Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

16/01/2013 – Confirmada primeira morte por Dengue no ano de 2013 em Mato Grosso
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou a primeira morte por Dengue no ano de 2013 no estado. O óbito ocorreu na capital Cuiabá. Segundo dados da própria SES, foram registrados 141 casos em todo o estado, entre 1º a 15 de janeiro deste ano. No entanto, houve redução de 65% no número de notificações se comparado com o último ano, quando foram registradas 407 notificações da doença. No ano passado, 25 mortes foram associadas à doença, sendo 21 confirmadas e quatro que ainda estão sob investigação. De acordo com a SES, o alto número de notificações durante o ano ocorreu devido ao quadro epidemiológico do estado que caracterizou-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da Dengue, o DENV 1 e a introdução do DENV 4.
16/01/2013 – Hospital de Doenças Tropicais corre risco de ser fechado em Goiânia-GO
Resumo: O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia-GO, poderá ser fechado na próxima semana. A determinação é do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) e da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE-GO), que, desde abril, vem realizando inspeções no local. Nele, foram constatadas falta de condições de trabalho, o que coloca em risco à saúde dos profissionais e pacientes da referida unidade de saúde. Na tarde de terça-feira (15/01), representantes do hospital se reuniram com membros do MPF e da SRTE para discutir o que precisa ser feito emergencialmente para garantir o funcionamento da instituição. “É necessário que os serviços que são desenvolvidos lá cumpram com as normas técnicas, procedimentos e protocolos de segurança técnica, que são descumpridos hoje”, afirmou o procurador da República, Ailton Benedito de Souza.
16/01/2013 – Ministério da Saúde de Uganda declara fim do surto de Ébola no distrito de Luweero
Resumo: Nesta quarta-feira (16/01), o Ministério da Saúde de Uganda declarou oficialmente o término do surto de Ébola em Luweero, distrito localizado na região central do país. O anúncio respeitou o prazo de 42 após a detecção do último caso da doença, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os primeiros casos haviam sido detectados no dia 14 de novembro do ano passado e, tão logo, foram confirmados pelo laboratório do Instituto Nacional de Saúde de Uganda. Ao todo, sete pessoas foram infectadas, a maioria da mesma família, e duas delas morreram em consequência da doença. A detecção do surto em Luweero ocorreu um mês após o ministério ter declarado o fim da epidemia de Ébola no distrito de Kibaale e três semanas depois de outro surto, provocado pelo Vírus Marburg, ter sido confirmado em Ibanda – região oeste do país.
16/01/2013 – Febre de Lassa mata três pessoas no sudeste da Nigéria
Resumo: Ao menos três pessoas morreram, incluindo um médico, em virtude da Febre de Lassa no estado de Benue, no sudeste da Nigéria. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15/01) pelo comissário estadual de saúde, Orduen Abunku. Segundo o gestor, o surto ocorreu dentro do Hospital Universitário de Benue. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (também na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores.
16/01/2013 – Bolívia confirma 370 casos de Dengue desde outubro
Resumo: Nesta quarta-feira (16/01), o Ministério da Saúde boliviano confirmou o registro de 370 casos de Dengue desde o mês de outrubro do ano passado. A maioria dos casos ocorreu no departamento amazônico de Benin, sendo que dois deles terminaram em mortes, informou o governo boliviano. Segundo o ministro da saúde boliviano, Juan Carlos Calvimonte, foram notificados 1.560 casos suspeitos durante o período. De fato, o elevado número de casos documentados no período coincidem com a estação de chuvas no país. “Estamos em uma época endêmica em que diversos casos serão reportados, o importante é que trabalhamos para evitar que a doença possa se transformar em uma epidemia”, declarou o ministro.
