Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

22/11/2011 – Surto de Coqueluche em Chicago-EUA
Resumo: O Departamento de Saúde do Condado de McHenry, oeste de Chicago, estado de IIIinois (EUA), está preocupado com o aumento da incidência de Coqueluche na região. Nas últimas cinco semanas, o número de casos cresceu de 8 para 121. Segundo as autoridades de saúde, os 8 primeiros casos foram registrados no dia 14/10. Desde então, foram acometidos tanto crianças menores de 1 ano quanto adultos jovens, envolvendo 13 comunidades e 29 escolas. Para os gestores, a situação pode piorar, sobretudo por conta dos festejos do “Dia de Ação de Graças” (24/11) e Natal, período em que se intensificam o deslocamento e o contato entre os indivíduos, portanto, favorável à disseminação da doença.
22/11/2011 – Hepatite A em Novosibirsk (Rússia)
Resumo: Autoridades municipais de saúde declararam que, até o momento, foram confirmados 56 casos de Hepatite A na cidade de Novosibirsk (Rússia). Aproximadamente 2000 contactantes foram identificados, dos quais 31 são crianças. Foram fornecidas em torno de 2000 doses de vacina contra hepatite A para os habitantes em situação de risco, representando um custo total de 1.425.000 rublos (moeda local), o que equivale à cerca de 46.000 dólares. Ao todo, 1318 contactantes foram vacinados.
23/11/2011 – Óbito por Hantavirose no Chile
Resumo: As autoridades de saúde chilenas registraram, no último dia 16, o quarto óbito por Hantavirose na região de Pitrufquén, na Província de Cautin, a 700 km ao sul da capital Santiago. Trata-se de uma mulher de 32 anos moradora de uma área rural. Os primeiros sintomas se iniciaram no dia 12/11 e a procura pelo atendimento médico ocorreu no dia 15/11, quando foi confirmada a doença a partir de teste rápido. Até o momento, já foram identificados 7 casos da doença na região.
23/11/2011 – OMS anuncia epidemia de diarréia no Nordeste Africano
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a persistencia de uma epidemia de diarreia aguda na região conhecida como “Chifre da África” (Nordeste Africano), que compreende Somália, Etiópia, Djibouti e Eritréia. Os dados divulgados mostram que, neste ano, foram registrados mais de 50 mil casos em Djibouti e na Somália, provocando a morte de mais de 700 pessoas. Segundo a OMS, a seca recorrente, as condições precárias de higiene e a persistência dos conflitos regionais, são apontados como os principais fatores determinantes para a epidemia.
23/11/2011 – Surto de Febre Tifóide no Zimbabwe
Resumo: Um surto de Febre Tifóide envolvendo mais de 200 casos foi registrado no Zimbabwe, sobretudo nas localidades de Dzivarasekwa e Kuwadzana, subúrbios de Harare, capital do país. O Ministério da Saúde e Bem-Estar Infantil do país apontou os poços artesianos rasos como sendo a principal fonte de infecção, uma vez que são altamente contaminados com matéria fecal. À fim de contornar os recorrentes problemas de abastecimento de água nas últimas décadas, ocorreu um aumento significativo no número de perfurações de poços por parte da população local, ampliando a exposição às infecções de transmissão hídrica, como a Febre Tifóide.
24/11/2011 – Surto de Gastroenterite em Transatlântico
Resumo: A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou um surto de gastroenterite em navio que atracou no Rio de Janeiro, na última terça-feira. Oitenta e seis pessoas, entre elas sete tripulantes, apresentaram os sintomas. Embora tenha sido constatado o óbito de uma passageira norteamericana de 61 anos, a causa da morte foi associada à problemas cardiovasculares, conforme divulgou o órgão. Amostras de água e alimentos presentes na embarcação foram enviadas para análise laboratorial.
24/11/2011 – Sarampo em Madri (Espanha): número de casos é seis vezes maior que no ano passado
Resumo: Gestores da Atenção Básica de Madri divulgaram um aumento expressivo no número de casos confirmados de sarampo. Em 2010, foram diagnosticados 51 casos, um pouco acima do que foi registrado em 2009. Em 2011, já foram diagnosticados 335 casos somente nos dez primeiros meses do ano. Para as autoridades de saúde locais, a principal causa para o aumento na incidência da doença está relacionada à redução na cobertura vacinal, sobretudo frente a segunda dose. A cobertura de 95% das crianças na primeira dose, atinge apenas 72% na segunda dose.
26/11/2011 – Leishmaniose Visceral Canina na Argentina
Resumo: Autoridades sanitárias do Distrito de Yapeyú (Argentina) informaram ter registrado 122 casos de Leishmaniose Visceral Canina até o momento. À fim de retardar a progressão da doença, foram realizadas ações de rastreamento e eliminação de vetores, além da busca ativa de animais de estimação sintomáticos. A população local também está sendo orientada quanto às medidas de controle da doença.
26/11/2011 – Surto DTHA em hotel no Reino Unido
Resumo: Um surto de intoxicação alimentar envolvendo 80 pessoas, em um hotel cinco estrelas situado na Grande Manchester (Reino Unido), está sendo investigado por autoridades de saúde local. Após participar de um jantar de caridade no hotel, os convidados referiram ter apresentado tonturas e vômitos. Até o momento, a principal suspeita é de infecção por Compylobacter, sobretudo, mediante à carne servida durante o evento. Uma investigação detalhada a cerca da fonte de infecção e do agente etiológico já está sendo realizada.
27/11/2011 – Surto de H1N1 no Ceará
Resumo: Onze casos de Gripe A (H1N1) foram confirmados e 70 notificados em menos de uma semana na cidade de Pedra Branca, a 262 km de Fortaleza. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os primeiros casos foram notificados entre alunos de uma Escola Estadual Profissionalizante, a qual teve suas aulas suspensas após o ocorrido. Além das medidas de emergencia para controle da doença, a vacina já foi solicitada junto ao Ministério da Saúde, uma vez que não há estoque disponível no Ceará.
29/11/2011 – Doença de Chagas no Pará: Estado concentra 80% dos casos no país
Resumo: Aproximadamente 80% dos casos de Doença de Chagas no Brasil estão concentrados no Pará, conforme apontam pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA). Embora existam muitos casos subnotificados, houve um crescimento significativo na incidência da doença em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até Outubro deste ano, 114 indivíduos foram diagnosticados com a doença no Estado, dos quais 10 evoluiram para óbitos. Estes números ultrapassam os registros em 2010, quando 79 casos foram confirmados, com cinco vítmas fatais e uma taxa de mortalidade em torno de 6%.
29/11/2011 – Polimorfismo em antígeno de grupo sanguíneo afeta suscetibilidade à Malária
Resumo: De acordo com estudo desenvolvido, em parceria, por pesquisadores americanos, britânicos e brasileiros, os receptores conhecidos como antígenos do Grupo Sanguíneo Duffy são fundamentais para que o Plasmodium vivax – um dos principais causadores da Malária no mundo – sejam capazes de invadir os eritrócitos, as células do sangue humano nas quais o parasita se multiplica durante seu ciclo de vida. O Plasmodium vivax é o principal causador da Malária fora da África, afetando especialmente a Ásia e as Américas. Conforme a pesquisa, duas variantes imunológicamente distintas do Grupo Sanguíneo Duffy (A e B), codificadas pelos alelos Fya e Fyb, foram identificadas na população. Para os pesquisadores, os indivíduos cujos eritrócitos expressam a variante Fya apresentam capacidade de ligação 41% a 50% mais baixa em comparação com àqueles que expressam a variante Fyb, portanto, apresentam menor risco de desenvolver Malária por Plasmodium vivax.
