Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

18/01/2012 – São Paulo registra primeiro caso de Raiva Animal em 30 anos
Resumo: Autoridades Sanitárias paulistas confirmaram o primeiro caso de Raiva Animal após 30 anos. Profissionais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP atenderam em Dezembro de 2011 um gato infectado pelo vírus da raiva. O felino era procedente da Zona Sul, próximo ao Parque Ibirapuera e provavelmente teria sido infectado por um morcego.
19/01/2012 – Jogos Olímpicos 2012: Agência de Proteção à Saúde londrina lança plano para conter possíveis epidemias
Resumo: A menos de 200 dias do início dos Jogos Olímpicos, a Agência de Proteção à Saúde de Londres anunciou um plano de ação para coibir possíveis epidemias. O plano consiste na implantação de um sistema de monitoramento para conter a propagação de doenças contagiosas ou incomuns. Estima-se que a cidade receberá aproximadamente 3 milhões de turistas a mais em 2012, dos quais 450 mil durante os 15 dias de competições.
19/01/2012 – Óbito por Hantavirose no Paraguai
Resumo: Autoridades Sanitárias paraguaias confirmaram nesta semana um òbito por Hantavirose no Distrito de Itapúa Poty. Trata-se de um rapaz de 19 anos morador da comunidade de Katupyry, na colônia San Buenaventura. As investigações apontaram que o rapaz trabalhava em área rural debulhando grãos e em sua casa foram encontrardas condições propícias à proliferação de roedores, principais reservatórios da doença.
19/01/2012 – Surto de Raiva em Bovinos atinge cidades no norte do Paraná
Resumo: Técnicos do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) confirmaram a existência de nove focos de transmissão de Raiva Bovina em cidades do norte do Paraná: três deles em Primeiro de Maio, um em Bela Vista do Paraíso, outro em Sertanópolis e quatro no município de Florestópolis. À fim de conter o surto da doença, veterinários da Seab notificaram criadores de gado quanto à necessidade de vacinação dos rebanhos. As vacinas estão sendo adquiridas pelos proprietários ruais ao custo de R$ 0,65 a dose. Vale lembrar que são necessárias duas doses para garantir a proteção temporária em bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Até o momento, nove animais morreram em decorrência da doença.
19/01/2012 – Óbitos por Diarréia Aguda em crianças indígena no Acre
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, registrou a morte de oito crianças indígenas por Diarréia Aguda, desde o dia 15 de Dezembro do ano passado. O Sesai informou que as crianças mortas pertenciam as etnias Kaxinawá e Kulina, e viviam nas aldeias de Nova Família, Morada Nova, Novo Repouso, Nova Fronteira, Nova Aliança, Kanamari e Moema, localizadas na região de Santa Rosa do Purus, no Acre. Embora exames laboratorias ainda não tenham sido divulgados, a principal suspeita é de infecção pelo Rotavírus.
19/01/2012 – Infecção por H5N1 no Camboja
Resumo: O Ministério da Saúde cambojano divulgou no dia 13/01 o primeiro caso de infecção pelo vírus H5N1, causador da Influenza Aviária, em 2012. Trata-se de um menino de 02 anos morador da província de Banteay Meanchey, situada no noroeste do país. No dia 03/01, o menino cursou com quadro de febre, coriza e vômitos. O menino encontra-se internado em estado grave no Hospital Angkor, localizado na província de Siem Reap. As investigações epidemiológicas comprovaram o contato prévio com aves doentes ou mortas. Este é o décimo nono caso da doença registrado no país, dos quais 16 foram fatais.
19/01/2012 – Febre Maculosa em Limeira-SP
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Limeira-SP confirmou o segundo caso de Febre Maculosa no município este ano. Trata-se de um homem de 42 anos, o qual cursou com febre, náuseas, vômitos, diarréia, hiperemia conjuntival, cefaléia, dores abdominais, mialgia, icterícia e prostação. Na semana passada, um homem de 69 anos também havia sido diagnosticado com a doença.
19/01/2012 – Meningite em Mato Grosso
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) emitiu um alerta à população acerca do aumento do número de casos de Meningite durante os meses de verão. Neste ano, foram registrados 05 casos de Meningite Meningocócica e 01 caso suspeito de Menigite por Haemophilus. Dos 05 casos confirmados, 02 são de Cuiabá (01 cura e 01 óbito), 02 de Jaciara, 01 de Alto Araguaia. O caso em investigação é do município de Colíder. No ano passado, foram notificados 206 casos da doença no Estado, dos quais 31 foram fatais. Dos 61 casos por Meningite Bacteriana, 25 foram do tipo Meningocócica.
19/01/2012 – Surto de Raiva Bovina na Argentina e no México
Resumo: Surtos de Raiva Bovina têm sido registrados na Argentina e no México desde a semana passada. Na Argentina, seis animais infectados de uma fazenda morreram no Município de Santo Tomé. De acordo com as autoridades sanitárias locais, a principal meta é vacinar cerca de 13.500 animais susceptíveis à doença nas redondezas. Outro surto de Raiva Bovina, envolvendo 23 animais, foi registrado na fazenda Santa Gertrudis, no Estado de Tamaulipa, no México. Na ocasião, mais de 6.000 cabeças foram vacinadas com intuito de impedir a propagação da doença.
19/01/2012 – Malária no Camboja
Resumo: De acordo com o Centro Nacional de Malária do Camboja, ocorreram 98 óbitos por Malária no país em 2011, representando um declínio de 35% na taxa de mortalidade da doença em relação a 2010, quando foram registradas 151 mortes. No ano passado, foram registrados 62.690 casos da doença no Camboja. A meta é reduzir a zero o número de óbitos por Malária até 2015.
19/01/2012 – Leishmaniose Visceral em crianças de um acampamento de refugiados no Norte do Sudão
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Visceral envolvendo 93 crianças foi identificado em um acampamento de refugiados no Estado de Darfur do Norte, no Sudão. Somente em uma creche que abrigava 41 crianças foram registrados 16 casos da doença. Embora seja uma doença reconhecidamente prevalente no Sul do país e na porção Oriental, a situação em Darfur do Norte preocupa por envolver uma parcela expressiva de crianças confinadas. Medidas de controle incluindo a eliminação de roedores, principal reservatório, assim como a eliminação dos locais de proliferação de mosquitos transmissores (flebótomos) estão sendo realizadas no acampamento.
19/01/2012 – Antraz Bovino em Tacna (Peru)
Resumo: O Diretório de Saúde Ambienta de Tacna, no Peru, divulgou a morte de 02 bezerros em decorrência de infecção por Antraz na aldeia de Poquera, no início de Janeiro deste ano. Até o momento, nenhum caso foi detectado em humanos nos arredores da aldeia. Medidas de biossegurança estão sendo implementadas na área. Em 2005, um surto de Antraz no Distrito de Sama de Las Yaras, também localizado na província de Tacna, resultou em casos humanos e na morte de alguns animais. Tacna compreende a região situada no extremo sul do Peru, na fronteira com o Chile e a Bolívia.
19/01/2012 – Sarampo em Madrid (Espanha)
Resumo: De acordo com Autoridades Sanitárias Madrilenhas, o número de casos de Sarampo aumentou cerca de 20 vezes nos últimos 02 anos na cidade. Em 2011, foram confirmados 29 casos da doença, contra 588 no ano retrasado. Especialistas atribuem o aumento na incidência à redução da cobertura vacinal detectada nos últimos anos. No ano passado, foram registrados mais de 30.000 casos de Sarampo e 08 óbitos na Europa. Somente na Espanha, foram confirmados 1.876 casos da doença até Dezembro do ano passado.
