é uma forma de pneumonia atípica causada pela bactéria Legionella pneumophila, podendo ser transmitida ao homem inalação de gotículas contendo estas bactérias. Os Estados de Massachusetts, Connecticut e Maine estão sob alerta. Somente neste último, foram notificados 18 casos até o momento, sendo 7 casos a mais do que no ano passado todo (11). Em Massachusetts, até 23 de novembro deste ano, foram confirmados 211 casos da doença, contra 118 casos em 2010. Já em Connecticut, foram confirmados 72 casos este ano, comparado aos 47 casos confirmados no ano passado.
02/12/2011 – Febre Amarela no Senegal
Resumo: O Ministério da Saúde Senegalês informou à Organização Mundial de Saúde acerca da ocorrência de três casos de Febre Amarela no Distrito Sanitário de Saraya, localizada na região conhecida como Kedougou, no sudeste do país, próximo à fronteira com o Mali e a Guiné. O casos-índice foi uma mulher de 25 anos que iniciou um quadro de cefaléia, febre e vômitos em Julho deste ano, sem história de vacinação prévia contra Febre Amarela. No início de Agosto, mais 2 casos foram relatados, sendo uma mulher de 29 anos e um menino de anos, todos com vínculo epidemiológico. A Equipe de Investigação de Surto atuante no local realizou um levantamento que totalizou 76 pessoas, dentre os casos suspeitos e seus respectivos contactantes. Exames laboratorias indicaram exposição prévia à doença e/ou a vacina em 20 indivíduos.
02/12/2011 – Febre Hemorrágica Boliviana: Alerta na Bolívia
Resumo: Grandes esforços estão sendo desempenhados pelas autoridades públicas de saúde bolivianas para conter um surto de Febre Hemorrágica Boliviana na região de Trinidad (Beni). Atualmente, três brigadas estão atuando na entorno da região para promover a captura e identificação de roedores. A busca ativa por indivíduos sintomáticos, sobretudo com febre, cefaléia, mialgia e dores articulares, também está sendo realizada. A doença é causada pelo vírus de Machupo, pertencente à família Arenaviridae, o qual tem os ratos da espécie Calomys como seu principal hospedeiro, podendo ser transmitido ao homem pela urina destes roedores.
02/12/2011 – “XV Congresso Internacional de Doenças Infecciosas: Tailândia 2012”
Resumo: Já estão abertas as inscrições para o “XV Congresso Internacional de Doenças Infecciosas”, o qual será realizado entre os dias 13 e 16 de Junho de 2012, em Bangkok, na Tailândia. Os interessados em apresentar trabalhos podem enviar os resumos até o dia 10 de Fevereiro para serem submetidos à apreciação por parte da Comissão Científica do Evento. A novidade deste ano diz respeito ao credenciamento do evento para fornecer educação médica continuada, concedido pela Comissão Européia de Acreditação do Conselho de Educação Médica Continuada.
02/12/2011 – Encefalite Japonesa na Índia
Resumo: Especialistas da BRD Medical College, situada na cidade de Gorakhpur, divulgaram a ocorrência de importantes alterações na evolução clínica de pacientes portadores de Encefalite Japonesa que estão em acompanhamento na instituição. Além dos sintomas presentes desde o início da internação, sobretudo febre alta e convulsões recorrentes, alterações que compreendem erupções difusas em todo corpo e miocardiopatia dilatada estão sendo observadas, o que aumenta a gravidade da doença nestes pacientes. No entanto, especialistas do Instituto Nacional de Virologia negaram a existência de um novo tipo antigênico mutante do Vírus da Encefalite Japonesa. Nos últimos anos, observou-se um declínio na incidência da doença, bem como um padão bem definido de adoecimento dos pacientes, principalmente após a introdução da vacinação regular para a população.