29/11/2011 – Surto de gastroenterite em presídio Norte-americano
Resumo: Um surto de DTA (Doença Transmitida por Alimento) foi registrado em um presídio no Estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Cerca de 90% dos 184 presos apresentaram sintomas de cólica, vômitos e diarréia na noite de Domingo (27/11). Os detentos receberam tratamento com reposição hídrica na própria unidade e nenhum caso foi registrado entre os funcionários do presídio. Na ocasião, os alimentos servidos foram: peru, pimenta, broa de milho, macarrão, manteiga, biscoito e suco em pó. As autoridades de saúde informaram que todas as etapas do processo de fornecimento, armazenamento e preparo dos alimentos estão sendo revisadas.
29/11/2011 – Óbito por Hantavirose no Chile: caso urbano
Resumo: A Secretaria Regional do Ministério da Saúde Metropolitano divulgou nesta terça-feira (29/11) o primeiro óbito por Hantavirose referente a um caso urbano no Chile. Trata-se de um homem de 58 anos, morador da cidade de Melipilla, na área de San Ramon, Mallarauco - região metropolitana da capital Santiago. O óbito ocorreu no dia 23/11 no Hospital Barros Luco. As investigações epidemiológicas estão sendo realizadas no local e um relatório será encaminhado ao Ministério da Saúde nos próximos dias. Até o momento, 85 casos suspeitos foram registrados, porém, apenas um caso foi confirmado.
29/11/2011 – Óbito por Raiva no Equador
Resumo: A Secretaria de Saúde da província de Morona-Santiago, no Equador, confirmou o sexto óbito por raiva somente neste mês. Os seis casos fatais envolveram crianças com história de mordedura por morcego. Além disso, existem mais 8 crianças com sintomas sugestivos de raiva, dentre os quais: febre, cefaléia, sialorréia (elevada produção de saliva), tremores, convulsão. Três crianças estão internadas em estado grave.
30/11/2011 – Surto de Tuberculose em presídio mexicano
Resumo: Um surto de tuberculose atingiu 25 detentos e 2 profissionais de saúde no Centro de Reabilitação Social do Estado de Tabasco, no México. O Departamento de Saúde local divulgou que os detentos estão sendo tratados dentro do próprio presídio, no entanto, em uma ala separada dos demais presos. Medidas preventivas estão sendo tomadas para que a doença não se espalhe entre os mais de 2.500 prisioneiros que se encontram na instituição.
01/12/2011 – Surto de Meningite na Bahia
Resumo: Até 24 de Novembro, mais de 1.600 casos foram notificados e 108 pessoas morreram por conta de Meningite, tanto Meningocócica quanto viral, conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O surto da doença na Costa do Sauípe fez com que a Secretaria Municipal de Saúde promovesse a vacinação de crianças menores de dois anos nas localidades onde há maior risco de contágio.
01/12/2011 – Surto de H1N1 no Ceará: municípios em alerta
Resumo: Após a confirmação de 13 casos de Influenza A (H1N1) em Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza-CE, os municípios de Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim e Acopiara estão sob alerta. Até o momento, 24 casos suspeitos da doença foram notificados no município de Boa Viagem. Até a última quinta-feira (01/12), foram notificados 534 casos suspeitos de H1N1 em Pedra Branca. O Ministério Público solicitou a elaboração de um plano contingencial por parte da Secretaria Municipal de Saúde, sobretudo, referente à disponibilidade de medicamentos, plano de vacinação, acréscimo de leitos, profissionais e veículos, para o caso de uma eventual epidemia.
02/12/2011 – Aumenta o número de casos de Sarampo na Europa
Resumo: De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Europa enfrenta um aumento explosivo no número de casos de Sarampo. Neste ano, foram notificados mais de 26.000 casos e 9 óbitos no “Velho Continente”, o que representa o triplo do que foi notificado no período de 2007. Somente na França já foram notificados 14.000 casos. Além disso, grandes focos da doença foram identificados na Espanha, Romênia, Macedônia e Uzbequistão. Os principais grupos afetados são crianças menores de 5 anos e adultos jovens. Embora as taxas de vacinação sejam consideradas elevadas no continente, ainda não se conseguiu atingir a meta de 95% preconizada pela OMS.
02/12/2011 – Aumenta o número de casos de Influenza na Nicarágua
Resumo: Autoridades públicas de saúde informaram um aumento expressivo de casos de influenza na Nicarágua. De acordo com o Ministério da Saúde Nicaraguense, neste ano, somente no município de Estelí, o número de casos aumentou de 337 para 610, em relação ao ano passado. Segundo o órgão, este aumento pode ser explicado pelas constantes mudanças climáticas nos últimos meses, onde após um período de chuvas, ocorre um padrão climático de manhãs quentes e ensolaradas seguidas de quedas abruptas de temperatura às tardes. Além disso, crianças, gestantes e idosos são os mais afetados pela doença, sobretudo, apresentando como principal complicação as pneumonias.
02/12/2011 – Óbito por intoxicação alimentar na China: Refrigerante contaminado por pesticida
Resumo: Uma criança e um adulto faleceram na cidade de Changchun, no nordeste da China, após consumir um dos refrigerantes mais populares do mundo. Relatório divulgado pelas autoridades públicas de saúde locais revelou a presença de agrotóxico (pesticida) em amostras da bebida. Todavia, dados a respeito dos sinais e sintomas dos indivíduos acometidos, o nome das substâncias encontradas nas amostras da bebida, bem como se a contaminação foi intencional ou não, ainda não foram divulgados.
02/12/2011 – Surto de Hepatite A na Bélgica
Resumo: Três casos de Hepatite A foram confirmados em um colégio católico na Província de Namur, no Centro-Oeste da Bélgica. As primeiras análises laboratoriais confirmam tratar-se de uma contaminação hídrica. Medidas de controle estão sendo implementadas pelas autoridades de saúde locais, sobretudo mediante tratamento da água para consumo no colégio e vacinação dos alunos.
02/12/2011 – Aumenta incidência de Legionelose no Nordeste dos Estados Unidos
Resumo: Autoridades públicas de saúde norte americanas estão preocupadas com o aumento na incidência de Legionelose, sobretudo, no nordeste do país. A Doença do Legionário (Legionelose) é uma forma de pneumonia atípica causada pela bactéria Legionella pneumophila, podendo ser transmitida ao homem inalação de gotículas contendo estas bactérias. Os Estados de Massachusetts, Connecticut e Maine estão sob alerta. Somente neste último, foram notificados 18 casos até o momento, sendo 7 casos a mais do que no ano passado todo (11). Em Massachusetts, até 23 de novembro deste ano, foram confirmados 211 casos da doença, contra 118 casos em 2010. Já em Connecticut, foram confirmados 72 casos este ano, comparado aos 47 casos confirmados no ano passado.