20/01/2012 – Chikungunya nas Ilhas Maurício
Resumo: Autoridades Sanitárias locais confirmaram o primeiro caso de Chikungunya nas Ilhas Maurício este ano. Trata-se de um homem de 60 anos morador da região de Ebene. Ações de bloqueio voltadas para a identificação e eliminação de possíveis criadouros de mosquitos vetores já estão sendo tomadas, sobretudo, em conjunto com a comunidade.
20/01/2012 – Acidentes por Animais Peçonhentos em épocas de chuva: alerta à população
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso emitiu um alerta à população quanto ao aumento na incidência de acidentes com animais peçonhentos durante dos períodos de chuva. De acordo com o órgão, no ano passado foram registrados 1.880 acidentes envolvendo animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas. Caso algum destes animais seja encontrado em quintais ou no interior das casas, quer seja na zona rural, quer seja na zona urbana, a Secretaria recomenda acionar o Corpo de Bombeiros ou o Centro de Controle de de Zoonoses (CCZ) para providenciar a remoção do animal de maneira segura.
20/01/2012 – Surto de Varicela em Ipu (Ceará)
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Ipu, localizada a 324 km de Fortaleza (Ceará), divulgou a ocorrência de um surto de Varicela no município, em Janeiro deste ano. Até o momento, foram registrados 80 casos da doença. Duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença. Autoridades solicitaram junto ao Ministério da Saúde o envio de doses de vacina contra Catapora com o intuito de imunizar uma parte da população, sobretudo, os grupos mais vulnerável.
20/01/2012 – Surto de Conjuntivite em Rio Branco (Acre)
Resumo: Um Surto de Conjuntivite tem preocupado as autoridades públicas de saúde em Rio Branco, capital do Acre. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, só na última semana de 2011, foram registrados 106 casos da doença. Indivíduos com idade acima de 15 anos estão inseridos na faixa etária com maior incidência. Os bairros mais atingidos são Mocinha Magalhães, Floresta, Rui Lino e a região do Distrito Industrial.
21/01/2012 – Aumenta a incidência de Malária em Riohacha (Colômbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um aumento no número de casos de Malária na cidade de Riohacha, localizada no Departamento de Guajira, na Colômbia. Ao analisar amostras de 143 indivíduos sintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 49 amostras apresentaram lâmina positiva para a doença, colocando a população em estado de alerta. Somente no Hospital Nuestra Señora de los Remedios cinco crianças pertencentes a uma mesma família foram diagnosticadas com a doença e permanecem internadas em estado grave.
21/01/2012 – Raiva humana transmitida por Gambá no México
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um caso de Raiva humana transmitida por Gambá no Estado mexicano de Chihuahua. Em um caso considerado atípico, um homem foi atacado pelo animal durante uma atividade de caça. Nesta localidade, onde quase cem por cento da população é de origem indígena, os gambás são domesticados e utilizados para rastrear outros animais e ervas medicinais. Mais de 70.000 doses de vacinas estão sendo disponibilizadas para a população exposta.
21/01/2012 – Cólera na República Democrática do Congo
Resumo: Uma Epidemia de Cólera vem assolando a província de Bukavu, na República Democrática do Congo. Somente em Kivu do Sul, capital da província, cuja população aproximada é de 4,5 milhões de pessoas, foram confirmados mais de 1.600 casos até a semana passada, com 14 óbitos. No ano passado, foram registrados mais de 19.000 casos no país, sendo mais de 200 casos fatais. Alguns fatores estão direta ou indiretamente associados com a propagação e persistência da epidemia, tais como: a falta de higiene por parte da população, a dificuldade de acesso à água potável, a pobreza extrema e os conflitos no leste do país, os quais já duram mais de uma década.
21/01/2012 – Infecção pelo Vírus Influenza H5N1 no Egito
Resumo: O Ministério da Saúde e População do Egito notificou à Organização Mundial de Saúde a ocorrência de dois casos de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária. O primeiro caso acometeu uma menina de 02 anos na cidade do Cairo. O segundo caso envolveu um homem de 31 anos em Fayium, o qual permanece internado em uma Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital local. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública e as investigações apontaram contato prévio com aves doentes no domicílio das vítimas.
21/01/2012 – Legionelose na Espanha
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um Surto de Legionelose em um hotel em Calpe, localizado na província de Alicante, na Espanha. Até o momento, quatro casos foram confirmados e 16 suspeitos aguardam o resultado dos exames laboratorias. A Agência de Proteção à Saúde espanhola emitiu um alerta à população acerca da notificação de casos entre indivíduos que cursarem com sintomas respiratórios associados à viagem prévia à Calpe (Costa Blanca) nas últimas duas semanas, visto que esta é uma região turistica na Costa do Mediterrâneo que apresenta intenso fluxo de pessoas ao longo do ano.
21/01/2012 – Salmonelose sorotipo Typhimurium DT 193 no Reino Unido
Resumo: Autoridades de Saúde britânicas estão preocupadas com o aumento do número de casos de Salmonelose pelo sorotipo Typhimurium DT 193, uma cepa capaz de causar quadros de infecção entérica extremamente graves. Nos últimos oito anos, a incidência da doença cresceu cerca de 630%, passando de 71 em 2004 para 518 em 2011, na Inglaterra e em País de Gales, segundo dados da Agência de Proteção à Saúde. Outro aspecto que tem preocupado as autoridades sanitárias britânicas diz respeito à alta resistência aos antimicrobianos identificada nos últimos anos. Carnes bovinas, suínas e leite não pasteurizado ainda são os alimentos mais comumente associados á infecção por Salmonelose.
21/01/2012 – Óbito por Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo em Omã
Resumo: O Ministério da Saúde de Omã divulgou a ocorrência de um óbito a partir de infecção pelo Vírus da Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo. Especialmente comum na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
21/01/2012 – Óbito infantil por Escarlatina em Hong Kong (China)
Resumo: O Centro de Proteção à Saúde chinês investiga a ocorrência de dois casos graves de Escarlatina, um deles fatal, envolvendo crianças em Hong Kong. O primeiro, relacionado à uma criança de 14 anos, a qual iniciou quadro de tosse, coriza e mal-estar no dia 06/01, acabou evoluindo para Choque Séptico, Pneumonia, Derrame Pleural e óbito. O segundo caso envolveu um menino de 11 anos que iniciou quadro de febre, tosse e coriza desde o dia 08/01, o qual permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital local.
21/01/2012 – Caso fatal de Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 no Vietnã
Resumo: O Ministério da Saúde vietnamita confirmou a ocorrência de um óbito associado à infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária, na província de Kien Giang. Um rapaz de 18 anos foi admitido no dia 14/01 em um hospital local com quadro de insuficiência respiratória grave, tendo falecido dois dias depois. A confirmação do caso ocorreu no dia 17/01 pelo Instituto Pasteur, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento de Influenza da Organização Mundial de Saúde (OMS), situado na cidade de Ho Chi Minh. As investigações apontaram exposição prévia da vítima à patos doentes em seu domicílio. Com este, o Ministério da Saúde já contabiliza 120 casos confirmados da doença, dos quais 60 foram fatais.
