Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

22/11/2012 – Surto de Cólera mata quatro pessoas no sul de Gana
Resumo: Um surto de Cólera em Ashanti, província localizada no sul de Gana, foi responsável pela morte de quatro pessoas somente na semana passada. Até o momento, 144 pessoas foram acometidas pela doença nas últimas duas semanas, segundo as autoridades de saúde locais. Em uma escola da região, pelo menos dez alunos foram infectados e um deles acabou morrendo. As aulas foram suspensas temporariamente até que possam ser tomadas medidas de higiene e saneamento básico na instituição.
22/11/2012 – Em 11 anos Leishmaniose Visceral matou mais que a Dengue no Ceará
Resumo: Nos últimos onze anos, a Leishmaniose Visceral matou mais do que a Dengue no Ceará, segundo dados do Ministério da Saúde. Considerando o período de 2000 e 2011, foram registrados 268 mortes por Leishmaniose e 258 em decorrência da virose. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde-CE (Sesa), a doença atingiu mais as crianças inseridas na faixa etária de 1-4 anos e os adultos entre 20-39 anos. A capital Fortaleza lidera a lista dos municípios cearenses com o maior número de casos confirmados. Somente até agosto deste ano, foram totalizadas 49 ocorrências, incluindo 10 óbitos. Em 2011, a capital também ficou no topo da lista, com 272 casos.
23/11/2012 – Colômbia registra surto de Malária entre “erradicadores de coca”
Resumo: Em Caldas, departamento territorial localizado no noroeste da Colômbia, o Diretório Regional de Saúde divulgou a ocorrência de um surto de Malária entre “erradicadores de coca”. De acordo com o porta-voz da entidade, Jorge Hernán Yepez, foram registrados 10 casos nas últimas semanas, dos quais 04 deles permanecem internados em hospitais em Manila, cidade vizinha. “Erradicadores de coca”são trabalhadores contratados pelo governo colombiano, como parte do Programa Nacional contra Cultivos Ilícitos (PCI), para promover a destruição de plantações de coca ao longo do país. Durante as atividades, os trabalhadores são escoltados pelo exército e pela polícia nacional colombiana.
23/11/2012 – Surto de Cólera afeta 42 pessoas no sudoeste da Nigéria
Resumo: Em Osun, estado localizado no sudoeste da Nigéria, um surto de Cólera tem deixado em alerta as autoridades públicas de saúde. Até o momento, pelo menos 42 pessoas foram afetadas desde a semana passada. Embora ainda não tenham sido divulgadas estatísticas oficiais acerca do número de óbitos, alguns casos fatais tem sido relatados em população locais, sobretudo, na região de Ede. Na última semana, uma gestante e sua sogra morreram em consequência da doença.
23/11/2012 – Casos de Meningite em escolas públicas assustam famílias no sudeste dos EUA
Resumo: Na Flórida, estado localizado no sudeste dos EUA, a recorrência de casos de Meningite entre estudantes de escolas públicas tem assustado pais, professores e autoridades públicas de saúde em Broward. Somente neste ano, foram registrados 26 casos no condado. Em outubro, a escola “Coral Senior High School” suspendeu suas atividades após a morte de um aluno, vítima da doença. Em outubro, um novo caso fatal foi registrado na instituição.
23/11/2012 – Surto de Sarampo atinge escolas no sul da Escócia
Resumo: Recentemente, alguns surtos de Sarampo foram detectados em escolas de Lanarkshire, condado localizado no sul da Escócia. Até o momento, um total de nove estudantes foram acometidos pela doença em três instituições: a creche “Newmains Nursery Centre” e as escolas “Morningside Primary in Newmains” e “Larkhall Academy”. De acordo com as autoridades de saúde escocesas, os pais estão sendo orientados a atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos para a vacina MMR – Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Estima-se que 94% das crianças matriculas nas escolas do condado tenham tomada pelo menos uma das doses da vacina.
23/11/2012 – Arábia Saudita e Qatar registram 06 casos de infecção por novo Coronavírus
Resumo: Em nota divulgada na última sexta-feira (23/11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que são 06 os casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus. Do total, foram 02 casos no Qatar e 04 na Arábia Saudita – neste último, duas pessoas morreram. No final de Setembro, a organização havia emitido um alerta global confirmando que um novo sorotipo viral, até então desconhecido em humanos, havia infectado um qatariano de 49 anos que viajara recentemente para a Arábia Saudita, onde outro homem também infectado pelo mesmo vírus havia morrido. Na sexta-feira, a agência divulgou o registro de mais quatro casos, incluindo um óbito. A nova cepa viral foi classificada como Coronavírus, grupo que causou um surto de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na China em 2002, matando cerca de um décimo das 8 mil pessoas infectadas naquele ano.
23/11/2012 – Cientistas revelam detalhes inéditos acerca do Vírus da Gripe
Resumo: Cientistas empenhados em duas frentes de pesquisa publicaram, na última quinta-feira (22/11), detalhes inéditos da estrutura do Vírus da Gripe. Os estudos revelaram a estrutura tridimensional dos arranjos moleculares que carreiam o material genético do vírus. A análise demonstrou ainda que tipo de proteínas compõem essa estrutura, e de que forma elas agem contribuindo para a replicação da partícula viral. O avanço é resultado de duas importantes pesquisas – uma do Instituto The Scripps, em La Jolla, nos Estados Unidos, e outra do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, publicada pela revista “Science”. O conhecimento mais profundo do processo de replicação pode sinalizar para alguns pontos de vulnerabilidade viral, contribuindo para o desenvolvimento e eficácia de novos medicamentos.
23/11/2012 – Desastres Naturais: Enchentes isolam município no sudoeste da Angola
Resumo: Em Namibe, província localizada no sudoeste da Angola, as fortes chuvas e enchentes que atingiram a região nas últimas duas semanas acabaram por isolar o município de Bilaba. Durante as tempestades, a principal consequência foi o transbordamento do Rio Lola que corta o município. Diante destas circunstâncias, autoridades sanitárias locais manifestaram temor em relação ao provável aumento do número de casos de doenças como malária, dengue, leptospirose e as de transmissão hídrica-alimentar, nas próximas semanas.
23/11/2012 – Peru registrou quase 700 casos de Coqueluche na última década
Resumo: De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registrados 681 casos de Coqueluche no Peru, incluindo três mortes, na última década. Apenas em 2011, foram contabilizadas 50 notificações, o que sinaliza para a reemergência da doença no país, conforme apontado pelas autoridades públicas de saúde peruanas. Em resposta, o governo está investindo, através dos diversos canais de informação, na conscientização da população, sobretudo, frente à importância da imunização.
25/11/2012 – Pesquisa otimiza processo produtivo de vacina contra a Gripe
Resumo: Uma nova vacina contra a Gripe, desenvolvida a partir de um processo produtivo mais simples e rápido que o habitual, foi testada com sucesso em animais – camundongos, porcos e furões. O método dispensa culturas de células ou ovos, que atualmente são essenciais para a produção da vacina. A nova vacina desenvolvida pela equipe de Lothar Stitz, do Instituto Friedrich Loeffler, em Greifswald, na Alemanha, utiliza apenas o RNA mensageiro que leva as informações genéticas do vírus. O trabalho foi publicado no último domingo (25/11) na revista científica “Nature”.
26/11/2012 – Aumenta a incidência de Cólera no leste de Cuba
Resumo: Em Cuba, autoridades de saúde pública manifestaram preocupação com o aumento do número de casos de Cólera no leste do país. Em curso desde junho do ano passado, a doença tem se espalhado pelas províncias de Santiago de Cuba, Holguín e Guantánamo, deixando dezenas de pessoas hospitalizadas e muitos municípios em situação crítica. Em Guantánamo, província onde a situação é mais grave, foram registrados 206 casos da doença, segundo fontes oficiais. Neste fim de semana, o Ministro de Saúde Pública, Roberto Morales Ojeda, anunciou o estabelecimento de uma quarentena na província, na qual também foram confirmados 475 casos de Dengue.
26/11/2012 – Medicamento contaminado mata 16 pessoas no Paquistão
Resumo: No Paquistão, um medicamento contaminado provocou a morte de pelo menos 16 pessoas entre sexta-feira (23/11) e domingo (25/11). As mortes ocorreram no bairro Shahdra, em Lahore, a segunda maior cidade do país – leste do Paquistão. O medicamento, um xarope utilizado no tratamento de tosse e broncoespasmo, havia sido amplamente distribuído na cidade. Autoridades sanitárias locais determinaram a interdição de três farmácias e uma unidade de produção do fármaco.
26/11/2012 – Surto de Cólera acomete 32 crianças em uma escola primária no noroeste de Uganda
Resumo: Autoridades sanitárias do município de Aruá, localizado no noroeste de Uganda, determinaram a suspensão das atividades em uma escola primária local após a confirmação de um surto de Cólera. Pelo menos 32 crianças foram acometidas pela doença, incluindo dois óbitos. Atualmente, a escola possui mais de 130 crianças matriculadas na creche e outras 92 em turmas mais avançadas. Além disso, a instituição funciona em um edifício cujo proprietário aluga alguns quartos, o que aumenta a rotatividade de pessoas no local e favorece a propagação da doença.