02/12/2011 – Febre Amarela no Senegal
Resumo: O Ministério da Saúde Senegalês informou à Organização Mundial de Saúde acerca da ocorrência de três casos de Febre Amarela no Distrito Sanitário de Saraya, localizada na região conhecida como Kedougou, no sudeste do país, próximo à fronteira com o Mali e a Guiné. O casos-índice foi uma mulher de 25 anos que iniciou um quadro de cefaléia, febre e vômitos em Julho deste ano, sem história de vacinação prévia contra Febre Amarela. No início de Agosto, mais 2 casos foram relatados, sendo uma mulher de 29 anos e um menino de anos, todos com vínculo epidemiológico. A Equipe de Investigação de Surto atuante no local realizou um levantamento que totalizou 76 pessoas, dentre os casos suspeitos e seus respectivos contactantes. Exames laboratorias indicaram exposição prévia à doença e/ou a vacina em 20 indivíduos.
02/12/2011 – Febre Hemorrágica Boliviana: Alerta na Bolívia
Resumo: Grandes esforços estão sendo desempenhados pelas autoridades públicas de saúde bolivianas para conter um surto de Febre Hemorrágica Boliviana na região de Trinidad (Beni). Atualmente, três brigadas estão atuando na entorno da região para promover a captura e identificação de roedores. A busca ativa por indivíduos sintomáticos, sobretudo com febre, cefaléia, mialgia e dores articulares, também está sendo realizada. A doença é causada pelo vírus de Machupo, pertencente à família Arenaviridae, o qual tem os ratos da espécie Calomys como seu principal hospedeiro, podendo ser transmitido ao homem pela urina destes roedores.
02/12/2011 – “XV Congresso Internacional de Doenças Infecciosas: Tailândia 2012”
Resumo: Já estão abertas as inscrições para o “XV Congresso Internacional de Doenças Infecciosas”, o qual será realizado entre os dias 13 e 16 de Junho de 2012, em Bangkok, na Tailândia. Os interessados em apresentar trabalhos podem enviar os resumos até o dia 10 de Fevereiro para serem submetidos à apreciação por parte da Comissão Científica do Evento. A novidade deste ano diz respeito ao credenciamento do evento para fornecer educação médica continuada, concedido pela Comissão Européia de Acreditação do Conselho de Educação Médica Continuada.
02/12/2011 – Encefalite Japonesa na Índia
Resumo: Especialistas da BRD Medical College, situada na cidade de Gorakhpur, divulgaram a ocorrência de importantes alterações na evolução clínica de pacientes portadores de Encefalite Japonesa que estão em acompanhamento na instituição. Além dos sintomas presentes desde o início da internação, sobretudo febre alta e convulsões recorrentes, alterações que compreendem erupções difusas em todo corpo e miocardiopatia dilatada estão sendo observadas, o que aumenta a gravidade da doença nestes pacientes. No entanto, especialistas do Instituto Nacional de Virologia negaram a existência de um novo tipo antigênico mutante do Vírus da Encefalite Japonesa. Nos últimos anos, observou-se um declínio na incidência da doença, bem como um padão bem definido de adoecimento dos pacientes, principalmente após a introdução da vacinação regular para a população.
02/12/2011 – Surto de Leptospirose em base militar na Malásia
Resumo: O Ministério da Saúde da Malásia confirmou um surto de Leptospirose iniciado no dia 28/11, o qual envolveu 22 militares em treinamento na base conhecida por Bukit Jugra RMAF (Força Aérea Real da Malásia). Oficiais do Ministério da Saúde estão empenhados em inspecionar as instalações locais, incluindo os pontos de armazenamento de água e alimentos, com o intuito de identificar e eliminar vetores, sobretudo, roedores. Outro importante surto de Leptospirose no país ocorreu no dia 17/10 em uma escola primária localizada no sultanato de Terengganu, quando 11 crianças foram internadas com sintomas da doença. Nos primeiros dez meses do ano, a taxa de incidência geral é de 1,9 por 100.000 habitantes.
03/12/2011 – Surto de Malária na Grécia
Resumo: Na Grécia, 61 casos de Malária foram registrados no período de 21 de Maio a 26 de Outubro deste ano, sendo considerado o maior surto autóctone desde que a doença foi considerada erradicada pela União Européia. Os casos são procedentes de cinco zonas distintas: Larrisa, Viotia, Attiki, Evoia e Lakonia (área de Evrotas), sendo esta última o principal foco, respondendo por mais de 50 casos identificados.
03/12/2011 – Confirmado segundo caso de Dengue tipo 4 em Goiás
Resumo: A Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiânia (SUVISA) confirmou o segundo caso de Dengue tipo 4 no estado. Trata-se de uma mulher de 27 anos, moradora do Setor Estrela Dalva, região noroeste de Goiânia. O primeiro caso tinha sido registrado no dia 11/11 em Aparecida de Goiânia, região metropolitana. A Secretaria Estadual de Saúde está sob alerta para o risco de uma eventual epidemia. De acordo com o boletim epidemiológico referente a 45ª semana do ano, até o dia 12/11 foram notificados mais de 39 mil casos em todo estado, o que representa uma redução em torno de 64% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2010, foram 87 óbitos, contra 24 neste ano, o que representa uma queda de 72,42%.
03/12/2011 – Meningite na Bahia: confirmado 92º óbito este ano
Resumo: A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou a 92ª morte por Meningite no estado. Trata-se de uma mulher de 33 anos, moradora do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a 193 km de Salvador. Até Outubro de 2011, foram notificados 837 casos no estado. A última vítima deu entrada no hospital com sintomas de dor e rigidez na nuca, falecendo menos de 12 horas depois da admissão, por Meningite Meningocócica. Cerca de 4 dias antes da internação, a moradora procurou uma unidade básica de saúde local, em dois dias consecutivos, apresentando os referidos sintomas, no entanto, foi liberada com diagnóstico de dores na coluna.
03/12/2011 – Gripe Aviária no nordeste da Índia
Resumo: De acordo com relatório divulgado nesta semana, foram estimados entre 500 e 1000 óbitos de corvos, na última semana de Novembro, nas cidades de Jamshedpur, Bokaro e Hazaribagh, todas pertencentes ao estado de Jharkhand, no nordeste da Índia. Cientistas do Instituto Nacional de Virologia de Pune (cidade indiana) informaram ter encontrado vírus influenza H5N1 em amostras laboratorias destas aves. Trata-se de um vírus altamente patogênico, que inclusive pode ser transmitido ao homem.
04/12/2011 – Surto de Influenza A no município de Oscar Bressane-SP
Resumo: Em Outubro, um grupo de 17 crianças, residentes no município de Oscar Bressane (a 483 km de SP), foi encaminhado à unidade infantil do Hospital de Clínicas de Marília, após apresentarem febre alta, dores no corpo e dor de cabeça. As crianças, que têm de 9 a 10 anos de idade, iniciaram os sintomas poucos dias depois de participarem de uma excursão escolar a uma fazenda. A suspeita inicial foi de Febre Maculosa, doença causada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos presentes em animais. No entanto, 10 amostras de sangue foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para testar tanto Febre Maculosa, quanto Influenza. Embora os exames laboratoriais para Febre Maculosa não tenham ficado prontos, em 7 amostras já está confirmada a presença do Vírus Influenza A.