24/01/2012 – Sarampo no Equador
Resumo: Dois dias após o término da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o Ministério da Saúde Equatoriano divulgou o registro de 203 casos da doença este ano, sendo 120 confirmados laboratorialmente e 83 por vínculo epidemiológico. A Província de Tungurahua foi a que registrou o maior número de casos (131), seguida pela Província de Pichincha (28), Guayas (17), Pastanza (16) e Chimborazo (08). O principal objetivo da Campanha de Vacinação foi proteger crianças e adolescentes com idade entre 06 meses e 14 anos.
24/01/2012 – Surto de Salmonelose em Batatais (SP)
Resumo: O Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Batatais (SP) divulgou a presença de Salmonela na maionese servida em um restaurante da cidade, o qual resultou em um surto envolvendo mais de 155 pessoas. A análise laboratorial de 10 amostras do alimento evidenciaram a presença da bactéria em 06 resultados. Na ocasião, 50 pessoas foram hospitalizadas, muitas em estado grave. A morte de um homem de 55 anos, que também fez uma refeição no estabelecimento, em decorrência de intoxicação alimentar, continua sendo investigada.
24/01/2012 – Surto de Salmonelose em Batatais (SP)
Resumo: O Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Batatais (SP) divulgou a presença de Salmonela na maionese servida em um restaurante da cidade, o qual resultou em um surto envolvendo mais de 155 pessoas. A análise laboratorial de 10 amostras do alimento evidenciaram a presença da bactéria em 06 resultados. Na ocasião, 50 pessoas foram hospitalizadas, muitas em estado grave. A morte de um homem de 55 anos, que também fez uma refeição no estabelecimento, em decorrência de intoxicação alimentar, continua sendo investigada.
24/01/2012 – Salmonelose em cadeia de restaurante norte-americana
Resumo: Autoridades Sanitárias norte-americanas estão investigando múltiplos casos de Salmonelose (sorotipo Enteritidis) associados ao consumo de alimentos de uma cadeia de restaurantes mexicanos, estilo fast food, em diversos estados. À partir de 19/01, 68 indivíduos foram diagnosticados com a doença em 10 estados. Embora ainda não tenha identificado um produto alimentar como fonte causadora do surto, é possível deduzir que se trata de um alimento amplamente distribuido pela rede de restaurantes. De fato, todos os indivíduos diagnosticados tem em comum o fato de ter frequentado, pelo menos uma vez, algum dos estabelecimentos ligados à cadeia de restaurantes na semana em que ocorreram os primeiros sintomas.
24/01/2012 – Aumenta incidência de Gastroenterite em El Salvador
Resumo: O Ministério da Saúde de El Salvador emitiu um alerta a população em vista do aumento do número de casos de Gastroenterite, sobretuto por Rotavírus, em Janeiro deste ano. Neste período, foram registrados 11.521 casos de Gastroenterites, com 109 amostras positivas para o Rotavírus. Segundo o órgão, o aumento da incidência deste agravo está diretamente associado às precárias condições de tratamento da água e higiene pessoal, refletindo a ampla vulnerabilidade da população salvadorenha.
24/01/2012 – Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 na China: Segundo óbito confirmado
Resumo: O Ministério da Saúde chinês confirmou o segundo óbito em decorrência de infecção pelo Vírus H5N1, causador da Influenza Aviária, este ano no país. Trata-se de um indivíduo não identificado que esteve internado em um hospital na província de Guizhou, ao Sul da China. De acordo com o Departamento de Saúde da Província, as investigações não comprovaram contato prévio com aves mortas ou doentes. No entanto, 71 pessoas que mantiveram contato com o caso estão sendo investigadas. Com este, já somam 28 óbitos por causa da Influenza sorotipo H5N1, desde 2003, no país, e um total de 42 casos humanos da doença.
24/01/2012 – Febre Tifoide no Zimbabwe: atualizações
Resumo: Mais de 600 moradores da cidade de Harare, no Zimbabwe, foram acometidos por Febre Tifóide nos últimos dois meses. Dentre os indivíduos doentes, 90 são funcionários de um hotel onde foi identificado um surto em Novembro do ano passado. Além disso, uma fonte de contaminação foi identificada em produtos alimentícios vendidos a céu aberto em um centro comercial em Kuwadzana. Amostras de carne crua, cozida e peixes apresentaram resultado positivo para Salmonella typhi.
24/01/2012 – Fórmula infantil contaminada por Salmonela: Autoridades Sanitárias belgas alertam população mundial
Resumo: Autoridades Sanitárias belgas, ligadas ao Departamento Nacional de Segurança Alimentar, informaram ter descoberto evidencias de que uma marca de leite em pó produzido no país foi a provável fonte de infecção por Salmonelose (sorotipo entérico), a qual envolveu 16 crianças em um surto registrado, no início de Novembro, no Norte da Rússia. Cerca de 20 toneladas do produto foram exportadas para diversos países, como Rússia, Burundi, República Democrática do Congo, Haiti e Moçambique. Autoridades belgas notificaram o evento para o Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações.
25/01/2012 – Malária na Angola: Cerca de 2,9 milhões de casos registrados em 2011
Resumo: A Coordenação do Programa de Combate à Malária informou o registro de, pelo menos, 2,9 milhões de casos de Malária em todo o país, no ano passado. O órgão informou ainda que testes rápidos para o diagnóstico da doença, bem como um modelo de tratamento eficiente, estão sendo disponibilizados nos serviços de saúde. Embora a incidência registrada em 2011 tenha sido menor que a esperada (cerca de 4 milhões de casos), a Malária ainda constitui um grave problema de saúde pública no país, com padrão de incidência elevada.
25/01/2012 – SMSDC-RJ realizará Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) divulgou a realização da I Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A primeira edição da Mostra tem por objetivo divulgar os trabalhos e experiências bem sucedidas no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos no município do Rio de Janeiro. Os interessados em participar e concorrer a premiações poderão submeter seus trabalhos e relato de experiências a partir do dia 07/02. O Congresso acontecerá entre os dias 06 e 09 de Maio de 2012, no Centro de Convenções Sul América, ao lado do prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, no bairro Cidade Nova.
25/01/2012 – Surto de Leptospirose em construção civil no Uruguai
Resumo: Um trabalhador morreu e dois estão internados em decorrência de um Surto de Leptospirose em uma construção civil no município de Rio Branco, no Uruguai. No próprio prédio comercial em reforma, onde os trabalhadores permaneciam alojados durante a noite, foram encontrados diversos pontos de proliferação de roedores. Além disso, foram identificadas precárias condições de higiene e instalação, tais: como falta de água potável, colchonetes espalhados no chão juntamente com restos de comida, e a exposição de alimentos perecíveis em péssimas condições de armazenamento.
25/01/2012 – Surto de Norovirose em turistas canadenses egressos de Cuba
Resumo: A Agência de Saúde Pública canadense registrou mais de 60 casos de Gastroenterite mediante infecção por Norovírus entre turistas egressos de Cuba, na última semana. Até o momento, passageiros de cinco vôos foram acometidos, os quais desembarcaram em Montreal, Otawa e Toronto, após ter visitado a província de Holguin, sobretudo com estadia em instalações turísticas nas praias de Guardalavacha e Turquesa. O Ministério da Saúde Pública cubano já foi informado acerca da situação, mas ainda não se pronunciou.
26/01/2012 – Surto de Gastroenterite no Município de Pains (MG)
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo pelo menos 400 pessoas (cerca de 5% da população) foi registrado no Município de Pains, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Nos últimos 10 dias, houve uma atípica sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde locais por indivíduos com sintomas de náuseas, vômitos e diarréia. No início do mês, as enchentes deixaram a população ilhada por 3 dias e o abastecimento de água suspenso por 2 dias. Embora a água tenha sido apontada como provável fonte de infecção, os primeiros testes não comprovaram a presença de contaminação.