26/11/2012 – FDA identifica irregularidades em comida servida nas aeronaves norte-americanas
Resumo: Um estudo publicado recentemente pela FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela vigilância sanitária nos Estados Unidos, demonstrou a falta de cumprimento das normas para preparo e armazenamento dos alimentos servidos nas aeronaves norte-americanas. Ao longo de quatro anos, foram identificadas mais de 1.500 irregularidades, refletidas em problemas que vão desde a falta de higiene das cozinhas – incluindo a presença de vetores -, até a manipulação inadequada dos alimentos. Segundo representantes da FDA, a enorme recorrência destes eventos faz com que as companhias aéreas sejam o principal alvo das investigações da agência reguladora, mais até do que qualquer outra empresa nos EUA.
27/11/2012 – Ministério coloca Porto Velho-RO como a única capital brasileira em situação de risco para Dengue
Resumo: Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira (27/11) pelo Ministério da Saúde, Porto Velho-RO é a única capital brasileira em situação de risco para a Dengue. Neste município, o índice de infestação (LIRAa) atingiu a marca de 5,1, ou seja, bem acima do limite considerado para o risco de surto da doença, estimado em 3,9. Na prática, este valor indica que 5,1% dos imóveis visitados na capital apresentavam larvas do mosquito transmissor da doença. O levantamento foi realizado em 1.239 municípios.
27/11/2012 – Exército participa do plano “Cem Dias de Luta contra a Dengue” no Paraguai
Resumo: Nesta terça-feira (27/11), o exército paraguaio reforçou a equipe tarefa de limpeza de focos de mosquito da Dengue, a qual vem atuando no país em face ao plano “Cem Dias de Luta contra a Dengue”, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde. Soldados e membros das brigadas civis participaram de uma cerimônia no qual o Ministro da Saúde, Antonio Arbo, afirmou que as mortes ocorridas por causa da doença é uma “responsabilidade de todos”. Neste ano, foram confirmados 29.277 casos, incluindo 69 mortes – taxa de mortalidade de 0,21% , a pior já registrada na história do país.
27/11/2012 – Casos de Norovírus se espalham pelo Reino Unido
Resumo: No último ano, o número de casos de infecção por Norovírus teve um aumento de 52%, segundo informações publicadas no site do jornal britânico “Daily Mail”. Entre julho e novembro, foram registradas 1.975 ocorrências, contra as 1.301 em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês), há atualmente 53 surtos ativos da doença no Reino Unido. Apesar deste aumento ter se perpetuado ao longo dos últimos cinco anos, autoridades públicas de saúde britânicas acreditam que esta tendência seja decorrente de novas técnicas de diagnóstico laboratorial implantadas recentemente.
27/11/2012 – Casos de Dengue caem 42% no país nos últimos dois anos
Resumo: No Brasil, o número de casos de Dengue sofreu uma queda de 42% nos últimos 02 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, houve uma redução de 78% no número de casos graves e de 62% no de mortes, no referido período. O anúncio foi feito na última terça-feira (27/11), durante o lançamento da “Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue”. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o país registrou cerca de 500 mil casos de Dengue entre janeiro e novembro deste ano, contra 750 mil no ano passado e quase 1 milhão em 2010.
27/11/2012 – Surto de gastroenterite por Salmonella sorotipo Mikawasima na Noruega
Resumo: Neste mês, o Serviço Nacional de Saúde Pública da Noruega detectou um surto de Salmonella por sorotipo Mikawasima, envolvendo casos em diversos municípios do país – Oslo, Akershus, Vestfold, Aust-Agder, Vest-Agder, Telemark, Oppland, Hordaland e Nordland. Ao todo, foram infectadas 11 pessoas, cujas idades variam entre 20 e 50 anos. Em resposta, autoridades de saúde norueguesas disponibilizaram um informativo técnico acerca da doença através da internet, o qual pode ser acessado na íntegra a partir do segundo link abaixo:
27/11/2012 – Casos de Leishmaniose Canina dobram no nordeste da Argentina
Resumo: O número de casos de Leishmaniose em cães dobrou nos últimos dois anos em Corrientes, cidade localizada no nordeste da Argentina. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano foram registrados 274 notificações, contra 141 registradas no mesmo período do ano passado. Autoridades sanitárias locais anunciaram a realização de um inquérito sorológico em um abrigo de cães localizado no bairro San Cayetano, a ser implementado nas próximas semanas. Além disso, a população está sendo convocada a participar da luta contra a doença no município.
27/11/2012 – Ministério da Saúde chileno lança “Campanha Nacional de Prevenção à Hantavirose 2012-2013”
Resumo: Na última terça-feira (27/11), o Ministério da Saúde chileno lançou a “Campanha Nacional de Prevenção à Hantavirose 2012-2013”. A campanha foi oficializada pelo Secretário Adjunto de Saúde, Jorge Diaz, porta-voz do Ministério da Saúde, durante uma cerimônia em Osorno, província localizada no sul do país. Segundo relatório divulgado no último dia 23/11, haviam sido notificados 51 casos da doença em todo o país, sendo a maioria distribuídos em três regiões: Bío Bío, Maule e Los Lagos.
27/11/2012 – Surto de Botulismo em penitênciária do Arizona (EUA): 08 casos suspeitos
Resumo: Oito detentos de uma penitenciária de segurança máxima do Arizona, estado localizado no sudoeste dos Estados Unidos, foram hospitalizados na última segunda-feira (26/11) com quadro suspeito de intoxicação por Clostridium botulinum, bactéria causadora do Botulismo. Autoridades de saúde locais disseram que o surto ocorreu horas após os presos terem consumido, de maneira ilícita, uma bebida alcoólica caseira a base de frutas fermentadas – um tipo de cerveja popularmente conhecida como “pruno”- , cujo acesso é proibido na instituição. Os prisioneiros, cujas idades variam de 20 a 35 anos, deram entrada no hospital com sintomas de visão turva, dificuldades de falar e deglutir e fraqueza muscular. Em outubro de 2011, oito detentos de uma penitenciária de Utah também contraíram a doença após consumir bebida alcoólica contaminada.
27/11/2012 – Registrada segunda morte por Meningite em Petrópolis-RJ
Resumo: Nesta semana, uma criança de quatro anos se tornou a segunda vítima fatal por Meningite em Petrópolis, município localizado na Região Serrana do RJ. Segundo as investigações preliminares, a menina teria contraído a doença durante uma festa para comemorar seu aniversário, na última sexta-feira (23/11), na Escola Municipalizada Frei Aniceto, no bairro Mosela, onde estudava. As aulas da escola foram temporariamente suspensas e os pais das crianças que estavam presentes à festa foram chamados para uma reunião de esclarecimento junto às autoridades públicas de saúde locais.
28/11/2012 – Governo libera R$ 3,6 milhões para prevenir zoonoses em 11 Estados e no Distrito Federal
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 3,6 milhões a 11 Estados mais o Distrito Federal, para prevenir zoonoses, doenças de transmissão vertical e doenças causadas por animais peçonhentos. A informação consta em uma portaria ministerial publicada nesta quarta-feira (28/11), no Diário Oficial da União (DOU), a qual autoriza a transferência do recurso a partir do Fundo Nacional de Saúde. Segundo o texto, os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para a aquisição de equipamentos e ações “visando à prevenção, proteção e promoção de saúde humana”. Os critérios para o repasse a cada município incluem, conforme a portaria: área de risco para raiva humana e cidade sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 onde existem Centros de Controle de Zoonoses.
28/11/2012 – Bauru-SP registra terceira morte por Leishmaniose Visceral neste ano
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru-SP, através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou a terceira morte por Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município, neste ano. Trata-se de uma mulher de 58 anos, moradora do bairro Vila Garcia, cujo laudo dos exames foi liberado pelo Instituto Adolfo Lutz neste meio de semana. Em 2012, Bauru totaliza 28 casos de LVA, incluindo estes 03 óbitos – dois dos quais com início de sintomas em 2011. No ano passado, foram registrados um total de 43 casos de LVA no município, sendo três deles fatais.
29/11/2012 – Scrub Tifos acomete cinco pessoas no leste da China
Resumo: Em Jiangsu, província localizada no leste da China, pelo menos cinco pessoas foram diagnosticadas com Scrup Typhus, uma forma rara de Rickettsiose, popularmente conhecida como “Tifo das Moitas”. Destas, quatro vítimas foram internadas no Hospital Zhongda, filiado à Universidade Wang Xihua. Recentemente, a doença foi responsável pela morte de duas mulheres em Guangzhou, cidade localizada na província de Guangdong – sul do país. O Scrub typhus é causado por bactérias do gênero Rickettsia tsutsugamushi, sendo transmitido por ácaros. Após um período de incubação de 6 a 20 dias, os sintomas se manifestam através da febre, cefaleia, gastroenterite, dor muscular, tosse e inflamação da membrana mucosa do estômago e do intestino. Lesões cutâneas também podem estar presentes.