16/01/2013 – SBV atinge rebanhos de ovinos na Estônia
Resumo: Nesta semana, a Estônia se tornou o mais novo país a identificar a presença do Vírus Schmallenberg (SBV). A confirmação ocorreu mediante estudos laboratoriais em fetos abortados de ovinos em fazendas de Vorumaa e Hiiumaa - no sul do país, segundo informou Maarja Kristian, veterinária chefe do Departamento Nacional de Saúde Animal. O vírus afeta bovinos, ovinos e caprinos, provocando febre, diarreia e redução na produção de leite de animais adultos, além de mal-formações congênitas e morte nos animais recém-nascidos. Identificada pela primeira vez em fazendas alemãs e holandesas, a doença ainda não representou risco para a saúde humana, desde que foi descrita.
16/01/2013 – Surto de gastroenterite por Staphylococcus aureus atinge 408 trabalhores no México
Resumo: Nesta semana, o Departamento Estadual de Saúde de Yucatán - província localizada no sul do México - anunciou a identificação da bactéria Staphylococcus aureus como causadora do surto de gastroenterite entre trabalhadores de uma empresa de alimentos na cidade de Tekax. Desde o último dia 04/01, ao menos 408 trabalhadores foram diagnosticados com a doença após ingerir carne suína contaminada no café-da-manhã servido pela empresa. Em comunicado, o chefe da Agência de Proteção contra Riscos Sanitários, Jorge Eduardo Mendonza, revelou que a contaminação do alimento ocorreu durante a fase de manipulação e preparo, conforme apontaram as investigações.
16/01/2013 – Relatório da OMS destaca avanços no combate às doenças tropicais e grandes desafios em relação a Dengue
Resumo: Um relatório publicado nesta quarta-feira (16/01) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que, nos últimos anos, foram registrados grandes progressos na luta contra as doenças tropicais, no entanto, ainda são grandes os desafios para o combate a Dengue. “A OMS observou progressos sem precedentes contra 17 enfermidades tropicais descuidadas, graças a uma nova estratégia global, ao fornecimento regular de medicamentos de qualidade e ao custo controlado e apoiado por inúmeros associados”, indica o relatório. Cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são atingidas por essas 17 enfermidades tropicais. Segundo dados da própria organização, cerca de 2 milhões de casos de Dengue anuais foram registrados em 100 países nos dois últimos anos, causando entre 5 mil e 6 mil mortes. Para a entidade, a doença tem potencial de se transformar em pandemia mundial.
16/01/2013 – Surto de cólera em presídio na República Dominicana
Resumo: Na República Dominicana, ao menos 46 detentos de uma penitenciária em Higüey foram diagnosticados com Cólera, conforme divulgou o ministro da saúde local, Freddy Hidalgo. Além disso, Hidalgo informou que 15 detentos já se recuperaram e receberam alta médica. No entanto, 31 detentos ainda permanecem sintomáticos e estão sendo tratados em alas isoladas para evitar a contaminação dos demais prisioneiros. No mês passado, a doença já havia provocado a morte de dois presidiários na referida carceragem.
17/01/2013 – Criança de 04 anos morre vítima de Meningite em Nova Andradina-MS
Resumo: Na última segunda-feira (14/01), uma criança de 04 anos morreu vítima de Meningite no município de Nova Andradina, no sudeste do Mato Grosso do Sul. Os sintomas iniciaram-se ainda no domingo à noite e a vítima precisou ser internada no Hospital Regional do município. Após receber o diagnóstico de Meningite, o menino foi transferido para Dourados-MS, onde veio a falecer. Exames laboratoriais confirmaram tratar-se de Meningite Bacteriana. Segundo familiares, a criança ainda não frequentava a escola.
17/01/2013 – Governo basco determina fechamento de hotel praiano após surto de Legionelose (Espanha)
Resumo: Nesta quinta-feira (17/11), o Departamento de Saúde do governo basco determinou o fechamento do Hotel Balneário Aduana de Orduña – em Vizcaya, após a detecção de um surto de Legionelose no local. Na ocasião, duas pessoas foram infectadas. Em 2006, o mesmo estabelecimento já havia sido fechado quase dois meses depois da detecção de quatro casos da doença entre seus clientes.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031