26/01/2012 – Doença de Lyme no Reino Unido
Resumo: Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol evidenciou que a Doença de Lyme pode ser bem mais prevalente no Reino Unido do que se imaginava. Uma inspeção aleatória em 3.534 cães de estimação entre Março e Outubro de 2009, mostrou que 19,4% estavam infestados por carrapatos, dos quais 2,3% estavam infectados pela bacteria Borrelia burgdorferi, causadora da doença. Em 2010, foram registrados 953 casos da Doença de Lyme na Inglaterra e em País de Gales.
27/01/2012 – Síndrome Hemolítica-Urêmica na Argentina
Resumo: Dois casos de Síndrome Hemolítica-Urêmica em crianças foram confirmados na província de Entre Rios, na Argentina. As crianças permanecem internadas com Insuficiência Renal Aguda Grave, em tratamento dialítico, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital San Roque. Em crianças, a doença é causada pela bactéria E. Coli sorotipo O157H7 e se manifesta a partir de dores abdominais, diarréia sanguinolenta, distúrbios de coagulação e Insuficiência Renal Aguda.
27/01/2012 – Malária nos Emirados Árabes
Resumo: No ano passado, mais de 2.000 casos de Malária foram notificados em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Foram registrados 2.129 casos da doença nos primeiros nove meses de 2011, sendo 1.000 casos a mais do que no ano anterior. No entanto, autoridades sanitárias locais informaram tratar-se de casos importados. Em 1997, os Emirados Árabes se tornaram o primeiro país do Oriente Médio a atingir o status de “País livre de Malária”, conferido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o Centro Árabe de Controle de Infecção, casos autóctones no Oriente Médio somente são registrados no Sul da Arábia Saúdita e no Iêmem.
27/01/2012 – Surto de Influenza em hospital japonês (Saitama)
Resumo: Autoridades sanitárias japonesas identificaram um Surto de Influenza em um hospital localizado na cidade de Saitama. O Surto, iniciado no dia 26/01, envolveu 39 pessoas, sendo 20 pacientes e 19 funcionários. Até o momento, 31 pessoas apresentaram teste laboratorial confirmando infecção pelo vírus influenza A sazonal. Dentre os infectados, uma mulher de oitenta anos morreu faleceu por complicações da doença e duas pessoas permanecem internadas em estado grave.
27/01/2012 – Febre Hemorrágica Boliviana em Beni (Bolívia)
Resumo: O Departamento de Epidemiologia e Saúde provincial de Beni (Bolívia) registrou um aumento no número de casos de Febre Hemorrágica Boliviana em Janeiro deste ano, sobretudo nas regiões de Mamoré e Itenez. A infecção, causada pelo Mapucho vírus (Arenavírus), foi responsável pelo óbito de um morador de Mamoré. Seis pessoas permanecem internadas em estado grave com sintomas compatíveis com a doença, sendo 03 em San Ramom e 03 em Magdalena.
27/01/2012 – Surto de Escarlatina no Noroeste do Canadá
Resumo: Mais de 100 casos de Escarlatina têm sido registrados nas últimas semanas no Noroeste do Canadá. Sobretudo no território de Yellowknife, autoridades de saúde emitiram um alerta à população em virtude do aumento vertiginoso do número de casos da doença no mês passado. Antes da introdução de antibióticos específicos na década de 50, a infecção pelo Estreptococus β Hemolítico do Grupo A (Streptococcus pyogenes) era a principal causa de óbito em crianças no Canadá.
27/01/2012 – Intoxicação alimentar por Campylobacter na Pensilvânia (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde da Pensilvânia (EUA) informou que 06 pessoas desenvolveram sinais de intoxicação alimentar por Campylobacter a partir da ingestão de leite não pasteurizado. O consumo de leite “cru” (não pasteurizado) tornou-se popular nos Estados Unidos, onde algumas pessoas acreditam ser este mais nutritivo do que a forma pasteurizada, visto que no momento em que é submetido ao aquecimento para destruição de microrganismos, proteínas e vitaminas importantes sofrem alterações. No entanto, a Agência Nacional de Saúde americana alertam para os potenciais riscos à saúde associados ao consumo de leite não pasteurizado, sobretudo às intoxicações alimentares por Campylobacter.
28/01/2012 – Surto de Varicela em clínica de Cali (Colômbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias colombianas registraram um Surto de Varicela em uma clínica de Cali, capital do país. Na ocasião, cinco pessoas foram infectadas (02 pacientes e 03 funcionários). Ações voltadas para o bloqueio vacinal dos indivíduos expostos estão sendo realizadas para impedir a propagação da doença. No ano passado, foram registrados 7.582 casos da doença na capital. Em 2012, foram disponibilizadas 35.000 doses da vacina para a população de Cali, entretanto, a prioridade é vacinar as crianças menores de 1 ano.
30/01/2012 – Surto de Gastroenterite nas Ilhas Cayman
Resumo: Autoridades Sanitárias locais confirmaram um Surto de Gastroenterite após participar um Festival Gastronômico nas Ilhas Cayman. Pelo menos 20 pessoas apresentaram sinais e sintomas de intoxicação alimentar, dentro os quais náuseas, vômitos e diarréia poucas horas depois de participar do evento, realizado na noite do último sábado. De acordo com os especialistas, é difícil apontar de forma precisa a fonte de contaminação, tendo em vista a variedade de alimentos servidos no Festival. No entanto, a principal suspeita é de infecção por Estafilococos. Amostras de alimentos servidos estão sendo analisadas.
30/01/2012 – Surto de Gastroenterite em Porto Alegre (RS)
Resumo: A Vigilância Sanitária de Porto Alegre (RS) relizou a interdição de um restaurante após receber 171 notificações de indivíduos que apresentaram sinais de Intoxicação Alimentar, tais como náuseas, vômitos e diarréia. O restaurante foi interditado na última quinta-feira (26/01) após fiscais encontrarem 540 kg de produtos de origem animal (carne, ovos, queijo e bacon) sem procedencia comprovada.
30/01/2012 – Carne de ave contaminada por Salmonella na Ucrânia
Resumo: Após uma inspeção de rotina do Serviço de Veterinária e Fitossanitária do Estado de Gosvetsluzhba, na Ucrânia, vários lotes de carne de aves apresentaram contaminação por Salmonella. Cerca de 30 toneladas de frango destinadas ao mercado consumidor estavam contaminadas, caracterizando o maior surto de Salmonelose já registrado no país. Inspeções de rotina na Ucrânia tornaram-se mais frequentes, sobretudo, após o incidente ocorrido no Complexo Aviário de Dnipropetrovsk, quando produtos contaminados chegaram ao mercado consumidor causando Intoxicação Alimentar em 14 indivíduos.
30/01/2012 – Óbitos por Cólera na Angola
Resumo: O Departamento de Saúde Pública angolano registrou dois óbitos por Cólera na província de Bié. Amostras de fezes enviadas ao Laboratório Central de Luanda confirmaram o diagnóstico. Ambos os indivíduos eram moradores do município de Andulo, onde também foram registrados mais 06 casos da doença. A população local está sendo orientada quanto às medidas de higiene, tratamento da água e dos alimentos, com intuito de deter a propagação da doença.
01/02/2012 – Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 no Vietnã: registrado segundo óbito
Resumo: O Ministério da Saúde Vietnamita registou o segundo óbito decorrente de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária, este ano. Trata-se de uma mulher de 26 anos moradora da província de Mekong Delta, cuja amostra foi confirmada pelo Laboratório Pasteur de Ho Chi Minh. De acordo as investigações epidemiológicas, a mulher teria abatido e se alimentado de aves infectadas em seu domicílio.