29/11/2012 – ISP chileno confirma quinta morte por Hantavirose em Bío Bío
Resumo: Nesta quinta-feira (29/11), o Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile confirmou a quinta morte por Hantavirose em Bío Bío, região localizada na parte central do país. Trata-se de uma jornalista de 30 anos, que estava internada desde a semana passada no hospital provincial, e faleceu no último domingo em decorrência da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, uma das complicações da doença. Até o momento, foram registrados 20 casos de Hantavirose em Bío Bío, incluindo 38 óbitos. Em relação ao mesmo período do ano passado, as autoridades de saúde locais contabilizaram um total de 11 casos, sendo 06 destes fatais.
30/11/2012 – São Luís-MA: uma das poucas cidades brasileiras que possuí “Plano de Prevenção de Desastres Naturais”
Resumo: Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que pouco mais de 6% das cidades brasileiras possuí um “Plano de Prevenção de Desastres Naturais”, e São Luís-MA é uma delas. Na capital maranhense, a metodologia para atuar na prevenção e resposta a situações de catástrofes naturais foi iniciado em 2010, a partir do mapeamento das áreas de risco, cuja atualização ocorre a cada seis meses. Ao todo, foram implantados 19 Núcleos Comunitários de Defesa Civil em São Luís. Periodicamente, são realizadas ações de prevenção junto à comunidade, seja no período de normalidade (não chuvoso), seja no período de anormalidade (chuvoso). Além disso, a Defesa Civil disponibiliza “kits desabrigados” para as populações vulneráveis nas situações de emergência, durante estes eventos.
30/11/2012 – Cepa do vírus da Varíola de 300 anos é descoberta no norte da Sibéria
Resumo: Na última sexta-feira (30/11), cientistas franceses anunciaram a detecção de uma cepa do vírus da Varíola identificada em um corpo congelado há 300 anos em Yakutia, no norte da Sibéria. Recentemente, um estudo foi publicado na revista científica “New England Journal of Medicine”, o qual descreveu o achado e revelou o sequenciamento parcial da nova cepa encontrada. A doença, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) erradicada desde 1979, causou centenas de milhões de mortes ao redor do mundo. Para Catherine Theves, uma das pesquisadoras do projeto, a descoberta permitirá compreender melhor a evolução do vírus. Até então, só se dispunha de cepas que datavam das décadas de 50 a 80 do século passado. “Poderemos eventualmente descobrir como sofreu mutações, como se adaptou a novas pessoas, ao frio intenso”, declarou a pesquisadora.
30/11/2012 – Índia registra mais de 35 mil casos de Dengue e 216 mortes
Resumo: Neste ano, foram registrados mais de 35 mil casos de Dengue na Índia, segundo relatório divulgado pelo Ministro da Saúde, Abu Hassem Khan Choudhary. Além disso, a doença está presente em todas as grandes capitais do país. Até o último dia 15 de novembro, haviam sido registrados pelo menos 216 óbitos. Estes estatísticas recentes têm preocupado sobremaneira as autoridades públicas de saúde indianas, as quais vêm se mantendo elevadas em comparação com os anos anteriores – 16,2 mil casos e 169 óbitos em 2011 e 28 mil casos e 110 óbitos em 2012. Ainda conforme o relatório, os estados de Kerala e Karnataka são os recordistas de notificações, com 3.674 e 3.482 casos, respectivamente.
30/11/2012 – Jordânia registra dois casos fatais de infecção por novo Coronavírus
Resumo: Na última sexta-feira (30/11), foram confirmados mais dois casos fatais de infecção pelo novo Coronavírus, ambos na Jordânia. Em nota, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou um total de 09 mortes confirmadas por laboratório em decorrência do patógeno. No final de Setembro, a organização havia emitido um alerta global confirmando que um novo sorotipo viral, até então desconhecido em humanos, havia infectado um qatariano de 49 anos que viajara recentemente para a Arábia Saudita, onde outro homem também infectado pelo mesmo vírus havia morrido.
01/12/2012 – Três Lagoas-MS registra caso de Leishmaniose Visceral Humana
Resumo: Recentemente, a Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, município localizado na Região Nordeste do Mato Grosso do Sul, registrou um caso de Leishmaniose Visceral Humana. Trata-se de uma vítima de 28 anos, moradora do bairro Jardim Planalto, a qual está sendo submetida a um tratamento ambulatorial. Agentes de Saúde estiveram no bairro para realizar ações de manejo ambiental e pesquisa de animais doentes, além da detecção de mosquitos vetores. Paralelamente, um trabalho educativo, a partir da entrega de folhetos informativos de casa em casa, está sendo realizado pelos Equipes de Saúde locais. Palestas nas escolas municipais do entorno também estão incluídas no circuito. No ano passado, foram registrados 11 casos de Leishmaniose Visceral Humana na cidade, com duas mortes. Neste ano, até o momento, foram contabilizados 08 casos, sendo dois importados de outros municípios sul-mato-grossenses – um de Água Clara e outro de Brasilândia, este último fatal.
01/12/2012 – SES-MT revela crescimento de mais de 410% nos casos de Dengue em relação ao ano passado
Resumo: De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, este ano registrou um aumento de mais de 410% no número de casos de Dengue em relação ao ano passado. De janeiro a dezembro foram registradas 41.090 notificações em todo estado, com um total de 20 óbitos, número que ainda pode aumentar, uma vez que quatro casos fatais ainda aguardam confirmação laboratorial. Em 2011, haviam sido notificados 9.936 casos, o qual atesta o aumento de 413,54% verificado neste ano. A capital Cuiabá lidera o ranking de notificações com 10.550 registros, incluindo cinco óbitos. Além disso, foram contabilizados 138 casos graves, sendo 55 na capital, 22 em Várzea Grande, 11 em Sinop e 03 em Rondonópolis.
02/12/2012 – Maranhão já registra 54 casos de Raiva em cães e 02 óbitos humanos neste ano
Resumo: Após quase 15 anos sem registro de óbito por raiva canina, o Maranhão atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro, com 54 casos na região metropolitana, contabilizados até outubro deste ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado, dos 70 casos de raiva animal notificados no Brasil, 58 ocorreram no Maranhão. Para as autoridades públicas de saúde locais o aumento da população de cães abandonados nas ruas e o sucateamento dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) são os principais fatores associados ao incremento da doença. Além disso, foram registrados dois óbitos por Raiva em humanos neste ano, no estado.
02/12/2012 – Surto de gastroenterite mata uma e acomete outras 44 pessoas em Salvador-BA
Resumo: Na semana passada, um homem de 53 anos morreu e outras 44 pessoas procuraram atendimento médico com quatro de gastroenterite após frequentarem um restaurante localizado no bairro Itapuã, em Salvador-BA. Das 44 que procuraram os postos de saúde municipais, apenas uma criança permanece internada. Neste sábado (01/12), agentes da Vigilância Sanitária estiveram no local para coletar amostras dos alimentos e produtos utilizados no preparo das refeições para serem avaliadas. O laudo dos exames deve ficar pronto ainda nesta semana. O estabelecimento segue temporariamente interditado.
03/12/2012 – Grécia já registra 80 casos de Malária em 2012
Resumo: Neste ano, foram registrados 80 casos de Malária na Grécia. Erradicada no país em 1970, a doença tem ressurgido nos últimos anos, a medida que são cada vez mais escassos os recursos destinados ao setor saúde – o país passa por uma grave crise econômica. Somente 05 das mais de 20 regiões do país mantiveram neste ano os programas de combate ao mosquito transmissor. O panorama de reemergência da doença fez com que a entidade de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras (MSF)” lançassem uma operação de combate à Malária equivalente à realizada recentemente na África. “Deixar um país europeu voltar a ter casos da Malária é um sintoma muito grave da crise”, afirmou o diretor de operações da entidade, Apostolos Veizis.
03/12/2012 – Meningite no Ceará: casos da doença superam estatísticas de 2011
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), houve um aumento de 6,6% no número de casos de Meningite no estado em relação ao ano passado. Os dados foram divulgados no último boletim epidemiológico divulgado no dia 20 de novembro. Neste ano, foram registrados 80 casos em 22 municípios – cinco casos a mais que em 2011- , sendo 54 somente em Fortaleza. Para o Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, a situação é de equilíbrio, podendo ser comprovado através do número de mortes relacionadas à doença – 17 no total, contra 20 no ano passado. “De quatro em quatro anos, notamos um certo aumento de casos da doença, depois a incidência retorna a normalidade, já que temos meningite o ano inteiro”, analisa.
03/12/2012 – Estudo revela que ancestral comum das cepas modernas causou Pandemia de Peste Negra na Europa Medieval
Resumo: Nesta semana, uma equipe de cientistas liderada pelo Drº Johannes Krause, da Universidade de Tübingen, na Alemanha, revelou que a Pandemia de Peste Negra, que matou mais de 100 milhões de pessoas na Europa na Era Medieval, foi causada por uma bactéria ancestral das cepas atualmente circulantes de Yersinia pestis. Ao comparar o genoma reconstituído de uma cepa medieval da bactéria, mapeado no ano passado, com 311 estirpes modernas, cientistas concluíram que 275 destes exemplares eram descendentes de um ancestral comum mais letal. O trabalho foi descrito em um artigo publicado neste mês na revista científica PloS One.