04/12/2011 – Surto de Sarampo em São Sebastião (Santos)
Resumo: De acordo com as autoridades públicas de saúde, já foram confirmados 12 casos de Sarampo, este ano, no Estado de São Paulo. Metade destes casos foram notificados no município de São Sebastião, região portuária de Santos. Os seis indivíduos tinham entre 6 e 19 anos e se conheciam. Tão logo o primeiro caso foi registrado no final de Julho, medidas de bloqueio, incluindo vacinação dos contactantes, foram desencadeadas. A possibilidade de o vírus do sarampo ter chegado à cidade a partir de navios procedentes da Europa deve ser considerada em virtude da atual epidemia que assola o continente. Funcionários da rede hoteleira e do comércio, assim como jovens estudantes estão sendo orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para tomarem a vacina trípice viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola
04/12/2011 – Leptospirose na Colômbia
Resumo: Autoridades públicas de saúde divulgaram um aumento na incidência de Leptospirose na região de Cartagena (extremo norte da Colômbia). Um relatório elaborado por profissionais do Hospital Universitário do Caribe informa que, das 11 pessoas diagnosticadas com a doença, 3 faleceram e 8 permanecem internados.
04/12/2011 – Surto de Varicela em delegacia de Fortaleza-CE
Resumo: Autoridades públicas de saúde confirmaram a ocorrência de um Surto de Varicela em uma Delegacia de Pirambu, Fortaleza-CE. Três detentos foram diagnosticados após apresentarem sintomatologia compatível com a doença. Os prisioneiros doentes foram transferidos para um hospital local, enquanto que os demais presos estão sendo monitorados quanto aos sintomas da doença. Embora por si só não seja considerado um evento inusitado, trata-se de um surto de doença de transmissão respiratória, onde as taxas de ataque são elevadas entre populações carcerárias, além da coexistência de dificuldade em implemetar medidas de prevenção e controle, dada a absurda densidade demográfica nestes espaços.
05/12/2011 – Meningite em Santa Catarina
Resumo: Nos últimos dois meses, foram diagnosticados três casos de Meningite Viral no Município de Guaramirim. Em Agosto deste ano, quatro crianças foram diagnosticadas com Meningite Bacteriana, sendo três delas alunos de um colégio estadual, e uma delas evoluiu para óbito. Além disso, vinte casos da doença já foram confirmados no município de Jaguará do Sul neste ano. Destes casos, duas pessoas morreram em decorrência das complicações da doença.
06/12/2011 – Coqueluche no Chile: aumento da incidência em lactentes
Resumo: Em relatório, o Ministério da Saúde chileno demonstrou preocupação frente ao aumento na incidência de Coqueluche, sobretudo em lactentes. Até o momento, 2030 casos da doença foram registrados em 2011, onde crianças menores de 1 ano compõem o principal grupo acometido. Estes números triplicaram em relação ao ano passado, quando foram registrados 794 casos. Somente na região de Biobío foram registrados 11 óbitos de menores de 1 ano em decorrência da doença este ano. Uma campanha de vacinação será realizadda nos proximos dias nas regiões mais afetadas, com intuito de imunizar gestantes e indivíduos com idade superior a 12 anos que lidam diretamente com recém-nascidos.
06/12/2011 – Sarampo em Uganda
Resumo: O Ministério da Saúde de Uganda emitiu um alerta nacional a respeito do surto de Sarampo que está atingindo as regiões leste, centro e oeste do país. O objetivo é conscientizar a população acerca da notificação oportuna e precoce dos casos suspeitos, procurando imediamente a unidade básica de saúde mais próxima tão logo sejam percebidos os primeiros sintomas sugestivos da doença. Somente na região de Namayingo, 112 crianças foram atendidas com sintomas compatíveis com a doença. Embora a mortalidade pela doença tenha declinado em mais de 90% desde 2003, momento em que foi introduzida a vacinação em todo país, o sarampo ainda é a principal causa de mortalidade em crianças dentre as doenças imunopreveníveis no país.
07/12/2011 – Doença Priônica no Reino Unido
Resumo: Em 2011, foram registrados 141 casos e 73 óbitos referentes à Doença de Creutzfeldt-Jakob, sendo 121 casos confirmados e 54 casos prováveis, no Reino Unido. Desde 1990, já foram registrados 1668 óbitos associados a doença, segundo dados da Unidade de Vigilância e Pesquisa Nacional de Doenças de Creutzfeldt-Jakob.
07/12/2011 – Rickettsiose na Índia: Alerta para o Tifo das Moitas (Scrub Typhus)
Resumo: De acordo com as autoridades públicas de saúde indianas, nas últimas 3 semanas, mais de 40 casos foram confirmados e pelo menos 5 pessoas morreram em decorrência de Tifo das Moitas (Scrub Typhus) – um tipo de Rickettsiose – no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia, região próxima a fronteira com Bangladesh. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia tsutsugamushi, sendo transmitida por ácaros. Após um período de incubação de 6 a 20 dias, os sintomas incluem febre, cefaléia, gastroenterite, dor muscular, tosse e inflamação da membrana mucosa do estômago e intestino. Lesões cutâneas também podem estar presentes.
07/12/2011 – Escherichia coli O157:H7 nos Estados Unidos
Resumo: Nos Estados Unidos, autoridades públicas de saúde divulgaram que, a partir de 04 de Dezembro de 2011, foram registrados 60 casos de Escherichia coli O157:H7 em 10 estados Norte-americanos. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças, em parceria com a Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta a produção e comercialização de medicamentos e alimentos, está colaborando com pesquisas envolvendo engenharia genética, voltadas para a identificação de surtos associados à infecção por Escherichia coli O157:H7 em verduras.
08/12/2011 – Poliomielite no Paquistão
Resumo: Um relatório divulgado pelas autoridades públicas de saúde paquistanesas revelou que, até 6 de Dezembro deste ano, foram registrados 163 casos de Poliomielite no país. A baixa cobertura vacinal, sobretudo determinada por fatores religiosos, contribui decisivamente para o aumento na incidência da doença na região.
08/12/2011 – Relatório atualizado: Encefalite Japonesa na Índia
Resumo: O governo do Estado de Uttar Pradesh, na Índia, enviou à Comissão Nacional de Proteção dos Direitos da Criança um relatório acerca dos óbitos infantis por Encefalite Japonesa na região. Segundo o relatório, foram contabilizados 462 óbitos infantis em decorrência da Síndrome de Encefalite Aguda, além de 27 mortes de crianças pelo Vírus da Encefalite Japonesa. Embora campanhas de vacinação voltadas para crianças tenham sido realizadas em 2006 e 2010, o controle da doença na região ainda está longe de ser alcançado.
09/12/2011 – Antraz Bovina na Índia
Resumo: Mais de 50 bovinos morreram com suspeita de Antraz em oito aldeias indianas no distrito de Odisha Malkangiri. Uma equipe de veterinários está na região vacinando animais aparentemente sadios, com o intuito de conter a propagação da doença. A população local está sendo orientada a não consumir a carne destes animais mortos.
09/12/2011 – Surto de Gastroenterite em Wyoming (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde do Estado de Wyomng, nos Estados Unidos, divulgou um surto de gastroenterite entre funcionários de uma fazenda de ovelhas. Ao todo, 12 pessoas estiveram envolvidas no evento, no qual 02 casos foram confirmados com infecção por Compylobacter. Os indivíduos afetados tiveram sinais e sintomas de febre, náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais (cólicas).