02/02/2012 – Surto de Cólera em campo de refugiados chinês
Resumo: Um Surto de Cólera foi registrado em três campos de refugiados chineses localizados na fronteira com a Birmânia. Mais de 30 crianças adoeceram e uma delas morreu no acampamento Pajau, em Waimaw Township. No Estado de Kachin, mais dois acampamentos também enfrentam grave situação. A falta de água potável tem sido associada ao aumento expresivo do número de casos da doença na região. Os acampamentos localizam-se em áreas montanhosas, o que dificulta o acesso à água potável e instalações sanitárias adequadas.
02/02/2012 – Surto de Salmonelose associado ao consumo de lingüiça de porco na França
Resumo: O Centro de Referência Nacional para Salmonella alertou o Instituto de Saúde Pública francês acerca de um aumento no número de casos de infecção por Salmonella entérica sorotipo 4, desde Novembro do ano passado. Somente entre 31 de Outubro e 18 de Dezembro do ano passado foram registrados 337 casos. Embora ainda não tenha havido uma confirmação laboratorial, fortes evidencias apontam o consumo de carne de porco (incluindo seus derivados e embutidos) como principal fonte de infecção.
03/02/2012 – Salmonelose na Europa: melancia procedente do Brasil pode ser a principal causa
Resumo: A Agência Britânica de Segurança alimentar emitiu um alerta a cerca do aumento do número de casos de Salmonelose na Europa. Até o momento, dados apontam que 30 pessoas foram infectadas no Reino Unido, sendo uma delas fatal, em decorrência de complicações respiratórias. Também foram registrados 15 casos na Alemanha e 04 na Irlanda. De acordo com a autoridade sanitária britânica, foi identificada uma fonte comum de infecção, tendo em vista que a maioria dos indivíduos adoeceu após ter consumido melancia contaminada procedente do Brasil. Amostras da fruta estão sendo analisadas em laboratorio.
03/02/2012 – Surto de Febre Amarela no Norte de Camarões
Resumo: O Ministério da Saúde camaronês notificou a OMS acerca de um Surto de Febre Amarela na região norte do país. Foram registrados 23 casos, incluindo 07 óbitos nos últimos quatro meses. Pelo menos 13 casos em 06 distritos (Guider, Bibemi, Gaschiga, Lagdo, Mayo Oulo e Golombe) foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Pasteur de Camarões. Mediante apoio do escritório da OMS no país, o governo camaronês iniciou no dia 23 de Janeiro uma Campanha de Vacinação em massa em 08 distritos considerados de alto risco, a qual pretende cobrir mais de 1,2 milhões de pessoas.
03/02/2012 – Rickettsiose na Índia: Alerta para o “Tifo das Moitas” em Maharashtra
Resumo: Autoridades Sanitárias indianas confirmaram a ocorrência de quatro casos graves da Rickettiose conhecida como “Tifo das Moitas”, causada pela bactéria Rickettsia tsutsugamushi, a qual é transmitida ao homem por ácaros encontrados em florestas. Os casos foram notificados na região de Maharashtra e os indivíduos acometidos desenvolveram quadro de febre, dores musculares e lesões cutâneas. Internados em três hospitais na região de Pune, os indivíduos têm demonstrado piora em relação ao quadro clínico nas últimas semanas, sobretudo, em função da resitência bacteriana aos antibióticos específicos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica local está realizando a busca ativa de sintomáticos, principalmente entre agricultores, pastores e montanhistas.
03/02/2012 – Surto de Influenza nas Ilhas Canárias (Espanha)
Resumo: O Ministério da Saúde espanhol emitiu um alerta em relação ao aumento expressivo no número de casos de Influenza registrados em Fevereiro nas Ilhas Canárias. A taxa de incidência alcançou 198 casos por 100.000 habitantes. Em nota, o órgão espera que este aumento persista por pelo menos duas semanas, afetando sobretudo crianças menores de 05 anos. De acordo com o Departamento de Saúde Pública, até o momento, somente foi isolada a cepa sazonal H3N2 nas amostras enviadas ao laboratório, revelando um perfil semelhante ao restante do país. Seis casos continuam internados em estado grave. O Ministério está promovendo a vacinação dos grupos mais vulneráveis, dentre eles: gestantes, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas.
03/02/2012 – Óbito por Hantavirose no Chile
Resumo: O Instituto de Saúde Pública chileno anunciou a ocorrência de um óbito por Hantaviroses na região de Maule. Trata-se de um homem de 43 anos, o qual foi internado no último dia 31 com quadro de Pneumonia grave, no Hospital Curicó, em Potrero Grande. Este foi o primeiro caso notificado em Maule neste ano. Em 2010, foram notificados 11 casos de Hantavirose em Maule, sendo três deles fatais (letalidade de 27,2%). Já no ano passado, ocorreram 06 casos da doença, sendo um deles fatal.
03/02/2012 – Surto de Febre Amarela na República de Gana
Resumo: O Ministério da Saúde da República de Gana confirmou um Surto de Febre Amarela em 03 distritos (Builsa, Kassena-Nankana-West e Kitampo South). Foram confirmados 03 casos, incluindo 02 óbitos desde Outubro do ano passado. Autoridades Sanitárias locais estão programando uma Campanha de Vacinação em massa contra a Febre Amarela, a qual tem por objetivo imunizar cerca de 235.000 pessoas. Esta Campanha representará uma atividade complementar à segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, programada para imunizar 1,7 milhões de pessoas em 17 distritos. Vale lembrar que a primeira fase foi realizada em Novembro do ano passado, tendo como alvo 5,8 milhões de pessoas em 40 distritos.
03/02/2012 – Escarlatina no Reino Unido
Resumo: Autoridades Sanitárias em Guernsey (Reino Unido) registraram um Surto de Escarlatina em uma escola. Na última semana, 05 crianças foram afetadas pela doença. Comum na infância, a doença é causada por bactérias Estreptococos e normalmente se manifesta por febre, dor de garganta, náuseas, vômitos e erupções cutâneas. Trata-se de uma doença altamente contagiosa, transmitida através de secreções nasofaríngeas ao falar, tossir ou espirrar.
03/02/2012 – Surto de Gastroenterite em Cambambe (Angola)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais confirmaram a ocorrência de um Surto de Diarréia no município de Cambambe, na Angola. Desde a semana passada, 13 pessoas da Comuna de Massangano procuraram a emergência do Hospital Municipal de Cambambe com sintomas de náuseas, vômitos e diarréia profusa. Amostras de fezes dos indivíduos sintomáticos foram enviadas ao Laboratório Central de Luanda. Medidas profiláticas, sobretudo frente ao tratamento e desinfecção da água, estão sendo realizadas pelo governo local.
03/02/2012 – Leishmaniose Visceral na Argentina: Região costeira é a mais afetada
Resumo: Um recente relatório publicado pelo Ministério da Saúde da Argentina atenta para elevada incidência de Leishmaniose Visceral no país, sobretudo na região costeira. Nos últimos 04 anos, foram registrados mais de 70 casos, sendo 07 deles fatais. Os casos mais graves ocorreram nas províncias de Misiones e Corrientes, onde a doença tem sido registrada desde 2006. Por esta razão, as autoridades sanitárias estão aconselhando a população a manter a higiene no domicílio e nos arredores, removendo a matéria orgânica destas áreas, além do uso de repelentes e conscientização dos proprietários de cães quanto à higiene dos animais.