03/12/2012 – Surto de Legionelose em Melbourne (Austrália)
Resumo: Desde o final de novembro, o Departamento de Saúde de Melbourne, na Austrália, vem investigando um surto de Legionelose na região conhecida como Bundoora. Até o momento, três casos da doença foram registrados na cidade, sendo dois homens e uma mulher, com idades entre 38 e 72 anos. A principal suspeita é a de contaminação das torres de resfriamento do edifício onde as vítimas trabalhavam, as quais foram interditadas na última sexta-feira para serem submetidas à desinfecção. Neste ano, foram registrados 55 casos da doença na Austrália - sete a menos do que havia sido notificado em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, uma pessoa morreu vítima da doença em 2012.
03/12/2012 – Dengue já matou mais de 400 pessoas na América Latina este ano
Resumo: A Dengue continua sendo um dos principais problemas de saúde pública na América Latina. Neste ano, mais de 400 pessoas morreram e outras 161 mil foram infectadas na região. Somente no Paraguai, foram registrados 29.277 casos, incluindo 69 óbitos – taxa de mortalidade de 0,21%, segundo comunicado do Ministro da Saúde, Antonio Arbo. Tal panorama tem sido alvo de preocupação por parte dos governos da região, os quais tem investido forte em campanhas para evitar a propagação da doença em seus territórios.
03/12/2012 – Surto de Raiva Canina no norte da Suazilândia
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Agricultura da Suazilândia confirmou a ocorrência de um surto de Raiva Canina no norte do país. O propagação vertiginosa da doença na Região Norte deixou perplexa as autoridades públicas de saúde locais, uma vez que, há quase 02 meses, uma grande campanha de vacinação foi realizada contemplando cães e gatos em todo o país. As áreas mais afetadas são: Manzini, Ludzeludze, Ngabezweni e Dwaleni. Em resposta, uma nova campanha de vacinação está sendo planejada para as áreas mais atingidas.
03/12/2012 – Casos de Gripe aumentam em cinco estados norte-americanos
Resumo: A chegada da temporada de frio promete elevar substancialmente o número de casos de Gripe nos Estados Unidos, segundo as autoridades de saúde locais. Pelo menos cinco estados já sinalizaram para o aumento na incidência da doença nas últimas semanas – Mississippi, Louisiana, Alabama, Tennessee e Texas. No entanto, a boa notícia é a de que a população norte-americana parece estar preparada para uma eventual propagação da doença. De acordo com o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Dr. Thomas Frieden, mais de um terço da população já foi vacinada este ano, aliado ao fato de que a vacina vem se mostrado eficaz contra as cepas virais circulantes no país.
03/12/2012 – Pacientes com SRAG são transferidos para Bélem do Pará
Resumo: No último fim de semana, a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa) decidiu transferir para a capital Belém os cinco pacientes, com quadro clínico mais delicado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que estavam internados no Hospital Municipal de Curuçá, município localizado no nordeste paraense. O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Sespa segue investigando o surto, cuja causa ainda continua indefinida. Além dos cinco vítimas transferidas, outras 14 pessoas apresentaram sintomas da doença, sendo que uma delas, uma jovem de 17 anos, morreu na UTI da Santa Casa na noite do último sábado (01/12). Amostras das vítimas foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PA).
04/12/2012 – Surto de Antraz deixa em alerta as autoridades de saúde da Armênia
Resumo: Neste ano, foram registrados 55 casos de Antraz na Armênia, o que deixou em estado de alerta as autoridades de saúde locais. Até o momento, 10 casos já foram confirmados por laboratório. Em Gegarkunik, região localizada no sudeste do país e, considerada o epicentro do surto, pelo menos 21 pessoas foram hospitalizadas com suspeita da doença. Além disso, animais infectados também foram detectados nas regiões de Tavush e Armavir, localizadas no norte e sudoeste do país, respectivamente. A doença é causada pela bactéria Bacillus anthracis, cujos esporos podem permanecer no solo por um período de até 100 anos.
04/12/2012 – HPA britânica alerta para ascensão dos casos de Norovírus na Grã-Bretanha
Resumo: Nas últimas duas semanas, a Agência de Proteção à Saúde (HPA) britânica vem fazendo um alerta para o aumento na incidência de infecções por Norovírus na Grã-Bretanha. Até o momento, foram registrados 2.313 casos da doença neste ano, o que significa um aumento de 64% em relação ao total de notificações no mesmo período do ano passado, quando houve 1.412 ocorrências. Para as autoridades públicas de saúde locais, estes números, apesar de elevados, podem estar subestimados. Estima-se que para cada caso confirmado de Norovírus no Reino Unido existam outros 288 não identificados.
04/12/2012 – Ministério da Saúde traça mapa da Dengue no país
Resumo: Recentemente, o Ministério da Saúde realizou um levantamento mapeando as áreas de risco para a Dengue no país. Ao todo, foram vistoriados 1,2 mil municípios, dos quais 375 se encontraram em situação de alerta para a doença, uma vez que 1% a 3,9% dos imóveis visitados tinham focos do mosquito transmissor. Em alguns municípios a situação pode ser considerada alarmante. Apenas em Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos 77 municípios brasileiros em situação de risco, foram encontradas larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis visitados. Já na Bahia, somente 16 dos 417 municípios não registraram casos da doença este ano.
04/12/2012 – Minas lança seu Plano de Ação Emergencial durante período de chumas
Resumo: Nesta semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais lançou seu “Plano de Ação para Emergências” durante o período de chuvas. As demandas de trabalho durante as catástrofes naturais englobam vários setores para garantir o atendimento às populações atingidas, com participação integrada das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social (Sedese), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Bombeiros, Fundação Estadual do Meio Ambiente Feam), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Fundação Rural Mineira (Ruralminas). Enquanto a prevenção e a reconstrução dos municípios atingidos cabe às prefeituras, é obrigação do Estado providenciar socorro emergencial e reconstrução das cidade que não conseguem se reerguer, conforme o texto. Tendo em vista a verba de R$ 4,4 bilhões prevista no orçamento dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional para a reconstrução e prevenção no período chuvoso, apenas R$ 1,3 bilhão foi gasto neste ano, o que se justifica pela demora na aprovação dos projetos. Neste ano, 13 pessoas morreram vítimas de Desastres Naturais em Minas.
05/12/2012 – Piracicaba-SP já registra 08 mortes por Febre Maculosa este ano
Resumo: Segundo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba-SP, na tarde desta quarta-feira (05/12), houve 08 mortes por Febre Maculosa no município, desde o início do ano. Até o momento, foram notificados 45 casos, send 10 confirmados e 16 descartados. Além disso, 19 casos seguem em andamento, aguardando o término das investigações. Outras 06 mortes suspeitas também estão sendo investigadas. Em nota, a secretaria informou que “os dados são provisórios e sofrem constantes variações por conta do resultado dos casos em andamento. A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba avalia caso a caso as notificações e trabalha com ações de prevenção e orientação aos municípios sobre a doença”.
05/12/2012 – Laudo aponta que surto de SRAG no Pará não foi causado por nenhum vírus da Gripe
Resumo: Segundo laudo divulgado pelo Instituto Evandro Chagas, nesta quinta-feira, o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRA) registrado no nordeste Pará não foi causado por nenhum vírus da Gripe. Os exames foram realizados em cada uma das 19 pessoas acometidas. Um óbito foi registrados na noite do último sábado (01/12), envolvendo uma gestante de 17 anos, a qual estava internada na UTI da Santa Casa. Até o momento, nenhum diagnóstico confirmou a causa da contaminação coletiva. A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) informou que três pacientes que estavam internados no Hospital Municipal de Curuçá receberam alta neste meio de semana.
05/12/2012 – Surto de gastroenterite por Norovírus atinge 48 pessoas no sudeste do Japão
Resumo: Em Osaka, cidade localizada no sudeste do Japão, um surto de gastroenterite envolvendo 48 pessoas foi registrado nesta quarta-feira (05/11). Segundo as autoridades de saúde locais, um homem de 76 anos e uma mulher de 88 anos, vítimas da doença, chegaram a ser internados em um hospital de Daito - em Osaka, mas não resistiram. Apesar dos esforços durante as investigações preliminares, ainda não foi possível identificar a fonte do surto. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, 2012 tem apresentado uma das maiores taxas de infecção anual por Norovírus já registradas no país.
05/12/2012 – Governo do Sudão promove campanha de vacinação contra a Febre Amarela em Darfur
Resumo: Nesta semana, autoridades públicas de saúde sudanesas reafirmaram o sucesso da campanha de vacinação contra a Febre Amarela na região de Darfur. Até o momento, foi possível alcançar uma cobertura vacinal de 90% da população, ou seja, bem acima da meta inicial de 80% estabelecida há uma semana pelo governo. Com o término programado para esta quinta-feira (06/12), apenas as localidades de Mukjar e Bendessey ainda permanecem com a campanha em curso. Entre 02 de setembro e 29 de novembro, o número total de casos suspeitos da doença chegou a 677, incluindo 164 mortes, segundo comunicado emitido pelas autoridades de saúde locais.