12/12/2011 – Surto de Escherichia coli O157:H7 no Reino Unido
Resumo: A Agência de Proteção à Saúde britânica divulgou a investigação de um surto provocado pela cepa O157:H7 da Escherichia coli envolvendo 9 casos. A principal hipótese é que o surto está associado ao consumo de carne de caranguejo fornecida por uma das mais importantes empresas alimentícias do país.
12/12/2011 – Hepatite A na Índia
Resumo: O Departamento de Saúde do Estado de Kerala, na Índia, divulgou um aumento expressivo na taxa de incidência de Hepatite A este ano, sobretudo durante a estação das Monções. O número de casos confirmados da doença, que era de 36 no ano passado, saltou para 237 este ano, com 736 casos suspeitos. Também foram registrados aumento no número de casos de Hepatites B, C e E no estado.
12/12/2011 – Hand, foot and mouth disease (HFMD): Alerta no Vietnã
Resumo: O Ministério da Saúde vietnamita emitiu um alerta à população frente ao aumento do número de casos de HFMD, sobretudo por enterovírus 71 (EV-71), nas províncias ao sul do país. Até meados de Outubro, foram registrados 80.000 casos da doença, com 137 óbitos. Trata-se de uma virose comum na infância, onde os sintomas incluem: febre, cefaléia, mialgia, prostração, lesões ao redor da boca e erupções cutâneas. Em geral, a principal complicação é a Encefalite. A transmissão pode ser direta ou indireta, mediante o contato com saliva e secreções nasais, bem como água e alimentos contaminados por fezes contendo o vírus.
13/12/2011 – Hepatie A no Canadá
Resumo: Autoridades públicas de saúde canadenses registraram 91 casos de Hepatite A na Ilha de Vancouver, região litorânea de Port Albertoni, neste ano. De acordo com os Serviços de Vigilância em Saúde locais, cerca de 15% dos indivíduos infectados poderão ter seus sintomas prolongados por um período de 6 a 9 meses. Segundo as autoridades, casos de Hepatite A no Canadá são raros. Portanto, a persistência de casos da doença na região sugere forte contaminação da água e/ou frutos do mar.
13/12/2011 – Malária na América Latina: tendências regionais
Resumo: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu Relatório Anual sobre Malária, foram registrados mais de 673.000 casos da doença em 16 países da América Latina, no ano passado. Segundo o relatório, o número de casos no continente reduziu 43% entre os anos 2000 e 2009. Porém, alguns países registraram aumento na incidência da doença, tais como Haiti, República Dominicana e Venezuela.
14/12/2011 – Coqueluche na Argentina
Resumo: De acordo com o relatório elaborado pela VIII Distrito Sanitário argentino, foram notificados 111 casos de Coqueluche entre o período de Janeiro a Outubro deste ano, onde 90% pertenciam a região de Mar del Plata. Ao todo, 12 crianças morreram com diagnóstico confirmado, em decorrência de complicações da doença. Segundo o relatório, a maioria das crianças tinha menos de 2 meses de idade, pais jovens com idade entre 16 e 21 anos e situação vacinal incompleta. As principais causas apontadas pelos especialistas para o aumento da incidência da doença na região foram: a queda nos índices de cobertura vacinal; a presença de cepas modificadas circulantes de Bordetella pertussis (bactéria causadora) não inclusas na vacina padrão; o subdiagnóstico de adolescentes e adultos favorecendo a circulação da doença e; a redução na imunidade a partir dos 5 anos, já comprovada cientificamente.
14/12/2011 – Malária: relatório mundial
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (13/12) um relatório acerca do panorama da Malária no mundo. Em 2010, a doença causou a morte de aproximadamente 655.000 pessoas, onde 86% eram crianças menores de 5 anos. No continente africano a doença foi mais devastadora, respondendo por 91% dos óbitos e 81% dos 216 milhões de casos registrados no mundo. Seis países respondem por 60% dos casos no mundo: Nigéria, Congo, Burkina Faso, Moçambique, Costa do Marfim e Mali. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o principal objetivo pactuado é erradicar as mortes por Malária e reduzir o número de casos em 75% em relação ao ano 2000, até o final de 2015.
15/12/2011 – Mundo Árabe oculta epidemia de Aids, afirmam especialistas
Resumo: Especialistas fazem alerta epidemia de AIDS em ascenção no Mundo Árabe (Oriente Médio e norte da África), a qual tem permanecido oculta nos últimos anos, sobretudo, por se tratar de uma região dominada pelo estigma social, pela inércia dos governos e por um acesso frequentemente limitado à educação por parte da população. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), o número de pessoas que precisam de tratamento na região saltou de 45 mil em 2001 para quase 160 mil em 2010.
15/12/2011 – Cólera no Congo
Resumo: Uma epidemia de Cólera está atingindo quatro províncias ao longo do Rio Congo. Até o momento, foram notificados 7.722 casos e 426 óbitos. A província de Equateur é a mais atingida pela doença com 3.040 casos e 140 óbitos. A província de Bandundu registrou 2.301 casos e 138 óbitos. A província do Sudeste registrou 1.631 casos e 84 óbitos. Já na província de Kinshasa foram notificados 750 casos e 39 mortes. Autoridades públicas de saúde local estão desenvolvendo ações em parceria com a população no sentido de interromper a cadeia de transmissão da doença.
15/12/2011 – Sarampo na Angola
Resumo: Autoridades sanitárias do município de M’banzaKongo, província do Zaire (Angola) afirmaram que o surto de sarampo que tem aflingido a região, desde Agosto, está sob controle. No período de Agosto a Dezembro, o Hospital Municipal Manuel Salvador internou 379 pacientes com Sarampo, sendo 263 crianças menores de 05 anos. Até o momento, foram registrados 08 óbitos pela doença no município.
15/12/2011 – Surto de Gripe Aviária no Tibete
Resumo: Um surto de Gripe Aviária foi detectado na região de Lhasa, no Tibete (Sudoeste da China). Laboratórios chineses confirmaram a presença do vírus H5N1 em 290 aves que morreram em uma fazenda local, neste mês. Até o momento, não foram registrados casos em humanos. A região do surto, na localidade de Sangda, foi isolada e “esterilizada”, e 1.575 aves foram sacrificadas para evitar a propagação da doença.
15/12/2011 – Cólera em Uganda
Resumo: Há 02 meses, um surto de Cólera está atingindo o Distrito de Kasese em Uganda. Apesar dos inúmeros esforços do governo para evitar a disseminação da doença, até o dia 11 de Dezembro já haviam sido notificados 100 casos. De acordo com as autoridades de saúde locais, o surto de Cólera na área tem sido atribuido à carência de redes de tratamento de água e esgoto, além das precárias condições de saneamento básico na região.
15/12/2011 – Raiva Canina na Bolívia
Resumo: Autoridades sanitárias da região de Oruro, na Bolívia, emitiram um alerta acerca da presença do vírus da raiva na região. Ao analisar 46 amostras de cães vadios, foram detectadas 20 amostras positivas para a doença. Uma campanha de vacinação voltada para os animais de estimação está programada para o próximo Domingo (18/12), sobretudo na região sul, local onde se encontra a maior população de cães vadios. Aproximadamente 3.500 doses da vacina já foram disponibilizadas.