05/02/2012 – Cólera na República Centro-Africana
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um Surto de Cólera na República Centro-Africana, onde foram notificados 14 óbitos em decorrência da doença. Embora a fonte de contaminação ainda não tenha sido oficialmente identificada, a doença tem afetado principalmente os moradores das aldeias centrais, às margens do Rio Ubangui, a cerca de 80 km ao sul da capital Bangui. Medidas de saneamento básico, tratamento dos sintomáticos e conscientização da população estão sendo desenvolvidas de forma emergencial e em parceria com a UNICEF.
05/02/2012 – Surto de Hantavirose em presídio chileno
Resumo: O Ministério da Saúde chileno confirmou um Surto de Hantavirose na penitenciária El Manzano de Concepción. Até o momento foram confirmados dois casos, ambos fatais. Além disso, três detentos doentes estão sob suspeita de estarem infectados pelo Hantavírus, sendo um deles internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva. Kits de limpeza e raticidas estão sendo distribuidos para a população residente nos arredores do presídio.
05/02/2012 – Surto de Criptosporidiose em Queensland (Austrália)
Resumo: O Ministério da Saúde australiano emitiu um alerta à população frente ao recente aumento inesperado do número de casos de Criptosporidiose. Contrariando a taxa de incidência anual da doença que não ultrapassava 20 casos, apenas no mês de Janeiro foram registrados 51 casos da doença. Trata-se de um tipo de infecção intestinal, causada pelos parasitas unicelulares Criptosporidium parvum e Criptosporidium hominis, a qual é uma das causas mais comuns de diarréia aguda em crianças. A doença é transmitida por água ou alimentos contaminados.
05/02/2012 – Surto de Meningite em Areia Branca (Sergipe-BR)
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe confirmou um Surto de Meningite no povoado Junco, localizado no município de Areia Branca. Até o momento, foram registrados cinco casos, sendo duas mulheres adultas e três crianças, das quais uma criança foi a óbito. Para evitar aglomerações, feiras, missas e as aulas da escola particular onde as crianças estudavam foram suspensas.
05/02/2012 – Surto de Norovírus atinge quase 500 pessoas em dois navios dos EUA durante cruzeiro no Caribe
Resumo: Cerca de 500 pessoas foram infectadas pelo Norovírus em dois navios norte-americanos durante cruzeiro no Caribe. No último Sábado, o navio Crown Princess, que levava 3.100 passageiros, retornou a costa de Fort Lauderdal, na Flórida (Sul dos EUA) após a detecção do surto viral. Pelo menos 364 passageiros e 30 tripulantes apresentaram sintomas de gastroenterite. No Domingo, foi a vez do navio Ruby Princess retornar à Flórida, com 92 passageiros e 13 tripulantes doentes. O vírus pode ser transmitido pela ingestão de água ou alimento contaminado, além do contato direto com superfícies contaminadas.
05/02/2012 – Óbito por Raiva em Mantova (Itália): turista egresso da Índia
Resumo: Autoridades Sanitárias italianas registraram um óbito por Raiva na cidade de Mantova. Trata-se de um homem de 40 anos egresso da Índia, o qual foi admitido no hospital em Outubro do ano passado com quadro clínico de febre, mialgia e insulficiência respiratória. Nesta semana, o Laboratório Nacional de referência para Raiva confirmou a doença em amostras ante e pós mortem. A investigação epidemiológica mostrou que, no dia 28/09 do ano passado, a vítima foi mordida por um cão num subúrbio de Manpur, cidade localizada no Nordeste da Índia.
05/02/2012 – Surto de Meningite na Costa do Marfim
Resumo: O Ministério da Saúde da Costa do Marfim registrou um Surto de Meningite nos três primeiros dias de Fevereiro. Foram notificados 40 casos, 11 deles fatais em quatro departamentos de saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Costa do Marfim faz parte da área considerada “Cinturão da Meningite na África”, que inclui Benin, Burkina Faso, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Etiópia, Gana, Mali, Níger, Nigéria e Togo.
05/02/2012 – Febre Tifoide e Cólera em Zâmbia
Resumo: O Ministério da Saúde de Zâmbia registraram 4.396 casos de Febre Tifóiode, sendo 09 fatais, nos últimos três meses. As províncias mais afetadas são Kalabo, Copperbelt, Nakonde e Lusaka. Embora tenham sido registrados 56 casos de Cólera, nenhum deles foi fatal ou permanece hospitalizado. O Ministério da Saúde tem intensificado as ações de controle da doença, mediante sensibilização da população, inspeção das instalações de estabelecimentos que lidam com alimentos, incluindo atenção com os manipuladores.
06/02/2012 – Veja quais as Unidades de Saúde do Município do RJ que emitem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela
Resumo: O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela pode ser exigido para a obtenção de vistos consulares por viajantes que tenham como destinos, ou provenientes, de países com áreas de risco para a Febre Amarela. Embora não haja ocorrência da doença em algumas áreas (por exemplo, Subcontinente Indiano, Sudeste Asiático, etc), a certificação pode ser exigida mesmo nestes países, sobretudo, em virtude da existência de fatores capazes de iniciar uma epidemia. No Município do RJ, quatro Unidades de Saúde estão credenciadas para emitir CIVP válido contra a Febre Amarela: CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues (na Gávea); CMS Milton Fontes Magarão (no Engenho de Dentro); Clínica da Família Doutor Felippe Cardoso (na Penha) e; CMS Rinaldo De Lamare (em São Conrado). Para obter o CIVP da Febre Amarela, é necessário ao viajante procurar uma destas Unidades de Saúde munido dos seguintes documentos: (1) Cartão Nacional de Vacinação com data de administração, lote da vacina, carimbo e assinatura do profissional que efetuou a vacinação; (2) Documento de identidade original com foto (Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Motorista válida, etc) e; (3) Certidão de Nascimento, em caso de menor de idade.
06/02/2012 – Cólera em campos de refugiados na Birmânia
Resumo: Autoridades Sanitárias de Kachin (no norte da Birmânia) registraram um Surto de Cólera em três campos de refugiados, localizados na fronteira com a China – Acampamento Mansi Township, Acampamento Pajau e Acampamento Kachin Waimaw. No Acampamento Pajau, pelo menos 30 crianças ficaram doentes e uma delas morreu. Cerca de 44 mil pessoas estão abrigadas nos três campos onde ocorreu o surto da doença. Desde Outubro do ano passado, a Birmânia tem sido palco de uma guerra civil, com intensos combates entre militares birmaneses e rebeldes armados étnicos.
06/02/2012 – Surto de Hepatite A em uma escola de Michoacán (México)
Resumo: Autoridades Sanitárias mexicanas registraram um Surto de Hepatite A envolvendo 100 crianças menores e 12 anos, alunos de uma escola localizada no Município de Michoacán. Ações de controle da doença estão sendo desenvolvidas em parceria com a comunidade de Tarimbaro, onde residem as crianças. Análises estão sendo feitas para determinar a fonte de contaminação, seja em virtude do consumo de água inapropriada, seja pelo destino indevido do lixo. A maciça população de cães na comunidade, em média três por agregado familiar, também está sendo ponderado como fator facilitador deste surto.