06/12/2012 – Surto de Sarampo entre refugiados na República de Myanmar (ex-Birmânia)
Resumo: Nesta quinta-feira (06/11), autoridades de saúde locais registraram um surto de Sarampo em um campo de refugiados de Kachin, estado localizado no norte da República de Myanmar – antiga Birmânia. Segundo funcionários do Departamento de Saúde da Organização para Independência de Kachin (KIO), a doença tem se espalhado entre crianças menores de 12 anos. Até o início de novembro, apenas dois casos haviam sido confirmados na estalagem, porém, em pouco mais de um mês, mais de 40 crianças já foram diagnosticadas com a doença. Uma campanha de vacinação foi iniciada esta semana no local. Em março, uma ampla campanha já havia sido realizada durante 10 dias em todos os estados, mediante ajuda da Unicef e da OMS.
06/12/2012 – Guia de Saúde – Viagens de Navio é lançado em inglês e espanhol
Resumo: O Guia de Saúde – Viagens de Navio, lançado em janeiro deste ano pelo Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi), recebeu nesta semana novas versões em inglês e espanhol. A publicação visa fornecer orientações valiosas sobre prevenção de doenças e agravos que podem acometer passageiros em embarcações. De acordo com a autora e coordenadora do projeto, a médica Isabella Ballalai, “o objetivo é educar os viajantes para a prevenção de danos à saúde”, como por exemplo, as infecções gastrointestinais, bastante comuns em navios. Assim como a edição original, o guia traduzido para os outros idiomas poderá ser encontrado e baixado gratuitamente no site do CBMEVi – segundo link abaixo.
06/12/2012 – Desastres Naturais: Tufão Bopha mata mais de 500 e deixa 250 mil desabrigados nas Filipinas
Resumo: Nesta quinta-feira (06), autoridades locais afirmaram que a passagem do Tufão Bopha deixou um rastro de devastação e morte no sul das Filipinas. O saldo da catástrofe foi a morte de mais de 500 pessoas, o desaparecimento de outras 400, além de mais de 250 mil desabrigados. Considerada uma das piores catástrofes já registradas no arquipélago, com ventos superiores a 200 km/h, o Tufão Bopha atravessou o sul da ilha de Mindanao durante a madrugada de terça (04/12) para quarta-fira (05/12), varrendo e inundando uma faixa de 700 km de terra. Equipes de resgate recuperaram ao menos 477 corpos nesta quinta-feira (06/12): 258 na costa leste e 191 perto das cidades de Nova Bataan e Monkayo – uma região de pequenas minas de ouro clandestinas nas montanhas, portanto, vulneráveis ao deslizamento de terra.
06/12/2012 – Coréia do Sul detecta animal com suspeita de Febre Aftosa
Resumo: Na última semana, autoridades sanitárias sul coreanas divulgaram a detecção de um animal com suspeita de Febre Aftosa. O caso, envolvendo uma vaca doente, foi registrado em uma fazenda de Cheongdo, condado localizado no norte da província de Gyeongsang – a cerca de 350 km da capital Seul. Em comunicado, o Ministério da Agricultura adotar uma fiscalização rigorosa, com o intuito de evitar a propagação explosiva da doença por todo o país, como a que ocorreu em 2010-2011, o que representou um custo de 3 trilhões de wons (moeda local) – o equivalente a 2,77 bilhões de dólares.
06/12/2012 – Mosquito geneticamente modificado poderá ser uma nova arma no combate a Dengue
Resumo: Na Flórida, cientistas norte-americanos aguardam a autorização do governo dos Estados Unidos para realizar a experiência de liberar centenas de milhares de mosquitos geneticamente modificados, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. A técnica consiste na liberação de mosquitos machos portadores de genes defeituosos, os quais são transmitidos aos descendentes prejudicando seu desenvolvimento e reduzindo, a longo prazo, a população destes insetos. Caso seja aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), responsável pela regulação de alimentos e medicamentos no país, esta será a primeira experiência deste tipo nos Estados Unidos. O governo local acreditava que a doença estava erradicada da região, porém, a detecção de 93 casos entre 2009 e 2010, deixou em alerta as autoridades públicas de saúde no sudeste do país.
06/12/2012 – Epidemia de Febre Amarela no Sudão é uma das piores na história do continente africano
Resumo: Nesta semana, o porta-voz da OMS no Sudão, Anshu Banarjee, afirmou que a epidemia de Febre Amarela que atualmente assola a população de Darfur, no oeste do país, é uma das piores na história do continente africano. Desde o dia 02 setembro, quando foram detectados os primeiros casos, a doença já causou a morte de 165 pessoas. Desde então, foram reportados pelo menos 732 casos. “De todos os pontos de vista, essa epidemia pode agora ser classificada como a mais importante desde 1990”, declarou o representante. Em países vizinhos, as consequências foram menores graças aos programas e estratégicas de vacinação.
06/12/2012 – Estudo detecta as principais zonas de risco para grandes tremores
Resumo: Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, anunciaram a conclusão de um estudo voltado para a detecção das principais áreas de risco para grandes terremotos, como os que devastaram a Indonésia e o Japão anos últimos anos. O estudo, publicado na última quarta-feira (05/12) na revista européia “Solid Earth”, analisou 1.500 terremotos e cruzou as informações com dados de mapas, com a ajuda de um algoritmo projetado originalmente para analisar as preferências de usuários na internet. Os resultados mostraram que quase 90% dos piores incidentes do século 20 foram em dois tipos de região – “Descobrimos que 87% dos 15 tremores mais fortes registrados no último século (de magnitude 8,6 ou maior) são associados às regiões situadas na interseção entre uma zona de fratura oceânica e uma zona de subducção”, afirmou Dietmar Müller, coordenador do projeto.
06/12/2012 – Índia registra mais de 37 mil casos de Dengue e 227 mortes neste ano
Resumo: Neste ano, foram registrados mais de 37 mil casos de Dengue na Índia, incluindo 227 mortes , segundo nota divulgada pelo Ministro da Saúde e Estado, Abu Haseem Khan Choudhary. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 97% e de 34% em relação ao número de casos e de óbitos no país, respectivamente. No ano passado, foram notificados 18.860 casos de Dengue, com 169 mortes, enquanto que em 2010, foram documentados mais de 28 mil casos, além de 110 mortes. Dentre os principais fatores que contribuíram para a propagação da doença na Índia, nos últimos anos, Choudhary citou o crescimento acelerado e sem precedentes da população, o acelerado processo de urbanização e a gestão inadequada de resíduos, sobretudo nos grandes centros urbanos.
07/12/2012 – Surto de Legionelose deixa em alerta as autoridades de saúde no sudoeste do Canadá
Resumo: Em Alberta, província localizada no sudoeste do Canadá, a detecção de um surto de Doença dos Legionários deixou em alerta as autoridades de saúde locais. Até o momento, seis casos foram confirmados na região de Calgary, segundo dados da Agência de Saúde de Aberta. No início da semana, representantes da agência afirmaram que grande parte do trabalho investigativo está sendo direcionado para a identificação de potenciais fontes de infecção à bactéria Legionella pneumophyla, causadora da doença.
07/12/2012 – HPA britânica confirma surto de Sarampo no Reino Unido
Resumo: No Reino Unido, a Agência Britânica de Proteção à Saúde (HPA, sigla em inglês), confirmou a ocorrência de um surto de Sarampo no Noroeste da Grã-Bretanha. Mais de 600 casos foram confirmados somente neste ano, sendo a maioria em Merseyside e no oeste de Lancashire. Para o Ken Lamden, um dos coordenadores da HPA, a baixa adesão a vacina MMR – que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola – no final dos anos 90, foi um dos principais fatores responsáveis pela proliferação da doença.
07/12/2012 – Laboratório confirma Doença da Floresta de Kyasanur como causa da morte de macacos na Índia
Resumo: Nesta semana, o Instituto Nacional de Virologia de Pune – localizado no estado de Maharashtra, na Índia - confirmou a Doença da Floresta de Kyasanur (FKD) como a causa da morte de macacos encontrados recentemente no Parque Nacional de Bandipur. Ao todo, 12 animais foram encontrados mortos no local. Até o momento, nenhum caso foi documentado entre funcionários do parque, tampouco nos moradores do entorno da reserva. Descrita pela primeira vez em 1957, na Floresta de Kyasanur de Karnataka na Índia, a doença cursa com febre elevada, dores de cabeça, vômitos epistaxe e gengivorragia, em humanos. Em algumas regiões, a taxa de mortalidade pode alcançar 10% dos casos. Ratos, porcos-espinho e macacos são os principais reservatórios da doença, que tem como vetor ninfas de carrapatos da espécie Haemaphysalis spinigera.