15/12/2011 – Influenza Aviária no Egito
Resumo: O Ministério da Saúde egípcio notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca de dois casos de infecção humana pelo vírus da influenza aviária A (H5N1). Os casos envolveram uma mulher com 24 semanas de gestação, falecida no dia 03/12 por complicações da doença, e sua filha. As investigações revelaram exposição prévia a aves (frangos e perus) no domicílio, as quais estavam doentes e posteriormente morreram. Dos 155 casos confirmados até o momento no Egito, 53 foram fatais.
15/12/2011 – Surto de Antrax na Zâmbia
Resumo: Autoridades sanitárias divulgaram um surto de Antrax envolvendo diversos animais, especialmente hipopótamos, pertencentes a um parque nacional no distrito de Luangwa na Zâmbia. A população local está sendo orientada a não consumir a carne de hipopópamos na região.
16/12/2011 – Cólera na República Dominicana
Resumo: O Ministério de Saúde Pública dominicano informou que pelo menos 200 pessoas foram afetadas pela Cólera em diversas comunidades rurais na província de Bonao, região central do país. As principais comunidades afetadas são àquelas situadas à margem do Rio Branco, o qual é considerado o principal reservatório da infecção.
16/12/2011 – Surto de Gastroenterite em presídio japonês
Resumo: Um Surto de Intoxicação Alimentar acometeu 1.074 detentos em um presídio de Osaka, no Japão. A maioria dos detentos iniciaram os sintomas na noite do dia 13/12. A penitenciária abriga cerca de 2.500 prisioneiros e as refeições são preparadas na própria cozinha da instituição, onde 40 detentos ficam responsáveis por esta atividade, os quais são submetidos a inspeções sanitárias a cada mês.
17/12/2011 – Surto de Gastroenterite em Bangladesh
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo 2.000 pessoas foi registrado em uma Congregação Religiosa localizada na região de Saidpur Upzila, no Distrito de Nilphamari, em Bangladesh. Até o momento, 03 pessoas morreram e 23 estão internadas em estado grave. Os participantes da cerimonia religiosa iniciaram quadro de diarréia intensa e vômitos algumas horas após ser servida uma refeição a base de arroz, grãos, sementes, legumes e cane bovina.
17/12/2011 – Sarampo no Equador
Resumo: Autoridades de Saúde equatorianas emitiram um alerta frente à possibilidade de uma epidemia de Sarampo na província de Cotopaxi. Até o momento, foram confirmados 06 casos da doença na região. Cerca de 200 profissionais de saúde estão visitando domicílios em busca de crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados. Apenas em dois dias, mais de 600 crianças foram vacinadas na área urbana de Latacunga.
18/12/2011 – Surto de Hepatite A no México
Resumo: Um Surto de Hepatite A está atingindo as comunidades de Veracruz no México, onde quase 100 crianças foram infectadas, sobretudo, devido às precárias condições de higiene e saneamento básico, a excassez de vacina e deficiência dos serviços públicos de saúde na região. A maioria das crianças infectadas são alunos de três escolas nas comunidades de Lázaro Cardenas e Santa Ana. Ações voltadas para o tratamento de água e residuos nas comunidades, bem como a busca ativa de pessoas sintomáticas, estão sendo realizadas por parte das autoridades sanitárias locais.
19/12/2011 – Poliomielite na China
Resumo: Na China, o Centro para Prevenção e Controle de Doenças informou que, no período de Agosto a Dezembro deste ano, já foram confirmados 20 casos de Poliomielite na região de Xinjiang, noroeste do país. Além disso, o órgão informou que a cepa do vírus isolada nos pacientes é geneticamente semelhante ao vírus circulante no Paquistão, país vizinho à China. O governo local está promovendo uma vacinação em larga escala na região em resposta ao aumento do número de casos que vem se verificando desde Agosto.
19/12/2011 – Epidemia de Cólera em Camarões
Resumo: Desde o início de Maio deste ano o povo camaronês vem sofrendo com uma epidemia de Cólera. Apesar dos múltiplos esforços desempenhados por parte das autoridades de saúde, o controle da doença ainda está longe de ser alcançado. De acordo com o Ministério de Saúde Pública, ao todo 10.759 casos da doença foram registrados neste ano, com 657 mortes. Ações voltadas para a sensibilização da população frente a necessidade de higiene adequada e manejo da água e esgoto já estão sendo desenvolvidas.
19/12/2011 – Óbitos por Rickettsiose no México
Resumo: Até o momento, foram registrados 07 óbitos por Rickettsiose no Estado de Sonora no México, neste ano. No ano passado, foram registrados 15 óbitos pela doença no Estado, conforme aponta o Ministério da Saúde mexicano. Ainda segundo o órgão, os óbitos registrados neste ano ocorreram principalmente entre adultos jovens, com progressão rápida da doença, em média 5 a 7 dias.
19/12/2011 – Óbitos por Febre Tifoide em Nakonde (Zâmbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais divulgaram o registro de 29 casos de Febre Tifóide no Distrito de Nakonde na Zâmbia, desde o início do mês passado, quando a doença se disseminou na região. Até o momento 02 pessoas morreram e 02 permanecem internadas.
19/12/2011 – Febre de Lassa em Gana
Resumo: O Diretório de Saúde Pública de Gana criou uma comissão para investigar um Surto de Febre de Lassa no leste do país. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores. Até o momento, dois óbitos foram registrados na região de Ashanti.
19/12/2011 – Sarampo na Europa
Resumo: De acordo com o Centro Europeu de Controle de Doença (ECDC), a Europa ainda enfrenta uma importante epidemia de Sarampo. Entre Janeiro e Outubro deste ano, foram registrados 27.970 casos no continente, com 08 óbitos, 974 casos de pneumonia, 210 casos de otite média, 62 casos de diarréia e 24 casos de encefalite, decorrentes da doença. Quase 40% dos casos foram registrados entre menores de 1 ano, 20% na faixa etária de 1 a 4 anos e, mais de 30% na faixa etária de 5 a 29 anos. Os dois países que apresentam as maiores taxas de incidência são França e Bulgária com mais de 10 casos por 100.000 habitantes. A Espanha ocupa a terceira posição em número de casos (entre 1 e 10 casos por 100.000 habitantes).
19/12/2011 – Óbito por Raiva em Bali na Indonésia
Resumo: Após 04 meses sem casos, foi registrado mais um óbito por Raiva na Ilha de Bali na Indonésia. Trata-se de um rapaz de 18 anos morador da aldeia de Badung, no subdistrito de Payagan, o qual não procurou o serviço de saúde após ter sido mordido no braço por um cão vadio. Até o momento, foram registrados 23 óbitos pela doença na ilha, neste ano.
20/12/2011 – Meningite em Londrina-PR: aumenta taxa de incidência
Resumo: De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Londrina-PR, houve um aumento significativo no número de casos de Meningite transmitida por bactérias e vírus, em relação ao ano passado. Neste ano, até novembro foram registrados 29 casos de Meningite Bacteriana, o que representa um aumento de 61%, em comparação ao mesmo período no ano passado. Em relação à Meningite Viral, foram registrados 123 casos até novembro deste ano, comparado aos 50 casos registrados no mesmo período no ano passado.