06/02/2012 – Surto de Gastroenterite em Dakota do Sul (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde do Estado Americano de Dakota do Sul informou que, testes laboratoriais registraram a presença de Clostridium perfringens associado a um Surto de Gastroenterite, ocorrido após um jogo comemorativo de basquete, entre alunos do ensino médio de uma escola local. Nas primeiras 24 horas, 50 pessoas iniciaram sintomas de náuseas, vômitos, dores abdominais e diarréia. Amostras bromatológicas confirmaram os tacos como alimento fonte de infecção. Paralelamente, 75% dos indivíduos que relataram ter comido o alimento adoeceram.
07/02/2012 – Óbitos por Cólera na Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias angolanas registraram a ocorrência de quatro óbitos por Cólera na região de Xandel, na província de Melange, nos últimos dias. De acordo com especialistas, o surto na região, que se verifica desde 06 de Janeiro deste ano, está associado ao consumo de água contaminada, a qual não recebeu tratamento adequado. O Governo está providenciando a distribuição de água potável para a população, bem como a desinfecção dos reservatórios de água da cidade.
07/02/2012 – Raiva Animal em Santa Cruz (Bolívia)
Resumo: O Departamento de Saúde de Santa Cruz, na Bolívia, registrou três casos de Raiva Animal nos últimos três dias. Testes laboratoriais confirmaram a presença do Vírus da Raiva em um cavalo e dois cães procedentes da comunidade de Los Batos. Autoridades Sanitárias anteciparam que a Campanha de Vacinação de Animais será intensificada nos próximos dias.
07/02/2012 – Febre Tifoide no Zimbabué
Resumo: O Ministério da Saúde do Zimbabué regisrou 106 novos casos de Febre Tifóide em 41 bairros de alta densidade populacional, neste ano, na região de Harare. Desde o início do surto, em Novembro do ano passado, já foram registrados mais de 2.000 casos. Embora as autoridades de saúde estejam incentivando a população a adotar medidas de saneamento básico para prevenção da doença, os moradores da região têm referido dificuldades de obter água potável, devido à falta de sistema de tratamento e rede de esgoto.
08/02/2012 – Hantavirose no Chile: Atualizações
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde chileno, foram registrados 246 casos de Hantavirose no país, nos últimos cinco anos. A maior incidência foi registrada na Região de Bio-Bío, com 58 casos, seguido pelo Distrito de Lago, com 42 casos. Até o momento, foram registrados 08 casos este ano, sendo 03 deles fatais, com uma taxa de mortalidade de 37,5%, o que significa que a cada três pessoas infectadas, uma delas morre. As regiões onde se concentram o maior número de casos estão sob alerta: Bio-bío, La Araucanía e Maule.
09/02/2012 – Surto de Gastroenterite no Sul do México
Resumo: O Ministério da Saúde do México registrou mais de 700 casos de Intoxicação Alimentar entre participantes de um comício político realizado no dia 07/02 no Estado de Guerrero, no Sul do país. Amostras de alimentos e bebidas servidos durante o evento estão sendo analisadas em laboratório. A Secretaria Estadual de Saúde de Guerrero informou que quase todos os indivíduos doentes já foram tratados e liberados do hospital.
10/02/2012 – Doença da Floresta de Kyasanur na Índia
Resumo: O Departamento de Saúde e Assistência Social de Shimoga, na Índia, confirmou a morte de uma pessoa pela Doença da Floresta de Kyasanur, um tipo de Febre Hemorrágica Viral endêmica no Sul da Ásia. Descrita pela primeira vez em 1957, na Floresta de Kyasanur de Karnataka na Índia, a doença cursa com febre elevada, dores de cabeça, vômitos epistaxe e gengivorragia. Em algumas regiões, a taxa de mortalidade pode alcançar 10% dos casos. Ratos e porcos-espinho são os principais reservatórios da doença, que tem como vetor ninfas de carrapatos da espécie Haemaphysalis spinigera.
10/02/2012 – Sarampo na Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias angolanas registraram 31 casos novos de Sarampo na província de Uíge. Os casos estão distribuidos nos seguintes municípios: Uíge (22 casos), Quimbele (8 casos) e Maquela do Zombo (1 caso). Três bairros na periferia de Uíge concentram o maior número de casos: Papelão, Candombe Velho e Mbemba Ngango. Estratégias de vacinação estão sendo intensificadas na região, bem como a busca ativa de indivíduos sintomáticos, sobretudo, crianças.
10/02/2012 – Risco de Sarampo em participantes de um evento de massa em Indiana (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Indiana emitiu um alerta a população, mediante a ocorrência de dois casos confirmados de Sarampo que teriam frequentado um importante Centro de Convenções em Indianápolis, na última sexta-feira (10/02). O Centro de Convenções de Indianápolis é um espaço de entretenimento ao ar livre onde são realizados shows, atrações e diversas atividades lúdicas, numa região de três quarteirões. Na ocasião, pelo menos 200.000 pessoas visitaram o local, conhecida por Vila Super Bowl. Autoridades de Saúde estão orientando as pessoas que estiveram no evento a procurar o Serviço de Saúde mais próximo caso venham a apresentar sintomas da doença.
10/02/2012 – Óbito por Febre Amarela em Sandia (Peru)
Resumo: O Diretório Regional de Saúde da cidade de Sandia, no Peru, registrou a morte de um agricultor de 45 anos por Febre Amarela. Outro agricultor, de 57 anos, morador da região, está internado em estado grave com suspeita da doença. Nesta semana, o Ministério da Saúde peruano disponibilizou 27.500 doses da vacina para a população. De acordo com o órgão, um lote com 50.000 doses adicionais será disponibilizado nos próximos dias. Turistas estão sendo orientados a se vacinar pelo menos 10 dias antes de ingressar no país.
10/02/2012 – Surto de Cólera na região sul do Malawi
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um Surto de Cólera nos distritos de Nsanje e Chikhawawa, localizados ao Sul do Malawi, na fronteira com Moçambique. Até o momento, 76 casos da doença foram registrados, sobretudo após as enchentes que castigaram a região no final de Janeiro. A contaminação dos reservatórios de água, bem como as precárias condições de saneamento básico nos abrigos improvisados para receber os desabrigados, são considerados os principais desafios para o controle da doença na região.
10/02/2012 – Febre de Lassa mata 07 pessoas em Taraba (Nigéria)
Resumo: O Departamento de Saúde de Taraba, na Nigéria, confirmou a morte de sete pessoas em decorrência da Febre de Lassa. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (também na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores. O Ministério da Saúde anunciou que lançará uma Campanha de Vacinação na região nos próximos dias.
11/02/2012 – Surto de Gastroenterite em Guerrero (México): Análise bromatológica confirma infecção por Staphylococcus aureus
Resumo: A Secretaria de Saúde do estado mexicano de Guerrero divulgou o laudo da análise dos alimentos servidos durante um comício político realizado no dia 07/02, o qual resultou num Surto de Gastroenterite envolvendo 709 pessoas. A análise bromatológica revelou a presença de Staphylococcus aureus em tacos de arroz com ovos. A partir destes dados, torna-se possível constatar falhas no processo de manipulação dos alimentos, conforme aponta a Secretaria Estadual de Saúde.
12/02/2012 – Registrado primeiro caso urbano de Hantavirose no Chile em 2012
Resumo: O Ministério da Saúde Chileno informou o registro do primeiro caso urbano de Hantavirose no Chile em 2012. Trata-se de um rapaz de 22 anos, estudante de medicina e morador da região metropolitana de Santiago, o qual encontra-se atualmente internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência para Doenças Infectoparasitárias. O último caso urbano do ano passado tinha sido registrado em Melipilla. Em geral, as pessoas diagnosticadas na capital adquiriram o vírus em áreas rurais.