07/12/2012 – Surto de Caxumba no norte da Espanha
Resumo: Em Austúria, principado localizado no norte da Espanha, um surto de Caxumba tem colocado em alerta as autoridades de saúde local. As principais vítimas são homens com idade entre 15 e 34 anos previamente não-vacinados. A maioria dos casos foram detectados nas regiões de Avilés, Oviedo e Gijón, onde a incidência tem sido significativamente mais elevada que a média anual.
07/12/2012 – Terremoto de 7,3 graus atinge o nordeste do Japão e dispara alerta de Tsunami
Resumo: Na última sexta-feira (07/12), um terremoto de 7,3 graus na Escala Richter atingiu o nordeste do Japão. O tremor levou as autoridades locais a disparar um alerta de Tsunami na mesma zona assolada pelo devastador terremoto de março de 2011. O forte abalo ocorreu às 17h18 (07h18 horário de Brasília) e foi sentido em 20 províncias do Japão, incluindo Tóquio. O alerta de Tsunami foi soado durante duas horas, já que no litoral das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima foram detectadas altas do nível das águas. O terremoto de hoje teve seu epicentro no Oceano Pacífico a cerca de 240 quilômetros do litoral de Miyagi, em cuja capital, Sendai, o aeroporto teve que ser evacuado e mais de 15 vôos foram cancelados.
08/12/2012 – Surto de gastroenterite por Norovírus em navio de cruzeiro na Alemanha
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde de Wiesbaden, capital de Hessen – estado localizado no Centro-Oeste da Alemanha -, determinaram a instalação de quarentena em um navio holandês que navegava pelo Rio Reno e iria atracar na cidade, após a confirmação de um surto de gastroenterite por Norovírus. Na tarde de sábado (08/12), cerca de 60 pessoas apresentaram sintomas de náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Conforme determinação, todos os 145 passageiros e 42 tripulantes deverão permanecer a bordo da embarcação até que sejam concretizadas as ações de controle da doença.
08/12/2012 – Justiça determina recolhimento de lotes de Shampoos contaminados
Resumo: No último sábado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão filiado ao Ministério da Justiça, determinou o recolhimento de mais de 500 Shampoos contaminados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, a qual pode representar sérios riscos à saúde. O produto, da linha Avon Care Hidratante – lote LP 3182, fabricado em 13 de novembro de 2012 e com validade até 2015 -, havia sido colocado à venda em todo o país mediante embalagens de 1 litro. O fabricante informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está recolhendo voluntariamente as 558 unidades do produto contaminado.
08/12/2012 – Estudo visa desenvolver aplicativo para monitoramento de terremotos através de celulares
Resumo: Nesta semana, cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, anunciaram o início de um estudo, cuja proposta é desenvolver um aplicativo de celular para auxiliar no monitoramento de terremotos. O objetivo principal é utilizar os acelerômetros, presentes nesses dispositivos, para criar uma rede ultrarrápida de compartilhamento de informação, em tempo real, sobre os abalos sísmicos. O projeto foi apresentado durante a reunião de outono da União Geofísica Americana (AGU, sigla em inglês), considerado o maior encontro anual de especialistas na área.
08/12/2012 – Surto de diarreia aguda em uma escola estadual de Ouro Preto-MG
Resumo: Em Santa Rita do Ouro Preto – Região Central de Minas Gerais, cerca de 150 pessoas, entre alunos e funcionários, foram diagnosticadas com intoxicação alimentar, na última quarta-feira (05/12), após consumir a merenda em uma escola estadual. A principal suspeita é a de contaminação do macarrão com maionese servido. As aulas foram suspensas na referida instituição de ensino durante o restante da semana, sendo retomadas nesta segunda-feira. A Superintendência de Ensino de Ouro Preto informou que aguarda os laudos laboratoriais das amostras de alimentos e dos indivíduos acometidos, para conhecer as causas da contaminação.
09/12/2012 – Sul do México já registra 12 mortes por Influenza A H1N1
Resumo: Em Oaxaca, estado localizado no sul do México, pelo menos 12 mortes foram registradas em decorrência do Vírus Influenza A H1N1. De acordo com as autoridade de saúde locais, até a 48ª Semana Epidemiológica haviam sido documentados 307 casos. Em contrapartida, foram aplicadas, ao longo de todo o ano, 56.818 doses da vacina contra a Gripe, além de 9 mil doses da Vacina Pneumocócica. A prevalência de baixas temperaturas nesta época do ano tem sido um dos principais fatores associados à proliferação da doença. Além disso, o estado de Oaxaca conta com 138 municípios situados a aproximadamente dois mil metros acima do nível do mar, o que contribuí mais ainda para a queda nos termômetros.
09/12/2012 – Misteriosa epidemia de Doença Renal atinge trabalhadores rurais na América Central
Resumo: Na América Central, milhares de trabalhadores do setor agrícola são diagnosticados e morrem a cada ano por conta de uma misteriosa Doença Renal Crônica (DRC). A recorrência destes casos ao longo dos últimos anos intrigou cientistas da região. Após anos de pesquisa, especialistas conseguiram determinar as características da doença, no entanto, suas causas específicas ainda permanecem obscuras. Este mal afeta especialmente trabalhadores do setor agrícola, principalmente cortadores de cana das áreas do Pacífico de El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Nos últimos 20 anos, foram documentados mais de 20 mil casos da doença, o que deixou em alerta tanto a comunidade científica, quanto as autoridades de saúde.
10/12/2012 – Ilha da Madeira registra mais de 2 mil casos de Dengue
Resumo: Pelo menos 2.005 casos de Dengue foram notificados na Ilha da Madeira – arquipélago português localizado na costa africana -, desde o dia 03 de outubro até a última sexta-feira (07/12). Apesar do elevado número de casos, o total de notificações vem sofrendo redução semana a semana, nos últimos 30 dias – 219, 102 e 49 casos, este último referente a semana passada. O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou um plano estratégico de combate a doença, para evitar a propagação do vírus pelo continente.
10/12/2012 – Raiva mata 13 pessoas em Pequim na China
Resumo: Neste ano, treze pessoas já morreram em Pequim, na China, em consequência da Raiva. Para os especialistas chineses em Saúde Pública, o aumento do número de mortes está associado à falta de um programa de vacinação eficaz na capital. No ano passado, cinco pessoas morreram vítimas da doença. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) chinês, em 12 dos 13 casos as vítimas não procuraram o atendimento médico para implementar a vacinação após sofrerem a agressão.
11/12/2012 – Paraíba registra 11,3 mil casos de Dengue
Resumo: De janeiro até o último dia 08/12 – data que marcou o final da semana epidemiológica nº 49 -, foram documentados 11,3 mil casos de Dengue na Paraíba, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), nesta terça-feira (11/12). Um dado que chamou a atenção das autoridades públicas de saúde foi que 40 (17,93%) dos 223 municípios paraibanos não sinalizaram nenhuma notificação para a doença neste ano. Conforme o boletim, no período foram notificados 155 casos graves, sendo 39 de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 166 de Dengue com complicações (DCC). Até o momento, dez casos graves evoluíram para óbito.
11/12/2012 – Alerta para Coqueluche nos Estados Unidos
Resumo: Nos Estados Unidos, o aumento do número de casos e mortes por Coqueluche, observados nos últimos dois anos, tem deixado em alerta as autoridades de saúde locais. Pelo menos 18 crianças morreram neste ano vítimas da doença. Além disso, mais de 18 mil casos da doença já foram documentados em 2012, configurando a maior taxa de infecção nos últimos 70 anos. Para o Dr. Gregory Polônia, consultor e especialista em doenças infecciosas do Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC, sigla em inglês), diversos fatores podem estar associados ao incremento das taxas de morbimortalidade da doença, dentre os quais: redução da imunidade, especialmente entre adultos; o possível viés na resposta imune das crianças à bactéria causadora da doença, tendo em vista a utilização da vacina celular na primeira infância; a possível existência de estirpes bacterianas resistentes; a deficiência nas recomendações e orientações à população, inclusive sobre a importância da vacinação; maior prevalência de viagens e interação global, o que facilita a introdução de cepas bacterianas mais resistentes no país e; a má administração da vacina.
11/12/2012 – Surto de Varíola Bovina no Estado do RJ: autoridades sanitárias se reúnem para discutir estratégias de prevenção e controle
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias fluminenses se reuniram para discutir as estratégias de prevenção e controle a sere adotadas frente ao surto de Varíola Bovina que ocorre na divisa entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana. O encontro foi realizado em dois dias (11 e 12 de dezembro) na Escola Municipal Luno Ferreira de Araújo, em Morro do Coco – Campos dos Goytacazes. Participaram das discussões esquipes das secretarias de Saúde e de Agricultura, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Defesa Sanitária Estadual e do Laboratório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbel Kury, entre os meses de agosto e dezembro, foram notificados 10 casos da doença. Já o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, salientou que não existe vacina para prevenir a doença nos animais, como acontece contra a Raiva, Brucelose e Manqueira. “Todas as vacinas, existentes no mercado, são disponibilizadas pela Secretaria de Agricultura para os pequenos produtores rurais”, informou o secretário. Segundo o chefe do Núcleo de Defesa Sanitária Animal, Claudio Vilela, a zoonose é provocada pela má higienização das tetas das vacas.