02/12/2011 – Surto de Leptospirose em base militar na Malásia
Resumo: O Ministério da Saúde da Malásia confirmou um surto de Leptospirose iniciado no dia 28/11, o qual envolveu 22 militares em treinamento na base conhecida por Bukit Jugra RMAF (Força Aérea Real da Malásia). Oficiais do Ministério da Saúde estão empenhados em inspecionar as instalações locais, incluindo os pontos de armazenamento de água e alimentos, com o intuito de identificar e eliminar vetores, sobretudo, roedores. Outro importante surto de Leptospirose no país ocorreu no dia 17/10 em uma escola primária localizada no sultanato de Terengganu, quando 11 crianças foram internadas com sintomas da doença. Nos primeiros dez meses do ano, a taxa de incidência geral é de 1,9 por 100.000 habitantes.
03/12/2011 – Surto de Malária na Grécia
Resumo: Na Grécia, 61 casos de Malária foram registrados no período de 21 de Maio a 26 de Outubro deste ano, sendo considerado o maior surto autóctone desde que a doença foi considerada erradicada pela União Européia. Os casos são procedentes de cinco zonas distintas: Larrisa, Viotia, Attiki, Evoia e Lakonia (área de Evrotas), sendo esta última o principal foco, respondendo por mais de 50 casos identificados.
03/12/2011 – Confirmado segundo caso de Dengue tipo 4 em Goiás
Resumo: A Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiânia (SUVISA) confirmou o segundo caso de Dengue tipo 4 no estado. Trata-se de uma mulher de 27 anos, moradora do Setor Estrela Dalva, região noroeste de Goiânia. O primeiro caso tinha sido registrado no dia 11/11 em Aparecida de Goiânia, região metropolitana. A Secretaria Estadual de Saúde está sob alerta para o risco de uma eventual epidemia. De acordo com o boletim epidemiológico referente a 45ª semana do ano, até o dia 12/11 foram notificados mais de 39 mil casos em todo estado, o que representa uma redução em torno de 64% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2010, foram 87 óbitos, contra 24 neste ano, o que representa uma queda de 72,42%.
03/12/2011 – Meningite na Bahia: confirmado 92º óbito este ano
Resumo: A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou a 92ª morte por Meningite no estado. Trata-se de uma mulher de 33 anos, moradora do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a 193 km de Salvador. Até Outubro de 2011, foram notificados 837 casos no estado. A última vítima deu entrada no hospital com sintomas de dor e rigidez na nuca, falecendo menos de 12 horas depois da admissão, por Meningite Meningocócica. Cerca de 4 dias antes da internação, a moradora procurou uma unidade básica de saúde local, em dois dias consecutivos, apresentando os referidos sintomas, no entanto, foi liberada com diagnóstico de dores na coluna.
03/12/2011 – Gripe Aviária no nordeste da Índia
Resumo: De acordo com relatório divulgado nesta semana, foram estimados entre 500 e 1000 óbitos de corvos, na última semana de Novembro, nas cidades de Jamshedpur, Bokaro e Hazaribagh, todas pertencentes ao estado de Jharkhand, no nordeste da Índia. Cientistas do Instituto Nacional de Virologia de Pune (cidade indiana) informaram ter encontrado vírus influenza H5N1 em amostras laboratorias destas aves. Trata-se de um vírus altamente patogênico, que inclusive pode ser transmitido ao homem.
04/12/2011 – Surto de Influenza A no município de Oscar Bressane-SP
Resumo: Em Outubro, um grupo de 17 crianças, residentes no município de Oscar Bressane (a 483 km de SP), foi encaminhado à unidade infantil do Hospital de Clínicas de Marília, após apresentarem febre alta, dores no corpo e dor de cabeça. As crianças, que têm de 9 a 10 anos de idade, iniciaram os sintomas poucos dias depois de participarem de uma excursão escolar a uma fazenda. A suspeita inicial foi de Febre Maculosa, doença causada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos presentes em animais. No entanto, 10 amostras de sangue foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para testar tanto Febre Maculosa, quanto Influenza. Embora os exames laboratoriais para Febre Maculosa não tenham ficado prontos, em 7 amostras já está confirmada a presença do Vírus Influenza A.