13/02/2012 – Encefalite por Vírus Nipah em Bangladesh
Resumo: O Ministério da Saúde de Bangladesh anunciou um Surto de Encefalite por Vírus Nipah em Joypurhat este ano, no qual foram infectadas 06 pessoas, com 100% de letalidade. Desde 2001, já foram registrados 208 casos, sendo 157 fatais. De acordo com especialistas do Instituto de Epidemiologia para Controle de Doenças e Pesquisas, as taxas de mortalidade da doença são superiores a 75%. Nos dois anos anteriores, a taxa de letalidade atingiu os 100%.
13/02/2012 – Surto de Sarampo no Sul da Rússia
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram mais de 100 casos de Sarampo, incluindo um óbito, ao sul da Rússia. Na região de Volgogrado, seis moradores foram hospitalizados com a doença, sendo um deles uma crianças, a qual evoluiu a óbito. Já na Chechênia, 25 casos da doença foram registrados neste ano. Além disso, 37 casos foram notificados no Norte de Ossétia e Stavropol. Indivíduos não vacinados e/ou previamente não expostos a doenças estão sendo convocados a procurar o Serviço de Saúde mais próximo para proceder a imunização contra a doença.
13/02/2012 – Terceiro navio norte-americano com Surto de Gastroenterite
Resumo: No Sábado dia 11/02, um navio norte-americano regressou à Flórida após mais de 100 pessoas, dentre tripulantes e passageiros, apresentarem um sintomas de gastroenterite. De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças, a principal suspeita é de infecção por Norovírus, o mesmo que foi responsável por um dos maiores surtos de gastroenterite em embarcações, registrado na semana passada. Na ocasião, mais de 500 pessoas foram acometidas em dois navios norte-americanos que realizavam um cruzeiro pelo Caribe.
13/02/2012 – Surto de Hantavirose no Chile
Resumo: O Ministério da Saúde chileno confirmou um Surto de Hantavirose nas regiões de Bio-bío e no norte de La Araucanía, as quais estão sob alerta sanitário. De acordo com o órgão, estão sendo investigados vários novos casos, com uma taxa de cerca de três casos novos por dia. Na região de Maule, uma menina de 06 anos hospitalizada em estado grave teve o diagnóstico da doença confirmado. Em Santiago, um rapaz de 22 anos, considerado o primeiro caso urbano da doença no ano, segue internado em estado grave. Nos últimos 05 anos, foram registrados 246 casos de Síndrome Pulmonar por Hantavírus.
16/02/2012 – Sarampo em Indiana (EUA): confirmados 13 casos
Resumo: Autoridades de Saúde norte-americanas registraram 13 casos de Sarampo em Indiana, sendo dois deles vínculados a um evento de massa realizado no início do mês em Indianápolis. Na ocasião, duas pessoas que haviam frequentado um Centro de Convenções conhecido por Aldeia do Super Bowl foram diagnosticadas com a doença. Cerca de 200 mil pessoas estiveram no local. A partir de então, autoridades sanitárias emitiram um alerta à população diante da possibilidade de surgirem novos casos dentre frequentadores do evento.
16/02/2012 – Vírus Schmallenberg afeta bovinos, ovinos e caprinos na Europa
Resumo: Um novo vírus que afeta bovinos, ovinos e caprinos foi encontrado em 94 fazendas no norte da França. Descoberto no ano passado, o Vírus Schmallenberg, o qual herdou o nome da cidade alemã onde foi registrado pela primeira vez, causa diarréia, diminui a produção de leite e induz anomalias congenitas em fetos de seres humanos, cordeiros e bezerros. Também foram identificados casos na Bélgica, Reino Unido e Holanda. Cientistas acreditam que o vírus seja transmitido por moscas e mosquitos. Em 1º de Fevereiro deste ano, o Instituto de Pesquisa de Saúde Animal Friedrich Loeffler anunciou que 186 fazendas alemãs foram atingidas. Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), 76 fazendas na Holanda também foram afetadas.
16/02/2012 – Poliomielite na Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias angolanas estão programando 03 Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite este ano. Em 2010, foram registrados 33 casos da doença, contra 05 notificados no ano passado. Neste ano, ainda não foi registrado nenhum caso de Poliomielite no país. Um mudança na estratégia de imunização ocorrida foi a antecipação da primeira etapa da campanha de Junho, como acontece há vários anos, para o início de Março. A segunda etapa está prevista para o final de Março e início de Abril, enquanto que a terceira etapa tem previsão de acontecer em meados de Junho. No ano retrasado, 09 províncias registraram casos de Poliomielite, ao passo que no ano passado, apenas duas províncias tiveram casos, precisamente, Kuando Kubango, na capital Menongue (4 casos) e Uíge, no município de Quimbele (1 caso).
16/02/2012 – Surto de Rubéola no noroeste da Romênia
Resumo: Desde Setembro do ano passado, um Surto de Rubéola está atingindo a população de Salaj, um bairro de 241 mil habitantes situado no noroeste da Romênia. Pelo menos 1.870 casos foram notificados, sobretudo adolescentes na faixa etária de 10 a 14 não vacinados. As complicações foram registradas em 11 casos e incluiam meningite e artrite. Dos 1.873 casos notificados, 69 foram confirmados laboratorialmente, 1771 foram confirmados por critério clínico epidemiológico, conforme definição da União Européia (UE), e 33 casos foram descartados. Dos 69 casos confirmados, dois ocorreram em gestantes. Todavia, nenhum casos de Rubéola Congênita foi registrado até o momento.
16/02/2012 – Surto de Chikungunya na Malásia
Resumo: O Diretório Geral de Saúde da Malásia divulgou um Surto de Chikungunya envolvendo 53 pessoas, entre aluno e professores de uma faculdade particular, que voltavam de uma viagem na Ilha de Pankor, em Perak. Na ocasião, 22 casos foram confirmados, 02 foram descartados laboratorialmente e 29 casos ainda continuam como suspeitos. Neste ano, foram confirmados 23 casos até o momento, contra 30 casos registrados no ano passado e 804 casos em 2010.
17/02/2012 – Óbito por Legionelose em Roma (Itália)
Resumo: Autoridades Sanitárias italianas registraram o primeiro óbito por Legionelose no país. Trata-se de uma mulher de 82 anos, moradora de Roma, a qual foi internada com sintomas de febre e insuficiência respiratória no início de Fevereiro. A provável fonte de contaminação recai sobre a água utilizada em um consultório odontológico frequentado pela vítima dois dias antes do início dos sintomas.
18/02/2012 – Surto de Gripe Aviária em Quang Tri (Vietnã)
Resumo: Um Surto de Gripe Aviária foi detectado em uma granja avícola, na aldeia de Hai Tho, na província de Quang Tri, no Vietnã. Na ocasião, mais de 1.000 patos doentes foram abatidos, depois que exames laboratoriais confirmaram a infecção pelo vírus H5N1 em 03 patos doentes que vieram a falecer. Medidas de desinfecção da fazenda e áreas adjacentes estão sendo realizadas pelo Serviço Distrital de Veterinária.
18/02/2012 – Surto de Caxumba em Glasgow (Escócia)
Resumo: Autoridades Sanitárias escocesas alertam para um Surto de Caxumba na Universidade de Glasgow. Desde o início do mês, pelo menos 30 estudantes foram diagnosticados com a doença. Os alunos afetados tem idade entre 18 e 22 anos, justamente uma faixa etária vulnerável por apresentar maior chance de ter recebido apenas uma dose da vacina tríplice viral.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031