11/12/2012 – Casos de Coqueluche chegam a 66 em Campinas-SP
Resumo: Neste ano, foram registrados 66 casos de Coqueluche em Campinas-SP, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Este número representa um aumento de 488% na incidência da doença em relação ao ano passado, quando foram registrados 13 casos. Em 2010, apenas 09 casos haviam sido documentados no município. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Maria do Carmo Ferreira, explicou que o aumento não está relacionado com uma possível mutação da bactéria que causa a doença, mas sim ao ciclo epidêmico da Coqueluche, que atingiu todo o mundo. A coordenadora afirmou ainda que, em Campinas, como em geral, as crianças com até um ano são as principais vítimas.
13/12/2012 – Governo Federal apresenta plano de ação para período de chuvas nas regiões Sul e Sudeste
Resumo: Nesta quarta-feira (12/12), o governo federal apresentou, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, seu plano de ação para proteger e atender a população frente a Desastres Naturais. Com a chegada do período de chuvas, o governo federal disponibilizará um investindo de R$ 7,7 bilhões em ações para o enfrentamento de catástrofes naturais. Entre as medidas, estão incluídas ações emergenciais e preventivas de Defesa Civil, obras de drenagem e contenção de encostas, além de novas unidades do “Programa Minha Casa Minha Vida”. Complementando, o governo está investindo ainda em outras estratégicas, tais como: a Força Nacional de Emergência, a Força Nacional do SUS, o Grupo de Apoio a Desastres (GADE), em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em ações de monitoramento e mapeamento de risco hidrológico, em oficinas de capacitação e simulados para treinamento de populações vulneráveis, além de outras ações específicas para acelerar a resposta nas situações de desastres.
13/12/2012 – Casos de Malária no Pará reduziram mais de 30% em um ano
Resumo: No Pará, houve uma redução de 30%, em um ano, no número de casos de Malária, conforme dados divulgados na última quarta-feira (12/12), pelo Departamento de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa). Segundo o órgão, a queda registrada foi de 182 mil para 88 mil casos, em dois anos. Os dados foram apresentados durante um evento, cujo objetivo foi avaliar a situação epidemiológica de Malária em 27 municípios paraenses. Em um ano, ocorreu uma redução de 32% no número de casos da doença no Estado, isto é, de janeiro a novembro de 2012, foram registrados 73.366 casos de Malária contra 107.965, em relação ao mesmo período de 2011.
13/12/2012 – Desastres Naturais: Governo do RJ anuncia conclusão das principais obras de contenção de encostas na Região Serrana
Resumo: Nesta quarta-feira (12/12), o governo do RJ anunciou a conclusão das principais obras de contenção de encostas na Região Serrana do Estado. As obras atendem ao Programa de Prevenção de Desastres Naturais, como preparação para o período de chuvas que se aproxima com a chegada do verão. Ao todo, foram implementadas 17 contenções de encosta em Teresópolis e 28 em Nova Friburgo, além da reconstrução de 62 pontes e passarelas destruídas pelas chuvas. De acordo com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estão sendo investidos R$ 2,6 bilhões, em recursos federais e do Estado, em mais de 60 obras de contenções de encosta, na dragagem de rios, recuperação de rodovias, no pagamento de alugueis sociais e na implantação de sistemas de alerta por sirenes.
13/12/2012 – Desastres Naturais: Governo do RJ anuncia conclusão das principais obras de contenção de encostas na Região Serrana
Resumo: Nesta quarta-feira (12/12), o governo do RJ anunciou a conclusão das principais obras de contenção de encostas na Região Serrana do Estado. As obras atendem ao Programa de Prevenção de Desastres Naturais, como preparação para o período de chuvas que se aproxima com a chegada do verão. Ao todo, foram implementadas 17 contenções de encosta em Teresópolis e 28 em Nova Friburgo, além da reconstrução de 62 pontes e passarelas destruídas pelas chuvas. De acordo com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estão sendo investidos R$ 2,6 bilhões, em recursos federais e do Estado, em mais de 60 obras de contenções de encosta, na dragagem de rios, recuperação de rodovias, no pagamento de alugueis sociais e na implantação de sistemas de alerta por sirenes.
13/12/2012 – USP oferece ambulatório gratuito para atender viajantes
Resumo: O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), está oferecendo um serviço gratuito para atender viajantes. O “Ambulatório do Viajante” tem por objetivo acabar com a desinformação de quem vai viajar, principalmente para áreas consideradas de risco para determinados agravos. Segundo a infectologista Karen Mirna Marejón, uma das criadoras do ambulatório, nem sempre as agências de turismo estão preparadas para fornecer informações apropriadas aos viajantes. Além disso, a facilidade na compra de passagens pela internet amplia mais ainda a desinformação, acrescenta. Para a médica, é importante as pessoas saberem o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco. O ambulatório atende no campus – Av. Bandeirantes, 3.900 – às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h, com agendamento prévio pelo telefone (16) 3602-2695.
13/12/2012 – Ministério da Saúde do Gabão registra 15 casos de Chikungunya na costa oeste do país
Resumo: Em Lebreville, capital do Gabão, pelo menos 150 casos de Febre do Chikungunya foram registrados neste mês, segundo comunicado da Ministra da Saúde, Marie Josée Ndombi. A atual situação preocupa, uma vez que um surto da doença já havia sido detectado no mês passado na cidade de Mouila, a 444 km ao sul de Lebreville. Em resposta, comitês de crise foram instalados em aeroportos e centros de saúde do país. Em 2007, outro surto da doença atingiu mais de 21 mil pessoas no Gabão.
13/12/2012 – Bauru-SP registra mais um caso de LVA
Resumo: Nesta última quinta-feira (13/12), mais um caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. Conforme nota divulgada pela assessoria de comunicação do órgão, trata-se de uma adolescente de 17 anos, moradora do Parque Santa Edwirgens, a qual foi tratada no Hospital São Lucas. Com este, o município já totaliza 30 casos neste ano, sendo três óbitos. Em 2011, haviam sido registrados 44 casos da doença, incluindo também três óbitos.
13/12/2012 – Leite contaminado por Salmonela sp. é recolhido após casos de intoxicação na Pensilvânia
Resumo: Na Pensilvânia, estado localizado no nordeste dos Estados Unidos, uma marca de leite não pasteurizado, contaminado por Salmonela sp., foi retirado das prateleiras das lojas e supermercados após a detecção de vários casos de intoxicação alimentar associada ao produto. De acordo com o coordenadora do Departamento Estadual de Agricultura, Samantha Elliott Krepps, os rebanhos de quatro fazendas estão sendo apontados como responsáveis pela contaminação do alimento. Apesar de terem sido colhidas amostras dos animais, o laudo dos exames ainda não ficou pronto, acrescentou. A maioria dos indivíduos afetados pertenciam ao condado de Chester, no sudeste do estado.
14/12/2012 – Surto de Caxumba afeta população adulta na Ilha de Man (Reino Unido)
Resumo: Na Ilha de Man, uma possessão britânica localizada no Mar da Irlanda, um surto de Caxumba tem acometido a população adulta neste ano. Até o final de novembro, pelo menos 196 casos haviam sido registrados. Para o Dr Paul Emerson, consultor de Medicina em Saúde Pública, a recente propagação da doença ocorreu devido a uma combinação de diversos fatores. Na década de 1990, a adesão a vacina MMR sofreu uma queda considerável em função de uma teoria infundada a qual afirmava que esta poderia levar a um quadro de autismo. Teoria esta que posteriormente foi cientificamente descartada. Como consequência, a maioria dos casos concentrou-se entre indivíduos adultos não-vacinados na infância.
15/12/2012 – Colômbia registra surto de Hepatite A em escolas municipais de Mahates.
Resumo: Em Mahates, município colombiano localizado no estado de Bolívar – região norte do país, o Departamento de Saúde detectou um surto de Hepatite A em instituições de ensino locais. Dos 15 casos documentados neste mês, 13 ocorreram entre estudantes da Escola Municipal Camilo Torres, situada no bairro Vera – 05 casos confirmados laboratorialmente e 07 por critério clínico-epidemiológico. Uma ampla investigação está sendo realizada em toda a rede de ensino de Mahates. Na escola Olier Martínez Lázaro, localizado no distrito de Santander, amostras da água da piscina testaram positivo para o vírus da Hepatite A e Rotavírus.
15/12/2012 – Surto de Sarampo no nordeste da Nigéria
Resumo: Em Birnin Kebbi, estado localizado no nordeste da Nigéria, um surto de Sarampo tem deixado em alertas as autoridades de saúde locais. Até o momento, 37 casos foram registrados em áreas rurais da região – principalmente, Runtuwa e Gawasu, em Ambrusa, somente nos últimos 15 dias. Há duas semanas, sete crianças morreram vítimas da doença. Até então, 275 crianças haviam sido diagnosticadas com a doença.