20/12/2011 – Óbito por Raiva na Carolina do Sul (EUA)
Resumo: Uma mulher de 46 anos, moradora de Sumter County, na Carolina do Sul (Estados Unidos), tornou-se o primeiro caso e óbito por raiva humana autóctone no estado em mais de 50 anos. As investigações apontam que ela teria sido mordida por um morcego. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Controle do Meio Ambiente, são registrados de 1 a 3 casos de raiva por ano no país.
21/12/2011 – Influenza Aviária (H5N1) em Hong Kong
Resumo: O Governo de Hong Kong divulgou que mais de 17.000 frangos foram sacrificados após diagnóstico positivo para Influenza Aviária (H5N1) em carcaças de alguns animais abatidos para comercialização. Os produtores locais estão proibidos de comercializar a carne de frango por 21 dias. No momento, o principal objetivo do governo é identificar a procedência das aves infectadas, para então esclarecer se as aves foram importadas ou oriundas de alguma fazenda local.
21/12/2011 – Rickettsiose na Tailândia: Alerta para o Tifo das Moitas (Scrub Typhus)
Resumo: De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde Pública tailandês, baseado nos atendimentos médicos em hospitais públicos de todo o país, foram registrados 5.721 casos de Tifo das Moitas neste ano, além de 02 óbitos. A maioria dos casos foram procedentes da Região Norte do país (cerca de 63%), sobretudo nas províncias de Nan, Chiang Rai e Tak. Um alerta para o risco da doença foi emitido à população, principalmente para àqueles que costumam acampar nas florestas ao norte do país, atividade comum nesta época do ano.
21/12/2011 – Infecção humana pelo vírus H5N1 no Egito: mais um óbito registrado
Resumo: No dia 21 de Dezembro, o Ministério da Saúde e População do Egito notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca de um caso de infecção humana pelo vírus H5N1, responsável pela Influenza A em aves (Gripe Aviária). Trata-se de um homem de 29 anos procedente da região de Dakahlia, o qual tem história exposição a aves em seu domicílio. Os primeiros sintomas iniciaram-se no dia 08/12 e a internação hospitalar ocorreu no dia 15/12, sendo realizado tratamento com oseltamivir sem sucesso, uma vez que o óbito foi atestado no dia 19/12. O caso foi confirmado em 18/12 pelo Laboratório Público Central, o qual representa um dos laboratórios que compõem a Rede Sentinela Global para Vigilância de Influenza gerenciada pela OMS. Dos 156 casos confirmados até o momento no Egito, 54 foram fatais.
22/12/2011 – Poliomielite na Nigéria: mais dois casos de infecção pelo vírus selvagem
Resumo: O Estado de Jigawa na Nigéria registrou mais dois casos de infecção pelo vírus selvagem da Poliomielite. Neste ano, foram registrados 46 casos de infecção pelo vírus selvagem em todo país – somados os dois casos de Jigawa, contra 15 no ano passado.
23/12/2011 – Surto de Hepatite A na Espanha
Resumo: Um Surto de Hepatite A envolvendo 7 crianças com idades entre 4 – 10 anos foi registrado no bairro de Almanjáyar em Granada. Segundo as autoridades sanitárias locais, a provável fonte de infecção é uma lagoa situada na área de Rei Badis, espaço utilizado para diversão e entretenimento das crianças. No entanto, foi constatada contaminação da lagoa mediante o contato com lixo e esgoto. O Ministério da Saúde espanhol está realizando uma vacinação de bloqueio no bairro. Até o momento, cerca de 800 moradores já foram vacinados.
23/12/2011 – Infecção por vírus influenza H1N2 e H3N2 em humanos
Resumo: O segundo caso de infecção pelo vírus H1N2 em humanos foi registrado essa semana no Estado de Minnesota, localizado no norte dos Estados Unidos. Trata-se de uma criança que adoeceu em Outubro e desde então vem se recuperando. O vírus H1N2 é uma cepa do vírus influenza (gripe) tipicamente encontrada em suínos. Além disso, dez casos de infecção pela cepa H3N2, do vírus influenza, já haviam sido registradas em humanos este ano. De acordo com o Departamento de Saúde, 7 destes casos haviam tido contato prévio com porcos, enquanto que 3 deles, todos de Iowa, não haviam tido contato com suínos.
23/12/2011 – Hepatite E na Índia
Resumo: Autoridades públicas de saúde indianas estão preocupadas com o aumento significativo no número de casos de Hepatite E na cidade de Mehsana, localizada no Estado de Gujarat, no noroeste do país. Segundo o Departamento de Saúde local, foram registrados mais de 400 casos da doença este ano. De acordo com a população local, a realização de uma obra para manutenção dos cabos de telefone provocou danos na rede de abastecimento de água na cidade, favorecendo a contaminação hídrica.
23/12/2011 – Surto de Varicela em hospital porto-riquenho
Resumo: Autoridades Públicas de Saúde locais confirmaram um Surto de Varicela no Hospital dos Veteranos em Porto Rico. O surto envolveu 11 funcionários e 2 pacientes. Medidas de bloqueio então sendo tomadas na instituição, sobretudo, voltadas para a transferência dos pacientes infectados para unidades de isolamento, a liberação dos funcionários acometidos, a busca ativa por sintomáticos e a vacinação dos grupos mais vulneráveis.
23/12/2011 – Surto de Cólera na Angola
Resumo: O Ministério da Saúde angolano emitiu um alerta a população frente a um Surto de Cólera que está afetando as províncias de Melange e Lunda-Norte. Tais províncias sofrem com a falta de água, sobretudo potável, além de serem regiões onde se observa um intenso fluxo de pessoas, um vez que o garimpo representa a principal atividade econômica. Até o momento, foram registrados 28 óbitos em decorrência de Cólera na região.
23/12/2011 – Leptospirose na Tailândia: 30 casos após inundações
Resumo: O Departamento de Saúde da província de Phatthalung, no sul da Tailândia, emitiu um alerta à população frente aos riscos de contrair Leptospirose, tendo em vista as fortes chuvas e inundações que vem atingindo a região. Os distritos de Muang e Cwnknun são os mais castigados, locais onde o nível da água já ultrapassa 30 centímetro e mais de 800 famílias estão desabrigadas. Até o momento, 30 casos de Leptospirose já foram confirmados na região após as inundações.
24/12/2011 – Cresce o número de óbitos por Meningite no Ceará
Resumo: A Secretária de Saúde do Ceará divulgou, por intermedio de um Boletim Epidemiológico, o aumento no número de óbitos por Meningite em 2011. O estado registrou 19 óbitos pela doença em 2011, o que representa um aumento de 375% em relação ao ano passado, quando foram registrados 04 óbitos. Em relação ao número de casos confirmados, o aumento também foi significativo quando comparado ao ano passado (132%). Foram registrados 72 casos este ano, 51 em Fortaleza e 21 no interior, contra 31 casos em 2010.
25/12/2011 – Sarampo na Irlanda
Resumo: Assim como tem se verificado em diversos países da Europa, um importante aumento nas taxas de incidência de Sarampo tem preocupado as autoridades de saúde irlandesas. O número de casos da doença aumentou em 149% em relação a 2009. Neste ano foram registrados 403 casos de Sarampo contra 162 em 2009. Além disso, 108 pessoas necessitaram ser hospitalizadas neste ano. O Centro de Proteção, Vigilância e Saúde informou que uma mobilização nacional está sendo promovida o objetivo de atualizar as carteiras de vacinação, bem como para realizar a identificação e o tratamento dos indivíduos sintomáticos.