04/12/2011 – Surto de Sarampo em São Sebastião (Santos)
Resumo: De acordo com as autoridades públicas de saúde, já foram confirmados 12 casos de Sarampo, este ano, no Estado de São Paulo. Metade destes casos foram notificados no município de São Sebastião, região portuária de Santos. Os seis indivíduos tinham entre 6 e 19 anos e se conheciam. Tão logo o primeiro caso foi registrado no final de Julho, medidas de bloqueio, incluindo vacinação dos contactantes, foram desencadeadas. A possibilidade de o vírus do sarampo ter chegado à cidade a partir de navios procedentes da Europa deve ser considerada em virtude da atual epidemia que assola o continente. Funcionários da rede hoteleira e do comércio, assim como jovens estudantes estão sendo orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para tomarem a vacina trípice viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola
04/12/2011 – Leptospirose na Colômbia
Resumo: Autoridades públicas de saúde divulgaram um aumento na incidência de Leptospirose na região de Cartagena (extremo norte da Colômbia). Um relatório elaborado por profissionais do Hospital Universitário do Caribe informa que, das 11 pessoas diagnosticadas com a doença, 3 faleceram e 8 permanecem internados.
04/12/2011 – Surto de Varicela em delegacia de Fortaleza-CE
Resumo: Autoridades públicas de saúde confirmaram a ocorrência de um Surto de Varicela em uma Delegacia de Pirambu, Fortaleza-CE. Três detentos foram diagnosticados após apresentarem sintomatologia compatível com a doença. Os prisioneiros doentes foram transferidos para um hospital local, enquanto que os demais presos estão sendo monitorados quanto aos sintomas da doença. Embora por si só não seja considerado um evento inusitado, trata-se de um surto de doença de transmissão respiratória, onde as taxas de ataque são elevadas entre populações carcerárias, além da coexistência de dificuldade em implemetar medidas de prevenção e controle, dada a absurda densidade demográfica nestes espaços.
05/12/2011 – Meningite em Santa Catarina
Resumo: Nos últimos dois meses, foram diagnosticados três casos de Meningite Viral no Município de Guaramirim. Em Agosto deste ano, quatro crianças foram diagnosticadas com Meningite Bacteriana, sendo três delas alunos de um colégio estadual, e uma delas evoluiu para óbito. Além disso, vinte casos da doença já foram confirmados no município de Jaguará do Sul neste ano. Destes casos, duas pessoas morreram em decorrência das complicações da doença.
06/12/2011 – Coqueluche no Chile: aumento da incidência em lactentes
Resumo: Em relatório, o Ministério da Saúde chileno demonstrou preocupação frente ao aumento na incidência de Coqueluche, sobretudo em lactentes. Até o momento, 2030 casos da doença foram registrados em 2011, onde crianças menores de 1 ano compõem o principal grupo acometido. Estes números triplicaram em relação ao ano passado, quando foram registrados 794 casos. Somente na região de Biobío foram registrados 11 óbitos de menores de 1 ano em decorrência da doença este ano. Uma campanha de vacinação será realizadda nos proximos dias nas regiões mais afetadas, com intuito de imunizar gestantes e indivíduos com idade superior a 12 anos que lidam diretamente com recém-nascidos.
06/12/2011 – Sarampo em Uganda
Resumo: O Ministério da Saúde de Uganda emitiu um alerta nacional a respeito do surto de Sarampo que está atingindo as regiões leste, centro e oeste do país. O objetivo é conscientizar a população acerca da notificação oportuna e precoce dos casos suspeitos, procurando imediamente a unidade básica de saúde mais próxima tão logo sejam percebidos os primeiros sintomas sugestivos da doença. Somente na região de Namayingo, 112 crianças foram atendidas com sintomas compatíveis com a doença. Embora a mortalidade pela doença tenha declinado em mais de 90% desde 2003, momento em que foi introduzida a vacinação em todo país, o sarampo ainda é a principal causa de mortalidade em crianças dentre as doenças imunopreveníveis no país.
07/12/2011 – Doença Priônica no Reino Unido
Resumo: Em 2011, foram registrados 141 casos e 73 óbitos referentes à Doença de Creutzfeldt-Jakob, sendo 121 casos confirmados e 54 casos prováveis, no Reino Unido. Desde 1990, já foram registrados 1668 óbitos associados a doença, segundo dados da Unidade de Vigilância e Pesquisa Nacional de Doenças de Creutzfeldt-Jakob.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031