15/12/2012 – Surto de gastroenterite acomete 500 pessoas em San Jose de Maipo - Chile
Resumo: No Chile, pelo menos 400 pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar na semana passada. O surto ocorreu na província de San Jose de Maipo, durante um evento comemorativo de uma corporação de seguridade social, o qual reuniu mais de 1.100 pessoas em um Resort. As vítimas foram atendidas nos hospitais San Jose de Maipo, Sotero del Rio e Martinez Josefina. De acordo com a coordenadora do Departamento de Saúde da região, Rosa Oyarce, a falta de condições adequadas no prepara o armazenamento dos alimentos servidos em grandes eventos representa uma grande afronta à Saúde Pública no país. Frente a isto, serão aplicadas duras penas caso sejam comprovadas irregularidades por parte dos responsáveis pelo evento, salientou a gestora.
15/12/2012 – Região sul do Paquistão já registra mais de 700 casos de Dengue
Resumo: Segundo o Departamento de Saúde de Karachi, região localizada no sul do Paquistão, foram registrados 715 casos de Dengue desde o início do ano. Apenas na última sexta-feira (14/12), foram confirmados mais 10 casos. Considerada uma região de conflito, profissionais de saúde sido alvo frequente de grupos armados, os quais entendem as estratégias de prevenção em saúde como uma forma de ameaça. Logo, as ações de prevenção e controle da doença tem sido cada vez mais raras na região.
15/12/2012 – Epidemia em equinos deixa autoridades sanitárias cearenses em alerta
Resumo: Um surto de uma rara doença que afeta equinos tem sido alvo de preocupação por parte das autoridades públicas de saúde cearenses. Algumas regiões da área metropolitana da capital Fortaleza, tais como, Caucaia, Aquiraz e Horizonte, têm concentrado a maioria dos casos. Apenas em outubro deste ano, foram registrados 05 casos no estado. Conhecida como Mormo, a doença é transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminados, sendo prevalente em cavalos, burros e mulas. O último registro da doença, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), havia sido reportado em 2007. Além do Ceará, o Estado de Minas Gerias, em julho, também contabilizou cinco casos. Nos últimos dez anos, a Mormo atingiu equinos em 15 estados brasileiros.
17/12/2012 – Canadá registra cinco casos de gastroenterite por E. coli após consumo de hamburger contaminado
Resumo: No Canadá, autoridades sanitárias determinaram o recolhimento de um lote de hamburger contaminado por E. coli, após a detecção de 05 casos de intoxicação alimentar associado ao produto. Os casos foram detectados nas cidades de Alberta e Ontário, entre os dias 12 e 15 de dezembro, segundo informou Paul Mayers, vice-presidente da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos. O produto é vendido congelado na rede de lojas Loblaws, as quais estão espalhadas por todo o país.
18/12/2012 – Surto de gastroenterite afeta mais de 300 pessoas no sul da Noruega
Resumo: A partir de 04 de dezembro, um surto de gastroenterite foi detectado em Buskerud, condado localizado no sul da Noruega. Com as investigações em andamento e conduzidas pelo Instituto Norueguês de Segurança Alimentar, a intoxicação coletiva ocorreu após um evento nobre em um hotel de luxo da cidade. Estimativas iniciais documentavam 170 casos até a chegada do fim de semana, porém, dados atualizados no último dia 16/12 já computavam, pelo menos, 319 pessoas infectadas - 06 foram hospitalizadas. Amostras de alimentos e de fezes dos participantes sintomáticos foram coletadas e enviadas para análise laboratorial, cujo laudo deverá ser divulgado ainda neste mês.
18/12/2012 – Coalizão é formada para combater a Doença de Chagas no país
Resumo: Nesta semana, uma coalizão foi formada para reforçar o combate à Doença de Chagas no país. A parceria envolve pesquisadores, médicos, associações de pacientes e organizações de saúde pública, cuja ideia é concentrar esforços para tornar mais rápido o diagnóstico, criar mecanismos para avaliar a eficácia do tratamento e desenvolver drogas contra a doença. Estima-se que apenas 0,2% dos infectados está em tratamento. Embora o país tenha recebido, por parte da OMS, a certificação de interrupção da transmissão domiciliar da doença em 2006, o Brasil tem aproximadamente 2 milhões de pacientes infectados – a maior parte delas permanece sem diagnóstico e sem tratamento.
18/12/2012 – Dengue mata jovem de 16 anos em Tabatinga-AM
Resumo: Em Tabatinga-AM, município localizado a 1.108 km de Manaus, uma jovem de 16 anos se tornou a mais nova vítima fatal da Dengue no Estado. Apesar de ter dado entrada no Hospital Militar do município, a vítima não resistiu a doença, cuja confirmação sorológica foi divulgada nesta semana. Embora dados do Ministério da Saúde apontem para uma redução de 96% no número de casos no Amazonas, em comparação com o ano passado, a situação ainda preocupa, sobretudo nas cidades de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. Tais municípios localizam-se na fronteira com Colômbia e Venezuela, respectivamente, países em que os índices de infestação do mosquito transmissor são sempre elevados. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (SVS/AM), até o mês de setembro deste ano, 2.819 casos confirmados da doença haviam sido registrados em todo o Amazonas, sendo 1.999 notificações na capital, 544 casos em São Gabriel da Cachoeira, 70 casos em Manacapuru, 43 casos em Humaitá, 43 casos em Tefé e 29 casos em Tabatinga. Os demais municípios amazonenses não apresentaram mais do que 20 casos confirmados.
18/12/2012 – País corre o risco de não atingir meta estipulada pela ONU para a redução da Malária
Resumo: O Brasil corre o risco de não atingir as metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução da incidência de Malária até 2015, conforme apontou o relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS). O não cumprimento das metas poderá se suceder mesmo após terem sido destinados quase R$ 2 bilhões para o combate à doença na última década. Segundo o acordo firmado no ano 2000, os países teriam que reduzir a incidência da doença em 75% até 2015. Na America Latina, 13 países atingiram essa meta já em 2011. Para o Ministério da Saúde, a situação ainda preocupa, uma vez que apenas três países latino-americanos tiveram resultados piores do que o Brasil – Venezuela, Guiana e República Dominicana.
18/12/2012 – Grupo armado ataca e mata profissionais de saúde que promovem vacinação contra a Pólio no Paquistão
Resumo: Em Karachi, no sul do Paquistão, um grupo armado atacou e matou cinco profissionais de saúde que participavam da campanha de vacinação contra a Poliomielite, na última terça-feira. A ofensiva foi mais uma prova da influência religiosa como entrave para o desenvolvimento das estratégias de erradicação da doença no país. Em consequência, a campanha foi suspensa em toda a região. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, porém, a principal suspeita é a de que este tenha sido perpetrado pelo Talibã paquistanês, o qual já havia proibido o acesso de vacinadores na região alegando ser esta uma forma de espionagem norte-americana. Juntamente com Afeganistão e Nigéria, o Paquistão é um dos poucos países que ainda sustentam a cadeia de transmissão da doença. Apenas neste ano, foram documentados 56 casos novos de Poliomielite no país, contra 192 em relação ao mesmo período do ano passado.
18/12/2012 – Região Amazônica terá laboratório para pesquisas de Malária
Resumo: A Região Amazônica ganhará um laboratório exclusivo para pesquisas e análises de Malária. Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 1 milhão para a construção do Laboratório Sustentável de Malária, o qual será instalado no Estado do Amazonas. O Fundo Nacional de Saúde irá transferir os recursos, em parcela única, diretamente ao Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, conforme previsto na Portaria nº 2.752.
19/12/2012 – Surto de Antraz entre usuários de heroína na Europa
Resumo: Na Europa, um surto de Antraz tem sido registrado entre usuários de heroína nos últimos meses. Desde o início de junho, 13 casos foram documentados, sendo 04 na Inglaterra (incluindo 03 mortes), 04 na Alemanha, 02 na Dinamarca, 01 na França, 01 na Escócia e 01 em País de Gales. Nesta semana, os coordenadores do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e do Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (OEDT) afirmaram que os usuários de heroína ainda estão sob risco de exposição ao Antraz no “Velho Continente”. De acordo com a Agência de Proteção à Saúde (HPA) britânica, o caso mais recente foi diagnosticado nesta semana e resultou na morte de um jovem em Medway, no sudeste da Inglaterra.
20/12/2012 – Capital do Zimbábue registra mais de 800 casos de Febre Tifoide
Resumo: Em Harare, capital do Zimbábue, mais de 800 casos de Febre Tifoide foram registrados desde outubro deste ano. Para as autoridades de saúde locais, a falta de condições adequadas de saneamento básico aliada a grande concentração de poços artesianos tem sido os principais fatores responsáveis pela propagação da doença. Desde 2008, mais de 235 poços foram construídos na cidade, segundo o Dr Tendai Mahachi, gestor em Saúde Pública na região. “Nos últimos quatro anos, o Zimbábue tem sofrido surtos de doenças transmitidas pela água, como resultado da falta de água limpa e má gestão dos resíduos.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031