26/12/2011 – Surto de Brucelose na Argentina
Resumo: Em Junho deste ano, uma menina de 2 anos e sua mãe foram diagnosticadas com Brucelose (Febre de Malta) no Município de Rio Grande na Argentina. Na época, a investigação com os possíveis contatos foi realizada pelas autoridades de saúde, a qual envolveu ainda um estudo complementar com 97 cães no bairro onde os casos residiam. Nesta semana, foi divulgado que dentre os cães investigados, 29 apresentaram sorologia positiva para Brucella canis. O Ministério da Saúde argentino está realizando algumas medidas que envolvem: controle da população canina, recolhimento de cães vadios, conscientização dos proprietários quanto ao acompanhamento do cão pelo veterinário, além da busca ativa por indivíduos sintomáticos contactantes dos proprietários dos cães infectados. Em geral, os casos de Brucelose em humanos são causados por uma espécie de Brucella cujo reservatório é o gado, a qual é transmitida por via oral, ao comer laticínios não pasteurizados ou carnes mal cozidas.
26/12/2011 – Surto de Antraz na Angola
Resumo: Um Surto de Antraz (Carbúnculo) já atingiu mais de cem pessoas na província de Huíla, no sul da Angola. Embora seja uma doença comum em animais herbívoros, o Antraz pode afetar também seres humanos que estejam expostos a estes animais infectados. Segundo as autoridades de saúde locais, o consumo de carne bovina contaminada constitui a principal fonte de infecção. Nos últimos meses, foi registrada a morte de vários animais na província, sobretudo bovinos. Uma campanha de vacinação para o gado está sendo lançada pelo Serviço de Veterinária da província.
27/12/2011 – Sarampo na Ucrânia
Resumo: Autoridades sanitárias ucranianas informaram o registro de 770 casos de Sarampo no país este ano. Os dados epidemiológicos apontam que 503 casos foram registrados na região de L’viv, 208 na região de Ivano-Frankivsk, 25 na região de Volyn, 17 na região de Rivne e 13 na região próxima aos Montes Cárpatos. A população está sob alerta, sobretudo mediante a epidemia da doença que ocorre nesta época do ano na Europa.
27/12/2011 – Epidemia de Cólera no Haiti
Resumo: O Ministério da Saúde do Haiti divulgou um comunicado revelando que, neste ano, foram registrados 515 mil casos de Cólera no país, sendo que 7.000 foram fatais. Em outubro do ano passado, a Cólera apareceu nas regiões costeiras da província de Artibonite, no norte do país, e logo se espalhou para as regiões próximas, inclusive para o país vizinho, a República Dominicana. Atualmente, Haiti e República Dominicana contam com assistência internacional, por intermédio da ONU, para subsidiar ações de controle da doença.
27/12/2011 – Febre Aftosa no Cazaquistão
Resumo: Três distritos rurais no território de Urjar, no Cazaquistão, estão sob alerta para Febre Aftosa. Cerca de 500 cabeças de gado foram diagnosticadas com a doença, sobretudo pelo sorotipo viral “O”, conforme informou o Laboratório Republicano de Veterinária. Até o momento, quatro focos de infecção foram colocados em quarentena, as quais estão nas aldeias de Sarterek, Algadas, Karagute e Bakhty. Restrições ao deslocamento de animais também foram impostas no país.
27/12/2011 – Coqueluche no Chile
Resumo: Um Surto de Coqueluche tem afligido a população na região de Bío-bío, localizada na porção central do Chile. Até o dia 27 deste mês, foram registrados 700 casos e 7 óbitos pela doença, sobretudo em crianças menores de 5 ano. A instabilidade no clima e as falhas na cobertura vacinal tem sido apontados como os principais fatores favoráveis à disseminação da doença na região.
28/12/2011 – Surto de Cólera em Zâmbia
Resumo: Um Surto de Cólera foi registrado no distrito de Mufulira Mupambe, em Zâmbia. Mais de 300 casos da doença foram notificados desde semana passada (semana que antecedeu o Natal), sobretudo após a contaminação da água. O Ministério da Saúde de Zâmbia enviou equipes de saúde ao local para conter a disseminação da doença, e espera a elaboração de um relatório detalhado acerca da situação na região.
29/12/2011 – Surto de Coqueluche em aldeia cubana
Resumo: Um Surto de Coqueluche envolvendo 83 pessoas foi confirmado em uma aldeia na cidade de Antilha, na província de Holguín, situada no leste de Cuba. As autoridades sanitárias informaram que a maioria dos indivíduos acometidos são crianças menores de 5 anos. Além disso, a disponibilidade de medicamentos para tratar os indivíduos infectados tem sido um grande desafio para as autoridades de saúde locais.
29/12/2011 – Epidemia de Sarampo na França
Resumo: Mais de 22.000 casos de Sarampo foram registrados na França desde o início de 2008. Somente nos primeiros 11 meses de 2011, foram registrados mais de 15.000 casos, dos quais 16 evoluiram com complicações neurológicas, 649 com pneumonia grave e 06 para o óbito. A França é o país que concentra o maior número de casos da doença, diante da epidemia que assola o “Velho Continente”.
30/12/2011 – Surto de Rickettsiose no México: população em alerta
Resumo: Autoridades de Saúde local emitiram um alerta para a população frente a um Surto de Ricktssiose no Estado de Michoacán, localizado no sudoeste do México. Nas últimas três semanas, foram registrados 99 casos suspeitos e 25 confirmados no Estado. Ações de controle da doença, bem como a busca ativa de indivíduos sintomáticos estão sendo realizadas no local.
30/12/2011 – Febre Tifoide em Zâmbia
Resumo: Segundo Autoridades Sanitárias locais, mais de 800 casos de Febre Tifoide foram notificados no Distrito de Mupambe, em Zâmbia. Cerca de 700 casos de diarréia foram registrados desde a última quarta-feira, dos quais 450 foram confirmados como Febre Tifóide. A água contaminada foi identificada como a principal fonte de infeção.
31/12/2011 – Hantavirose na China
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde local, foram registrados 938 casos e 24 óbitos por Hantavirose, em 2011, na província de Shandong, localizada no leste da China. De acordo com o órgão, a maioria dos casos foram registrados nos últimos três meses do ano. Além disso, no ano passado foram registrados 11 óbitos a mais que em 2010.
31/12/2011 – China registra primeiro caso de Influenza Aviária em 18 meses
Resumo: A China registrou seu primeiro caso humano de Influenza Aviária (vírus H5N1) em 18 meses. O caso foi registrado na cidade de Shenzhen - localizada ao sul do país - próxima a Hong Kong, região onde milhares de aves foram abatidas e as exportações de frango suspensas após a confirmação do vírus H5N1 em 03 aves, em meados de Dezembro do ano passado. A vítima, um homem de 39 anos, cursou com febre no dia 21/12, foi internado no dia 25/12 com quadro de Pneumonia grave e faleceu em 31/12. Estima-se que a infecção pelo vírus H5N1 em humanos seja fatal em 60% dos casos. Desde 2003, foram registrados 41 casos e 27 óbitos pela doença na China.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031